TV

TV REPÓRTER

propaganda slides

PLAY DA RÁDIO CACAU FM

PLAY DA RADIO CACAU FM

Páginas

SMECDLJ de Floresta Azul promove reuniões e audiência pública para adequação do PME ao PNE


Exibindo reu.jpg
Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

A Prefeitura de Floresta Azul, através da Secretaria Municipal de Educação, depois de constituir e nomear uma comissão para adequação do Plano Municipal de Educação (PME), ao Plano Nacional de Educação (PNE) em abril desse ano, de acordo com o decreto municipal Nº018 /2015, de 22 de abril de 2015 (que saiu no Diário Oficial no dia 27 do mesmo mês), deu início ao processo de adequação do PME. Nesse curto período de tempo foram feitas três reuniões e uma audiência pública, onde foram criadas oficinas de trabalho para alinhamento das ações e elaboração de estratégias que discutiram o PME existe e suas adequações ao novo Plano Nacional de Educação.
Exibindo reun.jpg

A primeira reunião com a comissão para adequação do PME ao PNE aconteceu quinta-feira, dia 30 de abril desse ano. Na sexta-feira, 8 de maio aconteceu a segunda reunião e na terça-feira,19, à tarde, no prédio da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto, Lazer e Juventude (SMECDLJ) aconteceu a terceira reunião para discussão e análise de ações, metas, estratégias do PME.
Nos dias 20 e 21 desse mês (quarta e quinta-feira), foi realizada uma audiência pública no prédio da Câmara de Vereadores de Floresta Azul, nos períodos da manhã e tarde, com a presença e participação efetiva da comunidade escolar composta de professores, coordenadores, gestores, estudantes e pais de alunos, além dos vereadores Gutemberg Cardoso, Gerônimo Paiva, Joesdras Nascimento, Adson Oliveira, Ednaldo Barbosa e Iraildes Santos.
Exibindo reunia.jpg
“Floresta Azul, já possui um Plano Municipal de Educação desde 2011, essa comissão foi criada para adequar o PME existente ao novo PNE. Segundo orientação legal MEC, será preciso estar com o Plano revisado e alinhado com o PNE até 24 de junho desse ano, por isso estamos trabalhando em ritmo acelerado e correndo contra o tempo para deixar o PME pronto até a data determinada pelo MEC”, disse Sayonara Leão, Secretária Municipal de Educação.

NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
O PNE foi refeito, numa visão estendida para que as metas sejam alcançadas entre 2011 e 2020. Aprovado pelo Congresso Nacional, dando origem a Lei n° 13.005/2014, este novo PNE foi aprimorado e inovado, tendo um perfil mais objetivo, trazendo estatísticas, o que facilitará seu cumprimento e fiscalização, como também abre maior espaço para debates entre as escolas, comunidades e profissionais da área.
As principais diretrizes do PNE que precisam ser adequadas ao PME são: a erradicação do analfabetismo, universalizando o atendimento escolar tendo que superar as desigualdades educacionais além de melhorias na qualidade do ensino. É preciso também investir, formar e valorizar profissionais, aplicando da melhor forma possível os recursos públicos da educação, ampliando as áreas tecnológicas e científicas trabalhando a sustentabilidade socioambiental além de propagar a igualdade, respeito à diversidade, ampliar a gestão democrática da educação.
De acordo com o novo PNE os governos deverão suprir creche para atender 50% da população até 3 anos de idade e todas as crianças até 8 anos de idade deverão estar alfabetizadas. Será preciso também ter educação em regime integral para 50% das escolas públicas no ensino básico. Por sua vez o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), do ensino fundamental de 3,9 (2011) para 5,5 em 2021, e do ensino médio de 2,7 (2011) para 5,2 em 2021. Além de ampliar a formação técnica no ensino médio.

COMISSÃO ESCOLHIDA EM FLORESTA AZUL, DE ACORDO COM DECRETO Nº018 /2015, de 22 de abril de 2015

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA, DESPORTO, LAZER E JUVENTUDE – SMECDLJ
Secretária de Educação: Sayonara Cristina de Oliveira Leão dos Santos; Técnico da Secretaria de Educação: Antonio Narciso Leal; Coordenadora Pedagógica Geral: Edvanise Souza Barbosa Cordeiro.
COSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – CME
Presidente: Marília Costa de Almeida Magalhães; Presidente da Câmara da Educação Básica: Josidalva Oliveira Menezes Batista; Presidente da Câmara do FUNDEB: Josevaldo Santos de Oliveira.
CÂMARA DE VEREADORES
Comissão da Educação: Joesdras Nascimento Cardoso, Gerônimo Santos Paiva e Ubiratan Batista de Oliveira.
APLB/SINDICATO, NÚCLEO LOCAL/FLORESTA AZUL DO CACAU:
Coordenadora do Núcleo: Arivânia de Oliveira Céo e a Secretária do Núcleo: Joseane dos Santos Reis. 

Polícia apreende grande quantidade de drogas em Canavieiras

Na manhã desta segunda-feira (25), uma guarnição em ronda na localidade conhecida como Favela do Mosquito, avistou três suspeitos realizando tráfico de drogas. Quando os policiais se aproximaram os suspeitos, que portavam armas de fogo, empreenderam fuga. Os suspeitos conseguiram evadir pelo mangue e dispensaram 120 gramas de maconha prensada, 1,5 kg de crack, 127 buchas de maconha, 111 papelotes de cocaína, 23 pedras grandes de crack, 285 pedras menores de crack e 01 balança de precisão. (Radar)

Elefante 'rouba' câmera e tira selfie com turista

Tirar selfies ao lado de animais selvagens durante as férias não é novidade. Mas e quando é o próprio animal quem bate a foto? O canadense Christian LeBlanc, de 22 anos, conseguiu essa imagem rara durante uma viagem à Tailândia. A 'elphie' - uma brincadeira com as palavras 'selfie' e 'elephant' - foi registrada há cerca de dois meses, mas só agora se tornou popular na internet. LeBlanc e sua namorada encontraram um pequeno grupo de elefantes enquanto exploravam Koh Phangan, ilha situada a sudeste da Tailândia. "Por 50 centavos de dólar, você pode comprar uma porção de bananas para oferecer aos elefantes, e foi o que fizemos", contou o turista à CNN. Não satisfeito com as frutas, o paquiderme resolveu usar a tromba para pegar a câmera GoPro de LeBlanc. Como o equipamento estava programado no modo de foto contínua, que registra várias imagens na sequência com um único acionamento do botão de disparo, LeBlanc conseguiu a foto perfeita, ao lado do 'amigo'. Segundo o canadense, o elefante era brincalhão e gentil. "Por isso eu fiquei tão tranquilo. Baixei a guarda e acabei deixando o elefante 'roubar' minha câmera", contou. (Veja)

Barragem: fazendas desapropriadas em Itapé foram invadidas

O prefeito de Itapé, Pedrão (PSB), enviou um e-mail para o chefe de gabinete do governo do estado, Cícero Monteiro, informando que duas fazendas, que foram desapropriadas pelo governo do estado, foram invadidas. As fazendas foram desapropriadas para a construção da barragem do rio Colônia, mas a obra foi paralisada e no dia 10 de junho será realizada a 3ª licitação. Os demais fazendeiros que não tiveram suas terras ainda desapropriadas estão apreensivos, devido aos comentários dos próprios invasores que já anunciaram outras 80 famílias de sem terra que deverão chegar na Região ainda esta semana. (Políticos do Sul da Bahia)

Mini traficante tenta fugir da polícia mas é alcançado em Ilhéus

Depois de denúncias de populares do bairro do Pontal, a Rotam da 69ª Cipm, na manhã desta segunda-feira (25), prendeu o "pequeno bandido" Alan Kardec Moreno Silva, de 21 anos. Mas antes, o "traficante tampinha" deu uma canseira nos policiais. Ao avistar a guarnição, ele fugiu do local, sendo alcançado e preso com 20 pedras de crack e três trouxinhas de maconha. Segundo a denúncia, Alan é bastante conhecido na área do Pontal e Nova Brasília, onde trafica. Ainda em Ilhéus, Uilian Conceição Santos, 27 anos, foi preso próximo ao aeroporto. De acordo com populares, Uilian assassinou um homem no Nelson Costa. A polícia foi acionada e conseguiu capturar o acusado. Na delegacia, Uilan alegou que a arma caiu e disparou. A polícia investiga o caso. 

Teixeira: Homem sem identificação é morto

De acordo com vizinhos, uma velhinha que mora na residência onde aconteceu o crime, gritou bastante ao encontrar o corpo da vítima. O crime aconteceu por volta de 1 hora da madrugada desta terça-feira, 26 de maio, na sua Dr. André da Cruz Medeiros no bairro Vila Vargas em Teixeira de Freitas. Segundo o perito criminal, Paulo Libório, da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia Técnica, o corpo sofreu 12 perfurações entre entradas e saídas, provavelmente de revólver calibre 38. Ainda durante o trabalho pericial, a Polícia Técnica encontrou um cachimbo artesanal usado para o consumo de crack. A vítima foi removida para exames de necropsia do Instituto Médico Legal e aguarda reconhecimento de familiares. Um inquérito foi instaurado para investigar a motivação e autoria do assassinato.

Prado: Comerciante é executada dentro de seu próprio bar

O crime aconteceu por volta das 19 horas desta segunda-feira (25), no interior de um bar, localizado na avenida Pernambuco, no bairro São Sebastião, em Prado e a vítima foi Sirleide Medeiros de Souza (Nina), 33 anos, que era proprietária do estabelecimento comercial. Segundo moradores próximos ao “Bar do Mica”, Sirleide, que há havia sido presa em 2012 por acusação de tráfico de drogas, estava na área externa, quando um elemento aproximou-se e efetuou os disparos à queima roupa. A comerciante foi acertada no tórax e nuca, caiu junto à parede e veio a óbito no local. Policiais do 3º Pelotão do Prado foram ao local e fizeram o isolamento do espaço onde estava o corpo até a chegado da Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica (Dpt). A delegada Rosângela Santos comandou o levantamento cadavérico e na sequência autorizou a remoção do corpo ao Instituto Médico Legal Nina Rodrigues de Itamaraju (Iml) para exames de necropsia. Autoria e motivação do homicídio com característica de execução continuam desconhecidas.

Ubaitabense ganha ouro na Copa do Mundo de Canoagem

O canoísta ubaitabense Isaquias Queiroz conquistou neste domingo (24), uma medalha de ouro na etapa de Duisburg, na Alemanha, da Copa do Mundo de Canoagem. Em mais uma emocionante disputa diante do rival Sebastian Brendel, anfitrião da competição, desta vez ele levou a melhor e sagrou-se campeão na categoria C1 500m. O resultado mostrou mais uma vez que Isaquias é forte candidato a medalha nos Jogos Olímpicos do Rio, no ano que vem. Vale lembrar, no entanto, que a prova de 500 metros do C1 não está no programa olímpico e é tida muito mais como forma de treino para os 1000 metros do C1. No último sábado, Isaquias já havia faturado a prata na prova de 1000 metros do C1, quando ficou atrás justamente de Brendel. Esta rivalidade, aliás, tem se intensificado a cada competição. O alemão foi quem “herdou” a medalha de ouro do brasileiro no Mundial do ano passado, em Moscou, quando o atleta acabou virando sua canoa a dois metros para o fim da prova que liderava. Neste domingo, no entanto, Isaquias deu o troco. Se no sábado começou melhor e acabou cedendo a primeira colocação, desta vez manteve o embalo desde o início da prova e não perdeu a liderança. Ele já havia feito o melhor tempo das eliminatórias e voltou a mostrar superioridade nesta categoria, deixando a prata com Brendel. (Jornal Tribuna da Região)

Construtoras ameaçam atrasar obras olímpicas por pagamentos

Empreiteiras responsáveis por obras da Olimpíada de 2016 ameaçam diminuir o ritmo das construções de pelo menos duas delas: o Parque Olímpico e a Vila dos Atletas. As empresas reclamam da CEF (Caixa Econômica Federal), que não estaria liberando recursos de financiamentos prometidos para a conclusão das obras. O banco não se manifestou até a conclusão desta edição. A Vila dos Atletas está sendo feita pela Carvalho Hosken e pela Odebrecht. Terá mais de 3.000 apartamentos. A ideia era que eles fossem vendidos para pessoas que só os receberiam depois da Olimpíada -no evento, seriam ocupados por esportistas. O problema é que cerca de 200 teriam sido comercializados até agora. Sem caixa, as empresas não poderiam seguir a obra no mesmo ritmo sem o financiamento da CEF. A CEF diz que a Vila dos Atletas é empreendimento privado e que a instituição vem cumprindo "rigorosamente" o contrato, liberando recursos "sem um único dia de atraso sequer". Em relação ao Parque Olímpico, afirma que o financiamento está aprovado e que a empresa que toca a obra receberá o dinheiro "assim que cumprir as obrigações necessárias". (Mônica Bergamo)

Itabuna e Ilhéus ficam sem energia na madrugada

Por volta das 2h20 da madrugada desta terça-feira (26), Itabuna e de Ilhéus ficaram sem energia. Segundo moradores das duas cidades, em algumas localidades a energia foi embora duas vezes seguidas, mas foi restabelecida rapidamente. Em outros bairros, o fornecimento de energia ficou um tempo maior interrompido. A Coelba ainda não emitiu comunicado explicando o motivo do apagão nas duas cidades. Em Ilhéus, algumas localidades voltaram a ter o fornecimento de energia cessado na manhã desta terça-feira. Por volta das 09h20 da manhã, o centro da cidade ainda está sem luz.