TV

TV REPÓRTER

propaganda slides

PLAY DA RÁDIO CACAU FM

PLAY DA RADIO CACAU FM

Páginas

Prefeitura de Itabuna vai inaugurar SineBahia em março

O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, garantiu que as obras de reforma do imóvel do SineBahia, na Avenida Inácio Tosta Filho, serão concluídas para que até o final de março a unidade possa prestar atendimento especializado à população que necessita ingressar no mercado de trabalho, de qualificação ou melhorar as condições de emprego. Vane visitou as obras nesta semana na companhia do secretário estadual do Trabalho, Renda e Emprego, Álvaro Gomes, do vice-prefeito Wenceslau Junior e do secretário da Indústria, Comercio e Turismo, José Humberto Martins. A unidade deveria ter sido inaugurada em setembro, mas em razão da crise financeira enfrentada pelo município, a obra teve que ser temporariamente paralisada no último trimestre do ano passado. Toda a parte de construção civil já foi concluída e agora com a retomada da obra será realizada a colocação de divisórias e vidraria. Os equipamentos e o mobiliário já adquirido pela Secretaria do Trabalho, Renda e Emprego serão transferidos de Salvador para Itabuna. De acordo com o prefeito Vane a administração municipal trabalha para que tudo esteja pronto em 60 dias. O pessoal que vai atuar no SineBahia passa por treinamento, inclusive em unidades da instituição na capital. Quando o SineBahia estiver funcionando a população poderá contar com o atendimento de uma equipe multidisciplinar integrada por consultores, psicólogos e assistentes sociais para cadastramento no banco de dados e de empresas, que colocam suas vagas sob a administração do SineBahia e recebem, após pré-seleção, os profissionais mais adequados ao perfil exigido para a vaga.

Ucranianos querem instalar fábrica de aeronaves em Ilhéus

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, participou na manhã desta quarta-feira, 21, de reunião em Salvador com o vice-governador e secretário de Planejamento do Estado, João Leão, o deputado estadual eleito, Eduardo Salles, o diretor da Zona de Processamento de Exportação de Ilhéus (ZPE), Otávio Pimentel, e dois empresários da Ucrânia. O encontro tratou do projeto de possível instalação de uma fábrica de aeronaves no município. Segundo o prefeito, os dois representantes da empresa ucraniana solicitaram o agendamento de uma nova reunião, desta vez com a presença do governador da Bahia, Rui Costa, e do ex-governador e atual Ministro da Defesa, Jaques Wagner, para discutir detalhes da proposta de implantação da fábrica de fuselagem em Ilhéus. Para Jabes Ribeiro, a notícia chega num momento de confluência de investimentos previstos para o Município: “Ilhéus já vivencia a construção da nova ponte ligando o centro à zona sul da cidade, a implantação do Porto Sul, chegada da Ferrovia Oeste-Leste (FIOL) e do novo hospital regional. Agora, temos a possibilidade de atração de uma empresa do setor de aviação, que trará empregos, além de outras indústrias agregadas”, comenta o gestor. (O Tabuleiro)

Homem leva mais de 16 facadas em Gandu

Na madrugada desta segunda-feira (19) o jovem Leandro Moura Santana, morador da região do Jericó, zona rural de Gandu, sofreu uma tentativa de homicídio. Ele foi vítima de aproximadamente 16 facadas que lhes atingiram diversas partes do corpo e ainda sofreu espancamento. O SAMU foi acionado e esteve no local, juntamente com a Polícia Militar. Além das perfurações, havia fratura em parte da face do jovem. Ele foi socorrido e encaminhado para Itabuna, onde chegou com vida. A Polícia não teve pistas do autor do crime e nem soube informar a motivação. Também não houve relato de envolvimento do jovem com qualquer coisa que pudesse motivar o crime. Após dar entrada no hospital de base de Itabuna, não houve mais notícias do estado de saúde do jovem. A Polícia deve investigar o caso. (Arautos)

Brasil perdeu 37% da água tratada para consumo em 2013

O desperdício entre o tratamento e a distribuição de toda a água consumida no país, em 2013, ficou em 37%. Os dados constam de um relatório do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis), ligado ao Ministério das Cidades. O percentual ficou estável em relação ao verificado em 2012, quando o levantamento mostrou que, de toda a água tratada no período, 36,9% não chegavam às torneiras dos consumidores. Os números, que são os mais recentes, indicam que o desperdício permanece acima do percentual indicado pelo Snis, que é abaixo de 20%. Entre as principais causas apontadas para o desperdício estão os vazamentos em adutoras, nas redes, nos ramais, em conexões e nos reservatórios das prestadoras de serviço responsáveis pelo abastecimento. As regiões Norte e Nordeste apresentam a maior taxa de desperdício, com 50,8% e 45%, respectivamente, seguidas do Sul (35,1%), do Centro-Oeste (33,4%) e do Sudeste (33,4%). O relatório aponta a necessidade de melhoria na gestão e modernização dos sistemas por parte das empresas responsáveis pelo abastecimento de água para garantir a sustentabilidade do serviço. "Em tempos de escassez hídrica, a gestão de perdas de água tem papel fundamental nas ações estruturantes nos prestadores de serviços." Entre as unidades federativas com menor índice de perdas estão o Distrito Federal e Goiás, com 27,3% e 28,8% de desperdício, respectivamente. Situados na faixa entre 30% e 40%, estão 12 estados: no Norte, o Tocantins; no Nordeste, a Paraíba, o Ceará e o Maranhão; no Sudeste, o Espírito Santo, Minas Gerais, o Rio de Janeiro e São Paulo; no Sul, o Paraná, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul e, no Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul. Na última faixa, maior que 40%, restaram 13 estados: no Norte, o Acre, o Amazonas, o Amapá, o Pará, Rondônia e Roraima; no Nordeste, Alagoas, a Bahia, Pernambuco, o Piauí, o Rio Grande do Norte e Sergipe; no Centro-Oeste, Mato Grosso. O Amapá tem o pior índice de desperdício, 76,4%, seguido por Roraima, com 59,7%. (Agência Brasil)

Quatro clubes começam Baianão em praças alternativas

Jacuipense, Serrano, Catuense e Jacobina serão obrigados e mandar suas partidas ‘fora de casa’, em praças diferentes daquelas planejadas pelos dirigentes das equipes. Salvador vai abrigar duas das equipes. Sem Bahia e Vitória, o estádio de Pituaçu vai receber jogos de Jacuipense e Catuense. A equipe de Riachão do Jacuípe ainda sonha em mandar jogos do estadual em casa e espera a liberação da federação. A Catuense passa pela mesma situação, mas não pretende mandar os jogos em Catu, tendo escolhido o estádio Antônio Carneiro, em Alagoinhas, que ainda não foi liberado. Já o Serrano, que quer mandar os jogos em Porto Seguro, começa o Baianão voltando para Conquista, que já foi sua ‘casa’ no passado, enquanto o Jacobina espera pela liberação do estádio José Rocha mandando as partidas em Feira de Santana. Os estádios reprovados até agora são o Estádio Municipal de Porto Seguro, José Rocha, Eliel Martins e Mariano Santana. As praças tem até o dia 10 de fevereiro para ter os laudos técnicos que liberam as praças para serem utilizadas no Baianão. Cliqueaqui para conferir a tabela do Baianão definida até o momento.

PM Itapé apreende moto roubada em Floresta Azul

A Polícia Militar de Itapé, sob o comando do PM Oséias efetuou a prisão, em flagrante, de Carlos Santos, morador do bairro Vilela de Ilhéus. Ele estava com uma motocicleta roubada em Floresta Azul. A prisão aconteceu nessa quinta-feira (21), após uma abordagem ao condutor da moto Honda Twister 150, com licença de Guarulhos-SP com restrição de roubo/furto. De acordo com o comandante Oséias, o acusado confessou que o veículo tinha acabado de chegar de São Paulo e seria levado para Ilhéus. Carlos e o veículo, foram encaminhados para o Complexo Policial de Itabuna. (Itapé Notícias)

'Novo' Hoje em Dia despenca no Ibope e dispara alerta na Record

Radical, a troca dos apresentadores do Hoje em Dia virou um problema para a Record. Além de enfrentar a rejeição de anunciantes, o novo trio não agradou ao público. É o que mostram os números do Ibope na Grande São Paulo. Depois de uma estreia vigorosa motivada pela curiosidade, com 6,0 pontos de média, o Hoje em Dia caiu pela metade na última terça (20) e disparou o sinal de alerta na emissora. Uma operação salvamento foi acionada. A produção do programa está sendo cobrada diariamente por resultados. Na terça, os novos apresentadores (César Filho, Ana Hickmann e Renata Alves) e o diretor, Bruno Gomes, foram chamados para uma reunião com a direção artística da emissora. Ao mesmo tempo, outros dois executivos da casa vasculhavam a Natpe, uma das maiores feiras de TV do mundo, em Miami, atrás de novos formatos para o matinal. A situação do Hoje em Dia é desesperadora. À exceção da estreia dos novos apresentadores, no dia 12, o programa perdeu todas as disputas com o SBT. Pior, ficou a 0,6 ponto da RedeTV! na sexta-feira (9). Na terça (20), chegou a marcar 1,7 no minuto a minuto da Grande São Paulo. Por quatro décimos, não empatou com a TV Cultura. Perdeu para a Band na reta final. A audiência do novo trio de apresentadores é menor do que a da primeira semana de janeiro, quando o programa estava gravado. E está 20% abaixo da média de 2014. Nos bastidores da Record (e das concorrentes), a troca dos três apresentadores ao mesmo tempo é apontada como um grande erro. Se mudasse apenas um apresentador (Celso Zucatelli por César Filho, como se postulou inicialmente), o risco seria bem menor. No mercado, a substituição de Zucatelli, Chris Flores e Edu Guedes está sendo vista como um gesto desesperado do bispo Marcelo Silva, vice-presidente artístico, que tentou marcar um golaço e afastar o fantasma de Honorilton Gonçalves, ex-todo-poderoso da Record, que ameaça voltar ao comando da emissora. Se o novo trio fosse um sucesso, Silva sairia fortalecido. Mas, por enquanto, a jogada está se revelando um grande mico. (Daniel Castro)

Morador de rua de Itabuna era procurado pela polícia mineira

Adilson Lopes Santos, 34 anos, morador de rua, agrediu o porteiro da Clínica 2 de Julho, Valdinei Souza Almeida. Ao ser detido pela PM, disse que nunca foi preso. Mas ao ser puxada a sua ficha no Infoseg, foi constatado que Adilson é procurado da Justiça de Minas Gerais, por furtos. O morador de rua foi conduzido para o Conjunto Penal de Itabuna e, posteriormente, será recambiado para a capital mineira.

Itabuna: Cabeleireira morre em academia no bairro de Fátima

A cabeleireira Edelzuita Bezerra da Costa, 58 anos, residente na rua Abílio Caetano, no Alto Maron, morreu na noite desta quarta-feira (21), em Itabuna. Ela estava malhando em uma academia em frnte ao Hospital Manoel Novaes, no bairro de Fátima, quando se sentiu mal. Ela foi socorrida pelo Samu 192 ao Hospital de Base, mas já chegou ao local sem vida. Médicos ainda tentaram reanimar Edelzuita, sem sucesso. Provavelmente foi vítima de infarto. Além de frequentar a academia, Edelzuita fazia caminhadas com frequência. O corpo está sendo velado no Velório Santo Antonio e o sepultamento será hoje às 16 horas no Cemitério Campo Santo.

Siena tomado em assalto no Santo Antonio é encontrado na 101

O veículo Siena, branco, placas OUL-0915, foi apreendido através da Operação Macuco, na BR-101, próximo a Buerarema, depois de de ser tomado em assalto no bairro Santo Antonio em Itabuna. Ao ser interceptado na rodovia, os homens que estavam no veículo, já haviam fugido. O carro estava com o fundo e laterais batidos. Um homem, que estava embriagado, foi encontrado ao lado do Siena. Ele disse que ia levar o veículo "para alguém". O Siena foi levado para o pátio do Complexo Policial de Itabuna e o dono espera que o seguro cubra o prejuízo.

Casal fica ferido em acidente perto de São José da Vitória

Luiz Carlos Santana Cruz, 50 anos e a esposa dele, Márcia Messias de Almeida, 48, foram vítimas de acidente na BR-101, nas proximidades de São José da Vitória. A moto em que estavam colidiu com um automóvel. Com várias escoriações, Luiz e Márcia continua internados no Hospital de Base de Itabuna.

Jogador americano pede seu companheiro em casamento

Michael Sam, o primeiro gay assumido na história da NFL, liga de futebol americano dos Estados Unidos, está noivo. Em grande estilo, ele pediu o namorado Vito Cammisamo em casamento, no Vaticano. A novidade foi contada pelo próprio jogador nas redes sociais, onde aparece ajoelhado e seu companheiro tem um anel na mão esquerda: "Vito, obrigado por dizer sim", publicou o atleta. O jogador se assumiu gay em fevereiro do ano passado durante uma entrevista ao jornal The New York Times. Sam está de ferias na Europa e ao voltar para os Estados Unidos, pretende retomar seu sonho de jogar futebol americano profissionalmente.

Real Madrid contrata prodígio norueguês de 16 anos

O jovem meia norueguês Martin Odegaard, considerado aos 16 anos uma das maiores promessas do futebol mundial, foi anunciado como reforço do Real Madrid nesta quinta-feira. O atleta do Stroemsgodset, da Noruega, estava na mira de clubes como Bayern de Munique, Barcelona, Liverpool e Ajax, mas optou por jogar pelo campeão europeu. De acordo com o diário espanhol Marca, o Real pagou 5,6 milhões de euros ( cerca de 17 milhões de reais) entre valores fixos e variáveis para contratar o meia norueguês, que será submetido a exames médicos nesta tarde e dará em seguida uma entrevista coletiva. Odegaard fez história no dia 13 de outubro, quando tornou-se o mais jovem atleta a entrar em campo numa partida válida pelas eliminatórias da Eurocopa, com apenas 15 anos e 297 dias de idade. Ele já defendeu três vezes a seleção do seu país, batendo todos os recordes de precocidade. O talentoso canhoto deve começar jogando pelo Real Castilla, o time B do Real, e poderá se espelhar no seu técnico, ninguém menos que o ex-craque Zinedine Zidane. (France-Présse)

Termina hoje prazo de inscrição no Sisu

Hoje (22), é o último dia para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014 e não tiraram 0 na redação podem se candidatar a vagas no ensino superior público na página do Sisu até as 23h59. As notas de corte podem ser consultadas no sistema. Elas não garantem a vaga ao candidato, são apenas uma referência. Segundo o último balanço do Ministério da Educação, até a noite de ontem, 2,3 milhões fizeram a inscrição. A recomendação é que os interessados não deixem para a última hora. Em 2014, cerca de 6,2 milhões fizeram o Enem. Nesta primeira edição de 2015, o Sisu oferece 205.514 vagas, em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior. O resultado será divulgado no dia 26. Os candidatos que não forem selecionados poderão ainda participar da lista de espera, de 26 de janeiro a 6 de fevereiro.

É verdade! Sete traficantes presos de uma só vez em Ilhéus

Na tarde desta terça-feira (20), sete homens foram presos por tráfico de drogas. A prisão aconteceu na avenida Lotus, no bairro Nelson Costa, em Ilhéus. De acordo com informações policiais, foram apreendidas 40 petecas de cocaína, 53 gramas da mesma substância, 13 celulares, material para embalagem, uma balança de precisão e R$ 1.267,00 em dinheiro. Ainda segundo informações policiais, a casa onde foram efetuadas as prisões e a apreensão, pertence a um homem conhecido como Gil Dentão, líder do tráfico de drogas na localidade.