TV

TV REPÓRTER

propaganda slides

PLAY DA RÁDIO CACAU FM

PLAY DA RADIO CACAU FM

Páginas

Menor traficante apreendido em Itabuna

Um menor de 17 anos foi apreendido na tarde desta quarta-feira (25), na praça do bairro São Caetano com drogas, A policia estava fazendo a ronda quando abordou o menor que estava em atitude suspeita. Com o menor foram encontradas 19 pedras de crack.

Governador desapropria 40 mil m² para “Avenida Barradão”

Barradão lotado2
O governador Jaques Wagner assinou decreto no último dia 20 declarando de utilidade pública uma área de quase 40 mil metros quadrados entre a Av. Paralela e a Rua Artêmio Castro Valente, no bairro de Canabrava, que será destinada ao trajeto de uma via-expressa entre a Paralela e o estádio Manoel Barradas (Barradão), de propriedade do Esporte Clube Vitória, já intitulada de “Avenida Barradão”.A construção da via está sobre a responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), que conta com investimentos federais por parte do Ministério do Turismo. A obra está orçada em R$ 15 milhões e o projeto foi concluído no início deste mês. Wagner decretou regime de urgência para a continuidade da construção, sendo o próximo passo, ainda sob responsabilidade da Conder, é “promover os atos administrativos (e judiciais se necessário) com vistas às desapropriações”. Segundo o presidente do Vitória, Carlos Falcão, a expectativa para a conclusão da avenida é para o final de 2015.

Itajú do Colonia: Homem é encontrado morto após cair de ponte


 
 Na manhã desta quarta-feira (25) um homem de prenome Anderson, foi encontrado morto boiando em um córrego localizado em uma estrada de chão que dá acesso a fazendas de Itajú. Segundo informações colhidas no local, populares viram o homem morto e informaram a polícia. Algumas horas depois uma unidade do Departamento de Polícia Técnica de Itabuna juntamente com o perito, Paulo Libório, deslocaram-se até o local para pré análise e remoção do cadáver. Após o levantamento cadavérico e com base em informações de transeuntes, Anderson estava em sua moto quando tentou passar pela estreita ponte feita com troncos de madeira. Sendo que no centro dela há uma grande falha, fato que causou sua queda e certamente a batida da sua cabeça que o deixou inconsciente ao cair na água morrendo afogado por asfixia. O córrego desagua no rio água preta. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Itabuna. A motocicleta ficou bastante danificada.

Veja o cardápio dos mensaleiros neste Natal

brasil-mensalao-condenados-prisao-policia-federal-jose-dirceu-20131115-10-size-598
Presos no Centro de Internamento e Reeducação (CIR) da penitenciária da Papuda, os mensaleiros José Dirceu, Delúbio Soares, Valdemar da Costa Neto, Pedro Corrêa e Pedro Henry não terão direito a alimentação diferenciada no Natal, segundo informou nestaterça-feira (24) a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.De acordo com a secretaria, os presos do CIR terão como jantar nesta terça (24) e na quarta (25) arroz, feijão, salada, um tipo de carne e um copo de suco – itens servidos todos os dias. O jantar será servido no horário habitual, às 18h.Além do jantar, cada detento pode gastar até R$ 125 por semana – dinheiro do próprio preso, enviado por familiares – para comprar itens como cigarro e refrigerantes na cantina da penitenciária.

Mulher é morta com tiro de espingarda em Itamaraju

itamaraju-morte-in-2013-1224
Maria Lucia Garcia Bonfim, de aproximadamente 38 anos, morreu após ter sido atingida por um tiro de espingarda nas primeiras horas da noite desta terça-feira (24), Vésperas de Natal. O trágico ocorreu na Fazenda São Bento, zona rural do município de Itamaraju.  A mulher chegou a ser socorrida por policiais do PEOT, mas chegou à unidade hospitalar sem vida. O companheiro da vítima identificado por Valdemir Garcia Pires é acusado de efetuar o disparo e se encontra foragido. O corpo da vítima foi encaminhado para no IML local, após o investigador da Policia Civil Manoel Soares, juntamente com o servidor Anderson Barbosa efetuarem o levantamento cadavérico. A polícia investiga o caso e segue na tentativa de capturar o acusado.(



 

Menino de 5 anos é sequestrado na véspera de Natal em Riachão do Jacuípe; pai é suspeito

Um menino de 5 anos foi sequestrado em casa na véspera de Natal em Riachão do Jacuípe, a 186 km de Salvador. Três homens armados invadiram o local e levaram o garoto Guilherme, que ainda não foi localizado. O principal suspeito de ordenar a ação é o próprio pai do menino, que é separado da mãe e mora em Salvador. O caso foi por volta das 17h da terça-feira. Três homens chegaram em um carro vermelho e se aproximaram da casa perguntando por Patrícia Almeida, 31 anos, mãe de Guilherme, e logo depois pela criança. "Meu primo estava chegando em casa, abordaram ele perguntando por mim. Ele perguntou o que eles queria comigo e disseram que queria saber do meu filho". Os três tentaram se passar por policiais. Segundo Patrícia, o primo começou então a fechar o portão e os suspeitos então o empurraram e forçaram entrada. Guilherme estava brincando no jardim em frente à casa e um dos homens o pegou. O primo de Patrícia ainda tentou puxar a criança e nesse momento foi colocado sob a mira de uma arma. Os homens levaram o menino até o carro e fugiram. Um tio de Patrícia ainda tentou seguir o veículo, sem sucesso. "Foi tudo muito rápido", lembra a mãe. Ela disse que começou a desconfiar do envolvimento do ex-marido porque alguns vizinhos contaram que o viram rondando pela rua e pelo fato dos dois brigarem na Justiça pela guarda da criança. Em outras ocasiões, o pai já chegou a demorar para devolver Guilherme à mãe. Segundo ela, um dos homens que levou o filho falou que estava levando a criança para ver o pai. Patrícia diz que tentou entrar em contato com o pai de Guilherme. "Tentei ligar pro celular que ele me deu, tentei falar com ele pela internet, também não consegui. Isso é o que mais me preocupa, porque eu vi três homens desconhecidos, mas não vi ele (o pai do garoto). Ele não entra em contato nem para dizer que a criança está bem, para eu saber", diz. Até o momento, a família não recebeu nenhum contato sobre o garoto. Segundo ela, a família não celebrou Natal. "Foi bastante triste, todo mundo dormiu sob efeito de remédios. Ele é meu único filho", conta. O caso foi registrado na delegacia da cidade, que informou que está apurando o crime e confirmou que o pai é até o momento o único suspeito pelo sequestro. Patrícia ainda foi orientada a procurar um advogado, o que já fez. (Correio)

Homem morre levado por enchente ao atravessar ponte no interior baiano

O corpo de um homem que morreu arrastado por uma enchente foi encontrado na manhã desta quarta-feira (25) na região de Tremedal, no sudoeste baiano. Fábio Ferraz, 45 anos, desapareceu ontem ao tentar atravessar uma ponte durante uma forte chuva no povoado de Volta, zona rural da cidade. Segundo a polícia, Ferraz estava a cavalo. Com a forte chuva, a água do rio subiu e o homem acabou sendo arrastado. O corpo foi localizado a cerca de 6 km do local onde desapareceu e foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica de Vitória da Conquista. Já em Piripá, no centro sul, uma barragem transbordou na terça-feira (24) e prejudicou o tráfego na BA-263. A água invadiu o asfalto e os carros tiveram que esperar a situação melhorar para conseguir seguir viagem. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o tráfego não está interrompido na rodovia nesta quarta. Em Itapebi, o rio Jequitinhonha transbordou por conta das chuva que não para de cair sobre o estado de Minas Gerais e nas regiões vizinhas. Pelo grande volume de água, seis comportas da Usina de Itapebi estão abertas desde a última quinta-feira.

Traficante preso em Ilhéus

 
Wagner de Jesus Fontes, estava traficando drogas na Rua da Matriz, no bairro Nossa Senhora da Vitória,em Ilhéus, quando foi abordado pelo PETO 69 que encontrou certa quantidade de cocaína em poder do mesmo, que foi conduzido para o Complexo Policial de Ilhéus, onde foi autuado em flagrante pelo delegado Luiz Adriano coelho e está a disposição da justiça criminal.

Caminhão que transportava feijão tomba e mata duas pessoas na BA-001


Um caminhão carregado com cerca de 25 toneladas de feijão tombou, na tarde desta terça-feira (24), na BA-001, próximo ao município de Alcobaça, sul da Bahia. Dois homens, que ajudavam no transporte da carga, morreram. O motorista, Ivan Vitor Tavares, ficou preso nas ferragens do veículo e demorou cerca de duas horas para ser removido. Ele sofreu uma fratura na perna esquerda. Seu filho, de seis anos, também estava no automóvel e teve ferimentos no ombro esquerdo. De acordo com o blog local Teixeira News, o caminhão tinha placa da cidade de Prudentópolis, no Paraná, e havia acabado de fazer uma entrega na cidade de Caravelas. Marcas de freio foram encontradas na pista e a polícia suspeita que o veículo estava em alta velocidade.(Bahia Notícias)

Natal em Teixeira de Freitas: jovens e criança são mortos a tiros e pauladas


O dia em que deveria ser de comemoração para uma família que mora no bairro Liberdade II em Teixeira de Freitas, se transformou em tristeza ao ter dois irmãos e um sobrinho assassinados á tiros e pauladas na manhã desta quarta-feira (25). Dois adolescentes e uma criança de apenas 10 anos foram mortos a tiros e pauladas, por volta das 4h em um campinho conhecido como pracinha no bairro liberdade II. Segundo o site Itamaraju Notícias, os moradores contaram que ouviram vários tiros sendo disparados. Ao chegar no local do crime encontraram os corpos de José Valdo Moreira Santos, 17 anos e Luiz Felipe Santos Lima , 10 anos, ambos moradores da Rua Spinosa no mesmo bairro, já sem vida. Duas ruas abaixo, foi encontrado Gildásio Moreira Santos, 15 anos, ainda com vida. Gildásio, segundo a polícia, foi atingido por disparos de arma de fogo e pauladas. Socorrido por uma viatura da polícia para o hospital municipal não resistiu aos ferimentos morrendo logo depois. José Valdo e Gildásio eram irmãos e tios de Luiz Felipe. Esta não é a primeira tragédia que se abate sobre a família segundo uma irmã das vítimas e mãe de Luiz Felipe. O pai morreu atropelado, a mãe morreu de coração e há mais ou menos um ano outro irmão foi assassinado no bairro Liberdade I. Ainda segundo a irmã das vítimas, José Valdo tinha acabado de chegar do Espírito Santo, assim como Genivaldo que foi morto antes, também havia acabado de chegar do Espírito Santo quando foi morto.

Casal morre e criança fica gravemente ferida na BR-116

Um casal morreu e uma criança ficou gravemente ferida em um acidente na BR-116, na região de Araci. O caso envolveu um carro de passeio e uma carreta, que colidiram frontalmente ontem, terça-feira (24). De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um carro modelo Fiat Strada  bateu contra uma carreta da marca Scania no altura do quilômetro 317 da rodovia. O casal Francialdo Lourenço Oliveira, 30 anos, e Juliana Cunha Souza, 24 anos, eram passageiros do carro de passeio e morreram no local da colisão. O acidente aconteceu por volta de 5h30 e também deixou gravemente ferida uma criança de 11 anos, passageira do Fiat Strada. Ainda segundo a PRF, o condutor do carro também teve ferimentos leves, mas a polícia ainda não sabe o que teria provocado o acidente. Informações do Correio.

Três Homens que estavam no indulto de Natal morrem agora apouco após troca de tiros com a polícia


 
Três homens foram mortos durante uma troca de tiros com os policiais Militares do Pelotão Tático Operacional do município de Serrinha, na tarde desta quarta-feira (25). Segundo informações da polícia, os elementos foram identificados como: Pituca, Tarcísio e Dão.
O trio estava no indulto de Natal e, no momento em que a polícia chegou à localidade, estava numa ‘festa do pó’ comemorando dois homicídios realizados pela quadrilha no último final de semana.Os policiais encontraram com os meliantes uma metralhadora ponto 40 com um carregador e dois revólveres calibre 38.

 

Marido corta nariz e lábios de esposa após ela se recusar a vender joias

Um homem cortou o nariz e os lábios de sua mulher após ela se recusar a vender suas joias. A intenção era usar o dinheiro arrecadado com os pertences para comprar heroína.  A esposa Satara, de 30 anos, foi espancada e mutilada pelo parceiro dentro de casa. Eles vivem em Herat, no Afeganistão. O homem bateu em sua cabeça com uma pedra antes de usar uma faca para realizar os cortes em seu rosto. A mulher contou que após o incidente ele levou seu anel e celular. A mãe de Satara, Nasima, disse à polícia que esperava uma punição grave para o marido de sua filha. “A primeira coisa que se deve fazer é o esfolar, e então apedrejá-lo até a morte para que outras pessoas como ele aprendam a lição”, disse.
 

COMFIRA O RESUMO DA NOVELA AMOR Á VIDA DESTA QUARTA

Novela Amor à Vida - www.resumodenovelas.net

Niko tenta convencer Pilar a chamar Félix de volta para sua casa. Valdirene fala com Márcia e pede um presente de Natal para Carlito. Gina e Elias saem para distribuir brinquedos e comida pelas ruas de São Paulo. Paloma confessa que ainda é apaixonada por Bruno, e Paulinha conta para o pai. Niko elogia Félix para Pilar e a convida para ver onde seu filho está trabalhando. Jucelino dá um presente para Félix. Vega sente ciúmes da forma como Atílio fala com Márcia. Leila descobre um jeito de afastar Rafael de Linda. Amarilys convence Eron a tirar Fabrício de Niko.
Paloma não aceita que Pilar perdoe Félix. Jonathan conta para o pai que está namorando. Valdirene pensa em desistir de entrar no programa de TV para ficar com Carlito. Ignácio anuncia para Eudóxia que vai se casar com Gigi. Atílio visita Márcia. Bruno descobre que Ordália tem um namorado. Luciano não consegue falar com Joana no hospital. Herbert entrega o presente para Ordália. Niko almoça com Félix. Ciça conta para César que Aline usa um ingrediente especial em suas receitas e o médico fica curioso. Pilar vê Félix vendendo cachorro-quente.

Coreia do norte: Kim Jong ordena que Exército se prepare para o combate

Parada Militar no segundo aniversário da morte do ex-ditador Kim Jong Il, na Coreia do Norte
 O ditador norte-coreano Kim Jong-un visitou na terça-feira uma unidade do Exército e determinou que as tropas do país estejam preparadas para o combate, informou nesta quarta-feira a agência estatal KCNA. A retórica belicista do ditador integra sua estrégia de afirmação de poder - e já era esperada pelo serviço de inteligência da vizinha Coreia do Sul. No início do mês, Kim ordenou a execução de seu tio e mentor, Jang Song-thaek. Desde então, reforçou o tom das ameaças a Seul, chegando inclusive a afirmar que atacaria o país "sem piedade". O dia escolhido para a visita à unidade do Exército na cidade portuária de Nampo foi o mesmo em que o pai de Kim, Kim Jong-il, morto em 2011, foi nomeado comandante supremo do Exército Popular de Coreia em 1991, lembrou a agência estatal de notícias norte-coreana. O ditador exigiu que a unidade se "esforce ao máximo para estar preparada para o combate, tendo sempre em mente que uma guerra pode ocorrer sem aviso prévio".
Imagem divulgada pelo governo da Coreia do Norte, juntamente com um comunicado, informa que os soldados estão preparados para o combate contra a Coreia do Sul e Estados Unidos
Soldados do exército sul-coreano durante um exercício militar em Paju, perto da aldeia fronteiriça de Panmunjom, Coreia do Sul

MENSAGEM

Feliz Natal! Um Salvador nos foi dado, nasceu para nos redimir e trazer a vida eterna!
Homilia do Papa Francisco na Missa do Galo:
"1. 'O povo que andava nas trevas viu uma grande luz' (Is 9, 1).


Luta de Anderson Silva com Chris Weidman será exibida em celulares



A luta de Anderson Silva com Chris Weidman no UFC 168 será exibida ao vivo em tablets e smartphones pela plataforma de TV Everywhere do canal Combate.
  De acordo com o site “NTV”, a luta, que ocorrerá no próximo sábado (28) a partir das 21h, só estará disponível para os assinantes do canal Combate. Também é necessário que o usuário possua uma autenticação da operadora de TV.
  A luta será exibida ao vivo exclusivamente pelo canal. A Globo, por questões contratuais, poderá exibi-la apenas gravada, com ao menos 30 minutos de atraso. Esta é a revanche de Silva, que perdeu para Weidman no UFC 162, que aconteceu em julho.

IBICARAÍ: MOTO É TOMADA DE ASSALTO NO BAIRRO DUQUE DE CAXIAS




Na noite desta terça feira (24) no bairro Duque de Caxias em Ibicaraí, dois ladrões tomaram de assalto uma motocicleta CG 150 Titan vermelha de placa policial OUJ 2602.
populares acionaram a PM de Ibicaraí, a mesma acionou a policia de Itabuna já que os bandidos se deslocaram em direção aquela cidade.
 a guarnição Itabunence  prendeu na BA 120, saída de Barro Preto, JONATAS MENDES NASCIMENTO e ADENILDO MOURA ALVES, residentes na Fazenda Progresso Aditosa, zona rural de Itabuna, não foram encontradas armas com os assaltantes.
e a moto da vitima que reside no bairro bela vista foi recuperada.

Brumado: Mulher foi violentada sexualmente

Brumado: Mulher foi violentada sexualmente no São Félix na noite de segunda-feira (23)

Uma mulher foi violentada, na noite da última segunda-feira (23), no bairro São Felix, em Brumado. Populares disseram ao Brumado Agora que avistaram a vítima passando na Avenida Coronel Santos e momentos depois ela caiu no chão. A mulher trajava apenas de short e sutiã e, devido ao seu estado debilitado, aparentando ter consumido álcool, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192)  foi acionado para atendê-la. A vítima estava com marcas no punho, como se tivesse sido amarrada, e quando foi atendida pela equipe do Samu 192 começou a gritar "vocês vão me estuprar também, me soltem, me soltem". A mulher relatou que havia sido violentada sexualmente e repetiu a mesma informação por diversas vezes, rolando pelo chão de forma descontrolada.  O Samu 192 a encaminhou para o Hospital Professor Magalhães Neto (HPMN). A Polícia Militar esteve no local.
Brumado: Mulher foi violentada sexualmente no São Félix na noite de segunda-feira (23)
 

BR- 116: ACIDENTE NA VÉSPERA DE NATAL

BR 116: Acidente na véspera do natal
 
Na véspera de natal foi registrado um acidente no km 617 da Rodovia Santos Dumont, próximo ao povoado do 70, um automóvel, conduzido por José de Jesus Santos, colidiu na lateral de uma carreta rodotrem de 30 metros de comprimento, dirigida por Gerson de Oliveira Junior. Ninguém saiu ferido, houve apenas danos materiais. A PRF informou também que 25 motoristas foram multados por ultrapassagem perigosa e 16 por infringirem o horário de restrição ontem, que foi do meio dia 22 horas. Para quem ultrapassou em faixa dupla vai receber 7 pontos na carteira e multa no valor de R$ 197,00 reais, para os motorista que não respeitaram a restrição a multa é de R$ 120,00 reais e 4 pontos na CNH.

Caminhão carregado de feijão tomba e duas pessoas morrem


 Um caminhão carregado de feijão tombou na tarde de terça-feira (24), na BA-001, na região entre os municípios de Caravelas e Alcobaça, no extremo sul da Bahia. De acordo com a polícia, dois homens que estavam no veículo morreram no local. Outras duas pessoas ficaram feridas.
  A polícia informou que o caminhão transportava 25 toneladas de feijão e que as vítimas tinham acabado de fazer uma entrega. Os corpos dos dois homens foram encaminhados para o Instituto Médico Legal de Teixeira de Freitas. Eles ainda não foram identificados.Um menino de seis anos está entre os feridos. Ele foi socorrido por policiais militares e encaminhado para o Hospital de Alcobaça. O motorista do caminhão também teve ferimentos e foi levado para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. Não há detalhes sobre o estado de saúde deles. A polícia investiga se a causa do acidente foi excesso de velocidade.

Ganhador da Mega-Sena sequestrado lamenta: "Dinheiro não traz felicidade"


Há três meses, um apostador da Mega-Sena de São Paulo conseguiu a sorte que milhões de brasileiros almejam, quando acertou as seis dezenas do sorteio e ganhou R$ 7,8 milhões. Agora ele se arrepende de ter conquistado o prêmio, após ser sequestrado na tarde desta segunda-feira (23). O milionário nasceu na Bahia e voltaria para seu estado natal de carro já nesta terça-feira (23), usando parte do prêmio ganho na loteria. No entanto, o ganhador já se arrepende do dinheiro recebido e diz que ele não trouxe alegrias. “Pra mim não trouxe não, o que eu passei hoje não trouxe felicidade. Eu pensei que ia trazer. Como eu ia ajudar minha família, eu pensei que ia ser, mas o final foi esse aí. Sinceramente trouxe tristeza", disse, em entrevista ao G1. Apesar de milionário, ele seguia trabalhando como pedreiro e morava na cidade de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, segundo o G1. A vítima do sequestro também confessou que apenas o irmão e um tio sabiam do prêmio. “Infelizmente, quem tem alguma coisa passa a ser perseguido, acaba o sossego, a pessoa não tem liberdade mais. O dinheiro é uma maldição tão grande.”, lamenta. 

'Avenida Brasil' bate recorde de vendas internacionais

"Amor à Vida" conquistou o seu espaço, mas o que a Globo comemora mesmo são os carimbos de visto no passaporte de Carminha (Adriana Esteves). "Avenida Brasil" encerra o ano como a novela brasileira mais licenciada no exterior: a trama de João Emanuel Carneiro teve os seus direitos de exibição adquiridos por 124 países, com tradução em 17 línguas. Em 2014, o folhetim vai estrear em mais três países. No dia 6 de janeiro, começa a ser exibido em Israel, El Salvador e Estados Unidos. A novela estará na grade de programação da Telemundo, o segundo maior canal de TV aberta para comunidade hispânica dos EUA, na emissora israelense Viva e no Canal 2 de El Salvador. Mais de um ano após o seu término, a família de Tufão (Murilo Benício) ainda tem fôlego. No dia 16 de dezembro, a trama desembarcou na argentina Telefe, onde foi líder de audiência no horário. Na semana passada, o novela estreou na França, Taiti, Guadalupe e Ilhas Maurício. O folhetim também vai muito bem em audiência no Panamá, Equador, Uruguai, Chile e Venezuela. Na Europa, está no ar atualmente na Croácia, Grécia e Hungria. Em Portugal, Carminha e sua turma bateram recordes de audiência no canal SIC durante a exibição do último capítulo da novela. (Keila Jimenez)

Rio Jequitinhonha inunda Belmonte e Itapebi

Com a abertura de seis comportas da hidrelétrica de Itapebi, as águas do Rio Jequitinhonha transbordaram e invadiram as cidades de Belmonte e Itapebi, desabrigando dezenas de famílias e colocando em risco a vida de milhares de pessoas dos municípios. A informação é do vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa, deputado estadual Marcelino Galo (PT). O parlamentar informa que está preocupado com a situação da população local. O petista afirma que a enchente não tem relação direta com as fortes chuvas que caem desde a semana passada em Minas Gerais, onde nasce o Jequitinhonha. Mais de 2000 m³ de água passam por segundo pelas comportas da usina. No mês passado o titular da Promotoria de Justiça Regional Especializada em Meio Ambiente de Porto Seguro, Antônio Maurício Soares Magnavita, recebeu denuncia quanto a situação do Rio Jequitinhonha e os danos ambientais e sociais causados pela construção da barragem de Itapebi. Ao apresentar a documentação e informações colhidas na audiência pública que tratou do tema no município, Marcelino Galo requereu a intervenção do Ministério Público visando à recuperação ambiental do Rio Jequitinhonha. Na época, o MP comprometeu-se a exigir um novo estudo para medir os impactos da construção da Hidrelétrica de Itapebi e promover uma nova audiência pública em Belmonte para colher novos depoimentos dos moradores e registrar mais denuncias, na perspectiva de exigir medidas compensatórias e de recuperação da área degradada.