TV

TV REPÓRTER

propaganda slides

PLAY DA RÁDIO CACAU FM

PLAY DA RADIO CACAU FM

Páginas

Brasil ainda tem 13 milhões de analfabetos

Alfabetização adultos
O IBGE divulgou nesta quinta-feira dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios realizada em 2013. As informações relativas a educação confirmam tendências já reveladas em edições anteriores, entre elas a de que a educação brasileira avança — mas em baixa velocidade. Por isso, problemas como analfabetismo e baixa escolaridade persistem entre a população. O número de estudantes em escolas públicas cai e o das privadas, cresce.
Analfabetismo ficou praticamente estável entre brasileiros com 15 anos ou mais de idade: passou de 8,7% para 8,3%. Isso significa que no último levantamento havia 13.048.000 de pessoas nessa situação. A meta do Plano Nacional de Educação para 2010 era erradicar o analfabetismo — objetivo adiado para 2020.

Paraense é preso instalando “chupa cabra” no HSBC


A Policia Civil de Arraial D’ajuda, no município de Porto Seguro, prendeu na tarde desta quarta-feira, dia 17 de setembro, Paulo Rossy da Silva Lima, vulgo “Paulinho”, de 30 anos, natural de Belém do Pará e atualmente residindo no estado do Rio de Janeiro. A prisão em flagrante comandada pelo delegado Sinézio Júnior, aconteceu no momento que o acusado estava instalando em um caixa eletrônico do Banco HSBC, localizado na Rua do Mucugê, centro de Arraial D’ajuda, o dispositivo conhecido como “chupa cabra”, equipamento utilizado pelos criminosos para captar dados de contas bancárias de correntistas praticando assim furto qualificado mediante fraude. Com ele os policiais civis apreenderam também uma mochila contendo um teclado de caixa eletrônico com módulo e ainda três chaves Philiphs e duas chaves canhão com numeração semelhante aos parafusos de caixas eletrônicos, um aparelho de telefone celular, marca Alcatel e ainda um dispositivo semelhante ao leitor de cartão magnético bancário, um Tablet marca Sansung no qual constam diversas mensagens com outros membros de uma quadrilha de clonagem de cartões. 




Na Delegacia Territorial de Arraial D’ajuda, Paulo Rossy da Silva Lima, que também é conhecido por “Carioca”, durante depoimento, confessou que teria sido contratado por R$ 5 mil para instalar os dispositivos. O interrogado também relatou que há vinte dias esteve no distrito e instalou o “chupa cabra” no caixa eletrônico do HSBC e agora supostamente iria fazer nova instalação. “O conduzido se passava por operário de manutenção dos caixas e na ‘cara de pau’ abria os equipamentos com chaves de fenda e instalava os dispositivos livremente”, disse o delegado Sinézio Júnior ao Teixeira News. Ainda de acordo com Sinézio Júnior, delegado titular de Arraial D’ajuda e substituto em Guaratinga, Paulo Rossy da Silva Lima, vulgo “Paulinho”, ou “Carioca”, de 30 anos, foi flagranteado e sua prisão preventiva já foi requerida, permanecendo o mesmo à disposição do Juízo da Vara Crime de Porto Seguro. (Por Ronildo Brito.

Ronaldinho perde pênalti e estreia com derrota no México


Ronaldinho Gaúcho não teve a estreia dos sonhos pelo Querétaro. Vestindo a camisa 49, o mesmo número que usava no Atlético-MG, o craque brasileiro chutou um pênalti por cima do travessão e viu o seu time ser derrotado pelo Tigres por 1 a 0 em jogo válido pela Copa do México. A expectativa pela primeira partida de Ronaldinho animou a torcida do Querétaro, que lotou o estádio Corregidora, com cerca de 35 mil presentes, e vibrou com cada toque do astro, até mesmo no aquecimento. Com a bola rolando, Ronaldinho levou os fãs à loucura ao dar um elástico na lateral da área, mas logo depois o Tigres, que já dominava a partida, abriu o placar aos nove minutos com Hérculez Gómez, após passe do equatoriano Guerrón, ex-Atlético-PR. "Dinho", como é carinhosamente chamado pelos mexicanos, teve a chance de empatar no segundo tempo. O brasileiro Danilinho, que também já defendeu o Atlético Mineiro, sofreu pênalti aos 16 minutos e Ronaldinho foi para a cobrança. Porém, o meia isolou o chute e mandou a bola por cima do gol, desperdiçando a chance de empatar o jogo. A derrota deixa o Querétaro em segundo lugar do Grupo 1 da Copa do México com nove pontos, dois atrás do Tigres. A próxima partida de Ronaldinho será no domingo contra o Chivas, em Guadalajara, desta vez pelo Campeonato Mexicano, no qual o time do brasileiro é o oitavo colocado com 11 pontos em oito rodadas.

Irã condena jovens a chicotadas por dançarem 'Happy'

Um tribunal iraniano condenou seis jovens que gravaram um vídeo [assista abaixo] dançando 'Happy', música de Pharrell Williams, a penas de prisão e chicotadas, segundo informou nesta quinta-feira a Campanha Internacional de Direitos Humanos no Irã, uma ONG com sede nos Estados Unidos. O site da ONG assegura que os jovens foram julgados esta semana acusados de “participar da produção de um vídeo vulgar” e “manter relações ilícitas” entre eles. As penas são de seis meses de prisão e 91 chicotadas cada um, exceto uma das participantes, Reyhaneh Taravati, que teria sido condenada a um ano de prisão. O grupo foi detido no último mês de maio depois que o vídeo, considerado provocador segundo os padrões morais da República Islâmica, se espalhou pela internet. Nas imagens, os seis jovens aparecem cantando alegremente a popular canção do cantor americano em terraços e ruas de Teerã e no interior de uma casa. As meninas não usam o véu islâmico que obrigatoriamente todas as mulheres devem cobrir seu cabelo nem a capa sobre a roupa para ocultar suas formas físicas. Além disso, as mulheres aparecem dançando com os homens, uma violação do mais estrito código de comportamento islâmico que as autoridades iranianas tentam fazer respeitar no país, sobretudo na esfera pública. Um dia após a detenção, os jovens foram postos em liberdade pagando uma fiança e ficaram à espera do julgamento em liberdade. Na ocasião, a polícia confiscou seus telefones celulares, computadores e outros artigos pessoais. Além disso, dois dos jovens compareceram na rede de televisão estatal Irib para mostrar seu arrependimento por ter participado da gravação e assegurar que tinham sido enganados. No programa também apareceu o chefe da polícia iraniana, Hoseyn Sayedinia, que advertiu aos que pretendam fazer vídeos similares que “serão identificados e punidos”. (EFE)

Jogador de 13 anos morre após parada cardíaca


Uma tradicional partida de futebol na cidade de Wenceslau Guimarães resultou em uma grande tragédia. Um garoto de apenas 13 anos de idade, morreu após um infarto, sofrida durante a partida. Segundo informações, o adolescente de nome ainda não revelado, matriculado em uma escolinha de futebol da cidade, estava jogando bola com os celgas, quando de uma hora pra outra, reclamou de fortes dores no peito, sendo encaminhado rápido para o Hospital Dr. Pantaleão Soares de Melo, onde acabou falecendo.

Reaberto prazo para regularização de mototaxistas


Visando preencher 402 vagas para a exploração regular do serviço de mototáxis que ainda restam, a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran) reabre amanhã o prazo para pré-cadastramento. Para realizar o pré-cadastro, que vai até o próximo dia 24, o interessado deverá estar munido de documentos pessoais e do veículo, ter preenchido o requerimento de vaga e se dirigir à Settran. São exigidas originais e fotocópias da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria A, AB ou superior, Certificado de Registro e Licença do Veículo (CRLV) e o requerimento de vaga no pré-cadastro declarando o exercício da atividade. O pré-cadastro é etapa obrigatória para a concessão da permissão para explorar os serviços de transporte individual de passageiros e encomendas, em atendimento às exigências da Lei Municipal nº 2.260, de dezembro de 2013. “Neste ano, já foi efetivado cadastramento, no mês de janeiro, quando 958 mototaxistas compareceram para a regulamentação do serviço. Mas, alguns profissionais não conseguiram acompanhar o cronograma. Até o momento já temos regulamentados no município 298 mototaxistas. Por isso, a Settran disponibiliza mais essa oportunidade para os que faltaram naquela oportunidade”, afirma Pedro Aracatibe, chefe do Setor de Regulamentação dos Mototaxistas da Settran, Os mototaxistas também poderão realizar o pré-cadastramento durante a programação da Semana Nacional de Trânsito, que neste ano acontecerá na Praça Octávio Mangabeira, no Centro. A medida, segundo Pedro Aracatibi, é para facilitar o acesso e fortalecer a realização dessa primeira etapa aos faltosos. “Lembramos que essa é etapa principal para a regulamentação da profissão. A partir do pré-cadastramento o mototaxista poderá cumprir as exigências quanto à documentação e padronização das motos", afirma. Neste mês, o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, assinou Decreto instituindo 24 pontos onde ficarão temporariamente instalados os mototaxistas já regulamentados. As denominadas praças têm como referência os seguintes locais: Rodoviária, FTC, Canal, Carisma, Artigos da India, Catedral, Casa do Estudante, Insinuante, Insinunate2, Shopping, Danúnio, PraçaAdami, Fórum, O. Camisetas, Calçadão, Camacan, Difusora, Praça São Caetano, Cotef, Hospital de Base, Hospital Calixto Midlej, Hospital Manoel Novaes e Posto Atalaia. No próximo dia 25, a partir das 14 horas, no Jardim do Ó, a Settran faz entrega de mais alvarás.

Cadelas são estupradas em Conquista, denuncia protetora




Cadelas de Vitória da Conquista, sudoeste baiano, têm sido alvo de maus-tratos e estupro de acordo com denúncia de uma protetora de animais. Débora Almeida Lima atualmente abriga duas cachorras que estão em recuperação em razão do abuso sexual. A protetora disse ao Blog do Anderson que vários moradores da cidade já denunciam outros casos e tentam descobrir quem é o principal agressor. Os dois cães sob observação médica apresentam ferimentos em seus órgãos genitais. O Código Civil Brasileiro considera crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, e prevê punição. “Se chegar hoje e disser na delegacia que você quer abrir uma queixa para uma cadela foi estuprada eles vão rir de sua cara”, reclamou Débora.

Poeira


Ivete Sangalo conversou com o ‘TV Fama’, da Rede TV, sobre um suposto caso de plágio envolvendo a música ‘Sorte grande’, do compositor Lourenço. De acordo com o jornal ‘Extra’, a baiana Rosenilda Tolentino Ogando da Silva, pede R$ 1 milhão a cantora, alegando ser autora do hit. “Soube através do meu advogado. Qualquer pessoa pode entrar na justiça processando você, eu ou qualquer outra. No meu caso, que sou uma pessoa pública, essas coisas vem com maior intensidade. Sou cantora, intérprete. Essa música, ‘Sorte Grande’, é de Lourenço, um artista carioca que mandou para mim e gravei com um maior amor do mundo. Lourenço tem muitos anos de composição e tem um repertório de melodias que jamais precisaria de alguém para defender. Mas aí os advogados vão resolver tudo. Isso é mais corriqueiro do que você imagina“, explica. De acordo com o jornal ‘Extra’, o processo de plágio vem se arrastando desde 2010 no Tribunal de Justiça da Bahia e vai ganhar um novo capítulo em outubro. Está marcada para o dia 7 de outubro uma audiência na qual a cantora é uma das rés do processo movido pela baiana. Nos discos de Ivete, ‘Sorte grande’, que tem o famoso refrão ‘Poeira’, é de autoria de um compositor chamado Lourenço. O processo movido por Rosenilda também cita, além de Ivete, a Universal, a produtora Caco de Telha e a Caco Music. (RedeTV)

Jovens teixeirenses estão desaparecidos


O desaparecimento de Erimak Jefferson Lima Oliveira, 16 anos morador do Castelinho e Marciel Santos de Souza, 18 anos do Jerusalém, foi comunicado à Polícia Civil na tarde desta terça-feira, 16 de setembro. Segundo, Edilene Barroso, mãe de Erimak, os dois foram vistos pela última vez na noite da última segunda-feira, 15. Erimak teria saído de casa por volta das 19 horas, sem avisar para onde iria e não retornou. Quando tentou buscar informações do filho, Edilene soube que o adolescente saiu na companhia de Marciel com a motocicleta da mãe dele, uma Biz de cor azul escura. Por volta das 22 horas, os dois entregaram a motocicleta para um amigo de prenome Gabriel dizendo que pegariam de volta, mas por conta da demora, o próprio Gabriel levou a moto na casa de Marciel. Há informações de que Erimak e Marciel foram vistos também na noite de segunda-feira, em uma motocicleta de cor Vermelha modelo Fan. Nesta quarta-feira, a Polícia pediu para que as imagens dos desaparecidos fossem divulgadas para tentar ajudar nas investigações.

TAM é condenada em R$ 45,8 mil por perder bagagem de vinhos

O Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) negou recurso da TAM e condenou a companhia aérea a pagar indenização a um de seus passageiros. Segundo a decisão da Justiça, Nilton Airis do Couto Júnior receberá R$ 35.792,48 por danos materiais e R$ 10 mil por danos morais pelo extravio de bagagem.

Segundo publicou o TJ-GO, a TAM perdeu a bagagem de Couto, que voltava de uma viagem do estado norte-americano da Califórnia, conhecido pela produção de vinhos. Além de duas malas com roupas, a companhia aérea perdeu uma com garrafas de vinho. As bagagens com roupas foram recuperadas, mas o mesmo não aconteceu com as bebidas. Segundo a ação, os vinhos custaram R$ 35.792,48. 

Couto teve de apresentar recibos e notas fiscais para provar a compra das bebidas e que, ao contrário do que alegou a TAM, o passageiro não acertou onde foi feita a compra que elas fossem despachadas diretamente para sua casa – até porque a loja onde foi feita a aquisição não faz entregas no Brasil. "O valor representa ser suficiente para recompor o prejuízo da vítima e desestimular a empresa a praticar semelhantes danos", destacou o juiz substituto em segundo grau, Wilson Safatle Faiad.

Viação Águia Branca começa a operar entre Bahia, Sergipe e Alagoas hoje

A empresa presente no Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, ampliará sua atuação para o Nordeste com cinco linhas interestaduais.
A Viação Águia Branca, conforme publicação da ANTT, passa a operar mais cinco linhas interestaduais, entre os Estados da Bahia, Sergipe e Alagoas. As linhas são: Aracaju (SE) – Salvador(BA), Aracaju (SE) – Feira de Santana(BA), Salvador(BA) – Penedo(AL), Propriá (SE) – Penedo (AL) e Salvador(BA) – Maceió(AL), que serão operadas pela Viação Águia Branca, com ônibus próprios, a partir de hoje 18  de setembro, sem descontinuidade do serviço ou qualquer prejuízo aos passageiros em geral.
É importante salientar que a empresa vai atuar na região com frota fixa de 14 ônibus, e que em períodos de pico de movimento, como feriados, férias, eventos nas regiões, por exemplo, a Viação Águia Branca vai aumentar o número de veículos, atuando com a frota necessária para o bom atendimento à demanda.
Para comodidade e para evitar quaisquer tipos de transtornos para os passageiros, os pontos de vendas de passagens da Empresa Bomfim foram mantidos. Além disso, a Águia Branca oferecerá venda de passagens em novas agências, através do Disque Passagens 4004-1010 e através do site www.aguiabranca.com.br.
A Águia Branca salienta que, para qualquer dúvida que surgir, os passageiros entrem em contato com o seu Serviço de Atendimento ao Consumidor nos telefones 0800 725 1211 e 0800 725 1212 para atendimento a deficientes auditivos; a ligação é gratuita e o serviço é 24 horas.

Policiais civis vão parar, novamente, por 48 horas


Os policiais civis prometem nova paralisação de 48h a partir do dia 30, começando às 8h e seguindo até as 8h do dia 2 de outubro. A decisão foi tomada em assembleia promovida pelo Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Secretaria da Segurança Pública (Sindpoc) na segunda-feira, 15. A paralisação só não ocorre caso o governo publique a lista final de servidores promovidos.O presidente do sindicato, Marcos Maurício, observa que o Governo do Estado está descumprido dois acordos: um firmado em 2009, em relação à promoção da classe III para II; e outro firmado em 2012, correspondente à promoção da classe II para I. Conforme Marcos, a relação de promovidos deve conter o nome de 1.460 profissionais.Ainda segundo o sindicalista, os processos de promoção foram previstos no art.8º da Lei nº 12.601.No dia 30, a partir das 9h, haverá uma nova assembleia da categoria no auditório da Associação dos Funcionários Públicos do Estado (AFPEB), na Rua Carlos Gomes, região central de Salvador. (G1)

Santas Casas confirmam paralisação nacional no dia 25

Em 25 de setembro, as Santas Casas, hospitais e entidades beneficentes, farão em todo o país uma nova paralisação para alertar a sociedade sobre o subfinanciamento do Sistema Único de Saúde, com ênfase na realidade da crise vivenciada há anos pelos filantrópicos. O objetivo é conscientizar a todos sobre o insuficiente recurso de custeio alocado e o crescente endividamento das instituições, já que o subfinanciamento e o brutal déficit dele decorrente não tem perspectiva de solução próxima. Nomeado de “Dia Nacional de Luto pela Crise das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos”, o ato prevê bloquear todo o agendamento eletivo nesta data, como ação de protesto e sensibilização pública em nível nacional. “Manteremos a manutenção da assistência nas urgências e emergências, primordial para que a população não sofra desassistência generalizada, o que não é nossa intenção, pois temos o povo como principal aliado e beneficiado dessa nossa luta. Não estamos brigando apenas por nós, mas pela saúde de todos os brasileiros, principalmente aqueles que dependem do SUS”, afirmou o diretor-presidente da Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo), Edson Rogatti. Também na data, os funcionários e profissionais que trabalham nas instituições vestirão trajes na cor preta, representando o luto pelo setor, que atualmente amarga uma dívida de mais de R$ 15 bilhões.