TV

TV REPÓRTER

propaganda slides

PLAY DA RÁDIO CACAU FM

PLAY DA RADIO CACAU FM

Páginas

ACS recebem tablets da Prefeitura para ajudar no trabalho diário em Ibicaraí

Exibindo ta.JPG
Texto: Arnold Coelho – Fotos: André Luiz Evangelista

O plenário da Câmara de Vereadores de Ibicaraí recebeu na manhã de hoje, segunda-feira, 6, a presença maciça dos Agentes Comunitários de Saúde de Ibicaraí (ACS). A reunião foi para entregar 73 tablets Samsung, de 7’ polegadas, Wi-Fi, com 8 GB, 1 MG de memória RAM, câmera de 2 mega pixel, com processador Dual Core de 1.2 GHz e GPS.

Estiveram presentes também o prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana, o secretário Municipal de Saúde, Pinheiro Farias, o vereador Klaus Farias e parte da equipe da Saúde local.
Exibindo table.JPG
A ação faz parte do plano de modernização dos ACS e está sendo feita com recursos próprios da Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde do município, que está recebendo o apoio logístico do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ) do Ministério da Saúde. O PMAQ funciona por meio da indução de processos que buscam aumentar a capacidade das gestões municipais, estaduais e federal, em conjunto com as equipes de Saúde, no sentido de oferecer serviços que assegurem maior acesso e qualidade à população.
Exibindo tablet.JPG
Em contrapartida o Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP) irá ministrar, nos próximos três dias, um curso para todos os ACS, com o objetivo de ensiná-los e qualificá-los a manusear o novo equipamento. “Daremos três dias de treinamento para todos os Agentes Comunitários de Saúde de Ibicaraí, nos períodos matutino e vespertino, onde ensinaremos como manusear o tablet, coletando e fornecendo informações atualizadas no banco de dados do Ministério da Saúde”, disse Jaildo Aboboreira, instrutor do IMAP.
Exibindo tablet-c.JPG
“É um sonho antigo e uma promessa cumprida pelo prefeito Lenildo Santana. Assim que assumi deixei claro para o prefeito que precisávamos fazer esse esforço de qualificar e equipar nossos Agentes de Saúde. É uma conquista para a nossa Saúde local”, disse o secretário Municipal de Saúde, Pinheiro Farias.

“Qualificar nossos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) é mais um passo no processo de modernização do nosso sistema de saúde local. Esses equipamentos vão ajudar muito no levantamento de dados e informações de uma forma rápida e segura. São novos equipamentos, novas unidades de saúde e a certeza de que com investimentos teremos uma saúde melhor no futuro”, disse o prefeito Lenildo Santana.

​​Bairro do Luxo ganha da Saloméa em final eletrizante

Exibindo final-a.jpg
Texto e Fotos Ascom Ibicaraí

 A boa equipe do Bairro do Luxo não se intimidou com a grande torcida do time da Saloméa e sagrou-se campeã do Campeonato de Futebol do distrito da Saloméa, em Ibicaraí. A grande final aconteceu ontem, domingo, 5 de julho, e contou com a presença de grande público, além do prefeito Lenildo Santana; do diretor do SAAE, José Dias; Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Lula Sampaio; Secretário de Saúde, Pinheiro Farias; Secretário de Infraestrutura, Leildo Santana; Secretária de Assistência Social Ângela Santana e os vereadores Valter da Farmácia e Gilvá.
 Exibindo final-b.jpg
O sucesso do Campeonato da Saloméa é fruto da boa parceria dos desportistas Tinho, Pata, Teta, entre outros, que organizaram o evento com o apoio da Prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria de Cultura e da Diretoria de Esportes, que forneceu material esportivo e os custos de divulgação e arbitragem.

Lenildo Santana esteve presente acompanhado do diretor do SAAE, José Dias, um grande entusiasta esportivo (vale lembrar que a seleção de futebol de Ibicaraí foi campeã do Intermunicipal, quando José Dias foi presidente da Liga Ibicaraiense de Futebol - LIF).

O prefeito Lenildo Santana, em sua fala, deixou claro que não mediu esforços para o sucesso desse campeonato. “Assisti alguns jogos durante o campeonato. Sempre que surgia um espaço na minha agenda eu vinha prestigiar esse evento e não poderia ficar fora dessa grande final disputada pela equipe da Saloméa e a equipe do bairro do Luxo”, disse o prefeito.

Segurança do cantor Leonardo reage a assalto e é morto a tiros em Goiânia

Cerca de dez dias após a morte do afilhado Cristiano Araújo, o sertanejo Leonardo sofreu mais uma perda. Um dos seguranças do cantor foi morto a tiros em Goiânia. De acordo com matéria publicada pelo jornal Extra, Marco Antônio Rezende, de 41 anos, foi baleado após reagir a um assalto. O segurança tentou evitar o roubo de seu cordão de ouro, quando levou oito tiros. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu a caminho do hospital.
Marco Antônio era motorista e segurança de Leonardo e acompanhava o cantor em todos os eventos realizados em Goiás. Ele também atuava na segurança do filho de Leonardo, Pedro, e de Thiago, filho de Leandro (morto de câncer em 1998).

Servidores do INSS entram em greve na Bahia

O Sindprev/BA fez um comunicado na sua página na internet que a partir do dia 07 de julho de 2015, os trabalhadores do INSS, Ministério da Saúde, ANVISA, FUNASA, MTE estarão em greve por tempo indeterminado, manifestando a sua insatisfação quanto à política de austeridade que ainda vem sendo imposta aos serviços e servidores públicos devido à atitude intransigente do Governo que se nega a atender a pauta unificada dos servidores públicos. Os Servidores Federais exigem o cumprimento por parte do Governo dos acordos firmados e permanecem dizendo não a qualquer reforma ou medidas que venham retirar os seus direitos. Desde 2011, os Servidores Federais apresentaram ao Governo uma pauta unificada e até agora não foram atendidas nem as reivindicações básicas:
Data-base em 1° de maio;
Índice linear de 27,3%;
Política salarial permanente com correção das distorções e reposição inflacionária;
Retirada dos projetos do Congresso Nacional que prejudicam os servidores;
Incorporação aos salários das gratificações produtivistas;
Paridade Salarial entre ativos, aposentados e pensionistas;
Concurso Público.

Assista: Neymar é filmado “In Água” por amigos em festa junina



Após a disputa da Copa América, o craque do Barcelona, Neymar está curtindo as férias com toda animação. O fim de semana do jogador brasileiro foi bastante animado. Um vídeo que circula nesta segunda-feira (6) nas redes sociais mostra Neymar “em alta” cambaleante em um final de festa junina na casa dele em Guarujá. Uma amiga dele diz: “Não consegue parar em pé”, disse.

Assista:

Itagimirim: Homem é morto a tiros e tem orelha cortada

Adailton Cardoso de Oliveira, 30 anos, foi encontrado morto em Itagimirim, na manhã desta segunda-feira (6). De acordo com a Polícia Militar, o corpo de Adailton foi localizado na Rua Rafael Couto, nos fundos de um ginásio de esportes no bairro Francino Andrade. Havia perfurações de arma de fogo no pescoço e na barriga. Além disso, a orelha esquerda da vítima foi cortada. A polícia suspeita que o motivo do crime tenha sido dívida de drogas, já que Adailton seria usuário de substância entorpecente. O homem já tinha passagem por tráfico e porte ilegal de arma de fogo. 

Professora é esquartejada; corpo é achado em caixa d'água

A professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Andréia Oliveira Pinto foi brutalmente assassinada e teve o corpo esquartejado e lançado na caixa d'água da casa dela. O crime ocorreu na última quinta-feira e foi cometido pelo namorado da vítima, Geovane Breia Raymundo, de 25 anos, que foi preso no domingo. De acordo com o delegado assistente da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF), Paulo André Souza, a família de Andréia procurava por ela desde quinta-feira. No sábado, alguns familiares foram até a casa da professora e se depararam com um forte mau cheiro na caixa d'água. Acionados, os policiais encontraram o corpo dividido em três partes, em alto grau de decomposição, dentro da caixa d'água de sua casa. Segundo o delegado, depoimentos de familiares levaram a polícia até a casa do namorado, onde foram encontrados objetos que pertenciam a Andréia. Ele confessou o crime e afirmou que agrediu a namorada até a morte após uma discussão por ciúmes. Responderá por homicídio qualificado e ocultação de cadáver. "Desde quinta-feira, era Raymundo quem atendia às ligações dos familiares de Andréia. Ele também se passava por ela ao responder mensagens", disse o delegado. Segundo testemunhas, o casal estava junto há dois meses. (Veja)

Consumo de gasolina cai e país volta a exportar


Pump Gas Step 9 preview.jpg

A retomada das vendas de etanol derrubou o consumo brasileiro de gasolina nos cinco primeiros meses de 2015 e pode ter contribuição positiva para o fechamento da balança comercial brasileira no ano. Segundo dados compilados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a demanda pelo derivado de petróleo caiu 5,4% entre janeiro e maio, enquanto o mercado de etanol hidratado subiu 34,9%. Os impactos do cenário já começam a aparecer nas estatísticas de comércio exterior: em junho, as vendas externas de gasolina registraram alta de 129% com relação a igual mês em 2014, mesmo com preços mais baixos no mercado internacional.De acordo com especialistas, a mudança tem relação com o aumento da mistura de etanol anidro na gasolina, que começou a vigorar em março, e com a melhora de competitividade do etanol hidratado após os últimos reajustes nos preços dos combustíveis — fruto de decisão da Petrobras, em novembro, e de aumento da carga tributária, este ano, como parte do programa de ajuste fiscal. 

Esposa mata marido com tijolada em Vitória da Conquista

Ramon Silva Cruz, 29 anos, morreu na tarde de ontem no Hospital de Base de Vitória da Conquista por morte cerebral. Ramon foi atingido na cabeça por Cláudia Gomes da Silva, 31 anos, após uma briga na noite deste sábado (04). Segundo informações, Cláudia não gostou de ver Ramon em um bar e bateu com um tijolo em sua cabeça. Ramon só deu entrada no Hospital na manhã deste domingo, após passar mal. Claudia levou o marido até o hospital, mas fugiu após ser informada do estado de saúde dele que era gravíssimo. Policiais do 4º Pelotão da 77ª CIPM foram informados e localizaram a agressora por volta de 15 horas, na Rua José Gonçalves, bairro Guarani. Claudia foi presa e conduzida pelos militares para o DISEP. Cerca de uma hora depois Ramon teve a morte cerebral constatada no Hospital de Base. 77ª CIPM Comunicação. (Itambé Agora)

PM prende assaltante na avenida Soares Lopes, em Ilhéus

Dando continuidade ao plano de operações de segurança pública, no sentido de reduzir o índice de crimes contra a vida, Policiais Militares da 68ª Cipm na noite deste sábado (04), prenderam na avenida Soares Lopes, em Ilhéus, um homem portando um revólver. Paulo Sergio da Cruz Conceição Souza, 28 anos, natural de Salvador, foi preso com uma arma, calibre 32, da Marca Taurus, com cinco munições. Com o meliante também foi encontrado um celular Samsung e uma bicicleta de cor Branca. Todo material apreendido, como também o meliante, foram apresentado na 7ª Coorpin, sendo autuado em flagrante pelo Delegado Plantonista. (Agravo)

Ministro das Finanças da Grécia renuncia ao cargo

O ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, disse nesta segunda-feira (6/7) que vai renunciar ao cargo. Segundo ele, o objetivo é ajudar o país a chegar a um acordo de resgate com os credores após a vitória do "não" no plebiscito deste domingo. Em comunicado, Varoufakis disse que logo depois do resultado do plebiscito foi alertado de que alguns participantes do Eurogrupo preferiam que ele se ausentasse das reuniões, para a busca de um acordo. Em discurso televisionado, o primeiro- ministro grego Alexis Tsipras assegurou que seu governo está "pronto para retomar as negociações com um plano de reformas confiáveis e socialmente justas" e que "desta vez, a questão da dívida (pública) estará sobre a mesa [de negociações]". Segundo o primeiro-ministro, o governo quer priorizar novas negociações e restabelecer o sistema bancário. Tsipras anunciou que vai pedir uma reunião com líderes políticos já nesta segunda-feira (6/7), para tentar chegar a um acordo com os credores europeus. As agências bancárias gregas estão fechadas há uma semana, em função da falta de liquidez, o que vem aumento a sua instabilidade econômica do país. Os gregos disseram um "não" às políticas de austeridade da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI) nas urnas, neste domingo (5/7). O resultado do referendo significa rejeitar as condições dos credores do país em troca de ajuda financeira, o que também pode resultar na saída da Grécia da zona do Euro. Por volta das 21 horas, mais de 96% das urnas já tinham sido apuradas e o "não" tinha 62% dos votos. As medidas exigidas pelos credores europeus incluíam aumento de impostos e cortes nas aposentadorias. A imprensa internacional informou que o plebiscito correu sem incidentes e estimaram que 65% dos eleitores compareceram às urnas. (JB)

Chacina em Belmonte: três mortos e um ferido

Uma chacina deixou chocada a população de Barrolândia, distrito de Belmonte, na noite deste domingo (5). Três jovens foram mortos e outro ficou ferido, por volta das 20h30, no bairro Campo do Hernandes. Segundo populares, os mortos são todos jovens. O mais novo tem em torno de 13 anos. Um morador relatou para a reportagem do Radar 64 que ouviu em torno de 30 tiros. Os assassinos - conforme os relatos, estavam de moto. A polícia ainda não informou para qual hospital o sobrevivente da chacina foi levado. A gravidade dos ferimentos também é desconhecida.

Resultado da segunda chamada do ProUni já está na internet

O resultado da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) já está disponível nainternet. Os estudantes pré-selecionados têm até o próximo dia 10 para comprovar nas instituições de ensino as informações prestadas no momento da inscrição. É de responsabilidade do candidato verificar na instituição os horários e o local ao qual deve comparecer para apresentar os documentos necessários. Quem perder o prazo ou não comprovar as informações é automaticamente reprovado. Entre os documentos a serem apresentados estão um de identificação, comprovantes de residência, de rendimento do estudante e de integrantes do grupo familiar e comprovantes de ensino médio. Quem não foi pré-selecionado na segunda chamada ainda poderá manifestar interesse em participar da lista de espera entre os dias 17 e 20 de julho, na página do ProUni. Nesta segunda edição de 2015 foram ofertadas 116.004 bolsas por 856 instituições particulares de educação superior. Das bolsas disponíveis, 68.971 são integrais e 47.033, parciais. O programa é destinado aos estudantes que querem concorrer a bolsas de estudo parciais e integrais em instituições particulares de educação superior, com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). (Agência Brasil)

Desabafo de menino gay comove a internet

Uma imagem publicada no Facebook pelo projeto Humans of New York, do fotógrafo Brandon Stanton, comoveu os internautas. Mais de 55 000 pessoas compartilharam o post e quase 600 000 comentaram a foto, postada na última sexta (3). As mensagens são de apoio e encorajamento. Trata-se de uma imagem com muita força: um garoto chorando, com a legenda “Sou homossexual e tenho medo do que será meu futuro e de que pessoas não gostem de mim.” O nome do garoto não foi divulgado, assim como a sua idade. O Humans of New York é um projeto que registra cidadãos de Nova York. Os personagens compartilham frases e um pouquinho de suas histórias nas postagens.No Facebook, são cerca de 13 milhões de seguidores. (Ilhéus24h)

Arcebispo do Rio é assaltado e tem o carro roubado

O arcebispo do Rio de Janeiro Dom Orani Tempesta foi assalto neste domingo (5/7) por volta das 21h, em Quintino, na Zona Norte do Rio. Os bandidos, que estavam em outro carro, abordaram o veículo em que estavam o arcebispo, o motorista e um casal de amigos. Ninguém ficou ferido. Os assaltantes levaram o carro. Dom Orani voltava de uma celebração religiosa na Paróquia de Nossa Senhora da Paz, em Campo Grande, na zona Oeste. O caso foi registrado na 24ª DP (Piedade). Essa é a segunda vez em menos de um ano que o cardeal foi assaltado. Em setembro do ano passado, três homens armados, no Sumaré, quando saía da residência Assunção e ia para um debate na Arquidiocese do Rio, na Glória. Os criminosos levaram um anel, um corda, uma máquina fotográfica e uma caneta. Na fuga, os bandidos deixaram para trás quase tudo que foi roubado. (JB)

Ministra do Meio Ambiente autoriza obras do Porto Sul

As obras do Complexo Porto Sul, na zona norte de Ilhéus, devem começar ainda neste semestre. No próximo dia 24, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, em Salvador, a autorização para suprimir vegetação na área da poligonal do empreendimento. A cerimônia de assinatura ocorrerá na Governadoria, às 16 horas. De acordo com a agenda, a ministra terá uma reunião com a Frente Parlamentar Ambientalista, contando com as presenças do secretário estadual de Relações Institucionais, Josias Gomes, e do deputado estadual Rosemberg Pinto, ambos do PT. Para o deputado estadual Rosemberg Pinto, a autorização ambiental, no próximo dia 24, reforça a importância do Porto Sul e da Ferrovia Oeste-Leste para o governo. “Com esta autorização da ministra Izabella Teixeira, começam, de fato, as obras”, assinala o parlamentar. “Superamos as questões ambientais. Agora é iniciar a obra”, diz, enfatizando a importância das obras para a infraestrutura logística baiana. O Porto Sul deverá ser construído em uma área de cerca de 1,8 mil hectares, em Aritaguá, zona norte ilheense. O investimento conta com parceria da União, Estado e empresas. A maior interessada no projeto é a Bahia Mineração (Bamin), mas a sua acionista enfrenta dificuldades financeiras e o mercado de minério de ferro está em baixa. O projeto original constava de construção de dois terminais, sendo um deles de uso privativo da Bamin. As dificuldades da empresa cazaque podem levar a uma redução do projeto, com investimento do governo baiano e de consórcio que envolve empresas brasileiras e chinesas. As obras, se iniciadas de fato neste ano, estariam concluídas em um prazo de até quatro anos. O prazo não leva em consideração variantes de mercado, a exemplo da crise das grandes e médias construtoras do país e as oscilações do mercado de minério de ferro. (Pimenta)