TV

TV REPÓRTER

propaganda slides

PLAY DA RÁDIO CACAU FM

PLAY DA RADIO CACAU FM

Páginas

Câmara dos Deputados aprova o projeto Cacau Cabruca

A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei nº 4.995 de 2009, de autoria do deputado federal Geraldo Simões (PT/BA), que institui o Sistema Agro Florestal denominado Cabruca na lavoura de cacau. O projeto já foi ao Senado Federal e deve ser distribuído para as Comissões e a tramitar no início de 2015. O Sistema Cabruca é um sistema de cultivo do cacau combinado com a manutenção de espécies da cobertura vegetal originária, para sombreamento. Este tipo de consórcio é responsável para manutenção das características da Mata Atlântica no Sul da Bahia. De acordo com Geraldo Simões, “ao contrário do acontecido em outras regiões, onde a Mata Atlântica foi praticamente devastada, no Sul da Bahia, a introdução da cultura cacaueira, ainda que inicialmente afetou a floresta local, ao cuidar da preservação de espécie nativas para o sombreamento, possibilitou a sobrevivência da Mata, minimizando os efeitos da ocupação produtiva da região”. “Tenho a firme convicção que a melhor política agrícola adequada, em termos de sustentação ambiental é aquela que combina preservação e conservação, com desenvolvimento da agricultura e a ocupação econômica, com características de diversificação e consórcio produtivo e que possa ser manejável de maneira sustentável”, afirma Geraldo Simões. O Cabruca, além de manter espécies originais, permite a manutenção do solo rico em matéria orgânica, conserva as nascentes e permite a continuidade da fauna e flora local, com impactos reduzidos. Tudo isto aliado à sustentabilidade econômica, não só pela produção cacaueira, mas pelo manejo florestal adequado. O projeto aprovado, que agora foi encaminhado ao Senado, define como Cabruca “o sistema agrossilvicultural com densidade arbórea igual ou maior que 40 indivíduos de espécies nativas por hectare, que se fundamenta na implantação da cultura do cacau sob a proteção das árvores remanescentes da vegetação da Mata Atlântica, de forma descontinua e circundada por vegetação nativa.” A aprovação desse projeto trará um avanço para a proteção ambiental e para a agricultura de nossa região”, finaliza Geraldo Simões.

Presos os assassinos de comerciante de Canavieiras

Foi rápida a resposta da polícia ao assassinato do comerciante Geraldo, conhecido por Gerebar. acontecido na madrugada desta quinta feira (20), em Canavieiras. Durante ronda na rodovia BA 001, em Ilhéus, próximo ao Cururupe, uma guarnição do TOR - Tático Ostensivo Rodoviário, tendo à frente o Sgt PM Lima, em conjunto com a guarnição da Rondesp/Sul, no comando do Sd PM Palma, da PMBA, desconfiaram da atitude dos ocupantes de um veículo Ford Fiesta e os interceptaram.

Com os elementos a PM encontrou muitas roupas recém compradas de marcas conhecidas e pares de tênis, também novos, além uma quantidade de droga escondida no tênis de um dos bandidos. Guilherme,, que confessou o crime, é morador da rua Almir Nonato, em Canavieiras, Keno, que é de Ilhéus, mas já atua há algum tempo na região, juntamente com o outro envolvido conhecido como Jipe, no bairro João Fonfon, foram encaminhados ao plantão da Depin em Ilhéus, onde confessaram o homicídio praticado em Canavieiras.

Segundo informações, um dos indivíduos mantinha relacionamento com a vítima. "A força da troca de informações via WhatsApp, de um grupo organizado pelo Sargento Vitorino, entre policiais de Canavieiras e de Ilhéus fez toda a diferença para a rápida solução deste homicídio", disse um policial que participou das diligências. É a tecnologia a serviço do bem. 

Itabuna: Prefeitura e Caixa vistoriam Minha Casa Minha Vida

As obras das 3.448 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida que estão sendo construídas em Itabuna foram vistoriadas nesta quinta-feira por representantes da Caixa Econômica Federal e do Município tendo à frente o prefeito Claudevane Leite. A comitiva, que era composta também pelo vice-prefeito e secretário do Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Júnior, o presidente da Câmara de Vereadores Aldenes Meira, do gerente regional de construção civil e do representante de projetos da Caixa, Antônio Almeida e Antônio Vinícius Cruz, dos secretários Marcos Monteiro (Desenvolvimento Urbano), José Carlos Trindade (Assistência Social) e Silas Alves (Chefe de Gabinete) e do presidente da Emasa, Ricardo Campos. Em encontros com engenheiros das empresas, nos bairros São Roque e Nova Ferradas, foram discutidos detalhes sobre a construção de equipamentos como escolas, unidades de saúde e centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Os engenheiros também apresentaram ao prefeito um balanço do andamento das obras dos conjuntos habitacionais São José, Itabuna Parque, Gabriela e Jubiabá. O prefeito elogiou a qualidade do acabamento das 400 unidades já praticamente prontas no Conjunto Habitacional São José, no bairro Nova Ferradas. Vane reafirmou o compromisso da administração municipal de pavimentar os acessos aos condomínios. Ele afirmou que uma das prioridades é reduzir o déficit habitacional em Itabuna e entregar pelo menos 5 mil unidades até o final do mandato. “Além desses imóveis em construção, já entregamos 992 unidades dos condomínios Jardim América I e II, e até o final do ano vamos abrir concorrência pública para construção de mais 750 unidades”, afirmou o prefeito.
Entrega em maio - Pelo cronograma apresentado pelas construtoras, o Conjunto Habitacional São José será o primeiro a ficar pronto. A previsão é que os 900 apartamentos (construídos no modelo de unidades sobrepostas) sejam concluídos em abril e entregues no início de maio. Já são 675 imóveis em fase de acabamento, sendo que 400 deles estão com 95% da obra pronta, faltando somente pintura externa e assentamento das lavanderias. Já os conjuntos habitacionais Gabriela e Jubiabá, também no bairro Nova Ferradas, estão com 38% das 2.052 unidades construídas e têm previsão de entrega para outubro do próximo ano. Além dos apartamentos do projeto constam uma unidade do Creas, posto de saúde, creches, escola, quadras poliesportiva, estação de tratamento de esgoto e pavimentação das ruas. Outubro de 2015 também é o prazo previsto para a entrega das 496 unidades do conjunto Habitacional Itabuna Parque, no bairro São Roque. Foram abertas 80% das ruas do conjunto, construído 50% do muro de 1500 metros de extensão e 32% dos apartamentos já estão em fase de acabamento.

Itabuna: mulher entupida de drogas queria entrar no Presídio

Gleidi Malu de Jesus Torres, 21 anos, foi presa no final da manhã desta quinta-feira (20) ao tentar entrar com maconha e um chip de celular escondidos na calça. Ela conta que ia visitar o marido, Marcio, mas diz que levava a droga para ela fumar. Gleidi tem duas filhas, uma de 4 anos e uma de 3 meses. A última é filha do interno Márcio. Gleidi, que mora no Iguape, em Ilhéus, já foi apreendida quando menor, acusada de tráfico de drogas. Na delegacia, ela chegou a contar que mentiram para ela que estaria fácil passar pela revista e entrar no presídio com droga. “Me enganaram e eu caí”, disse ela. Frequentemente mulheres são flagradas na revista tentando entrar com materiais na unidade prisional. Todas elas são apresentadas na delegacia. No final da tarde, Gleidi foi flagranteada e encaminhada ao presídio. Instantes depois, voltou a ser conduzida à delegacia, pois durante revista íntima foi encontrada uma grande quantidade de maconha na vagina dela. Detalhe: a mulher estava menstruada. 

Prisão preventiva para acusado de matar mãe e filha

As investigações que apuram as mortes de mãe e filha, em Ilhéus, já estão bem adiantadas. A prisão preventiva do acusado André Santos, inclusive, já foi solicitada pela delegada Andréa Oliveira, titular da 1ª DT (Delegacia Territorial), responsável pelo caso. Ao Diário Bahia, ela confirmou que o crime foi, de fato, passional. Luciene Pereira Bispo, de 37 anos, e a adolescente Karinny Silva, de 17 anos, foram encontradas mortas, cada uma em seu quarto, na casa da família, no bairro Teotônio Vilela, naquela cidade. Isso, na noite do dia 06 de novembro. Os corpos, com sinais de estrangulamento, estavam em cima das camas e cobertos com um lençol, como se elas estivessem dormindo. O duplo homicídio, descoberto pela filha mais nova de Luciene, chocou a comunidade, onde as vítimas viviam. Segundo a delegada, André, que morava com Luciene há apenas sete meses, era muito ciumento e não trabalhava. "Por isso, a vítima teria mandado o companheiro sair de casa", explicou Dra. Andréa. De acordo, ainda, com as investigações, após essa discussão, o homem teria prometido deixar a residência no dia 5, um dia antes dos corpos serem encontrados. "Ele passou a premeditar o crime", ressaltou a policial. Inicialmente, o "alvo" do acusado seria só a companheira. E a filha Karinny, que morava com o casal? Questionamos à delegada. "Presenciou o crime. Morreu por isso", concluiu Drª Andréa. Após matar a mulher e a enteada (neste caso, queima de arquivo), André fugiu, deixando a casa trancada. A porta da frente do imóvel teve que ser arrombada pelos vizinhos, a pedido da filha caçula de Luciene. Ela não morava com a mãe e desconfiou do sumiço das vítimas, com quem não vinha conseguindo manter contato há dias.

Moto bate em cavalo e condutor morre na BR-101, em Itabuna

Genilton Gomes (Nil), 44 anos, morador do bairro São Lourenço, trafegava pela BR-101 com o carona Renart Carvalho dos Santos, 29 anos, em uma moto Honda Fan vermelha, quando colidiu com um cavalo. O acidente aconteceu na noite desta quinta-feira (20), por volta das 19h30, ao atravessar a pista, na altura do Maxim Quartier. Os dois seguiam sentido bairro Manoel Leão. Os dois receberam os primeiros atendimentos no local pelo Samu 192 e, em seguida, foram encaminhados para o Hospital de Base. Genilton não resistiu ao forte impacto contra o cavalo e morreu. O carona continua sob cuidados médicos.

Sobe para oito o número de mortos em acidente na BR-101

Subiu para oito o número de mortos em um acidente entre dois veículos na manhã desta quinta-feira, 20, na altura do km-45 da BR-101, próximo ao município de Esplanada. Uma adolescente de 15 anos não resistiu aos ferimentos e morreu no começo da noite, por volta das 18h, no Hospital Dantas Bião, em Alagoinhas, distante a 124 km de Salvador. O nome da vítima não foi informado pela unidade de saúde. De início, quatro ficaram gravemente feridas. O acidente aconteceu numa área da rodovia que fica a 200 km da capital baiana. Entre as vítimas estavam três crianças, alunos da Fundação José Carvalho, localizada na cidade de Entre Rios, informaram os policiais. O motorista e a mãe de uma das crianças mortas, passageira de um dos veículos, também morreram. O outro carro envolvido no acidente era um táxi que transportava três pessoas. Duas passageiras morreram no local, idosa e a filha dela. O condutor do táxi e os outros feridos foram levados para o Hospital Dantas Bião. O estado de saúde dos sobreviventes não foi divulgado. Cerca de sete unidades do Serviço Móvel de Urgência (Samu) foram encaminhadas para o local. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Conselho Tutelar, taxistas e populares ajudaram no socorro às vítimas.

Policia atira em homens que surtaram em Ibicaraí e Barro-Preto

Dois casos de surto chamaram a atenção da população de duas cidades da região, nesta quinta feira (20). Erik Nascimento Lopes, 17 anos, teve um ataque psicótico, em Ibicaraí, e partiu para a violência ameaçando populares com uma faca. A polícia foi acionada mas o menor não se intimidou e partiu pra cima dos agentes. Os policiais não tiveram outra alternativa a não ser atirar. Erik foi baleado na perna direita e só assim ficou mais calmo. Ele foi encaminhado para o Hospital de Base, para ser medicado. Outro caso de surto, ocorreu em Barro Preto. Vivaldo Silva Souza, 21 anos, é um trabalhador tranquilo, mas quando bebe se transforma completamente. Ontem, após encher a cara, pegou um facão e um pedaço de pau e começou a quebrar tudo na casa vizinha no bairro Bonfimzão. Policias chegaram para resolver a questão, mas Vivaldo não tomou conhecimento e continuou o quebra-quebra, confrontando os policiais. Ao reagir a voz de prisão, ele foi alvejado na perna esquerda, no pé e na coxa. O bebum está internado no Base e será submetido a uma cirurgia.

Colisão de carro com poste mata jovem de 15 anos na Bahia

Uma jovem de 15 anos morreu na tarde desta quinta-feira (20) após se envolver numa colisão violenta entre a motocicleta que pilotava e uma pick-up Chevrolet Corsa de placa CJJ-0883. De acordo com o site Correio Cidade, o acidente aconteceu na Avenida Castro Alves, próximo à Praça do Bosque, em Santo Estevão, quando a adolescente de Daiane conduzia uma moto Honda Pop, de placa OKU-6852, que foi atingida e imprensada pelo carro num poste de energia elétrica. O acidente chocou os moradores da cidade. O motorista do carro fugiu do local e o corpo da jovem foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Feira de Santana. Os veículos envolvidos foram removidos pela polícia. 

Ação para retirar invasores de imóveis no Teotônio Vilela

A Prefeitura de Ilhéus, através da Procuradoria Geral do Município (Proger), ingressou na Justiça com ação de reintegração de posse, na 1º Vara da Fazenda Pública, pedindo a desocupação das 272 unidades habitacionais do Programa de Assistência Técnica ao PAT – Prosanear (Habitar Brasil), que vinham sendo construídas no Bairro do Teotônio Vilela. .Conforme declarações do prefeito Jabes Ribero, após a retirada dos invasores, serão concluídas as obras de infraestrutura do local para que os imóveis sejam entregues aos beneficiários devidamente cadastrados, quer são as famílias localizadas na conhecida Rua do Mosquito, na área de manguezal em frente ao terminal rodoviário. O Prosanear é um programa do governo Federal, desenvolvido pelo Ministério das Cidades, tendo como órgão financiador o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), e tem como objetivo a recuperação ambiental de áreas degradadas ocupadas por população de baixa renda, mediante a elaboração de projetos integrados de saneamento.