TV

TV REPÓRTER

propaganda slides

PLAY DA RÁDIO CACAU FM

PLAY DA RADIO CACAU FM

Páginas

Bancários anunciam greve para terça-feira


Assembleias realizadas quinta-feira (1º), em todo o Brasil, definiram que os bancários entrarão em greve por tempo indeterminado a partir da 0 hora da próxima terça-feira (6). A categoria rejeitou a proposta da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), que oferecia reajuste de 5,5%.
No ano passado, a paralisação interrompeu o funcionamento dos bancos durante sete dias. "Estamos nos preparando para uma greve mais longa, devido à intransigência da Fenaban, que propôs um reajuste mais de 4% inferior à inflação do período", adiantou Francisco Alves, diretor financeiro do Sindicato dos Bancários de Itabuna, em entrevista ao Diário Bahia.
Segundo ele, os bancários reivindicam 16% de aumento; mais contratações, para melhorar o atendimento; mais investimentos em segurança; melhores condições de trabalho; fim das terceirizações, das metas e do assédio moral; PLR (Participação nos Lucros e Resultados) de três salários, mais parcela fixa de R$ 7.246,82 – a Fenaban oferece a manutenção dos valores atuais, que equivalem a 90% do salário e parcela fixa.

Brasil: Após ser atacado por cães, homem leva mais de 500 pontos no corpo


O servente de pedreiro Mário Cezar Rodrigues da Luz, 42 anos, foi brutalmente atacado por dois cães da raça Pitbull, na Rua Alvorada, no Jardim Alvorada, em Ivaiporã, no Paraná, por volta das 04h20 de ontem (04). Moradores ouviram gritos de pedido de ajuda e acionaram o Corpo de Bombeiros de Ivaiporã, por volta das 07h.
A vítima foi, então, transportada para o Pronto Atendimento. O homem ajudava um parente numa construção. Mário levou mais de 500 pontos no corpo e corre risco de morrer. Os primos da vítima – Valdemir e Valdeir Silva estiveram na redação do Paraná Centro, e contaram que Mário Luz caminhava pela Rua Alvorada, quando os dois cães o atacaram. Para tentar se livrar dos ataques, Mário Luz pulou o muro da chácara de Sebastião Bueno – apontado pelos familiares como suposto dono dos animais.  Segundo Valdemir Silva, uma vizinha ligou para Polícia Militar, via 190, e alertou que ouvia gritos de pedido de ajuda, vindo da propriedade de Sebastião Bueno. Durante esse período, Mário Luz perdeu muito sangue. “Mário Luz é um homem trabalhador e nunca teve passagem pela polícia. Agora, está entre a vida e morte”, lamentou Valdeir Silva, que irá registrar Boletim de Ocorrência na 54ª Delegacia de Polícia Civil de Ivaiporã, nesta segunda-feira, quando os demais familiares também pretendem tomar providências. *CGN/Uol.

Aulas são suspensas em escola de Itabuna após forte cheiro de gás

Foto:Reprodução
O Centro de Integração Social (CISO), da rede municipal de Itabuna, sul da Bahia, teve as aulas suspensas na manhã desta segunda-feira (5) após estudantes e professores passarem mal com um forte cheiro de gás. De acordo com a prefeitura, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizará perícia para determinar as causas do incidente. Segundo a administração municipal, alunos e professores relataram ardência nos olhos, nas narinas e garganta seca. O Corpo de Bombeiros de Itabuna foi chamado, mas ao chegar ao local, o cheiro já tinha se dispersado e a equipe não conseguiu identificar o tipo do gás nem a origem de um suposto vazamento. A escola foi evacuada e três alunos foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e liberados. Em nota oficial, a prefeitura informou que a diretora da escola, Rilda Faislon registrou a ocorrência no Complexo Policial de Itabuna, com pedido de investigação e perícia à Polícia Civil. Na unidade, cerca de 990 alunos estão matriculados, com aulas nos turnos matutino e vespertino. *G1

Joalheria é assaltada no Centro de Jequié; veja o vídeo

Dois bandidos assaltaram a joalheria Vip Joias, no Centro de Jequié. O assalto aconteceu por volta das 11 horas da manhã de sábado (03), na Vip Joias, localizada na Rua Damião Vieira. Através de um vídeo postado nas redes sociais é possível ver um bandido disfarçado dentro da loja, trajando bermuda e boné preto, e o outro fica na parte externa a bordo de uma moto aguardando para dar fuga. A pessoa que aparece de camisa branca é cliente e não esboça nenhuma reação e mantem a calma. A funcionária segue as ordens do bandido e coloca os objetos de valor dentro de uma sacola e entrega ao assaltante, que fogem logo em seguida. O montante levado pelos bandidos não foi revelado. O fato foi registrado na Delegacia de Furtos e Roubos. 

Ibirapitanga: Menor pega veículo sem permissão e provoca acidente

Veículo ficou destruído com o acidente (Foto: WhatsApp/Ubatã Notícias)
Um grave acidente quase acaba em tragédia na tarde deste domingo (04) na BR-101, na altura da Copa 70, à cerca de 7km de Itamarati, distrito de Ibirapitanga. Segundo informações de testemunhas, o veículo era pilotado por um adolescente de 13 anos que teria pegado, sem permissão, um Uno de propriedade de seu pai. Com o choque, o adolescente, que conduzia ao lado de outro jovem, sofreu fratura em uma das pernas e foi conduzido ao Hospital de Base, em Itabuna. Não há informações sobre o estado de saúde da vítima. O menor seria filho de um vereador do município de Ibirapitanga. 

Ibicaraí faz recadastramento do PBF-2015

Exibindo cad.JPG
Texto: Arnold Coelho - Fotos: Antonio Lima

Teve início na última segunda-feira, 28 de setembro, no distrito de Vila Santa Isabel (41), o recadastramento do Programa Bolsa Família (PBF) 2015 em Ibicaraí. O recadastramento está acontecendo no prédio do CRAS (antigo posto de saúde da Vila), situado à rua João Alves de Macedo, s/n, e de acordo com a Coordenadora do PBF, Aliny Bastos, o recadastramento na Vila Santa Isabel vai até o dia 09 de outubro.
Exibindo cadastro.JPG
"Até o momento já atendemos cerca de 665 beneficiários aqui na Vila. A partir do dia 13 desse mês iniciaremos o recadastramento nos distritos do Cajueiro Novo e Velho, e a previsão é de ficarmos nos dois distritos até dia o dia 27 de outubro, onde pretendemos atender cerca de 508 beneficiários. Lá no Cajueiro ainda não temos um local definido", disse Aliny.

PROGRAMAÇÃO
Depois da Vila Santa Isabel e os dois Cajueiros a equipe do PBF atenderá o distrito da Saloméa, com data prevista para começar o recadastramento no dia 28 de outubro e conclusão no dia 12 de novembro desse ano, com previsão de atender cerca de 564 beneficiários. Assim como nos dois Cajueiros, ainda não existe um local definido para o recadastramento na Saloméa. A parte final do recadastramento acontecerá na sede (Ibicaraí), e, segundo a coordenadora do programa, no total serão recadastrados mais de 4.000 beneficiários em todo o município no período de 28/09 a janeiro de 2016.

O QUE É O BOLSA FAMÍLIA?
O Programa Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza do País. O Bolsa Família integra o Plano Brasil Sem Miséria, que tem como foco de atuação brasileiros com renda familiar per capita inferior a 77 reais mensais.

RECADASTRAMENTO DO PBF
O recadastramento do Programa Bolsa Família (PBF) é uma forma de garantir o benefício oferecido pelo Governo Federal às famílias de baixa renda. O processo nada mais é que uma atualização cadastral. O recadastro é obrigatório e quem não o faz corre o risco de ter o benefício bloqueado.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA O RECADASTRAMENTO:
• Comprovante de residência recente;
• Adultos: RG, CPF, título eleitoral, certidão de nascimento/ casamento, último demonstrativo de recebimento do Bolsa Família;
• Crianças: certidão de nascimento ou RG, carteira de vacina das crianças até 7 anos, declaração escolar das crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.

EQUIPE DO PBF EM IBICARAÍ
A equipe do PBF de Ibicaraí é composta por Aliny Bastos, Coordenadora e os técnicos Karlyne Silva, Angela Maria, Fernanda Rosa, Hemerson Fraga, Tâmara Dantas, Jaciara Lustosa, Saionara Costa, Kaiala Domingues, Joedson Santos, Ianna Oliveira e Fernanda Mangueira.

Centenas de fiéis comemoram o dia de Santa Terezinha em Coquinhos


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

O distrito de Santa Terezinha ou Coquinhos, em Floresta Azul, durante muitos anos foi famoso pela sua água que para muitos era 'santa ou milagrosa'. O sucesso desse líquido milagroso arrastava fiéis de todas as partes da Bahia e até do Brasil para beber e/ou se banhar dessa água que derramava dia e noite do seu famoso chafariz. O tempo passou, a água perdeu o seu encanto, mas Coquinhos não perdeu sua fé e religiosidade.

A localidade leva o nome de Santa Terezinha em homenagem à santa francesa que dedicou a sua breve vida à comunhão com Deus. A festa de homenagem à padroeira têm início uma semana antes, com missas todos os dias. No dia 26 houve a preparação para os batismos que aconteceram na missa do dia 27. Na quarta-feira, 30, houve uma carreata pelas ruas do distrito, com a bênção de todos os fiéis e seus veículos.
O DIA DA PADROEIRA
O dia primeiro de outubro (dia da Padroeira) mais uma vez foi marcado pelo feriado municipal em homenagem à santa e teve início com uma alvorada festiva, com o repicar do sino e uma intensa queima de fogos. Durante o dia diversos batizados foram realizados na paróquia. Ao meio-dia aconteceu a tradicional queima de fogos nas residências e às 18:00h aconteceu a missa, celebrada pelo Padre Telmo Soares, com o tema “Ano da Vida Consagrada - Terezinha, Jovem Consagrada a Deus”.


Depois da missa cerca de 300 fiéis fizeram a tradicional procissão luminosa pelas ruas do distrito, carregando o andor com a imagem da santa. Por último houve a bênção do Santíssimo Sacramento na porta da igreja.

Estiveram presentes aos festejos a prefeita Dra. Sandra Cardoso; o vice-prefeito Jaconias Gusmão; a secretária de Educação, Sayonara Leão e de Assistência Social, Eliana Alcântara; o vereador Jorginho da Saúde; o gerente de Esportes, Valdemar Sodré; o administrador do distrito, Pedro Alberto; o presidente da APPMDSAT, Milton Carvalho; o empresário Erick Cardoso e grande parte da comunidade local.
 Santa Terezinha
Maria Francisca Teresa Martin nasceu em 2 de Janeiro de 1873, em Alençon, Orne, França e morreu em 30 de setembro de 1897 (com apenas 24 anos) em Lisieux, Calvados, na França. Ficou conhecida como Santa Terezinha do Menino Jesus da Santa Face. Prometeu, em seu leito de morte, que não ficaria ociosa no céu, faria cair uma chuva de rosas em graças sobre a Terra. Por isso, também é venerada e representada como a Santa das Rosas.
Teresa recebeu cedo seu chamado para a vida religiosa, em 1888, com quinze anos, tornando-se freira na comunidade carmelita. Depois de nove anos, Tereza morreu de tuberculose com apenas vinte e quatro anos de idade. O Papa Pio XI beatificou-a em 1923 e canonizou-a dois anos depois. Teresa foi também foi declarada co-padroeira das missões com São Francisco Xavier, em 1927, e nomeada co-padroeira da França em 1944. 

Espiar o celular do cônjuge: dois anos e meio de cadeia


“Em 22 de dezembro de 2014, Antonio J. S. teve acesso ao telefone celular de sua esposa, M. P. T, digitando a senha e baixou um arquivo guardado no correio eletrônico com uma fotografia da senhora M. P. T. [esposa dele naquele momento] com um homem, assim como várias mensagens do aplicativo Line, tudo isso sem o conhecimento de M.P.T. 
Não ficou registrado que o acusado tenha divulgado ou cedido tais mensagens a terceiros. Não ficou provado que o acusado tenha realizado os atos com intenção de causar danos à integridade psíquica ou provocar temor na denunciante. Ficou registrado que a senhora M. P. T. permaneceu por 15 dias em licença sem que tenha ficado provado que tenha sido em consequência dos atos, nem que tenha sofrido dano ou sofrimento especial”. Esse é o relato de fatos comprovados que Antonio Miralles Amorós, titular do tribunal penal número 4 de Girona, na Espanha, usou para condenar a dois anos e meio de prisão e multa de seis euros diários durante 19 meses um vizinho de Puigcerdà, Antonio J. S., como “autor do crime de descoberta e revelação de segredos com o agravante de parentesco”. A sentença, datada de 28 de julho passado, penaliza a espionagem do celular de uma mulher por parte de seu marido para recolher provas de uma relação extraconjugal e incluí-las no processo civil de divórcio dos dois.

Nono dígito será implementado em MG, BA e SE no dia 11 de outubro

No próximo domingo, dia 11 de outubro, antes de ligar para marcar aquela praia com amigos, atente-se para uma mudança: os mais de 18 milhões de números de celulares da Bahia passarão a ter um 9 a mais antes do atual número, adotando o seguinte formato: 9xxxx-xxxx. Se você tem um smartphone, dá para baixar um aplicativo (app) e organizar sua agenda de contatos. O CORREIO pesquisou dez apps para você fazer o download (veja abaixo). Caso contrário, terá que editar, um por um, todos os números no telefone móvel até o dia 21 de outubro.
Além da Bahia (DDDs 71, 73, 74, 75 e 77), a determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) atinge as chamadas feitas para celulares de Minas Gerais (DDDs 31, 32, 33, 34, 35, 37 e 38) e Sergipe (79). A adaptação começou a ser feita em 2012, em São Paulo, e deve alterar gradualmente os números de celulares de todo país até dezembro do ano que vem. O nono dígito já foi implementado em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Roraima, Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.
De acordo com a Anatel, as ligações para celulares serão completadas com ou sem a inclusão do número “9” entre os dias 11 e 20 de outubro. A partir do dia 21, entretanto, as operadoras deixarão de completar as ligações que não forem feitas com o nono dígito.
Até 18 de janeiro de 2016, os consumidores serão alertados por meio de uma mensagem automática de voz sobre a mudança. A partir de 19 de janeiro do próximo ano, porém, apenas discagens corretas serão aceitas. As mensagens de texto e imagem também não serão enviadas se forem usados só oito dígitos.

Programa Minha Casa Melhor chega ao fim

O governo descarta voltar com o programa Minha Casa Melhor, que dava empréstimos em condições especiais para a compra de eletrodomésticos, eletrônicos e móveis para os beneficiários do Minha Casa Minha Vida.
Desde o início do ano, as contratações estavam suspensas, mas a presidente Dilma Rousseff garantiu que seriam retomadas ainda em 2015, com o lançamento da terceira etapa do Minha Casa Minha Vida. A promessa não será cumprida.
Faltam recursos no governo para bancar o Minha Casa Melhor, que é alvo de críticas da atual equipe econômica.A morte prematura do programa - que durou um ano e meio - deixa o governo bem longe de cumprir a meta de liberar R$ 18,7 bilhões nessa linha de crédito especial, com juros de 5% ao ano, bem abaixo das taxas de mercado. A Caixa Econômica Federal informou que as famílias que pegaram o cartão do programa usaram R$ 2,92 bilhões, ou seja, 15,6% do valor total prometido pelo governo.

Anac amplia prazo para envio de sugestões sobre regulamentação de drones

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) prorrogou por mais 30 dias o prazo para recebimento de contribuições sobre a proposta de regulamentação de veículos aéreos não tripulados (Vant), mais conhecidos como drones ou aeronaves remotamente pilotadas (RPA), e de aeromodelos, que são os veículos não tripulados usados para recreação. Feitas por meio de audiências públicas, as consultas tinham previsão de encerramento no próximo sábado (3). Com a prorrogação, as contribuições poderão ser enviadas para o e-mail rpas@anac.gov.br até o dia 2 de novembro.
Com a regulamentação, a Anac pretende viabilizar operações com esse tipo de equipamento sem colocar em risco a segurança das pessoas, bem como minimizar a burocracia e os ônus administrativos.
A idade mínima para operar os drones é 18 anos. Três classes de aeronaves estão incluídas na proposta. A Classe 1 abrange aeronaves com peso superior a 150 quilos, que terão de ser certificadas pela Anac e cadastradas no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB). Os pilotos deverão ter certificado médico aeronáutico (CMA), licença e habilitação. Todos os voos deverão ser registrados.

Aviões do Forró interrompe show no início em São Luiz sob ameaças de prisão; veja vídeo

O Aviões do Forró passou por um sufoco na madrugada deste domingo (4). A banda foi impossibilitada de continuar um show que realizava, em São Luiz, sob ameaças de serem presos pela polícia local. O motivo é que na capital maranhense há uma lei que proíbe shows musicais, sem isolamento acústico, até depois das 3h.


A festa ‘Aviões pra todo mundo’ já havia contado com os shows do grupo Xé Pop e de Dorgival Dantas, sendo a banda cearense a terceira atração do evento. Com isso, Xand e Solange subiram ao palco às 2h20 da madrugada e foram obrigado a finalizar a apresentação com apenas 40 minutos de duração – gerando revolta no público.
No palco, a dupla explicou a situação e pediu desculpas aos público. “Quero agradecer à vocês e pedir desculpas, a culpa não foi nossa. Mas se a gente continuar, vamos ser presos e a gente não pode ser preso. Tenho quatro meninos pra sustentar, ele mais quatro, e uma infinidade de pessoas aqui. São Luís, desculpa. De verdade, a culpa não foi nossa. Chegaram aqui e mandaram agente parar ou vamos ser presos”, desabafou A cantora baiana.
Sem palavras, Xand apenas completou a companheira de banda. “A gente tem que respeitar a lei”, disse. A banda foi fortemente vaiada pelo público. No instagram, o Aviões do Forró reforçou seu compromisso com a lei. “Nós preparamos um show especial à altura da exigência dos ludovicenses, o show estava lindo mas fomos impossibilitados de continuar devido a impedimento das autoridades local. O Aviões acata quaisquer diretrizes municipais, estaduais e/ou federais, principalmente nos cumprimentos de horários, é um dever… mas infelizmente não tivemos como concluir o show e tampouco nos despedir, explicar e agradecer ao nosso público, São Luís”, escreveram.
Em resposta às inúmeras reclamações do público, o diretor do Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon-MA), Duarte Júnior, afirmou que notificará a empresa 4 Mãos Entretenimento, responsável pelo evento, já que, de acordo com ele, o encerramento do show antes do previsto “afronta os direitos básicos do consumidor”.


Mucuri: duas pessoas morrem e cinco ficam feridas em colisão

Um grave acidente aconteceu na madrugada deste sábado (3), na BR 101, trevo que dá acesso a Mucuri. Dois carros de placas PJJ-2373 e MTS-9087 perderam o controle e bateram de frente, nos carros viajam sete pessoas, cinco ficaram feridas e duas morreram no local. As cinco vitimas não tiveram os nomes divulgados, foram socorridas em estado grave para o hospital mais próximo, as outras foram identificadas como Daniel Matias dos Santos e Manoel dos Santos. O DPT de Teixeira de Freitas esteve no local, fazendo remoção do corpo até o IML. 

Homicídio em Itapebi; assassinos levaram HD das câmeras

Um homem de 34 anos foi assassinado no centro de Itapebi, por volta das 23 horas de sexta-feira (02). Segundo o capitão Marcos Laurentino, a vítima foi atingida por cinco tiros em várias partes do corpo. Ainda de acordo com a informação, Márcio Neris Martins Ferreira, conhecido por “Márcio Canelão”, estava em um bar na Rua Otho Cachoeira, quando, pelo menos, quatro homens desceram de dois carros e efetuaram os disparos. A vítima morreu no local. Segundo a polícia, o proprietário do bar informou que, antes de fugir, os bandidos levaram o HD do equipamento onde ficam armazenadas as imagens das câmeras de segurança. O corpo de Márcio foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Eunápolis. Até o momento, a polícia não sabe a autoria e motivação do crime. 

Joelma se recusa a entrar no palco com Chimbinha no Piauí

Rolou o maior bafão em Teresina, no Piauí, na noite deste sábado (3), durante show do Calypso. Chimbinha entrou no palco sozinho e lá ficou por 20 minutos, pois Joelma se recusava a dividir o espaço com ele. A cantora ficou escondida no camarim fazendo pirracinha e cantando de lá. E assim ficou durante as primeiras cinco músicas. O guitarrista, em respeito ao público, resolveu sair para ela entrar e o show continuar. “Quando percebi que se continuasse no palco a Joelma não acabaria o show devido estar emocionalmente impactada, decidi sair. Afinal, o meu compromisso com o público e com os fãs é maior do que tudo. O show deveria continuar, pois como sempre digo a Calypso é maior do que eu e a Joelma. Cumpri meu dever profissional”, disse Chimbinha por meio de seu assessor Mauro Neto. Visivelmente abalada, Joelma chorou várias vezes durante o show mesmo sem o ex-marido no palco. Na manhã deste domingo, o músico falou que está tranquilo e que vai seguir seu caminho. - É hora de deixar as lágrimas e a tristeza pra trás e seguir em frente com novos projetos. Deus me fortaleceu até aqui e estou pronto para recomeçar com algo inovador e que agrade aos meus fãs. Aguardem”. Alguns fãs receberam Chimbinha com carinho e o presentearam com flores e brinquedos de pelúcia, segundo seu assessor. Outros foram mais arredios e vaiaram. 

Entrou com drogas no presídio; ladrões agem no Mangabinha

Cláudia Nascimento Santos (foto), foi presa na tarde desta sexta-feira (2), tentando entrar co drogas no Conjunto Penal de Itabuna. A mulher foi flagrada durante a revista. Cláudia foi encaminhada para o Complexo Policial e será interrogada pela delegado de plantão. No bairro Mangabinha, a Polícia Militar registrou três roubos nesta sexta-feira (2) entre às 17 e 22 horas, sendo roubados dois veículos e uma casa comercial. Primeiro a CICOM recebeu informações que uma moto Honda 125, de cor vinho, foi tomada em assalto na Rua 1º de Maio, Bairro João Soares. Já Por volta das 20h, outra moto era furtada na Avenida Beira Rio, sendo uma motocicleta Titan vermelha, placa OZO 2430, foi furtada na Av. Beira Rio, Centro de Itabuna. À noite, por volta das 22 horas, dois indivíduos, aparentemente menores, armados com revólver, a bordo de uma moto cinquentinha, cor vermelha, estavam roubando pessoas e agredindo-as no bairro Mangabinha. Uma das vítimas teve a bolsa roubada com documentos pessoais e celulares. 

9ª rodada - 3ª fase - veja os resultados


Buerarema 1 x 0 Itororó
Coaraci 1 x 1 Ibicaraí
Itagibá 0 x 0 Uruçuca
Ubaitaba 1 x 1 Ibirataia
Porto Seguro 1 x 1 Eunápolis
Cachoeira 2 x 2 Conceição do Coité
Cruz das Almas 0 x 2 Valença
Remanso 0 x 1 Itaberaba
Santo Antonio de Jesus 3 X 0 Sapeaçu
Nazaré 0 x 1 Itapetinga
Itabela 0 x 3 Feira de Santana
Crisópolis 0 x 0 Santo Amaro
Lauro de Freitas 3 x 0 Brumado
Luis Eduardo Magalhães 0 x 0 Itamaraju
Salinas da Margarida 2 x 3 Catu
Araçás 0 x 4 Euclides da Cunha
(no próximo domingo, dia 11, o mando de campo será invertido)

Rastreado, dinheiro do tráfico será aplicado no combate à droga

A transferência de moeda estrangeira apreendida com traficantes para projetos contra o uso de drogas deverá ficar mais rápida. O governo federal, via Senad (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas), do Ministério da Justiça, iniciou uma força-tarefa para rastrear as apreensões de dinheiro em espécie com os criminosos e agilizar o depósito dos recursos em um fundo. Cerca de 3.000 depósitos estão em poder do Banco Central. A maioria, em dólar -mas também há, por exemplo, valores em euro e guarani, a moeda do Paraguai. Num levantamento inicial só no Estado de São Paulo, foram encontrados processos que somam US$ 519 mil. A Senad estima que o total no país chegue a US$ 5 milhões. Os recursos serão usados pelo governo em ações de prevenção, pesquisas, tratamento de dependentes e reinserção social. 

Suspensa a vistoria periódica em veículos na Bahia

O governador Rui Costa determinou a suspensão imediata da obrigatoriedade de vistoria veicular periódica para licenciamento anual de automóveis, conforme estabelece a Portaria nº 2045/2012, do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). A revogação do procedimento tem validade a partir desta segunda-feira (5). Rui também determinou que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) elabore parecer sobre a matéria com o objetivo de fundamentar a decisão final do Governo do Estado sobre a questão. Antes de embarcar para a primeira viagem oficial à Europa, na tarde deste domingo (4), Rui explicou que levou em consideração os questionamentos feitos pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) e pela Associação Baiana de Defesa e Proteção aos Condutores de Veículos (ABCV) para aplicar a medida. “Desta maneira, vamos garantir também a desoneração do cidadão", acrescentou o governador. Ele explicou que a vistoria no modelo atual estará suspensa até parecer da PGE. Continuará obrigatória a realização de vistoria veicular para transferência de propriedade ou de domicílio intermunicipal ou interestadual do proprietário do veículo, norma definida pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e aplicada em todos os estados brasileiros. De acordo com o diretor-geral do Detran-BA, Mauricio Bacelar, “além da suspender a vistoria que estava sendo realizada nos automóveis com mais de cinco anos desde janeiro deste ano, nós vamos consultar formalmente o Denatran para que o órgão federal emita parecer sobre a Portaria, mesmo ciente de que é competência do Detran estadual estabelecer as condições de licenciamento”. Publicada em dezembro de 2012, a Portaria 2045/2012 tornou obrigatória a vistoria para o licenciamento anual para automóveis com mais de 10 anos, a partir de janeiro de 2014; com mais de cinco anos, a partir de janeiro de 2015; e com mais de 1 ano, a partir de 1º de janeiro de 2016.

CIPRv/Itabuna comemora 12º aniversário e reinaugura o TOR

A CIPRv/Itabuna comemorou seu 12º aniversário com solenidade militar realizada ontem (01), na sede da unidade, as 10h00 da manhã. O evento contou com a presença do Ilmº Sr. Cel PM Lázaro, comandante do CPE – Comando de Policiamento Especializado, do Exº Senhor Prefeito Itabunense, Claudevane leite, dentre outras autoridades regionais civis e militares. Além do desfile cívico houve entrega de homenagens para autoridades civis que prestaram relevantes serviços a Unidade e a militares que contribuíram para a realização desse projeto. Também houve entrega da Medalha de honra ao mérito, Marechal Argolo – Visconde de Itaparica para o Maj PM Manoilzo, Comandante da unidade por ter se destacado no desempenho do serviço militar, bem como e entrega do prêmio de policial padrão do mês para o Ten PM Philip Gustavo, comandante do 5º Pelotão em Porto- Seguro e ao Sgt PM Renivaldo Arcanjo, também do 5º Pel. 

Em comemoração aos festejos de aniversário, a Unidade reinaugurou a Base TOR – Tático Ostensivo Rodoviário, localizada na BR 415, km 22, que teve suas instalações totalmente reformadas e sua área de convivência/academia construída. Para o comandante do TOR, ST PM Cavalcante, a Base reformada, oferece mais condições de trabalho para os policiais. “Os policiais já utilizavam aquele espaço para reuniões e também para treino. Porém, não era adequado. Com a reforma e construção da área de convivência, as condições de trabalho melhoraram, valorizando assim o policial militar”. Disse ele.

Armando Porto é eleito novo prefeito de Macarani

Os eleitores da cidade de Macarani, no sudoeste baiano, foram às urnas neste domingo (4) e escolheram Armando Porto (PSD) e Miller Silva Ferraz (PSDC), da coligação “Macarani com Responsabilidade”, como novos prefeito e vice-prefeito, respectivamente. Porto obteve 5.873 votos válidos (67,80%) contra 2.789 sufrágios (32.2%) do ex-prefeito Olisandro Nogueira, seu adversário. No pleito municipal suplementar houve 222 votos brancos (2,38%), 443 nulos (4,75%) e a abstenção foi de 29,62%. A eleição suplementar foi realizada após o prefeito Carlinhos e a sua vice-prefeita Elza Soares, eleitos em 2012, terem os diplomas cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) por captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico. “Assim como aconteceu nas eleições suplementares de Presidente Tancredo Neves, no mês de junho deste ano, no pleito deste domingo também foi utilizado o sistema JE-Connect que possibilita, através de um ponto de transmissão remota, o envio dos dados para o local de totalização tornando o processo mais ágil e seguro. O sistema Divulga totalizou a votação às 18h22, pouco mais de uma hora do encerramento da votação”, informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). (PTN News)

Estuprador volta a agir em Itabela; mulher foi baleada no tórax

A polícia investiga se Silvano Conceição dos Santos, 24 anos - acusado de ter sequestrado e estuprado duas mulheres em Porto Seguro e Eunápolis, em agosto -, tenha voltado a agir na região. A suspeita sobre Silvano se evidencia porque, de acordo com a polícia, um homem atuou da mesma forma que Silvano, agora em Nova Viçosa. Um casal foi trazido daquele município para a Cascalheira, um local deserto que fica a cerca de quatro quilômetros do centro de Itabela. Mas, desta vez, o caso – registrado por volta das 2h da madrugada deste domingo (04), quase termina em morte. O marginal trocou tiros com a polícia e a mulher, uma dona de casa de 42 anos, acabou baleada. Como em Porto Seguro e Eunápolis, o bandido manteve a mulher refém e obrigou o marido dela a ir até um caixa eletrônico sacar dinheiro. Ainda não há confirmação se neste espaço de tempo ele tenha estuprado a mulher. No local os policiais encontraram preservativos abertos. O marido da vítima - um aposentado de 56 anos -, em vez de ir ao banco resolveu buscar ajuda da polícia. Ele voltou à Cascalheira com uma equipe de policiais do 4º Pelotão da PM de Itabela. Ao perceber a presença dos policiais, o marginal deu início a uma troca de tiros, mas acabou conseguindo fugir por um matagal. A mulher foi atingida por um dos tiros. Ela recebeu os primeiros atendimentos no Hospital Frei Ricardo, em Itabela e depois foi transferida para o Hospital Regional de Eunápolis. De acordo com a informação, ela foi atingida no tórax e já passou por cirurgia. O estado de saúde da mulher é considerado estável. A polícia suspeita que o bandido seja Silvano Conceição dos Santos porque uma das vítimas do crime desta madrugada o reconheceu por meio de fotografias. O marginal pode estar escondido na região de Guaratinga. 

Acidente de moto provoca a morte de enfermeira de Itororó

Um grave acidente de moto por volta das 23 horas deste domingo (4), vitimou fatalmente a enfermeira e professora Fabiana Barreto. Fabiana, que era de Itororó, retornava de uma fazenda próxima a Rio do Meio, quando seu esposo Rodrigo Brito (Badoy), perdeu o controle da moto que pilotava, passou direto em uma curva e acabou caindo numa ribanceira do outro lado da pista. Com o impacto os dois foram lançados para longe da motocicleta. Fabiana morreu na hora e Rodrigo foi encaminhado a Fundação José Silveira com dores no braço e na perna. Rodrigo é enteado do vereador itororoense João Brito. 

Criança morre após carro capotar no centro de Gandu

Uma criança morreu e três pessoas ficaram feridas, após uma carro capotar na avenida Ibirataia, na cidade de Gandu. De acordo com as primeiras informações, a criança de apenas dois anos estava acompanhada de duas mulheres e o motorista dentro de um veículo modelo Gol, de cor verde e placas não identificadas. Testemunhas disseram que o veículo seguia em alta velocidade e o motorista acabou perdendo o controle na curva. Ainda conforme populares, a criança estava sentada no colo de uma das mulheres no banco da frente e sem o cinto. Na capotagem, a criança foi arremessada para fora do carro e teve a cabeça esmagada, morrendo na hora. No acidente o veículo ainda atingiu um ciclista que passava no momento. 

Coutinho é cortado da Seleção; Kaká é o substituto

Baixa de última hora na Seleção Brasileira. A CBF anunciou neste domingo que, por motivo de lesão, Philippe Coutinho, do Liverpool, foi cortado da lista para os jogos contra o Chile e a Venezuela, pelas Eliminatórias. Kaká, do Orlando City, foi chamado no lugar. Kaká já tinha sido chamado para os amistosos recentes do Brasil nos Estados Unidos, contra Costa Rica e o próprio time dos EUA, ambos os jogos com vitória brasileira. Mas o meia-atacante só atuou, no segundo tempo, do primeiro. A mudança na delegação foi anunciada enquanto a dupla de goleiros Jefferson e Alisson é aguardada no hotel em que a Seleção está concentrada, na capital chilena. A maior parte do grupo, no entanto, vai pintar em Santiago nesta segunda-feira. Já Kaká deve chegar na terça. Além de Coutinho, Dunga já tinha perdido Roberto Firmino, também do Liverpool, por problema de lesão. Ricardo Oliveira foi chamado no lugar. A outra mudança na lista original para os jogos pelas Eliminatórias foi a saída do lateral-direito Rafinha, que pediu dispensa, abrindo espaço para a volta de Daniel Alves. (Lance)

Jô Soares deve deixar de ser diário e dividirá espaço com Adnet

No ar desde 1988, quando estreou no SBT, o talk show de Jô Soares deverá deixar de ser diário no ano que vem. A atração deverá dividir espaço com um novo programa do gênero, a ser comandado por Marcelo Adnet, que já gravou dois pilotos. Ainda não está definido qual programa ficará três dias no ar e qual ficará dois, mas a tendência é que Jô tenha mais espaço. Oficialmente, a Globo nega que o Programa o Jô deixará de ser diário após 16 temporadas na emissora. Isso porque o projeto de Adnet ainda não foi aprovado pelos principais executivos da rede. Mas os programas-teste gravados pelo humorista do Tá no Ar estão foram muito bem avaliados. Nos bastidores da emissora, o talk show de Adnet já é dado como quase certo na grade de 2016. Extraoficialmente, fontes da Globo demonstram preocupação com a saúde de Jô Soares (que chegou a ficar fora do ar cinco semanas no ano passado por causa de uma pneumonia). Aos 77 anos, o apresentador já não demonstra o mesmo vigor de 15 anos atrás, quando reestreou na Globo. Além disso, vêem em Adnet um talento que pode renovar o gênero do late night show. Se seguir o que foi produzido nos pilotos, o programa a ser comandado por Adnet receberá apenas um convidado por noite. A ideia é que seja sempre alguém muito relevante e/ou muito engraçado. Assim como os talk shows do horário, a atração terá cenário com skyline urbano noturno (o pilotos foram feitos em um cenário parecido com o de Jimmy Fallon), banda e monólogo. Terá também esquetes pré-gravadas com a participação de atores da Globo (tal qual o The Tonight Show Starring Jimmy Fallon, na rede norte-americana NBC). O talk show de Adnet vem sendo desenvolvido desde o início do ano. O programa já tem uma equipe de produção e redação trabalhando em São Paulo. Alguns dos profissionais mantêm blogs de humor. Um outro foi redator do CQC, da Band. Um dos pilotos foi gravado com o ator Mateus Solano, de quem Adnet é amigo. (Daniel Castro)

Tom Calvante pede para voltar para a Globo no ar

Quando os convidados de um programa são bem melhores que o elenco original, existe um grande problema. O fato se consumou no "Tomara que Caia", humorístico da Globo que só ganhou prumo quando apostou em bons humoristas em pontas de luxo na atração. Na edição de ontem (4), Tom Cavalcante roubou todas as atenções, mesmo em uma participação de poucos minutos. Ressuscitando sucessos como Ribamar e João Canabrava, Tom driblou o roteiro e empolgou os internautas nas redes sociais. Foi muito elogiado. Assim como fez Mônica Iozzi, o humorista brincou com a própria participação no programa. Em determinado momento perguntou: "Onde fica o RH?", fazendo piada sobre sua vontade de voltar para a Globo. Literalmente pediu emprego no ar. O humorista está longe da emissora há 11 anos. Quando deixou a Globo para ir para a Record, entrou para uma lista do artistas que não deveriam mais colocar os pés no canal. Aos poucos, a resistência e mágoa foram quebradas. Tom estreou série no Multishow, canal pago da Globosat, e agora já ensaia passinhos na Globo. A participação dele no "Tomara que Caia" não só confirmou que o elenco do programa é realmente fraco, como também deixou claro que Tom tem muita lenha para queimar na TV . Seu humor popular agrada e remete a um tempo de bons humoristas e humorísticos na TV, como Chico Anysio, mestre de Tom, e a turma do "Sai de Baixo". Você pode até não gostar de Tom Cavalcante e de seu incansável João Canabrava. Mas não dá para negar que ontem, com apenas poucos minutos no ar, o humorista mostrou que o "Tomara que Caia" não é original nem divertido. Que o humor para ser bom pode ser simples. Não precisa inventar moda. Basta fazer rir. (Keila Jimenez)

Datafolha: 50% do país acha que bandido bom é bandido morto

Metade da população das grandes cidades brasileiras acredita que "bandido bom é bandido morto". A constatação aparece em pesquisa Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, ONG que reúne especialistas em violência urbana do país. O levantamento foi realizado no final de julho e fará parte do 9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que será divulgado nesta semana. O instituto ouviu 1.307 pessoas em 84 cidades com mais de 100 mil habitantes. Para a pergunta se bandido bom é bandido morto, 50% disseram concordar, 45% discordaram e o restante não soube responder ou não concorda nem discorda. Como a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, há empate técnico, e a pesquisa indica a sociedade dividida. Para o sociólogo Renato Sérgio de Lima, vice-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, essa divisão no país é um bom sinal. "Como o copo está meio cheio e meio vazio, metade da população é contra [à afirmação], e isso pode ser visto com uma janela para a construção de políticas públicas. Há espaço para mudança." A mudança prioritária desejada por Lima é no sistema da polícia, que privilegia o enfrentamento a criminosos e o confronto violento. Esse resultado da pesquisa reforça a sensação de especialistas da área de que a sociedade é tolerante com a matança de suspeitos por policiais —PMs e policiais civis mataram ao menos 3.022 pessoas em 2014 no país, como a Folha revelou no sábado (3). Há distinção, por exemplo, quando o recorte é pela cor da pele: 53% dos brancos acham que bandido bom é bandido morto, índice que recua para 44% entre os pretos. Entre as regiões do país, a maior diferença está entre Sudeste (48%) e Sul (54%), mas ainda dentro da margem. Para o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB de SP, Martim Sampaio, quem defende o argumento de morte aos bandidos coloca na mão da polícia o poder de julgar e aplicar a pena capital, por exemplo.

Casa de criminoso é incendiada em Eunápolis

Um jovem de 15 anos foi atingido por sete tiros na cabeça. O caso aconteceu no começo da tarde de domingo (04), no bairro Alecrim I, zona norte de Eunápolis. Segundo a polícia, nenhum dos disparos perfurou o crânio do adolescente, que está internado no Hospital Regional, mas não corre risco de morrer. A polícia informou ainda que o rapaz transitava pelo Caminho 10 quando foi surpreendido pelo criminoso, cujo nome ainda não foi divulgado. Ainda de acordo com a informação, o suspeito teria sido visto, momentos antes do crime, de arma em punho. Revoltados, um grupo de amigos do jovem tocou fogo na casa do acusado. A polícia investiga a tentativa de homícidio.