TV

TV REPÓRTER

propaganda slides

PLAY DA RÁDIO CACAU FM

PLAY DA RADIO CACAU FM

Páginas

Derrota de Rezende para novelas mexicanas mexe com Record

A derrota do “Cidade Alerta” na última terça-feira para as novelas “Coração Indomável” e “A Usurpadora” e para o seriado “Chaves” ainda é um doloroso assunto nos bastidores da Barra Funda, principalmente nos corredores superiores. Nos 45 minutos em que concorreu com “Coração Indomável”, o “Cidade Alerta” atingiu 4.1 contra 9.6 da novela. Depois, por mais 45 minutos, ficou em terceiro lugar com 7.2 contra 8.2 pontos de “A Usurpadora”. Enquanto concorreu com o “Chaves”, por 1 hora e 12 minutos, o jornalístico de Marcelo Rezende perdeu nas casas decimais. O “Cidade Alerta” marcou 9.2 pontos contra 9.4 do seriado mexicano. Nos bastidores da Record há quem afirme que o susto que o “Cidade Alerta” levou na última terça-feira servirá para sacudir a produção do programa, que às vezes se mostra meio acomodada diante dos fatos que naturalmente aparecem no noticiário policial. Há quem defenda um empenho maior em reportagens diferenciadas para dar um suporte melhor a Marcelo Rezende, que, diante desse quadro, se vê obrigado a segurar quase que sozinho o “Cidade Alerta”. Há também quem afirme que o “Cidade Alerta” poderá perder espaço caso as reprises de novelas à tarde funcionem. 

Derrota do Brasil, vitória da Globo

O desastroso Brasil x Colômbia de ontem só deu alegrias à… Globo. A emissora registrou 28 pontos de audiência em São Paulo e 32 pontos no Rio de Janeiro, de acordo com o Ibope. Além de ter sido a maior audiência de ontem, o jogo proporcionou à Globo um crescimento de audiência de 33% em relação ao obtido no mesmo horário nas quatro últimas semanas. 

Grupo chinês quer investir R$ 1 bilhão na construção da Fiol

Com a experiência de ter construído 67% da malha ferroviária da China, a Companhia de Engenharia Ferroviária da China (China Railway Engineering Group) poderá participar da construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). A empresa vai estudar a possibilidade de participar da implantação do trecho de aproximadamente 500 quilômetros de trilhos, entre os municípios de Caetité, na Bahia, e Campinorte, em Goiás, para se entroncar com a Ferrovia Bioceânica, ligação entre o Brasil e o Peru, que está sendo estudada pelos governos do Brasil e China. A companhia chinesa possui R$ 1 bilhão em caixa para investimentos no Brasil e a Bahia é um dos alvos. Tudo isso foi apresentado em reunião realizada, na noite de terça-feira (16), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), em Salvador, entre o secretário Jorge Hereda, o subsecretário Paulo Guimarães e o vice-presidente da China Railway, Song Jingjing, durante apresentação de projetos de interesse do grupo chinês para investimentos no estado. (Agravo)

Espanha abre processo contra Neymar por corupção

A justiça espanhola aceitou o pedido de investigação feito pelo fundo de investimento DIS, contra o jogador Neymar Júnior e o presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu. A denúncia também atinge os dirigentes Sandro Rosell, antecessor de Bartomeu no Barcelona, e Odilio Rodrigues e Luis Álvaro (ex-presidentes do Santos), além de Neymar da Silva Santos (pai do jogador). E empresa, que detinha parte dos direitos econômicos do atacante, acusa o ex-jogador do Santos e o clube de “fraude e corrupção” na contratação milionária pelo time espanhol, em 2013. O fundo brasileiro, que recebeu 6,8 milhões de euros correspondentes aos 40% que detinha dos direitos federativos de Neymar, alega que tem direito a uma parte da diferença entre o valor inicialmente declarado e o valor real que o FC Barcelona reconheceu ter pago mais tarde – pelo menos 83,3 milhões de euros. (Brasil247)

Itabuna e Pau Brasil lideram em violência

Itabuna e Pau Brasil estão entre os municípios baianos que mais registraram casos de violência doméstica e sexual neste ano. Juntos, os dois municípios já fizeram 135 notificações. Os dados mostram que a maioria das vítimas da violência doméstica são crianças, mulheres e idosos. Os agressores quase sempre são maridos ou ex-companheiros das vítimas, padrastos, primos e tios. No sul da Bahia, além de Itabuna e Pau Brasil, entre janeiro e o dia 15 deste mês casos de violência doméstica foram notificados em Camacan, Canavieiras, Ibicaraí, Ibicuí, Ilhéus, Itororó, São José da Vitória e Una. Em todo o estado foram notificados 3.396 casos de violência doméstica ou sexual. Desse total, 1.294 ocorrências foram registradas em Salvador. (A Região)

Com doença rara e sem cura, baiano já passou por 130 cirurgias

Um jovem de 21 anos que tem câncer e mora no bairro do Cabula, em Salvador, já passou por 130 cirurgias – média de seis por ano – entre estéticas e procedimentos para retiradas de tumores, após ser diagnosticado com uma doença de pele rara e sem cura. Bruno Andrade Santana é portador de xeroderma pigmentoso, também conhecida como XP, fruto de uma mutação genética que gera hipersensibilidade à luz solar e deixa os pacientes até mil vezes mais suscetíveis ao câncer de pele.O último procedimento pelo qual o jovem foi submetido ocorreu em maio deste ano, no Hospital Aristides Maltez, quando precisou amputar a orelha esquerda. Após o procedimento, Bruno fez um desabafo em uma rede social: “Tem gente que não tem nenhuma doença e mesmo assim vive reclamando da vida. Briga porque não tem roupa de marca ou o carro do ano. Reclama porque o cabelo não é liso, se acha baixo ou alto demais, magro ou gordo e desiste de tudo. Eu não sou assim, sou o oposto disso. Acredito em Deus, tenho fé e corro atrás de tudo que eu quero. Já me deram prazo de vida e estou aqui firme e forte. Não é essa orelha amputada que vai me derrubar nem desanimar. Vou continuar seguindo em frente”, pontou. (G1)

Foragido de Itapetinga é preso com carro roubado em Conquista

Policiais da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar (Cipm) apreenderam na terça feira (16) por volta das 11:30h, próximo a feira do bairro Patagônia, um veículo dublê com placa de Salvador/BA, mas após realizar consulta da placa e do chassi, por meio do aplicativo Sinesp e pelo site do Detran, foi possível identificar que o município e o ano de fabricação do veículo estavam em desacordo com a placa ostentada. Um indivíduo que estava no carro foi abordado, o qual se identificou como Diony S. de Souza, porém, não apresentou nenhum documento. Ao ser apresentado no Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP) foi constatado que se chama Flávio Santos Souza de 26 anos, que é foragido da cadeia pública do município de Itapetinga/Ba e cumpria pena há mais de dois anos e três meses sob a acusação de ter cometido dois homicídios. (Nildo Freitas)

Secretaria de Educação de Floresta Azul realiza Audiência Pública para apresentar o PME

Exibindo mesa de honra1.jpg
Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Educação
Prefeitura de Floresta Azul, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na segunda-feira (15), uma Audiência Pública para apresentação e discussão do Plano Municipal de Educação – PME. A audiência contou com a participação da prefeita Sandra Cardoso, dos vereadores Gutemberg Cardoso Marciel  e Joesdras Nascimento Cardoso, além de educadores, diretores, coordenadores da rede municipal e a sociedade civil do município.
O estudo foi direcionado pela Coordenadora Pedagógica Geral do município, Edvanise Barbosa Cordeiro, que discorreu sobre o objetivo, a fundamentação legal, as metas e as estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE), seguindo para a leitura do texto base elaborado pelo grupo colaborativo e comissões representativas, discussão e aprovação. 

Exibindo Audiência.jpg
A audiência foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, com início às 8 horas da manhã com a realização de inscrições e credenciamentos; às 8:30h foi realizado a abertura solene e a formação da mesa de honra; às 9 horas foi aberto espaço para pronunciamentos, apresentação e aprovação do regimento interno da audiência pública e um breve intervalo para um lanche oferecido pela Secretaria de Educação. Após o intervalo foi realizada uma exposição do documento base do município, formação dos GTs para análises e proposições para possíveis intervenções e análises das informações expostas nos painéis, com debates e às 12 horas foi o encerramento.
Exibindo Guga.jpg
O PME é um documento que define metas educacionais para o município por um período de 10 anos. Trata-se de uma exigência prevista na Lei Federal nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001, que instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE). 

A Secretária Municipal de Educação, Sayonara Leão, destacou a importância da participação da comunidade com sugestões e avaliações do desenvolvimento da educação no município. “Não existe crescimento sem participação. Estamos lisonjeados de, pela primeira vez em nossa cidade, estarmos realizando uma audiência pública para apresentar a situação da nossa Educação”, destacou Sayonara.

APROVAÇÃO
A noite de segunda-feira (15), no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Floresta Azul, O PME (que valerá de 2015 a 2025) foi aprovado por unanimidade pelos nove vereadores que representam o legislativo municipal. Estiveram presentes ainda os nove vereadores; a Secretária Municipal de Educação, Cultura, Desporto, Lazer e Juventude, Professora Sayonara Cristina de Oliveira Leão dos Santos; o Técnico da Secretaria de Educação, Professor Antônio Narciso Leal (um dos redatores do PME/FA); a Presidente do CME, Professora Marília Costa de Almeida Magalhães; o recém eleito Coordenador da APLB/Sindicato Núcleo Local, Professor Josevaldo Santos; professores, dirigentes escolares, coordenadores pedagógicos, alunos, pais de alunos e membros da sociedade civil organizada.

Aprovado novo Plano Municipal Educação em Ibicaraí

Exibindo au.jpg
Texto: Arnold Coelho – Fotos: Educação
Aconteceu na noite da última segunda-feira, 15 de Junho, no plenário da Câmara de Vereadores de Ibicaraí, a aprovação do Plano Municipal de Educação (PME). O plano passou por ajustes para se adequar ao novo Plano Nacional de Educação (PNE). O antigo PME foi elaborado em 2010 para vigorar até 2020, mais com as novas diretrizes e adequações passam a valer para os próximos 10 anos, valendo até 2025.
Exibindo aud.jpg
O novo PME foi aprovado por unanimidade na Câmara, na oportunidade foi criada a Lei n° 0959, de 17 de junho de 2015, sendo enviado para Executivo para ser sancionada. Os vereadores presentes proferiram palavras de incentivo e motivação para a educação, exaltando o compromisso da secretaria municipal de Educação, o Sindicato dos Professores, o Conselho Municipal de Educação e sociedade civil organizada.

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – PNE
O novo PNE foi aprovado pelo Congresso Nacional, dando origem a Lei n° 13.005/2014, este novo PNE foi aprimorado e inovado, tendo um perfil mais objetivo, trazendo estatísticas, o que facilitará seu cumprimento e fiscalização, como também abre maior espaço para debates entre as escolas, comunidades e profissionais da área.

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – PME
O novo PME pretende priorizar a erradicação do analfabetismo, melhorando o atendimento nas escolas, tendo que superar as desigualdades educacionais além de melhorias na qualidade do ensino. Investindo, formando e valorizando os profissionais. O plano visa à aplicação da melhor forma possível dos recursos públicos da educação, respeitando à diversidade e a democratização da educação.

ONG apresenta projeto de criação do estado Bahia do Sul

A ONG Monte Pascoal promove na noite desta quarta-feira, 17 de junho, um jantar de adesão no restaurante do Palace Hotel, em Itabuna, com a participação de empresários, políticos, profissionais liberais e representantes da sociedade civil organizada. Na oportunidade será apresentado o projeto que visa a criação de um novo estado envolvendo cerca de 100 municípios da região de cacau da Bahia e do Nordeste de Minas Gerais. Integrando a Comissão Organizadora deste projeto, estão os médicos Amilton Gomes, Edimar Margotto e Wandick Rosa. Vale salientar que dois projetos similares já tramitaram no passado na Câmara Federal, um de Henrique Cardoso e outro de Fernando Gomes, que não foi aprovado por uma margem de apenas 16 votos. O primeiro projeto foi apresentado nos anos 30 por Eusínio Lavigne.
Hoje, quarta-feira (17), por volta das 8 horas, os agentes penitenciários do Conjunto Penal de Jequié, com o apoio dos Policiais Militares do 19º BPM, realizaram revistas nas celas do módulo de Vivência do Presídio I, no qual foi confirmado o óbito suspeito do interno Valmir Santos Rocha (foto), custodiado na cela 7. Os coordenadores de vigilância e segurança, sob a supervisão da Direção da unidade, e com a presença da polícia militar, desencadearam a operação denominada ¨Baculejo¨, na qual os agentes penitenciários encontraram um farto material ilícito durante a operação, veja a lista: 1,145 kg de drogas diversas; 0,35 gramas de um pó branco suspeito; 60 celulares; 13 facas tipo açougueiro; 5 facas comuns; 6 chunchos (facas artesanais); 4 tesouras; 2 balanças de precisão; 1 cartão de memória; 1 Pen drive; 5 chips e 6 baterias de celular. Os materiais encontrados foram encaminhados para a sede da 9º Coorpin para a adoção dos procedimentos legais. 

Após morte de detento, presídio de Jequié é vasculhado

Hoje, quarta-feira (17), por volta das 8 horas, os agentes penitenciários do Conjunto Penal de Jequié, com o apoio dos Policiais Militares do 19º BPM, realizaram revistas nas celas do módulo de Vivência do Presídio I, no qual foi confirmado o óbito suspeito do interno Valmir Santos Rocha (foto), custodiado na cela 7. Os coordenadores de vigilância e segurança, sob a supervisão da Direção da unidade, e com a presença da polícia militar, desencadearam a operação denominada ¨Baculejo¨, na qual os agentes penitenciários encontraram um farto material ilícito durante a operação, veja a lista: 1,145 kg de drogas diversas; 0,35 gramas de um pó branco suspeito; 60 celulares; 13 facas tipo açougueiro; 5 facas comuns; 6 chunchos (facas artesanais); 4 tesouras; 2 balanças de precisão; 1 cartão de memória; 1 Pen drive; 5 chips e 6 baterias de celular. Os materiais encontrados foram encaminhados para a sede da 9º Coorpin para a adoção dos procedimentos legais. 

Barranco desaba e atinge caminhão em avenida de Ilhéus

Na tarde desta terça-feira (17), um motorista, parou seu caminhão em um acostamento na avenida Itabuna, em Ilhéus, e levou um tremendo susto., Chovia bastante quando, em frente a empresa Caneco Madeireira, o barranco desabou, atingido seu veículo. Na semana passada,  o mesmo barranco despencou chegando até o meio da rua. Será que vai precisar morrer alguém, para o prefeito Jabes Ribeiro tomar providência? (Reclame Boca)

Médicos de Salvador iniciam greve por tempo indeterminado

Os médicos da rede municipal de saúde de Salvador decidiram iniciar nesta terça-feira (17) greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada na noite da última terça-feira (16) durante assembleia dos servidores municipais. Entre as reivindicações da categoria dos médicos estão a melhoria nas condições de segurança e de trabalho nas unidades e postos de saúde, aquisição de materiais e instalações adequadas, além de reajuste salarial. A categoria incluiu também na pauta o combate ao assédio moral que vem sofrendo por parte de gestores, o que aconteceria pelo envio de ofícios e comunicados aos médicos, classificados por eles como constrangedores. Os profissionais também pediram a criação de uma Diretoria Médica dentro da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed) orientou aos profissionais que documentem a situação nos locais de trabalho, através de fotos e filmagens. O presidente do Sindimed, Francisco Magalhães, afirmou que vai reunir o material recolhido e o apresentará ao Ministério Público. “Vamos relatar tudo, vamos encaminhar ofícios também à Prefeitura e até ao arcebispo. A denúncia será ampla. Quem quiser que me processe, mas o Sindimed está cumprindo seu papel. Vamos botar a boca no trombone”, destacou o presidente. (Bahia Notícias)

Homicídio tentado em Anurí

Na tarde desta quarta feira (17), Maurício Oliveira de Lima, 13 anos, foi baleado na boca por um outro jovem de prenome Caíque em Anuri, distrito de Arataca. Os dois saíram para caçar quando, segundo a irmã da vítima, Caíque mirou e atirou, atingindo a boca de Maurício. Ainda não se sabe se foi um tiro acidental ou criminoso. Maurício não pode ser atendido no Base e foi encaminhado para o Manoel Novaes. No Hospital de Base é regra: atendimento só a partir dos 14 anos.

Ex-prefeito de Ilhéus terá que devolver R$ 620 mil ao município

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quarta-feira (17/06), determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o ex-prefeito de Ilhéus, Newton Lima Silva, e o ressarcimento aos cofres municipais de R$ 625.329,00, com recursos pessoais, referentes ao pagamento efetuado a maior em favor da empresa E&L Produções de Software Ltda., no exercício de 2012. O relator do processo, conselheiro Paolo Marconi, também imputou multa de R$ 5 mil ao gestor. O termo de ocorrência foi lavrado pela 4ª Inspetoria Regional do TCM que, ao analisar os documentos de despesas da prefeitura referentes aos meses de outubro, novembro e dezembro de 2012, constatou irregularidades na contratação direta da empresa, que teve como objeto a licença de uso de gestão integrada de softwares. O contrato foi originalmente previsto para viger por 90 dias e com valor total de R$ 145.500,00, mas acabou prorrogado por mais 90 dias, permanecendo, todavia, o seu mesmo objeto, bem como o seu valor. Contudo, a relatoria apurou que o pagamento realizado alcançou a quantia de R$ 916.329,00, ou seja, R$ 625.329,00 a maior que o valor total contratado de R$ 291.000,00. Apesar de notificado, o ex-prefeito não apresentou qualquer justificativa para o fato apontado, sendo consideradas procedentes as irregularidades decorrentes da falta de justificativa para a dispensa licitatória, das incongruências apuradas em processos de pagamento e pela continuidade da prestação dos serviços oferecidos pela empresa E&L Produções de Software sem a devida cobertura contratual. Cabe recurso da decisão. (Agravo)

Tia de Robinho passa susto em tentativa de assalto em SP

Na manhã desta quarta-feira (17), um homem armado invadiu uma casa e fez moradores reféns no bairro de Vila Cascatinha, em São Vicente. Após a chegada do policiamento e a prisão do indivíduo e de uma mulher, foi confirmado que a residência que foi assaltada era de uma tia materna do jogador Robinho. Isaque Ferreira Gomes, de 27 anos, e Jaqueline Campos Nascimento, de 21 anos, invadiram a residência por volta das 8 horas. Enquanto o bandido agia, sua companheira permaneceu do lado de fora escoltando a ação. Um vizinho percebeu a estranha movimentação na frente da casa e acabou chamando a polícia. Com a chegada da Polícia Militar, as negociações iniciaram e o assaltante chegou a exigir que sua mulher estivesse presente no local, ameaçando matar os familiares que estavam na casa. Segundo os policiais, a intenção do casal era assaltar a residência e não tinha nenhuma intenção de manter os moradores reféns. Eles também afirmaram que não sabiam que os moradores eram familiares do jogador Robinho. O bandido foi preso e a família do atleta não quis se pronunciar. Essa não é a primeira vez que o jogador, que está no Chile disputando a Copa América, sofre com crimes envolvendo sua família. Em 2004, a mãe de Robinho foi sequestrada e calcula-se que o jogador teve de desembolsar R$ 650 mil reais para liberá-la dos bandidos. 

“Brasil Urgente” terá edição aos domingos na Band

Como grande surpresa, a Bandeirantes prepara para o próximo final de semana uma edição dominical do “Brasil Urgente”. O programa de José Luiz Datena entrará no ar às 20 horas, logo após o “Terceiro Tempo” e antecedendo o “Pânico”. A atração policial, que já é apresentada aos sábados, agora também será transmitida aos domingos. (Flávio Ricco)

Polícia prende mãe e filha por homicídio no Malhado, em Ilhéus

A polícia Civil de Ilhéus prendeu nesta quarta-feira (17), na avenida Esperança, em Ilhéus, Rosemeire Correia Santos e sua filha menor, de iniciais G.C.S, de apenas 11 anos, suspeitas de autoria de lesão corporal seguida de morte, ocorrida no bairro do Malhado na noite desta terça-feira (16). A vítima, identificada como Ana Paula Santos Campos, 26 anos, foi espancada e depois esfaqueada, sendo socorrida pelo Samu e levada para o Hospital Regional Luiz Viana Filho, onde veio a óbito.Na delegacia, a menor acabou assumindo a autoria das facadas. Segundo informações policiais, a briga entre as três começou em um bar, e a vítima era usuária de droga. Nesta quinta-feira, a delegada titular da 1ª DP, Drª Andreia Oliveira, vai conceder entrevista à imprensa sobre o caso. (Agravo)

Menor armado rouba moto em Itambé, e é preso em Itapetinga

Por volta das 22 horas desta quarta-feira (17), o itambeense Edílson Souza de Oliveira foi abordado e rendido por assaltantes armados com uma de fogo e teve sua motocicleta Honda CG 150, Titan, de cor vermelha, licença de Itambé, roubada. O ato criminoso aconteceu nas imediações da Embasa, em Itambé. Após o assalto, os meliantes fugiram em direção a Itapetinga e foram interceptados pela PRE, logo em seguida. Os patrulheiros, (Posto 1/3 de Itapetinga) na altura do km 05 da BA-263, desconfiaram do motociclista que trafegava pela rodovia sentido Itambé/Itapetinga, em atitude suspeita. Os policiais procederam a abordagem ao condutor da motocicleta, e para surpresa dos patrulheiros, o condutor não era habilitado. Ao ser indagado sobre documentos, o rapaz começou a titubear, mas acabou revelando que era menor de idade, pois tem apenas 17 anos, e tinha tomado a moto de assalto em Itambé, na companhia de um comparsa, que ao se aproximar do posto da PRE de Itapetinga, teria descido do veículo e se embrenhado pelo matagal. Em poder do adolescente a equipe da PRE sob o comando do Sargento PM Cerqueira, encontrou uma arma de fogo do tipo revólver calibre 38, cabo de madeira, municiado com três cartuchos intactos de igual calibre. A Polícia Rodoviária Estadual manteve contato com o comando da 8ª CIPM de Itapetinga e solicitou reforço de uma guarnição do PETO para conduzir a moto e o adolescente ao plantão da Delegacia Territorial de Itapetinga (Complexo Policial) para lavratura do Boletim de Ocorrência e confecção de um B.O.C (Boletim de Ocorrência Circunstanciado), conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A motocicleta já se encontra no pátio da DT de Itapetinga para ser periciada e posteriormente ser devolvida ao proprietário, a vítima do assalto em Itambé. A arma e as munições também serão periciadas. (Itapetinga na Mídia)

Homem foi morto em bar no bairro Nelson Costa, em Ilhéus

Rafael Reis dos Santos, 28 anos (Morotó), foi executado na madrugada desta quinta-feira (18), por dois homens ainda não identificados, quando estava em um bar, no bairro do Nelson Costa, zona sul de Ilhéus. O corpo foi encontrado pelo delegado de plantão, Dr. Noberto Texeira, reclinado em uma mesa e sentado em uma cadeira, com ferimentos de arma de fogo na cabeça e no ombro. Segundo testemunhas, os autores dos disparos fugiram em direção a localidade, no bairro, conhecida como Mangueira. De acordo com informações, a vítima estava sozinha no bar, e chegou ao local em uma moto CG Honda 150 cilindradas, de cor preta, que foi removida do local para o pátio de uma empresa de guincho. O corpo de Rafael foi recolhido pelo Departamento de Polícia Técnica. (Tropa de Elite)

Peto Itacaré recupera moto roubada em Ubaitaba

Na quarta-feira (17), a 72ª Cipm recebeu a informação que um homem estava deslocando de Ubaitaba, sentido Itacaré, em uma motocross vermelha, em atitude suspeita. Uma guarnição do Peto se deslocou até o km 06 de Itacaré, avistando o suspeito, que foi abordado e conduzido para a DT de Itacaré, juntamente com a motocicleta. Ele não possuía documentos pessoais e a todo momento informava um nome diferente, porém é conhecido pelo apelido Doca na região de Ubaitaba. Durante a averiguação na delegacia, foi constatado que a moto foi furtada no início da manhã do mesmo dia, no município de Ubaitaba. (Bahia Hoje)

Costa do Cacau define ações para divulgar o Sul da Bahia

A diretoria da Câmara de Turismo da Costa do Cacau se reuniu na Prefeitura de Itabuna, após definir entre as prioridades para curto prazo novas parcerias com empresários regionais, implantação de uma agenda de eventos, qualificação da mão de obra e ações permanentes para divulgação dos atrativos que os turistas podem encontrar nos municípios de Ilhéus, Itabuna, Canavieiras, Santa Luzia, Pau Brasil, Itacaré, Uruçuca e Una. A nova diretoria da entidade foi empossada no início deste mês para o biênio 2015 a 2017. O diretor de Turismo de Itabuna e tesoureiro da entidade, Marcos Alves de Souza, Kiko, observa que “temos atrativos em alguns municípios ainda desconhecidos até por quem mora na região. Precisamos mudar essa realidade para fortalecer o nosso turismo regional”. De acordo com o presidente da Câmara de Turismo da Costa do Cacau e secretário de Turismo de Canavieiras, Fernando Volpi, um dos desafios da atual diretoria, nesse primeiro momento, é atrair empresários e instituições para parcerias e execução de projetos para o desenvolvimento social e econômico dos municípios associados. Na lista de ações prioritárias estão previstas uma feira itinerante nos municípios regionais e promoção de cursos de qualificação de mão de obra. “São ações que iremos desenvolver em pareceria com instituições como SEBRAE, SENAI e Instituto Federal de Educação e Tecnologia (IF- Baiano). O objetivo é fazer com que os estabelecimentos possam oferecer serviços cada vez mais qualificados ao turista. Queremos que o visitante retorne aos nossos municípios”, explica. A vice-presidente da Câmara da Costa do Cacau e secretária de Turismo de Una, Thaís Gavazza, afirma que a entidade também pretende desenvolver ações em conjunto com a Secretaria de Turismo da Bahia para a divulgação dos destinos regionais, promoção de eventos e comercialização de produtos. Esses e outros assuntos devem ser discutidos com o secretário Nelson Pelegrini em reunião a ser agendada para agosto, em Salvador. Já a secretária-executiva da Câmara da Costa, Karlla Costa, destaca que um dos focos será o turismo sustentável, com aproveitamento melhor das riquezas naturais da região, geração de empregos e renda. Ela cita como exemplo de projeto a ser desenvolvido a economia solidária associada ao turismo. Mais informações sobre a Costa do Cacau nosite.

Presidente do PT Barreiras tem casa invadida por assaltantes

Na madrugada desta quinta-feira (18), o líder do Partido dos Trabalhadores de Barreiras, Aquiles Siquara Santos, teve sua residência invadida por homens ainda não identificados. Segundo relatos do próprio Siquara, ele e sua filha foram mantidos presos em um dos quartos, enquanto os marginais saqueavam tudo que podiam. Durante cerca de 30 minutos, Siquara e sua filha ficaram sobre a mira de uma arma, para que não pudessem reagir. Muitas pessoas estão tentando a todo instante entrar em contato com o presidente do PT em Barreiras, mas todos os celulares da casa foram levados pelos bandidos. (Mural do Oeste)

Homem é espancado por três no Salobrinho

Renato da Paixão Oliveira, 28 anos, residente no bairro Salobrinho, em Ilhéus, foi espancado por três homens, na tarde de ontem (17). Kél, ex de Sandra, namorada atual de Renato, contratou os três agressores para dar uma surra na vítima. Kél não se conformava em perder Sandra e decidiu espancar Renato, que deu entrada no Hospital de Base com o corpo cheio de hematomas. Ele já foi medicado e liberado, jurando nunca mais olhar para Sandra.

Justiça manda Derba tomar posse de terreno invadido em Una

O Poder Judiciário que já havia se manifestado em medida liminar sobre um terreno invadido as margens da BA 001, em que o empresário Pierre Paul Michel Ghislain Vandeschrich empreendeu um patrimônio, acaba de ratificar a decisão e reintegra o Derba ao terreno. A medida cabe recurso, embora o empresário tenha se isentando de falar no processo. Ele foi declarado revel pelo Judiciário. Há uma lei que define uma margem de segurança nas rodovias com distancia de 15 metros do centro da estrada. Nessa área nada pode ser edificado. A chamada faixa de domínio está estabelecida no artigo 50 do Código de Trânsito Brasileiro e regulamentada por diversas leis e decretos. Possivelmente, o Derba deva derrubar o imóvel construído pelo empresário. A Câmara de Vereadores em conluio com o Poder Executivo tentou burlar a legislação e estabeleceram que a área construída pertence a zona urbana do município, mas a Lei Federal n.º 6.766/79, que dispõe sobre o parcelamento do solo urbano, em seu artigo 4.º, inc. III, proíbe qualquer edificação a menos de 15 metros do centro da via. Interessante é que os procuradores do município buscam anular, pela via da inconstitucionalidade, parte do arcabouço jurídico do município, mas permitiram que a prefeita sancionasse a Lei Municipal n.º 914 de 04 de dezembro de 2014, em confronto equívoco com as normas federais e estadual. Contrariar legislação configura ato de improbidade administrativa, e três atuais vereadores respondem a uma Ação Civil Publica por ato desta natureza. Eles permitiram, no ano de 2008, que o Executivo concedesse aumento de salário em pleno período eleitoral, que é vedado por lei no espaço de 180 dias anterior ao pleito. (Una na Mídia)