TV

TV REPÓRTER

propaganda slides

PLAY DA RÁDIO CACAU FM

PLAY DA RADIO CACAU FM

Páginas

Criança recém-nascida encontrada no antigo lixão em Itabatã

Nesta quarta-feira, 26 de agosto, crianças encontraram no antigo lixão na Cidade Alta, em Itabatã uma criança recém-nascida, do sexo feminino. As crianças que brincavam próximo ao local, notaram algo estranho e ao se aproximarem, notaram que era uma criança. Os pequenos heróis saíram atrás de ajuda e conseguiram parar um homem que passava de moto. O homem foi até onde a criança estava e imediatamente acionou a Central de Polícia Militar através do 190. Uma guarnição do PETO se deslocou imediatamente ao local, onde após confirmar o fato, acionou o SAMU e o Conselho Tutelar. Como a criança apresentava queimaduras devido ao sol, os militares socorreram a bebê ao Hospital São José em Itabatã. A criança se encontra internada e o estado de saúde é estável, os médicos acreditam que nasceu na manhã de hoje. O Conselho Tutelar acompanha o caso. Nossa equipe entrou em contato com os militares responsáveis pelo socorro da criança, que afirmaram que este tipo de assistência é um dos deveres da PM e que isso foi um presente (salvar uma vida) um dia após o Dia do Soldado. Até o momento, a Polícia não conseguiu nenhuma informação sobre a mãe ou familiares da criança. O caso será registrado na delegacia de Polícia Civil que investigará o abandono de incapaz.

Cras de Ibicaraí e UESC promovem cursos

Exibindo cras-e.jpg
Texto e fotos: Ascom Ibicaraí - CRAS
 A Secretaria de Assistência Social de Ibicaraí, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), promoveu nos dias 19 e 20 desse mês o curso de Estética - Segundo Modulo, com a professora Nelma dos Santos Passos, membros de Ibicaraí e dos distritos  da  Associação Caminhando para Vencer. 
A professora de manicure e pedicure, Nelma Santos, ensinou conceitos sobre a anatomia e doenças da unha, cuidados necessários para portadores de doenças que exigem cuidados específicos, trabalho em equipe, desenvolvimento pessoal e profissional e procedimentos para unhas das mãos e dos pés. Além de todos esses cuidados também ministrou aulas sobre unhas artísticas. “Além de aprendizado, capacitação e ótima oportunidade para trilhar novos caminhos, muitas participantes já garantem sua vaga no mercado de trabalho”, disse Nelma.
 Exibindo cras-f.jpg
A coordenadora Edcarla Reis destaca que os cursos oferecidos pelo Cras têm a finalidade de oferecer qualificação profissional para inserção no mercado de trabalho. “Os cursos, no Cras, oferecem oportunidade de emprego e renda para centenas de pessoas todos os anos. Entre os trabalhos desenvolvidos está a capacitação para geração de emprego e renda, onde  se cria oportunidades e ferramentas para que as pessoas possam conquistar um espaço no mercado de trabalho ou iniciar um novo negócio. Os participantes do curso saem com a autoestima elevada, sabendo e acreditando que são capazes, conquistando assim novos horizontes profissionais e pessoais. Também são formandos novos empreendedores, representando um novo começo”, disse Edcarla.
O Cras  continua  com os de Corte e costura, com as monitoras Diones e Edna; Tapeçaria e pintura em tecido, com a monitora Fátima; Bordado em linha e fita, com a monitora Maria; e Pintura em vidro e artesanato, com a monitora Ligia. Os cursos acontecem de segunda a sexta-feira.
Nos dias 31 de Agosto e 1 e 2 de setembro teremos o cursos de Culinária - Segundo módulo - Salgados finos, com a monitora Diones. Essa é mais uma parceria da Secretaria de Assistência Social  com a UESC. 

Juiz profere palestra sobre Direitos da Família para alunos em escola de Floresta Azul

Exibindo Juiz.jpg
Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

Dezenas de pais e alunos do ensino médio do Colégio Municipal Jose da Silva Cardoso, de Floresta Azul, conheceram um pouco mais do trabalho do Poder Judiciário na última sexta-feira, 21. Os estudantes, acompanhados dos pais, participaram de uma palestra sobre direitos de família, ministrada pelo Juiz de Direito Dr. Alysson Camilo Floriano, titular Vara Cível da Comarca de Ibicaraí. O encontro faz parte do programa “Justiça e Cidadania”, que busca aproximar o Judiciário da sociedade através de atividades educativas, como palestras e encontros.
Exibindo Juiz2.jpg
Durante 50 minutos o magistrado falou sobre o trabalho do juiz, os aspectos gerais do Direito da Família e apresentou aos alunos alguns aspectos do Poder Judiciário estadual, abordando temas como as funções institucionais do Tribunal de Justiça da Bahia, as atividades exercidas por juízes e demais servidores, os órgãos que atuam junto ao Tribunal e a importância da Justiça e operadores do direito nas organizações sociais.

Estiveram presentes ao evento as secretárias municipais de Educação e de Assistência Social, Sayonara Leão e Eliana Alcântara; o vice- prefeito Jaconias Gusmão; Jorge Martins, representante do Conselho Tutelar do município; a diretora do Colégio Jose da Silva Cardoso, Vanderluce Cabral; a coordenadora do Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS), Soane Lima; a Coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Eralda Xavier; a advogada Ariana Gusmão e a assistente social do CREAS, Zana Andrade.

Rui anuncia nove mil vagas de estágio para jovens baianos

Durante o Fórum [B+], que reuniu empresários, artistas e estudantes na manhã desta terça-feira (25), na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, o governador Rui Costa anunciou a criação de nove mil vagas de estágio para alunos da rede estadual de ensino, por meio do Programa Primeiro Estágio, Primeiro Emprego, que será lançado em breve. As oportunidades serão oferecidas por órgãos e empresas do Estado e serão destinadas aos estudantes que concluírem o nível médio em unidades estaduais. Além do salário, os jovens terão direito a benefícios, como plano de saúde, durante o contrato de dois anos. A seleção para as vagas será feita a partir do desempenho dos alunos nos três anos do ensino médio e técnico. "Quem vai cuidar da informática, da biblioteca da escola é o aluno egresso da rede estadual. Quem vai trabalhar como técnico de enfermagem nos nossos hospitais são os alunos e alunas da nossa rede estadual", disse o governador ao adiantar que o programa será financiado com recursos do Fundo de Combate à Pobreza. Segundo ele, o projeto de lei será enviado em breve para a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), juntamente com a proposta que cria uma bolsa de auxílio financeiro para alunos de escola pública que alcançam a universidade. O projeto também prevê vagas de estágio superior para estudantes das quatro universidades estaduais. Ainda durante o evento, Rui Costa lançou o selo “Amigo da Educação”, que será concedido às empresas que investirem nas escolas públicas. No fórum, foram apresentados exemplos de como organizações podem ajudar a melhorar a qualidade de ensino nas escolas. A parceria com o setor empresarial é um dos eixos centrais do Programa Educar Para Transformar - Um Pacto Pela Educação, desenvolvido pelo Governo do Estado. O Fórum reuniu artistas como Carlinhos Brown, Margareth Menezes e o rapper MC Feijão, estudante de 16 anos que criou o jingle do Programa Educar para Transformar.

Idosa de 65 anos morre queimada dentro de casa em Jequié

Uma idosa de 65 anos morreu queimada dentro de uma casa onde morava, nas proximidades do Complexo Policial de Jequié, na tarde desta terça-feira (25/8). De acordo com o Blog Júnior Mascote, Matilde Bispo Lacerda, que estava dentro do imóvel, não conseguiu sair da casa e, mesmo com uma equipe do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros tendo sido acionada, quando chegou ao local a vítima já estava sem sinais vitais. As primeiras informações da polícia são de que o incêndio pode ter sido provocado por uma vela acessa. Vizinhos chegaram a ouvir os gritos de socorro, mas não puderam salvar a idosa. Matilde Bispo morava com uma filha, que acabara de sair da casa. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Jequié. 

Itabuna: Homicídio no Califórnia

A polícia e o Samu 192 foram acionados na noite desta terça feira (25), na feira do bairro Califórnia, onde Glauber Santos Nery, o Babá, 28 anos, foi alvejado com cerca de oito tiros. Há algumas semanas,Babá tinha sido vítima de uma tentativa de homicídio, tendo sido esfaqueado na época. Ele era usuário de drogas. Segundo informações de uma testemunha, um homem não identificado chegou a pé e efetuou os disparos. No bolso da vítima foram encontrados cachimbo, faca, cortador de unha e outros pertences. O Departamento de Polícia Técnica (DPT), removeu o corpo. Foi o 3º homicídio de agosto - o 62º de 2015 em Itabuna.

Detran faz Junta Médica em Itabuna

O Detran-BA realiza nos dias 19 e 20 de setembro a avaliação médica para portadores de necessidades especiais em Itabuna, no Polo do Sul. O trabalho será feito pela Coordenação de Saúde do órgão, de acordo com a Resolução Nº 425/12 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O objetivo da Junta Médica Especial é facilitar a vida de moradores de municípios do interior, que pretendem tirar ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), evitando o deslocamento para Salvador. Além de Itabuna, o Detran atenderá também os interessados das cidades de Ilhéus, Teixeira de Freitas, Eunápolis, Itamaraju, Porto Seguro e Medeiros Neto. No dia do atendimento, é necessário apresentar a carteira de identidade (RG) e os relatórios médicos atualizados com a identificação da patologia e informações detalhadas.

Silvio é a personalidade que melhor envelhece, diz pesquisa

Silvio Santos, 84, é a personalidade que melhor está envelhecendo no Brasil, segundo pesquisa inédita. O apresentador e dono do SBT foi citado por 84% das 989 pessoas de todas as regiões do país ouvidas em levantamento encomendado pelo laboratório Pfizer. O jornalista Cid Moreira, 87, vem em segundo entre os homens, com 72% de preferência.

Traficante do Raio B é baleado em Pau Brasil

Na noite desta terça feira (25), o traficante Evilásio Martins dos Santos foi baleado sete vezes sendo atingido no tórax e tornozelo. A polícia, ainda não tem pistas do autor dos disparos., Evilásio saiu na ultima quarta feira do Presídio de Itabuna. Ele pertence a facção criminosa raio B e ainda faz parte de uma quadrilha de traficantes em Pau Brasil, local onde ocorreu a tentativa de homicídio. Evilásio se encontra no Hospital de Base de Itabuna.