TV

TV REPÓRTER

propaganda slides

PLAY DA RÁDIO CACAU FM

PLAY DA RADIO CACAU FM

Páginas

Força Nacional chega ao RN após rebeliões em presídios

O governo do Rio Grande do Norte decretou nesta terça-feira situação de calamidade do sistema prisional do Estado em virtude de motins de detentos nos três maiores presídios da Região Metropolitana de Natal registrados desde o fim de semana. Na noite desta segunda-feira, a capital potiguar viveu momentos de medo após cinco ônibus terem sido tomados por criminosos e incendiados. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social apura a ligação entre os casos. Atendendo a pedido do governador Robinson Farias, o Ministério da Justiça enviou ao Estado 99 agentes da Força Nacional de Segurança - a previsão é de que 200 homens reforcem a segurança no Rn ao longo dos próximos dias. Em meio à crise, o secretário de Justiça e Cidadania - pasta responsável pela administração do sistema prisional -, Zaidem Heronildes, pediu exoneração do cargo e a administração ainda procura por um novo nome para substituí-lo. As atribuições foram acumuladas pela secretária de Segurança Pública, Kalina Leite. De acordo com levantamento do governo, uma estrutura equivalente a 1.000 vagas do sistema prisional potiguar foi destruída nas penitenciárias de Alcaçuz e Parnamirim, na Grande Natal, e na Cadeia Pública, localizada na Zona Norte da capital.

SUS incorpora novo medicamento contra o HIV

O Ministério da Saúde decidiu incorporar o medicamento darunavir 600mg – comprimidos revestidos como terapia antirretroviral oferecida para adultos com HIV, em tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS). A portaria foi publicada hoje (17) no Diário Oficial da União. O coeficiente de mortalidade por aids caiu 13% nos últimos dez anos, passando de 6,4 mortes para cada 100 mil habitantes, em 2003, para 5,7 mortes, em 2013. A faixa onde a epidemia mais cresceu foi entre jovens de 15 a 24 anos.

Ferrovia de Integração Oeste-Leste-FIOL, demite em massa

O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial do Estado da Bahia (Sintepav BA) lamenta as demissões em massa que ocorrem na Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL). O presidente do Sintepav BA e deputado federal, Bebeto Galvão (PSB-BA), preocupado com a crise na ferrovia, reuniu-se em Brasília no último dia 11 de março, com a direção da Valec Engenharia Construções e Ferrovias para cobrar agilidade no andamento das obras que apresentam problemas, expressando ainda preocupações com as demissões que afetam os trabalhadores. A Valec reconheceu dificuldades, mas com a crença de superá-los. Na segunda-feira (16), diante de sua face mais cruel, o desemprego, o sindicato foi notificado da intensidade da crise em todos os lotes da FIOL, estampado da seguinte forma: Todos os lotes sofrem um processo de insegurança e passam por problemas que podem gerar a demissão total dos 5.868 trabalhadores da FIOL, devido aos atrasos nos repasses da Valec e à falta de responsabilidade dos governos Federal e Estadual com as obras, tidas como a joia do PAC, o que sacrificará mais uma vez a Bahia.

Itabuna: matadouro alcança média mensal de 1,6 mil abates

Após a reforma do prédio, aquisição de equipamentos e construção de lagoas de decantação em atendimento às exigências sanitárias estabelecidas pela Prefeitura de Itabuna, tem crescido o volume mensal de animais abatidos no matadouro municipal, em Nova Ferradas, desde que foi reinaugurado em outubro do ano passado. Nos últimos quatro meses a média ficou 1,6 mil animais/mês, o que demonstra a credibilidade de produtores rurais e abatedores. De acordo com a coordenadora do Sistema de Inspeção Municipal – SIM, médica veterinária Lanarrose Lopes da Silva, em outubro do ano passado foram abatidas 379 cabeças, quantidade que passou para 1.604 em fevereiro, depois de ter atingido 1.733 reses em janeiro passado.

Itabuna: Traficantes presos no Parque Boa Vista

Lucas de Oliveira Barreto, Emile Thaina Batista de Oliveira, Tales Bispo dos Santos e Jeferson Bispo dos Santos foram presos nesta terça-feira (17), no Parque Boa Vista, em Itabuna. Jéferson, que é mais conhecido como Igor, fugiu para uma casa ao avistar a polícia militar. Na residência, estavam os outros três suspeitos, um revólver calibre 38 e 68 buchas de maconha. 

PM de Itacaré prende assaltante/traficante/homicida

Fábio Silva dos Santos, foi preso em flagrante no bairro da Passagem, em Itacaré, por tráfico de drogas, hoje (17). Ele também é acusado de homicídio e assalto. No momento da prisão, Fábio estava armado com uma pistola 380 com numeração raspada. Não cabe fiança e Fábio foi encaminhado para Presídio Ariston Cardoso em Ilhéus.

Um morto e um ferido em tiroteio na cidade de Floresta Azul

Na tarde desta terça-feira (17), dois homens foram baleados na cidade de Floresta Azul. Um deles, conhecido como Marquinho, morreu no local, e o outro, Ademilson França Santos (Neném), 29 anos, foi socorrido ao Hospital de Base, com um tiro nas costas. A informação é de que dois homens passaram em uma moto atirando. A motivação ainda é desconhecida. Neném, que mora no bairro Valencinha, em Floresta Azul, disse que é ajudante de pedreiro e filho de evangélico. Ele foi socorrido pelo pastor Marcos da Igreja Nova Visão. O estado da vítima não é grave.

Torcida do Vitória é suspensa por 12 dias após briga no Ba-Vi

A torcida uniformizada do Vitória “Os Imbatíveis” está suspensa por 12 dias, sejam eles no Barradão ou em qualquer outro estádio brasileiro. A decisão foi tomada nesta terça-feira (17) pelo Batalhão Especializado em Eventos da Polícia Militar. A medida administrativa é reflexo do conflito de alguns integrantes da torcida com policiais e adeptos do Bahia, na chegada do Estádio Manoel Barradas, no último Ba-Vi. A punição começa a vigorar a partir desta quarta (18) e vai até o próximo dia 29 deste mês. 

Homens de paletó e gravata executam homicida em Aiquara

Gilmar Oliveira de Araujo (18) foi assassinado com diversos tiros no final da manhã desta terça-feira (17) na pacata cidade de Aiquara. Segundo testemunhas, dois homens trajando paletó e gravata, a bordo de uma motocicleta de dados ignorados chegaram até a casa aonde a vítima estava trabalhando e pediram água. Ao avistarem Gilmar um dos homens sacou uma arma e deflagrou vários tiros. Gilmar foi atingido por pelo menos 6 disparos e morreu no local. A dona da residência aonde o rapaz estava trabalhando de ajudante de pedreiro foi atingida por um dos tiros no braço e foi socorrida ao Hospital Geral Prado Valadares por uma equipe do Samu. Policiais Militares de Aiquara juntamente com uma Guarnição do Peto realizaram rondas e abordagens na região, mas sem êxito. Populares também não souberam informar o destino dos assassinos. Gilmar já possuía passagem policial na cidade de Jequié por participar de uma tentativa de homicídio com outros dois homens. Na ocasião ele e mais dois homens foram detidos com um carro, drogas e uma pistola calibre .380. Esse é o segundo homicídio em Aiquara em menos de 60 dias. 

Claudinei Oliveira é o novo técnico do Vitória

Os palpiteiros de plantão erraram feio. Nem Gilson Kleina, nem fulano ou beltrano, O Vitória acaba de oficializar Claudinei Oliveira como seu novo treinador. Um nome que em nenhum momento esteve entre aqueles especulados, até por que, era funcionário do Atlético do Paraná até ser demitido no último Domingo. Como técnico profissional soma passagem pelo Santos, Goiás, Paraná e Atlético Paranaense. Santista, 45 anos (29 de setembro de 1969), Claudinei teve sua primeira oportunidade como treinador profissional em 2013 ao assumir o Santos após a saída de Muricy Ramalho. Em 2014 conseguiu levar o Atlético do Paraná à oitava colocação no Campeonato Brasileiro, permaneceu no clube para a temporada de 2015, mas se desligou na segunda-feira e aceitou o convite do Vitória. 

Um morto e três presos em operação policial em Itapetinga

Na tarde desta terça-feira, (17), houve um confronto armado entre assaltantes e as Polícias Civil e Militar de Itapetinga, na Ecosane, na Rua “F”, aos fundos da casa nº 01, em um matagal, próximo a estação de tratamento de esgoto da Ecosane, de acesso ao Rio Catolé. No confronto, o adolescente infrator de nome “Levy Ribeiro Santos”, com várias passagens na polícia por assaltos a mão armada, inclusive o delegado titular Dr. Roberto Júnior, já havia solicitado sua internação, morreu em confronto, ao receber a polícia a tiros, ao se homiziar no matagal. Dois outros jovens foram presos e um deles está lesionado. Elias da Silva Pinto, 21 anos, residente na Rua “D”, nº 23, Ecosane, e Jéferson Pereira Orrico, 19 anos, natural de Jequié, atualmente estava residindo na Rua “F”, Ecosane, local do confronto, foram presos e já estão custodiados na Delegacia Territorial de Itapetinga. Jéferson é autor confesso de vários assaltos em Itapetinga, inclusive o da Import Variedades, no Clodoaldo Costa, fato comprovado pelas imagens do Circuito Interno de Vídeo Monitoramento… Jeferson se feriu durante o confronto, mas recebeu socorro imediato do SAMU no local da ocorrência. Participaram da Operação a coordenadora regional da 21ª COORPIN, Dra. Rosilene Moreira e os delegados Irineu Andrade (delegado titular de Macarani) e o delegado plantonista José Robson Oliveira, investigadores de polícia das DTs de Itapetinga e Macarani e policiais militares da 8ª CIPM. 
A polícia apreendeu um revólver municiado, cal. 38, cabo de madeira, cano curto, utilizado por Levy, com seis cartuchos deflagrados e picotados, além de produtos de roubo de uma fazenda na região de Macarani. O trio é acusado de tomar um Polo Sedam preto, de assalto, veículo já recuperado pela PC de Macarani, invadiu uma fazenda na região de Macarani e praticou assalto, bem como roubou uma arma de fogo do fazendeiro. Prisão do 4º Integrante do Bando: Com a prisão de Elias Dias da Silva Pinto, 21 anos, residente na Rua “D”, casa 23, Ecosane, e de Jeferson Pereira Orrico, 19 anos, residente em Jequié, que se encontrava em Itapetinga há pouco tempo, houve a confissão de que o indivíduo Kaíque Fontes de |Jesus, 22 anos, residente no Condomínio Residencial Moacyr Moura, Bairro Nova Itapetinga, teria participado diretamente do assalto a fazenda, dando suporte aos integrantes do bando. De posse dessa informação, a Polícia Militar através do PETO e ROTAM empreendeu diligência no Bairro Nova Itapetinga, onde localizou e prendeu o acusado, que foi apresentado na Delegacia Territorial. Kaíque Fontes já esteve preso no Complexo Policial de Itapetinga várias, inclusive assinou o Alvará de Soltura na manhã da última quarta-feira, 11/03/15, expedido pela juíza Dra. Mirna Fraga Souza de Faria, acusado de roubo, Art. 157 do CPB, porte ilegal de arma de fogo, entre outros. 

Ex-candidato a vereador de Ubatã é assassinado em casa

Um homem identificado como Américo Nascimento de Jesus, de 38 anos, foi assassinado por volta das 18h:30min desta terça-feira na Rua do Lajedo, em Ubatã. Segundo informações de testemunhas, Américo, que é corretor de imóveis e concorreu ao cargo de vereador nas eleições municipais de 2008, havia chegada há poucos minutos em sua residência e assistia TV quando foi surpreendido pela presença de 02 homens, que já chegaram atirando e alvejaram a vítima com pelo menos 03 tiros na cabeça. Os criminosos atiraram da janela da residência na vítima, que estava sentado no sofá e não teve qualquer chance de reagir. Américo acabou indo a óbito ainda no local do crime. De acordo com informações da Polícia Militar, havia pelo menos 03 crianças brincando na sala da residência no momento do crime, mas nenhuma delas foi ferida. Testemunhas informaram ainda que após cometer o crime, os bandidos fugiram a pé. Uma guarnição do 4º Pelotão da PM de Ubatã foi acionada, realizou diligências, mas não conseguiu prender os assassinos. O assassinato de Américo é o segundo registrado no município de Ubatã em 2015. O Delegado Adelino Loiola, Titular da Delegacia Territorial de Ubatã, investiga o crime.

Corpo encontrado em Itabuna

O corpo do ilheense Claudinei Passos Santos, 28 anos, foi encontrado no bairro Nova Itabuna, na manhã desta quarta feira (18). Segundo o Departamento de Polícia Técnica - DPT, o corpo já está em adiantado estado de decomposição e que o homem pode ter morrido há quase um mês. No local, funcionava uma madeireira. Somente após a perícia será possível saber se Claudinei, que trabalhava em Valença e era viciado em drogas, foi assassinado ou foi morte natural.

Datafolha: 62% dos brasileiros reprovam o governo Dilma

A primeira pesquisa sobre o governo depois dos protestos de 15 de março mostrou que a grande maioria dos brasileiros reprova a gestão de Dilma Rousseff. Segundo levantamento do instituto Datafolha, publicado nesta quarta-feira pela Folha de S. Paulo, 62% dos entrevistados classificam o governo Dilma como ruim ou péssimo. Com os indicadores econômicos batendo recordes negativos e a insatisfação popular com a corrupção tomando as ruas, a reprovação à presidente subiu 18 pontos desde a última pesquisa, há pouco mais de um mês. O número também representa a mais alta taxa de desaprovação a um governante desde setembro de 1992, quando Fernando Collor era rejeitado por 68% dos brasileiros nas vésperas do impeachment. O Datafolha também indicou que a popularidade de Dilma despencou dez pontos: apenas 13% dos brasileiros consideram o governo da presidente bom ou ótimo. É a pior taxa de aprovação desde que Dilma assumiu a presidência, em 2011. O levantamento apontou ainda que 24% dos eleitores avaliam a gestão de Dilma como regular. Segundo o Datafolha, a popularidade da presidente caiu até em tradicionais redutos petistas. No Nordeste, onde Dilma conseguiu uma grande votação em 2014, apenas 16% aprovam o seu governo. Pela primeira vez, a maioria dos eleitores com menor renda e menor escolaridade ouvidos pelo instituto avaliou a gestão da governante como ruim ou péssima. A pesquisa ouviu 2.842 eleitores nos dias 16 e 17 de março, logo depois das manifestações que levaram quase 2 milhões de brasileiros às ruas contra o governo Dilma e o PT. A margem de erro do levantamento é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. Atingido em cheio pela Lava Jato, o Congresso Nacional também amarga uma péssima avaliação no Datafolha. Somente 9% dos entrevistados consideram o desempenho dos parlamentares bom ou ótimo. Para metade dos brasileiros (50%), a atuação dos congressistas é ruim ou péssima. (Veja)

Ilhéus ocupa 1º lugar em casos de dengue na Bahia

De acordo com o Boletim Dinâmico de Dengue da Secretaria Estadual de Saúde, Ilhéus ocupa o 1º lugar no ranking baiano de casos de dengue registrados em 2015. A “Terra de Gabriela” registrou 1120 notificações da doença. A segunda posição ficou com Jequié (609), seguida por Itabuna (476), Salvador (350), Feira de Santana (185) e Macaubas (149). A diferença do número registrado em Ilhéus em relação ao segundo município é preocupante. E já piorou, porque os dados acima estão desatualizados. Conforme a Planilha Paralela, dispositivo atualizado em tempo real, da semana epidemiológica 1 até às 10:38 horas dessa terça-feira (17), “a Vigilância Epidemiológica do Estado da Bahia consolidou 1539 notificações de casos de dengue a partir dos registros informados pelos técnicos de Ilhéus”.

CIPE Cacaueira recupera carros roubados

Nesta terça-feira (17), a CIPE Cacaueira intensificou o policiamento na cidade de Taperoá e acabou recuperando dois veículos com restrições de roubo. Um palio, placa policial OVD 1621, foi recuperado depois de ser abandonado no centro da cidade. Outro veículo, uma Kombi, com placa policial JST 3791, foi recuperada em um estacionamento localizado no povoado de Graciosa. Os dois veículos foram encaminhados para a Polícia Judiciária local.