TV

TV REPÓRTER

propaganda slides

PLAY DA RÁDIO CACAU FM

PLAY DA RADIO CACAU FM

Páginas

Supostos índios invadem propriedades em Ventania

 
 
 
O clima na zona rural de Itapebi é tenso desde o último fim de semana depois que mais de 100 pessoas autodeclaradas tupinambá invadiram fazendas na localidade de Ventania. Segundo pequenos produtores, os supostos índios vieram dos municípios de Pau Brasil e Buerarema e portavam armamento pesado. O grupo teria feito reféns no sábado (18) e domingo (19).
Muitos fazendeiros e trabalhadores foram obrigados a deixar as terras. Os invasores tocaram fogo em casas, móveis, barcaças e depósito de cacau. Eles também abateram vacas, galinhas e realizaram uma série de saques. De acordo com o site Itapebi Acontece, um trabalhador rural, que ainda não teve o nome divulgado, foi morto a tiros depois que tentou voltar a uma fazenda para pegar alguns objetos.
Os supostos índios ainda teriam tomado um carro de assalto. O veículo foi encontrado incendiado. Policiais federais e civis foram enviados para a área de conflito nesta terça-feira (21) depois que a situação se agravou.
 
 
 

Carro capota na entrada do distrito de Castelo Novo



Na manhã desta quarta-feira (22), um motorista perdeu o controle do seu veículo e capotou, na curva da entrada do distrito Castelo Novo, em Ilhéus. Além do condutor do automóvel, estava uma mulher ao seu lado, no entanto, ambos saíram ilesos.

Caminhão que carregava trator cai em rio ao passar por ponte


 
Um caminhão que carregava um trator caiu em uma ponte na manhã desta quarta-feira (22) em Itapé. De acordo com informações da polícia, o motorista do veículo perdeu o controle ao passar pela ponte conhecida como Rio Cachoeira. Segundo o motorista do veículo, que preferiu não se identificar, o caminhão derrapou e ele não conseguiu frear. Ninguém se feriu. Por causa do barulho, o acidente atraiu muitos curiosos.

Trabalhador rural morre eletrocutado após temporal em Itamaraju

homem-morre-eletrocutado-itamaraju-ft-teixeiranews

O trabalhador rural, Advan Barbosa de Jesus, de 22 anos, morreu nesta terça-feira (21), no município de Itamaraju, no extremo sul baiano, após tentar desligar uma bomba hidráulica instalada às margens de uma represa. De acordo com o site Teixeira News, o trabalhador recebeu uma forte carga elétrica ao segurar no fio, enquanto estava descalço. Segundo o administrador da Fazenda Provisão, no último domingo (19), devido a um forte temporal, vários raios caíram na região, trazendo danos a transformadores, bombas hidráulicas, em uma fazenda vizinha três bovinos morreram. O corpo do jovem foi encaminhado ao instituto Médico Legal (IML) para exames de necropsia e deve ser enterrado nesta quarta-feira (22).

Casal mora dentro de uma Fiorino à espera de imóvel do “Minha Casa”

thumbnail.ashx
 
Brasileiro tem jeito pra tudo. E pra não morar nas ruas de Salvador, um casal encontrou uma solução um tanto incomum: residir dentro de um veículo automotivo. Na Rua Doutor Renato Mendonça, Brotas, uma Fiorino branca, sem pneus e bastante danificada, tem sido a residência de Maria e seu esposo.  A moradora da Fiorino, que preferiu ocultar a identidade do marido e se identificar apenas como Maria, informou que já residem no veículo há cerca de um mês. “Estamos aqui enquanto o governo não dá a casa que pedimos no programa”, justificou Maria. O programa ao qual ela se refere é o Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, que transforma o sonho da casa própria em realidade para muitas famílias brasileiras. Segundo Maria, o casal já solicitou a casa, e só sairá do fundo da Fiorino para seu próprio lar.

Eunápolis: Aposentado é atropelado em ponto de ônibus e pode ter pernas amputadas


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O aposentado Elzeniro Moreira dos Santos, 81 anos, que está internado no Hospital Geral de Eunápolis, pode ter as duas pernas amputadas, segundo socorristas do Samu. O idoso foi atropelado por um caminhão, às 7h20 da manhã desta quarta-feira (22), em um ponto de ônibus no km 728 da BR-101, a 10 quilômetros do centro da cidade. Elzeniro aguardava condução para se deslocar ao hospital eunapolitano, onde visitaria a mulher que está hospitalizada. O acidente aconteceu, segundo uma testemunha, quando um ônibus começou a reduzir a velocidade para estacionar perto do abrigo. O caminhão que vinha logo atrás, para não bater no fundo do ônibus, foi para o acostamento, atropelando o aposentado e também atingindo a traseira do coletivo. Segundo o Samu, as rodas do caminhão passaram por cima das pernas do idoso, provocando fraturas expostas. Os membros inferiores ficaram dilacerados. O quadro geral de Elzeniro, conforme o Samu, é grave. O motorista do caminhão, Nário Matias dos Anjos, 32 anos, morador de Eunápolis, que viajava em companhia do filho adolescente, contou que não viu o aposentado no acostamento. O caminhoneiro falou ainda que acionou imediatamente o socorro e a polícia. O ônibus - que transportava 15 passageiros, e o caminhão, que vinha de Teixeira de Freitas, ficaram apreendidos no pátio da Polícia Rodoviária Federal e vão passar por perícia. O aposentado, que mora em uma pequena propriedade rural perto de onde aconteceu o acidente, é mais conhecido na região como Bil Ferreira.

Del Bosque é eleito melhor técnico de 2013. Felipão é 3º


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol) elegeu o técnico da Espanha, Vicente del Bosque, como o melhor treinador de 2013. Luiz Felipe Scolari, da seleção brasileira, foi o terceiro colocado, atrás de Joachim Löw, da Alemanha. A escolha dos técnicos foi feita por pessoas de 70 países. “Felipão está montando o time para conquistar a Copa do Mundo de 2014 no seu país e deu o primeiro passo com a Copa das Confederações (em que foi campeão em 2013). A experiência de Scolari lhe deu o poder para conseguir esse segundo e maior passo”, diz a nota da IFFHS. (Veja)

Equador passa o Brasil e agora é o Rei do Cacau


O Equador, onde as sementes oleosas usadas para fabricar chocolate são cultivadas desde épocas pré-colombianas, ultrapassou o Brasil como maior produtor de cacau da América Latina após ter ampliado o plantio e oferecer programas educacionais aos agricultores. A produção de semente de cacau cresceu 13% no ano passado, chegando a 220.000 toneladas, e o país sul-americano está a caminho de se tornar o quarto maior produtor do mundo até 2015, disse Iván Ontaneda, presidente da Associação Nacional de Exportadores de Cacau do Equador, conhecida como Anecacao. O Equador, um país que faz parte da OPEP e é mais conhecido pelo petróleo bruto e pelas bananas, está tirando vantagem da demanda global crescente por chocolate para aumentar a produção e diversificar as exportações em um momento de desaceleração do crescimento econômico e em que o déficit comercial se ampliou e atingiu o pior nível em três anos. A produção seguirá crescendo, pois as árvores plantadas em 2009 e 2010 começam a render frutos e os agricultores, ajudados por programas do governo, estão melhorando a colheita, disse Ontaneda. “Em termos de produção total nós ultrapassamos o Brasil em 2013”, disse Ontaneda, que é também CEO da exportadora de cacau Eco-Kakao SA, em entrevista em seu escritório em Guaiaquil. “Estimamos que em 2015 produziremos mais de 250.000 toneladas e nos tornaremos o produtor de cacau número 4 do mundo”. (Exame)

Carro atropela e passa por cima de criança, que sai ilesa


 
Câmeras de segurança de um estabelecimento comercial registraram o momento exato em que um menino de 5 anos e a avó, de 56, foram atropelados por um carro. O caso aconteceu nesta terça-feira (21), na cidade de Anápolis, em Goiás, e foi motivado por outro acidente: a colisão entre dois veículos – um deles estava estacionado. Nas imagens, um dos automóveis passa por cima da cabeça da criança e derruba a avó. Após o episódio, a criança levanta ilesa e, naturalmente, ajuda a avó. A idosa e o neto foram socorridos e encaminhados para o Hospital de Urgências de Anápolis (Huana). De acordo com a unidade médica, as vítimas passaram por duas séries de exames, mas só foram registradas escoriações leves. A criança recebeu alta no mesmo dia, mas a avó foi liberada somente na manhã desta quarta-feira (22).

Saúde confirma caso de dengue hemorrágica em Itabuna

A Secretaria da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica confirmou através de exames clínicos, o primeiro caso de dengue hemorrágica em Itabuna. A paciente menor de idade está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Base, onde recebe hidratação rápida e medidas de suporte médicos necessários estando fora de perigo. A direção do Hospital de Base informa que já foram coletados materiais para exames laboratoriais que serão feitos no município pelos técnicos da Vigilância Epidemiológica de Itabuna. Segundo o presidente da Fundação Itabunense de Assistência à Saúde – Fasi, o médico Paulo Bicalho, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde de Ilhéus será comunicada, já que há indicativos de que a paciente tenha sido contaminada no litoral norte daquela cidade. Além dos exames laboratoriais locais, o material será enviado para averiguação pelo Laboratório Central da Secretaria da Saúde da Bahia – Sesab, que deve divulgar laudo em até 15 dias.

Motorista bêbado atinge a Câmara dos Deputados


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Um carro dirigido por um motorista embriagado caiu na lateral da Câmara dos Deputados por volta das 5 horas desta quarta-feira, 22, afetando parte da estrutura do prédio. No carro, dirigido por Jonathan Henrique Lucena Saboia, de 28 anos, que teria dormido ao volante, foi encontrada uma garrafa de cinco litros de vinho. O outro ocupante do veículo tem menos de 18 anos. No teste do bafômetro feito em Saboia foi constatado o nível 0,62 mg/litro. O máximo permitido pela lei é 0,33 mg/litro.

Fernanda Lima vai apresentar Oscar de 2014 gravado na Globo


Depois de brilhar no sorteio dos grupos da Copa do Mundo da Fifa, Fernanda Lima foi escalada pela Globo para apresentar o Oscar de 2014. Mas, como o evento coincidirá com o domingo de Carnaval, a transmissão não será ao vivo. Fernanda, na verdade, apresentará um programa com os melhores momentos do Oscar na tarde da segunda-feira, 3 de março. Em 2013, a apresentação do Oscar coube à jornalista Maria Beltrão, com comentários de José Wilker. No domingo de Carnaval, a Globo fará apenas uma cobertura jornalística do Oscar. Durante os desfiles das escolas de samba do Rio, serão exibidos flashes ao vivo, com correspondente em Los Angeles (provavelmente, Renata Ceribelli). A emissora promete informar todas as premiações em tempo real. Ao vivo, o Oscar será transmitido integralmente apenas pelo canal pago TNT. Sabrina Parlatore e Fred Lessa apresentarão o tapete vermelho. Com tradução simultânea, a cerimônia de entrega dos prêmios terá comentários de Rubens Ewald Filho. (Daniel Castro)

Itabuna não terá carnaval este ano






















"A Prefeitura Municipal de Itabuna comunica que não haverá carnaval este ano. A decisão foi tomada pelo prefeito Claudevane Leite após analisar os problemas que podem advir da realização da festa. O prefeito considerou o alerta dado pela Secretaria de Saúde sobre o risco de aumento dos casos de dengue e de uma possível epidemia. Vane também disse que se preocupa com os índices de violência, que podem ser agravados com a festa, segundo especialistas. Outro fator que pesou na decisão do prefeito foi a continuação das chuvas fortes, que podem prolongar o estado de emergência decretado no mês de novembro passado. Além desses fatores, a realização do carnaval havia sido admitida pelo governo desde que não houvesse qualquer custo para a Prefeitura o que, de acordo com a última planilha apresentada, não se confirmou. Segundo o prefeito, quando foi anunciado que o carnaval seria realizado a condição era diferente da atual. Os dados disponíveis não eram desfavoráveis, mas, desde a semana passada vários fatores foram apresentados, levando à conclusão de que não é sensato aumentar os riscos para a população. O prefeito tem consciência de que alguns setores não concordarão com a medida e vai respeitar cada posicionamento. Vane reafirma, no entanto, que o papel do governo é pensar na população de Itabuna como um todo e não teria sentido manter o carnaval, diante de tudo o que pode acontecer, principalmente em relação ao aumento da dengue e da violência. Vane determinou às secretarias que estavam cuidado do assunto na prefeitura a procurar os parceiros que ofereceram patrocínio, blocos e entidades para informar da decisão e explicar as razões da Prefeitura para cancelar o carnaval deste ano. Por fim, o prefeito reconhece o esforço da equipe que estava à frente da organização do evento, por ter feito um bom trabalho na busca e confirmação das parcerias.
Itabuna, BA, 22 de janeiro de 2014"
NOTA DA RBN - na enquete promovida pelo blog, 80% dos internautas foram contrários a realização do Carnaval. O Rede Brasil de Notícias opinou contra, desde o anúncio da festa.

PETO 70 prende homem armado




Um homem foi preso armado em Ilhéus nesta terça-feira(21). A prisão de Devison Rodrigues dos Santos foi efetuada na Rua do Mosquito por policiais militares do PETO 70. 
O revólver estava com uma munição. Devison foi apresentado na delegacia da cidade. 




Homem é morto com um tiro de espingarda em Jequié



Raimundo Teixeira Filho, conhecido Raimundo da Parabólica, 40 anos, foi morto com um tiro na nuca, em Jequié. O crime ocorreu na Rua Adhemar Paulo Gomes, no Mandacaru, por volta das 18h30 desta terça-feira, 21. O disparo teria partido de um primo da esposa dele que estaria de posse de uma de espingarda de fabricação caseira. O homicídio, segundo populares, teria ocorrido após discussão entre ambos. Raimundo, residia no Mandacaru I, era casado e tinha dois filhos. Com isso, sobe para quatro o número de homicídios em Jequié neste ano de 2014. (Blog Jequié e Região)

Bahia criou 51 mil postos de trabalho em 2013

No acumulado do ano de 2013, a Bahia apresentou um saldo de emprego da ordem de 51.270 novos postos de trabalho, o que inclui as informações declaradas fora do prazo. O resultado consolida o estado na liderança do ranking no Nordeste. Em segundo lugar, está o Ceará (+50.206), seguido por Pernambuco (+28.062), Maranhão (+14.908), Paraíba (+14.785), Sergipe (+13.634), Piauí (+11.551), Rio Grande do Norte (+10.384). Alagoas (-1.484) foi o único da região que registrou saldo negativo no acumulado do ano de 2013. De acordo com as informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), sistematizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento, de janeiro a dezembro de 2013, dos oito setores de atividade, sete registram saldos positivos na Bahia: Serviços (+18.903), Construção Civil (+15.565), Comércio (+12.087), Indústria da Transformação (+2.933), Serviços Industriais de Utilidade Pública (+1.192), Administração Publica (+669), Extrativa Mineral (+198). O único setor que fechou o ano com saldo negativo foi o de Agropecuária, Extrativa Vegetal, Caça e Pesca (-277 postos).

Professor de jiu-jitsu é preso por estupros em Salvador

O professor de jiu-jitsu Carlos Alessandro dos Santos, de 33 anos, foi preso na manhã desta terça-feira (21) acusado de cometer dois estupros em junho do ano passado. Segundo informações da Polícia Civil, ele violentou uma mulher de 28 anos e uma jovem de 19, portadora de necessidades especiais. Carlos passou a ser investigado após uma das vítimas denunciar a placa do carro que ele usava para praticar o crime. “As vítimas eram escolhidas aleatoriamente, em locais e horários de pouco movimento, e, usando técnicas de jiu-jítsu, as puxava para dentro do veículo e as estuprava”, explicou Rogéria Araújo, delegada titular da 9ª DT. O carro usado nos estupros era da mulher do professor, que não sabia dos crimes. Foi ela quem denunciou o marido, após Carlos a ameaçar com agressões físicas. Uma equipe da 39ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) prendeu o criminoso dentro da residência do casal. As duas vítimas compareceram à 9ª Delegacia Territorial (DT/Boca do Rio) para reconhecer Carlos e o identificaram como o autor do crime. Uma terceira mulher, que também pode ter sido vítima do professor, é aguardada pela polícia para fazer o reconhecimento. (Correio)

Conquista: Presídio não aceita novos presos e anuncia redução da população carcerária


A administração do Presídio Advogado Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, suspendeu a admissão de novos detentos em razão da desocupação um dos módulos da unidade e de reduzir a população carcerária. No início do mês, o juiz Ricardo Frederico Campos acatou ação da Defensoria Pública que determinava a interdição e reforma de um dos módulos do presídio em razão da situação precária do local. A decisão obriga que o número de internos não ultrapasse 139, atualmente abriga 263 detentos. Em entrevista ao Blog do Anderson, na manhã desta terça-feira (21), o diretor do Nilton Gonçalves, Alexsandro Oliveira, conhecido como Alex Bombeiro, disse que a justiça estipulou em 30 dias para interdição. O Blog do Anderson teve acesso à estrutura condenada pela justiça e pode observar a precária situação da população carcerária, que como em todo o Brasil sofre com a superlotação. Em celas para 3 pessoas chegam a concentrar seis ou até sete.

Pneu de caminhonete se solta; homem pula do veículo e morre na BR 116


Um homem identificado apenas pelo pré-nome Roberto, de aproximadamente 37 anos, morreu na madrugada desta segunda-feira (20), após pular de uma caminhonete C10. O acidente aconteceu por volta das 4h10, na BR-116 entre Araci e Tucano, próximo a ponte do rio Angico. De acordo com informações, Roberto seguia do povoado de Creguenhem em Tucano na caminhonete C10 para trabalhar na feira livre de Araci, quando um dos pneus traseiro soltou do veículo. O homem se precipitou, abriu a porta do passageiro e pulou. A vítima bateu a cabeça na pista e acabou morrendo no local

Motorista assaltado em Itapetinga é jogado em rio perto de Itabuna


O motorista da caçamba branca NCZ-4614, carregada de ossos, foi assaltado no local conhecido como Coréia (Povoado de Itaimbé), em Itapetinga. Edivaldo Fabrício dos Santos, 62 anos, residente em Itapetinga, teve, além do veículo, seus pertences levados pelos bandidos. Após o crime, os assaltantes obrigaram a vítima a tomar cachaça até ficar embriagado. Depois jogaram Edivaldo no rio, nas proximidades da Kibon Sorvane, em Itabuna. O caçambeiro viajava de Itapetinga para Eunápolis quando foi abordado pelos bandidos armados. Encontrado por pessoas que passavam pelo local, o homem foi socorrido pelo Samu 192 e encaminhado para o Hospital de Base. Após ser medicado, o motorista vai ser ouvido pela polícia.

Domingo da Gente vira 'jornalístico' e será ancorado por Geraldo Luís


















Reviravolta na Record. O Domingo da Gente passará a ser produzido pelo departamento de jornalismo da emissora, comandado pelo vice-presidente Douglas Tavolaro. A emissora negocia com Geraldo Luís para que ele seja o apresentador fixo. O programa permanecerá no ar mesmo com a estreia de uma nova atração de Sabrina Sato. As mudanças foram definidas na semana passada pela cúpula da emissora. A tendência é Luiz Bacci, que vem substituindo Marcelo Rezende no Cidade Alerta, assumir o Balanço Geral SP, no lugar de Geraldo Luís, que, no rodízio de apresentadores do Domingo da Gente, conseguiu a melhor audiência do programa até agora: 8,6 pontos. O diretor do Domingo da Gente, Vildomar Batista, foi deslocado para o Hoje em Dia, programa que vem enfrentando problemas de audiência _marca entre 3 e 5 pontos na Grande São Paulo. Batista, na verdade, retorna ao Hoje em Dia, programa que implantou, no lugar de Bruno Gomes, que comandará apenas o Programa da Tarde (até ontem, ele dirigiu os dois). O retorno de Batista ao Hoje em Dia deixou a produção do programa em polvorosa. Muitos profissionais temem perder emprego, porque Gomes e Batista se detestam. Logo, é previsível que Batista irá afastar os funcionários mais próximos de Gomes. O clima no Hoje em Dia na manhã desta terça foi tenso. Os profissionais ficaram sabendo da mudança na direção do programa por meio da notícia veiculada ontem (20) pelo site F5, da Folha de S.Paulo. Uma reunião foi marcada para o início da tarde desta terça (21). (Daniel Castro)

Homem morre afogado dentro de carro em viaduto no DF


Um homem morreu afogado durante o temporal da noite desta terça-feira (22/1), em Ceilândia. Manoel Silva Júnior, de 20 anos, estava dentro de um carro, debaixo do viaduto da QNN 5/7, quando a água invadiu o veículo. Outras duas pessoas que estavam dentro do carro conseguiram se salvar. Os bombeiros tentaram reanimá-lo, mas ele morreu dentro da viatura. A água chegou a atingir dois metros de altura debaixo do viaduto. Quando o nível baixou, a polícia encontrou uma arma no chão, ao lado do carro. Os outros dois ocupantes do veículo foram levados para delegacia para prestarem depoimentos. A irmã da vítima chegou ao local chorando e preferiu não comentar o ocorrido. No entanto, uma amiga, Gabriela Pereira Alves, demonstrou indignação. "Vão esperar morrer mais quem para resolver essa situação? Toda vez isso aqui alaga", reclamou ela. A fatalidade ocorreu no mesmo local em que, em outubro de 2013, uma criança também morreu afogada dentro de um ônibus escolar. Na ocasião, quatro crianças foram levadas para o Hospital de Ceilândia. Três ficaram sob observação e Geovana, uma criança de seis anos, não resistiu. A forte chuva de hoje também causou alagamentos em outros pontos do Distrito Federal. Em Vicente Pires, a situação foi agravada por crateras que tomam conta da Rua 10 e deixaram diversos carros presos. Uma grávida de cinco meses, que estava com o filho de dois anos no carro, viu o carro ser coberto pela água até a altura da cintura, e não conseguia retirar o veículo do buraco. (Correio Braziliense)

Dois homens morrem eletrocutados em Itapé




No início da noite desta terça-feira (21), Adilson Ramos (Galego), 44 anos, e Adilson Francisco dos Santos (Tuka), 23, morreram em consequência de um choque elétrico no momento em que instalavam uma antena de internet, no local conhecido como Baixada de Itapé. Ao ver Tuca se debatendo, devido a descarga elétrica, Adilson tentou socorrê-lo, mas também foi eletrocutado, caindo, já morto, em cima de um telhado. Tuca estava com uma barra de ferro na mão e, ao perder o equilíbrio tocou num fio de alta tensão, da rede pública, morrendo instantaneamente em cima de uma laje. Os corpos foram transladados para o DPT de Itabuna  (Fotos: Plantão Itabuna e Verdinho)

Rodrigo é o terceiro eliminado do 'BBB14'


Letícia e Rodrigo no 'BBB14'
Letícia e Rodrigo no 'BBB14' (Reprodução)
Em três paredões, três homens deixam o 'BBB14'; 'Portuga' saiu com 48% dos votos

Itapebí: “Indios” invadem fazenda e promovem incêndio





















O clima é de tensão na zona rural de Itapebi. Supostos índios invadiram, na tarde do último sábado (18), pequenas propriedades na região do Barro Vermelho, e, conforme as informações dos pequenos fazendeiros utilizando armamento pesado, fizeram os proprietários e funcionários de reféns durante a tarde e noite do sábado para domingo numa das propriedades e depois a luz do dia rumaram para as fazendas vizinhas expulsando as pessoas até chegar na fazenda Barro vermelho onde vive o senhor Francisco Pereira da Silva (Chico de Shueu), com sua esposa dona Maria de Freitas Silva (D. Lurdes).



















Conforme informações do casal, os supostos índios chegaram usando armas de fogo exigindo armas e obrigando-os a ficar juntos no canto da varanda enquanto eles adentraram na casa e começaram a quebrar os moveis numa ação de puro vandalismo, quando em seguida foram para o secador de cacau e deposito da fazenda atearam fogo em tudo. Queimaram a barcaça e o deposito onde era guardadas as selas e cangaias e implementos da Fazenda. Conforme informações do senhor Francisco, o material de trabalho na fazenda como selas, cangaias e os arreios foram levados pelos invasores.




















As invasões começaram por volta das 16h00 do sábado (18) e perdurara até a chegada Policia Militar quando os policiais impediram que os invasores levassem a carne de uma novilha que segundo o proprietário, fora abatida a tiros. Segundo os pequenos fazendeiros, as propriedades invadidas até o momento são as de Maciel, roxo, Salvador, D. Maria, Zé de Bazona, Arisvaldo e Chico de Chueu. Nesta segunda-feira o delegado de Policia Civil de solicitou Itapebi uma equipe da Polícia Técnica onde escoltados pela Policia Militar comandados pelo Capitão Marcos Laurentino estiveram na Fazenda barro Vermelho onde os policiais técnicos colheram material e fotografaram o local para a devida pericia. O casal Chico de Shueu e dona Lurdes da Fazenda Barro Vermelho, aproveitando a presença dos policiais militares no local pegaram o que podiam levar em carros de amigos e foram para um local mais seguro porque segundo informações dos invasores estaria chegando para a região em torno de 100 índios vindo do município de Pau Brasil.

Após visita, Fifa ameaça excluir Curitiba da Copa


















Os atrasos no cronograma de obras da Arena da Baixada podem fazer com que Curitiba deixe de ser uma das sedes da Copa do Mundo. A ameaça foi feita pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, durante entrevista coletiva nesta terça-feira (21), após vistoria no estádio do Atlético-PR, que está sendo reformado para receber os jogos da competição. Valcke realizou uma visita ao estádio juntamente com integrantes do Comitê Organizador Local da Copa (COL). Questionado sobre a situação da Arena da Baixada, ele considerou que as obras estão muito atrasadas. "O que dizer? A questão é delicada. Sejamos francos e diretos. Como devem saber, a situação atual do estádio não é do nosso agrado. Não apenas está muito atrasado, mas foge a qualquer bom cronograma de entrega da Fifa para o uso", afirmou o dirigente. Ele deu prazo até o dia 18 de fevereiro, quando a Fifa deve fazer uma nova vistoria no estádio, para que as obras apresentem boa evolução e se adaptem ao cronograma da entidade. Valcke adiantou que não espera ver a Arena da Baixada pronta nesta data mas que precisa ter progresso. Segundo o secretário-geral, a Fifa, a partir de agora, trabalhará em vários níveis. A fiscalização do entidade e do COL será diária nas obras da Arena da Baixada, para que o local possa ser entregue a tempo de receber o Mundial - o primeiro jogo lá, entre Irã e Nigéria, está marcado para o dia 16 de junho. A programação da Copa prevê quatro jogos na Arena da Baixada, todos válidos pela primeira fase. Além de Irã x Nigéria, o estádio em Curitiba receberá Honduras x Equador, Austrália x Espanha e Argélia x Rússia. (Jornal do Commercio)

Arroba do cacau vale o dobro de janeiro de 2013



Os agricultores do sul da Bahia iniciaram o ano aproveitando a cotação em alta do cacau. A arroba do produto, que equivale a 15 quilos, está sendo vendida em Itabuna e Ilhéus por R$ 99. Entre os dias 2 e 20 deste mês, o preço da arroba variou entre R$ 99 e R$ 101. O maior valor foi conseguido no dia 14. O preço deste ano início é o mesmo conseguido entre o final de novembro e dezembro. O aumento no preço da arroba de cacau nesses primeiros dias de janeiro é de 199%, em comparação ao mesmo período de 2013, quando o produto foi vendido a R$ 50. A estimativa do Ministério da Agricultura é de que a safra brasileira de 2013/2014 atingirá 255 mil toneladas de cacau, das quais 179 produzidas na Bahia. 

Buerarema: Comandante da Força Nacional foi mudado


O comandante da Força Nacional de Segurança em Buerarema foi substituído, após autorizar que oito homens fizessem a segurança de uma partida de futebol amador no município. A “pelada” foi disputada em 5 de janeiro, envolvendo as equipes Apolo 11 e Força Jovem. Segundo o jornal A Região, o Ministério da Justiça confirmou a substituição do comandante da Força Nacional em Buerarema mas, alegando questões de segurança, não divulgou o nomes dos policiais. Tropas da Força Nacional chegaram a Buerarema em agosto do ano passado, após onda de invasões de "indígenas" e protestos promovidos por agricultores. Nos últimos meses, foram registrados tumultos, invasões a prédios públicos, saques à central da Cesta do Povo e interdições frequentes da BR-101 no município. A Força Nacional atua, junto com a polícia federal, na área de mais de 47 mil hectares reivindicada por "índios" autodeclarados tupinambás. As terras ficam nos municípios de Una, Ilhéus e Buerarema.

Pacientes denunciam falta de medicamentos no Caps de Una

























Familiares de pacientes ligados ao Programa de Saúde Mental da Prefeitura de Una, denunciam a falta de medicamentos para pacientes em tratamento psiquiátrico. O problema segundo eles se estende há vários dias. E estão sendo obrigados a comprar o medicamento, desde quando é obrigação da prefeitura a fornecer os remédios. Todos os pacientes do Caps (Centro de Atenção Psico-Social) enfrentam a falta de medicamentos que deveriam ser repassados pela Farmácia Municipal. Muitos remédios estão em falta, o que pode comprometer o resultado do tratamento desses pacientes. Sem a medicação correta, um paciente mental pode entrar em surto psicótico e comprometer sua saúde e também o convívio social.

Prazo esticado





















Ciente da situação crítica das obras na Arena da Baixada, a Fifa estendeu o prazo de entrega do estádio de Curitiba. A determinação passada às autoridades paranaenses é que a arena deverá estar pronta em abril --a data-limite até então era março. A mudança no prazo segue a conduta adotada pela Fifa em relação ao Itaquerão, em São Paulo, que passou por acidente em 2013 e também poderá ser finalizado em abril. O Atlético-PR prometeu entregar nos próximos dias à Prefeitura de Curitiba um balanço que irá definir quais setores da obra do estádio deverão ter mais atenção para cumprir esse prazo. (Painel FC)

Lula na estrada




O ex-presidente Lula vai botar o pé na estrada a partir de fevereiro, quando inicia visitas a municípios que são marcos dos principais programas sociais do governo. Deve começar pelo Nordeste, em comunidades de destaque do Luz para Todos e Bolsa Família. Ele já tinha se colocado à disposição do partido para iniciar o périplo a partir de março, mas deve antecipar a agenda. Em ano eleitoral, a estratégia é tomar a dianteira na pré-campanha, enquanto Dilma Rousseff não pode vestir o figurino de candidata.
(Mônica Bergamo)