TV

TV REPÓRTER

propaganda slides

PLAY DA RÁDIO CACAU FM

PLAY DA RADIO CACAU FM

Páginas

Após colisão com ônibus do clube, Vitória afirma que acidente foi uma fatalidade

Na manhã desta quarta-feira (16), um acidente deixou pessoas feridas na Avenida Paralela, na região em frente ao antigo Bahia Café Hall. Entre os veículos envolvidos na colisão estava um ônibus do Esporte Clube Vitória.
Através do site oficial, o clube relatou que o condutor do ônibus foi surpreendido por um motoqueiro que atravessou à sua frente e acabou provocando um engavetamento envolvendo outros automóveis. Ainda de acordo com o Vitória, todas as providências foram adotadas pelos órgãos de trânsito e um preposto do clube compareceu ao local adotando as medidas necessárias. Por fim, o Vitória lamentou o ocorrido e relatou que houve uma fatalidade "que todos estão sujeitos, e assegura toda assistência às pessoas envolvidas no acidente que, a princípio, não teve vítima em estado grave".

Trem e carreta colidem próximo à Magnesita, em Brumado





Uma locomotiva da Ferrovia Centro Atlântica (FCA) colidiu contra uma carreta na manhã de hoje (15), em Brumado. O acidente ocorreu quando a carreta atravessava a passagem de nível localizada próximo a entrada da empresa Magnesita, na Vila de Catiboaba.
Devido ao impacto da colisão, a carreta foi arrastada por alguns metros, porém, não houve feridos. Em nota publicada no site Brumado Agora, a FCA afirmou que a composição ferroviária trafegava com velocidade reduzida no local. “Ao avistar a carreta na linha férrea, o profissional aplicou imediatamente os freios de emergência, mas não houve tempo hábil para parar. Devido ao seu peso, após acionamento dos freios, um trem pode percorrer até um quilômetro antes de parar completamente”.  Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, a composição férrea tem a preferência de passagem nesses cruzamentos rodoferroviários.

Secretário de Educação de Ibicaraí participou com o CME da apresentação do projeto MPEDUC

Exibindo reu.jpg
Texto e fotos: Ascom Ibicaraí | Sec. de Educação

O secretário municipal de Educação de Ibicaraí, professor Uildo Batista, participou, junto com a presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), professora Rosália Reis, o representante do Caqs-Fundeb professor Antonio Narciso, a representante do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e a professora Aislan Santos, de uma reunião na última quinta-feira, 10, na Procuradoria da República – Ministério Publico Federal em Ilhéus. O encontro foi para apresentação do projeto Ministério Público pela Educação (MPEDUC). A reunião foi presidida pelo Procurador Federal da República, Dr. Tiago Modesto Rabelo.

O referido projeto visa uma participação efetiva do Ministério Público Federal em todas as questões que envolvem a educação básica. Objetivos como redução dos desníveis de aprendizagem; estruturação das unidades escolares; alimentação escolar; acessibilidade; implementação de recursos didáticos; fortalecimento dos conselhos educacionais do município e resolução de problemas relacionados ao melhor funcionamento da Educação municipal.
Exibindo reun.jpg
"Sinto-me muito a vontade em ter o Ministério Público Federal encabeçando este projeto junto com a Secretaria de Educação, afinal, são tantos os problemas que enfrentamos no dia a dia na educação do nosso país, que as vezes não temos a quem recorrer. Esse projeto vem no seu bojo contemplar uma ação mais efetiva do Ministério Público Federal e assim o mesmo poder deparar com os grandes desafios que os gestores municipais enfrentam no seu cotidiano", enfatizou o professor Uildo Batista.

"O MPEDUC vai nos auxiliar com uma participação mais efetiva da sociedade no que tange aos desafios e obstáculos enfrentados pela educação. Nosso desejo maior é que a sociedade participe trazendo resoluções para os agravos da educação e assim construirmos uma educação com mais qualidade", pontuou a professora Rosália Reis.

"A Procuradoria Federal aqui em Ilhéus estará sempre de portas abertas para junto com a Secretaria e o Conselho Municipal de Educação construirmos uma educação mais digna para nossa sociedade", disse o Procurador da República Dr. Tiago Rabelo.

Coordenadores Pedagógicos de Floresta Azul comemoraram o seu dia

Exibindo reunião1.jpg
Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Educação

Coordenadores Pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação de Floresta Azul comemoraram, na noite da ultima sexta-feira, 11, o Dia do Coordenador Pedagógico. Alguns funcionários da SMECDLJ se reuniram nas dependências do restaurante e Bar do Ataliba (em Ibicaraí) para celebrar a data. Vale lembrar que o Dia do Coordenador Pedagógico é o 22 de agosto, mas, por conta da agenda da Secretaria a confraternização só aconteceu no dia 11. O encontro contou com a participação dos coordenadores, diretores e secretários pedagógicos do município que ao final do encontro cotizaram as despesas.
Exibindo reunião2.jpgA secretária municipal de Educação, Sayonara Leão, destacou a importância de lembrar e prestigiar o Coordenador Pedagógico. “Ele é o olhar da Secretaria dentro das escolas, então, a partir do momento em que o coordenador faz o trabalho conjunto com o gestor ele percebe onde a escola está falhando em relação à aprendizagem, onde o pedagógico precisa atuar com mais intensidade e junto com a secretaria buscar alternativas para as melhorias”, avalia Sayonara.

Coordenador Pedagógico
O coordenador pedagógico exerce um papel mediador entre os professores e alunos, dando todo o apoio possível para que o trabalho dos mestres tenham sucesso e acima de tudo resultados satisfatórios. O coordenador traça metas e projetos a curto, médio e longo prazo, prevê resultados, cobra, pesquisa, enfim, auxilia a direção escolar para que as coisas andem corretamente dentro da unidade escolar. O coordenador ainda trabalha o aluno no processo de orientação e inclusão social, elevando a sua autoestima, o que servirá de suporte para toda a sua vida. 

Seminário sobre CEFIR vai acontecer na Faculdade Montenegro, em Ibicaraí

Exibindo imagem-cefir.jpg
Texto: Arnold Coelho – Imagem: internet

Vai acontecer amanhã, (quarta-feira, 16) a partir das 8:30h até às 13:00h, nas dependências da Faculdade Montenegro, em Ibicaraí o seminário sobre Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rural (CEFIR) e a Revitalização da Bacia do rio Cachoeira. O evento será realizado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia; as secretarias municipais de Agricultura dos municípios de Ibicaraí e Floresta Azul; a diretoria de Meio Ambiente de Ibicaraí, em parceria com a empresa Estrutural Estudos e Projetos, o Programa de Desenvolvimento Ambiental (PDA-BA) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O seminário busca atender a comunidade rural de Ibicaraí e Floresta Azul, com a troca de informações e esclarecimentos sobre o cadastramento no CEFIR, e todos os proprietários e pré-cadastrados deverão comparecer para receber instruções e orientações sobre os próximos passos para o recebimento do benefício.

Na região cerca de 300 propriedades rurais com até 80 hectares em cinco municípios que estão ligados a Bacia do Rio Cachoeira serão atendidos com o cadastro gratuito nessa primeira etapa. São 60 cadastros para cada município, sendo eles: Ibicaraí, Floresta Azul, Jussari, Itaju do Colônia e Itororó. O cadastro será feito em três etapas: O pré-cadastro, seguido de medição e georeferenciamento e por último o diagnóstico da propriedade, que deverá ser entregue até janeiro de 2016.

PRAZO PARA CADASTRO
O prazo para o agricultor regularizar a sua propriedade rural termina em maio de 2016. O Cadastro é obrigatório e feito apenas pela internet através do site www.sistema.seia.ba.gov.br. Antes de dar início ao processo, é preciso ter em mãos o documento de posse ou propriedade; dados de reserva legal, Área Produtiva e Passivos (APP); dados do responsável técnico; localização geográfica do imóvel e informações gerais como ITR/ Receita Federal. Todos os documentos devem estar autenticados e digitalizados.

CAR x CEFIR
A criação do novo Cadastro atende a um dispositivo na Lei Federal no 12.651/12 e representa um registro público eletrônico de âmbito estadual, que serve de auxílio para o controle e fiscalização das atividades rurais e no desenvolvimento de Políticas Públicas de gestão. Em âmbito estadual o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR) substitui o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Ciganos são executados dentro de oficina em Gandu

Dois ciganos identificados por Bui e Tan foram mortos no início da tarde de hoje, 15, no local conhecido como Grampel as margens da BR101, na cidade de Gandu. De acordo com a Central de Polícia, homens a bordo de um veículo strada e uma moto, efetuaram os disparos, matando primeiro Tan, e em seguida Bui. No momento do crime, os dois estavam aguardando o veiculo que estava em manutenção na oficina. Até o momento, a motivação do duplo homicídio é desconhecida. A polícia realiza diligências na tentativa de prender os assassinos. Informação extraoficial dão conta que o crime pode estar relacionado à briga antiga entre a família das vítimas e outro grupo de ciganos. Os corpos foram para o Departamento de Polícia Técnica de Itabuna. 

Professores de Itapebi fecham BR-contra atraso nos salários

Professores da rede pública de ensino de Itapebi (BA) interditaram a BR-101, próximo ao entrocamento que dá acesso à cidade, por volta das 10 horas manhã desta terça-feira (15). De acordo com o JeqquiinhonhaNews, a manifestação é um protesto contra os constantes atrasos nos salários dos professores, bem como o não pagamento de outros direitos da classe. De acordo com um professor do município, que não quis se identificar, só no mês passado entraram 700 mil em recursos do FUNDEB - O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, mas o dinheiro "sumiu". Um dia antes, os professores e sindicalistas já haviam realizado um protesto pacífico no mesmo local, mas não chegaram a fechar a pista. Ainda de acordo com o professor, a rodovia só será liberada após uma resposta às cobranças de seus direitos. A Polícia Rodoviária Federal está no local tentando negociar a liberação da rodovia. (Rastro101)

Policia apreende caminhão com 15 toneladas de cocaína

Uma carreta foi detida no fim da manhã desta terça- feira (15) em Tiquara, interior de Campo Formoso com 15 toneladas de cocaína, que estavam escondidos em meio a sacas de adubos. Quatro homens que estavam no interior do veículo fugiram, ficando apenas o motorista. A carga seria entregue na cidade de Juazeiro para abastecer a zona do trafico na região. Policiais das companhias especializadas em roubos de caminhões estão em incursão à procura dos fugitivos. Um helicóptero da PM foi deslocado para a região do sertão, para auxiliar a captura dos elementos. 

Mariposas invadem Teixeira de Freitas e causam transtornos

Teixeira de Freitas está sendo mais uma cidade do extremo sul baiano a sofrer com a invasão de mariposas brancas. O Sulbahianews percorreu as ruas da cidade nesta terça-feira, 15 de setembro, e registrou alguns dos impactos dessa praga. Na Avenida Getúlio Vargas foi possível observar que as mariposas ocupam as árvores, postes de luz e paredes de alguns comércios. As mariposas também invadiram o Centro de Esportes e Lazer Liomar Mota da Silva, que foi obrigado a cancelar as atividades na piscina por conta da sujeira. De acordo com Vilson Campos, coordenador do Centro, foram canceladas as aulas de natação por motivos de segurança, isso por que as mariposas soltam um pó branco dentro da piscina que pode prejudicar a saúde das pessoas. Ele fala que todas as noites grande quantidade das mariposas se concentram no Centro, por conta da luminosidade. Vilson disse ainda que irá jogar um remédio para combater, um lagarticida, “se amanhã continuar não terá condições de ter aula novamente”. 

Ele ainda diz que há três meses houve um surto de mariposas e foi realizado um combate diretamente nas larvas que elas soltam, colocando veneno, mas nos últimos dias elas voltaram. Elodir Denadal, proprietário de restaurante na BR 101, dentro de Teixeira de Freitas, disse que essas mariposas apareceram em um número maior há uns cinco dias, e tem atrapalhado os trabalhos no restaurante, durante a noite, o número de insetos ainda é maior. “O mau cheiro incomoda a todos que querem se alimentar e não há nada que os trabalhadores façam que suma com elas”, disse Elodir. Segundo Elodir ele tem lavado de duas a três vezes por dia toda a parte de fora do restaurante, para diminuir o mau cheiro, além de aplicar inseticidas. Alguns funcionários apresentaram alergia por conta do pó que as mariposas soltam. Ele diz que ficou sabendo que as mariposas saíram do campo, da região de plantio de eucalipto e invadiram a cidade, mas essa não é uma informação confirmada pela equipe ambiental da cidade. 

Adriano Frederico Donati, fiscal de preservação ambiental de Teixeira e biólogo, explica que a mariposa branca tem o nome científico Grapholita molesta, tem ampla abrangência, tanto nacional, quanto mundial, e se encontra espalhada em todo o globo. “Apesar da distribuição espacial da mariposa ser ampla, estamos observando que no extremo sul está acontecendo uma infestação além do natural, que começou em cidades litorâneas e agora acontece em Teixeira de Freitas”, disse o biólogo, lembrando as cidades de Prado, Nova Viçosa, entre outras que sofreram com essa praga. “Fica claro que está acontecendo um desequilíbrio ambiental dessa espécie, mas seria necessário um estudo maior para descobrir as causas desse desequilíbrio”, disse Adriano. A Secretaria de Meio Ambiente só pode ajudar na veiculação de informação, e a única coisa que possa ser feita é a limpeza, retirando os ovos para que eles não eclodam. 

Sobre as pessoas que apresentaram alergia, o biólogo afirma que a mariposa solta um pó que causa irritação na pele e nos olhos, principalmente, quando o ovo está eclodindo. Não é recomendado usar um pesticida, pois ainda não há estudos sobre como controlar a praga de mariposas em nossa região, e o uso de venenos poderia ocasionar o erro, e nos fazer mal. Adriano informa que, quem puder adquirir nas lojas, há um aparelho que emite luz negra e tem uma proteção eletrificada que seria uma medida profilática para diminuir a praga das mariposas, pois elas seriam atraídas pela luz e morreriam eletrificadas.

Confira a lista com 16 participantes para “A Fazenda 8″

Há uma semana para sua estreia, “A Fazenda 8″ tem uma lista de participantes que podem marcar presença nesta temporada, para disputar o cobiçado prêmio de R$ 2 milhões. Comandada por Roberto Justus, a oitava edição de “A Fazenda” promete mudanças. No entanto, a lista com os nomes do 16 participantes cogitados para integrar o time de peões desta temporada do reality rural, está repleta de subcelebridades, e poderá ter participantes de outras edições. O nome de Felipeh Campos é um dos cotados para voltar à atração. Confira a seguir os prováveis peões – a lista não é oficial – de “A Fazenda 8″: Entre os homens, estão os nomes de: Conrado, Thiago Servo, Felipeh Campos, Cláudio Andrade, Luka Ribeiro, Marcelo Ié Ié, Rafael Ilha e Ovelha. Já no grupo das mulheres, estão: Mara Maravilha, Ana Paula Minerato, Li Martins, Rayane Moraes, Veridiana Freitas, Quelinah, Rebeca Gusmão e Thalita Zampirolli. Com direção geral de Rodrigo Carelli, “A Fazenda 8″ estreia na próxima quarta-feira, dia 23, às 22h30. (O Foco)

Manchetes dos Jornais


A Tarde
Professores da Ufba decidem manter greve após assembleia

Correio da Bahia
Delegada que caiu do 3ª andar está em estado grave em UTI de hospital

Tribuna da Bahia
Mototaxistas fazem protesto contra projeto de regulamentação em Amaralina

O Globo
Dirceu, Vaccari e mais 13 acusados viram réus em ação da Lava-Jato

O Dia
Motorista atacado em viaduto reage a assalto e atropela um dos ladrões

Extra
Jovem é sequestrada e estuprada a caminho da escola no Rio

Folha de São Paulo
Em reunião, aliados criticam pacote de Dilma; Levy e deputado discutem

O Estado de São Paulo
Cunha diz que votação da CPMF fica para 2016

Correio Braziliense
Bebidas e cigarros sobem de 25% para 29% 

Valor Econômico
Dólar sobe e encerra a R$ 3,86 diante de dúvidas sobre pacote

Estado de Minas
STF volta a decidir a favor do Google em disputa judicial iniciada por Xuxa

Jornal do Commercio
Dilma promete reduzir comissionados e fundir ministérios

Zero Hora
Trabalhadores dos Correios entram em greve

Brasil Econômico
Câmara aprova MP que amplia de 30% para 35% o limite do crédito consignado

PRF apreende pistola com suspeitos da morte do PM Denisson

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante uma blitz na BR-367, nas imediações de Porto Seguro, deteve três homens por porte ilegal de arma de fogo, por volta das 21 horas, desta terça-feira (15). Após vistoria no veículo, os policiais encontraram uma pistola .40, municiada, na cintura do condutor identificado por Diego. Os indivíduos, segundo a polícia, tem envolvimento na morte do policial militar, Dennison Rodrigues Sampaio, ocorrido no dia 21 de maio desse ano, durante assalto na agência dos Correios na cidade de São José da Vitória. Os homens e a arma foram encaminhados à Polícia Civil para as providências legais de praxe.

Fugitivo do Presídio Ariston Cardoso é fuzilado em Ituberá

Um elemento conhecido comoNilton Fonhem ou Gago, foi morto a tiros, na noite desta terça-feira (15), na cidade de Ituberá, no baixo sul do estado. Segundo informações, o homem era natural de Ilhéus, e cumpria pena por tráfico de drogas, no Presídio Ariston Cardoso, sendo beneficiado por meio de indulto, porém nunca mais voltou. O indivíduo foi alvejado várias vezes por tiros de espingarda calibre 12. O corpo deu entrada do DPT (Departamento de Polícia Técnica de Valença) para necrópsia. No palco do crime, a polícia se deparou com a lei do silêncio.

Segunda vítima de acidente na BR-415, morre no Base

Após dois dias do acidente que envolveu uma moto Honda CG 150 e um carro Gol entre Ibicaraí e Floresta Azul, onde deixou uma pessoa morta no local, morre segunda vítima que estava internada no Hospital de Base em Itabuna. O jovem que conduzia a motocicleta Honda CG 150, não resistiu aos graves ferimentos vindo a óbito. Fabrício Barbosa Oliveira, de 24 anos, morreu por volta das 23:30 desta terça-feira (15), Fabrício também era morador da cidade de Ibicaraí, mesma cidade de Ingrid, 19 anos, que morreu no local do acidente.

"Vovô ladrão" de Itabuna bate recorde com mais de 100 entradas

Definitivamente, Hildeto Silva Araújo, já conhecido como Vovô ladrão, 81 anos, quer entrar para o Livro dos Recordes. O homem, que mora em uma pousada perto da rodoviária, já tem mais de 100 registros por roubos e furtos no Complexo Policial de Itabuna. Dessa vez ele vai ficar preso. Mas não por muito tempo, devido a sua idade. Ontem (15), ele roubou um celular avaliado em R$ 1.500,00 da comerciante Marilene Santos da Hora, na rua Paulino Vieira, no centro da cidade. O vovô ladrão foi preso em flagrante quando tentava vender o aparelho na praça Adami. Autuado pelo delegado Joaquim Tenório, Hildeto seguirá, na manhã desta quarta feira (16), para o Presídio de Itabuna..

Protesto interdita acessos as rodovias Ilhéus-Uruçuca-Itacaré

Moradores da Praia do Norte interditaram desde o início da manhã desta quarta-feira (16), o trevo da BA-001 e rodovia Ilhéus-Uruçuca, em protesto contra a morosidade do governo municipal para resolver os problemas ocasionados pelo avanço do mar nos bairros São Domingos e São Miguel, que já destruiu parte da BA-001 Ilhéus-Itacaré. Segundo informações, o protesto deve durar até ás 9 horas da manhã e deve afetar a circulação de ônibus em toda zona norte de Ilhéus. O protesto atinge o acesso de moradores dos bairros como Iguape, São Domingos, São Miguel e distritos como São José, Sambaituba, Ponta da Tulha, Aritaguá, além de quem viaja pelas rodovias Ilhéus–Itacaré e Ilhéus–Uruçuca. Há mais de um mês, o governo da Bahia, juntamente com o governo municipal, anunciaram uma medida emergencial para reconstruir a proteção da pista da BA-001, e conter em parte o avanço do mar no São Domingos. Mas, foi mais uma promessa que não saiu do papel, levando a comunidade da zona norte a realizar esse protesto pedindo providências urgentes.