TV

TV REPÓRTER

propaganda slides

PLAY DA RÁDIO CACAU FM

PLAY DA RADIO CACAU FM

Páginas

Justiça rejeita mais um habeas corpus preventivo a José Dirceu

A Justiça Federal rejeitou mais um pedido de habeas corpus preventivo do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, nesta quarta-feira. Desta vez, quem deu a negativa foi a 8ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, sediado em Porto Alegre. Antes da decisão, Dirceu teve outros dois pedidos preventivos negados. A defesa do ex-ministro afirma que “tudo leva a crer” que Dirceu está prestes a ser preso na Operação Lava Jato. O ex-ministro cumpre prisão em regime aberto por ter sido condenado na Ação Penal 470, o processo do mensalão. O advogado Roberto Podval sustenta que a eventual prisão do ex-ministro não se justifica pois ele está colaborando com as investigações desde o momento em que passou a ser investigado na Lava Jato. A defesa alega que o ex-ministro é alvo de uma “sanha persecutória”. O advogado informou à Justiça Federal que a empresa JD Consultoria, de propriedade de Dirceu, encerrou suas atividades e encaminhou os documentos sobre os serviços prestados às empreiteiras Galvão Engenharia, OAS e UTC, investigadas na Lava Jato. (O Dia)

Indígenas interditam ponte na Ilhéus-Olivença

Alunos da escola indígena de Olivença, litoral sul de Ilhéus, e membros da comunidade local, revoltados com a diminuição da frota de ônibus responsável pelo transporte dos estudantes, fecharam uma ponte na rodovia Ilhéus-Olivença, nas proximidades do bairro. Segundo os manifestantes, a situação já se prolonga por cerca de 20 dias, sendo que o problema, afirmam, é porque a empresa responsável pelo serviço não pagou aos motoristas. A responsabilidade pelo transporte escolar dos indígenas é do governo do estado. (Ilhéus24h)

Maraú vai ser 1ª região autossuficiente de energia no Brasil

Empreendedores da localidade de Barra Grande, em Maraú, um dos mais destacados destinos ecoturísticos da Bahia, estão em fase de consolidação do projeto que vai tornar a localidade a primeira região energética do país. Região energética é aquela que por meio de geração própria e da adoção de programas de conscientização do uso, é autossuficiente em energia. E para isto estão negociando um aporte de R$ 700 mil no Projeto Região Energética de Maraú. A ideia do projeto surgiu do fato de o crescimento do energia crescer substancialmente durante o período de alta estação, quando a população do município praticamente dobra. Entre as linhas de ações adotadas estão a distribuição de cartilhas com exemplo de melhores práticas de gestão da conta de energia para pequenas empresas, incentivo para que pousadas usem placas de energia solar, geração de energia a partir do lixo, uso de lanchas movidas à energia solar e a construção de uma nova escola em Barra Grande dotada de ferramentas específicas para a educação ambiental. O REM , gerenciado pela Geoklock, é fruto de uma parceria entre empreendedores da área de turismo com a prefeitura local, empresas e ONGs. (Ascom Maraú)

Jovem é assassinado com tiros na cabeça em Itacaré

Um jovem não identificado foi assassinado com vários tiros na rua Nova, em Taboquinhas, município de Itacaré. Aparentemente o indivíduo foi alvejado com três tiros na cabeça (calibre não identificado), que fatalmente o levou a óbito. O autor do crime evadiu do local em uma direção ignorada. O crime aconteceu no último domingo (19/07), por volta das 23hs. (Ubaitaba.com)

Homicídios em Teixeira de Freitas e Nova Viçosa

Em cinco dias, cinco homicídios em Teixeira de Freitas. Ontem (21), Jarley Silva Francisco, 19 anos, foi assassinado com dois tiros na cabeça, em um bar no bairro Tancredo Neves. Segundo informações, a vítima estava sentada com uma mulher, no referido estabelecimento, quando um desconhecido chegou de bicicleta, sacou uma arma e efetuou os disparos, fugindo em seguida. A vítima morreu sentada na cadeira. O delegado Manoel Andretta instaurou inquérito policial para investigar autoria e motivação do crime. O corpo de Jarley será necropsiado na manhã desta quarta-feira (22), em seguida, liberado aos familiares. 

Em Posto da Mata, município de Nova Viçosa, Adriano Vitório dos Santos, 32 anos, foi atacado e morto com nove disparos de arma de fogo. A vítima residia na rua das Rosas, onde acabou assassinada. O crime aconteceu distante poucos metros da sua residência. Autoria e motivação do crime continuam um mistério. 

Alunos de Itacaré empurram ônibus para chegar a sala de aula



Alunos das regiões do Cachimbo Seco e Toco Preto, no município de Itacaré, estão revoltados com a administração pública do município. Com o abandono e a péssima situação das estradas que cortam o município. Diariamente alunos encontram dificuldades para chegar nas salas de aula.

Shows e atividades culturais marcam os 105 anos de Itabuna

A Prefeitura de Itabuna divulgou a programação do Festival Grapíúna com atividades artísticas e culturais que marcará as comemorações pelos 105 anos de emancipação política e administrativa do município, que transcorre na próxima terça-feira, 28 de Julho. De acordo com o programa, as atividades incluem shows musicais, exposições, projeto de leitura na praça, sarau, premiação do concurso de música, roda de capoeira e encontro das câmaras setoriais de cultura. No palco instalado no estacionamento da Câmara de Vereadores (Praça Rio Cachoeira) acontecerá o Festival Grapiúna. A abertura será na sexta-feira, 24, com a noite dedicada à música gospel, quando se apresentam o cantor Irmão Lázaro e as bandas Nova Vida, Swing Gospel, Shalom e 3D. No sábado (25), se apresentam as bandas católicas Rosa de Saron e Rainha da Paz, além do cantor Artur Geovane. A festa será encerrada no domingo, 26, com o show da cantora Aline Rosa, Banda Vera Cruz e Minha Banda. Todos os shows estão programados para começar às 20 horas. Já as atividades culturais, que tiveram início no sábado passado, com a apresentação da peça Teodorico Majestade, as Últimas Horas de um Prefeito, na Sala Zélia Lessa, terão sequência nesta quarta-feira, 22, com a abertura da Exposição Arte e Vida, do artista plástico Diovane Tavares, no foyer da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), na Praça Laura Conceição. Nesta quinta-feira, 23, às 19 horas, acontece o Encontro das Câmaras Setoriais de Cultura, na Sala Zélia Lessa. A programação cultural prossegue na sexta-feira, às 10 horas, com a cerimônia de Abertura da Casa das Artes, unidade do bairro Vila das Dores, que funcionará na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons). Para o domingo (26), na Praça Camacan, a partir das 10 horas, está programada roda de capoeira. As atividades culturais prosseguem na segunda-feira (27), com o Sarau Palco e Poesia, a partir das 19 horas, na Sala Zélia Lessa. O encerramento será na terça-feira (28), com a premiação do Concurso de Música promovido pela FICC. A entrega dos prêmios aos vencedores vai acontecer na sede da Fundação, localizada na Praça Laura Conceição. A programação cultural pelo transcurso do aniversário da cidade incluiu também o Projeto de Leitura “Letras que Voam”, na Praça Olintho Leone, na terça e quarta-feira (21 e 22), além da Exposição 105 Anos de Itabuna, organizada pelo Arquivo Público Municipal, cuja abertura aconteceu na terça-feira, 21.

Um morto e outro baleado após atentados em Conquista

Na tarde desta quarta-feira (22), a violência urbana movimentou guarnições da Polícia Militar em diversos pontos da Zona Leste da Capital do Sudoeste Baiano. Na Vila Elisa, por volta das 13h30, um jovem foi baleado em via pública. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) esteve in loco, mas ele não resistiu aos ferimentos. Logo após, o fato aconteceu na Vila América, onde outra pessoa sofreu tentativa de homicídio. Uma equipe do Samu 192 o levou ao Hospital Geral de Vitória da Conquista. A Delegacia de Homicídios da 10ª Coordenadoria de Polícia do Interior Investiga ambos os casos. 

Advogado ilheense citado na Lava Jato

Matérias do Estadão e do Correio envolvem o advogado ilheense Fernando Hughes na Operação Lava Jato. De acordo com os jornais, a Polícia Federal recolheu documentos em endereços ligados a ele. Conforme o Estadão, o depoimento do delator Ricardo Pessoa associa Fernando ao senador Ciro Nogueira (PP-PI), entretanto, o advogado do parlamentar diz que seu cliente nem conhece Hughes. Já o Correio lembra que a citação de Fernando Hughes pode trazer “dor de cabeça” para o PT baiano, pois a “varredura da PF pode revelar os laços entre o advogado e políticos do PT que mantêm bases no sul da Bahia”. Segundo o Blog do Gusmão, o advogado Hughes é respeitado em Ilhéus. Participou de modo destacado na cassação do ex-prefeito Valderico Reis em agosto de 2007, quando era assessor do presidente da Câmara de Vereadores, Alisson Mendonça (PT). "Nos causa estranhamento sua suposta ligação com o PP do prefeito Jabes Riberio. Na região, ele é vinculado a petistas, como o deputado estadual Rosemberg Pinto (este sim muito ligado à Petrobrás no passado) e o vereador Alisson Mendonça.", relata o blog.

Justiça argentina revoga ordem de prisão contra Justin Bieber

A justiça da Argentina revogou a ordem de detenção internacional contra o cantor canadense Justin Bieber, solicitada após um de seus guarda-costas agredir um fotógrafo na saída de uma boate em Buenos Aires em 2013, confirmaram fontes judiciais à Agência Efe nesta quarta-feira. "A Câmara Nacional de Apelações Criminais e Correcionais revogou a ordem de detenção internacional do cantor Justin Bieber", detalhou o Julgado Nacional Criminal de Instrução número 43, de onde havia partido a ordem de prisão. Segundo as fontes, a ordem foi revogada em 16 de julho. Na madrugada de 9 de novembro de 2013 os seguranças de Bieber, que fazia uma tour na Argentina, agrediram um fotógrafo na saída de uma boate em Buenos Aires, acatando uma ordem do cantor, e machucaram seu braço esquerdo, denunciou a vítima. A justiça do país sul-americano tinha convocado o cantor de 21 anos para depor, e diante de seu não comparecimento, um magistrado pediu a captura internacional do canadense, agora revogada. Essa revogação não encerrou o processo contra Bieber e seus dois seguranças. Justin Bieber foi duramente criticado em sua passagem pela Argentina em 2013 por cancelar o segundo dos dois shows que tinha na capital - poucos minutos após começar - por "dores estomacais" e por varrer o palco com uma bandeira argentina em outro. (Terra)

Pedófilo, acusado de estuprar seis crianças, é preso em Iguaí

Sob o comando do tenente Paulo Santana, a guarnição composta pelos soldados Pituba e Prates, cumpriu um mandado de prisão expedido pelo juiz Fernando Marcos Pereira, daa Vara crime de Iguaí, em desfavor do Miguel Almeida Filho. O homem é acusado de aliciamento e estupro de seis menores na região de Iguaí. Após ser preso pelos policiais militares, Miguel está custodiado na Delegacia de Policia da cidade, à disposição da Justiça criminal.

Caixa começa a pagar PIS para os nascidos em julho



Money from Brazil - New currency design
A Caixa Econômica Federal começou a pagar nesta quarta-feira (22) o abono salarial do Programa Integração Social (PIS) para os beneficiários nascidos em julho e que não são correntistas do banco. O benefício é pago a quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais no ano passado com carteira assinada ou exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração.Para o trabalhador que não é correntista da Caixa, o saque pode ser feito nas casas lotéricas e nos correspondentes Caixa Aqui, utilizando o Cartão do Cidadão. O dinheiro pode ser retirado também nas Agências da Caixa, apresentando o número do PIS e um documento de identificação. Para quem é correntista do banco, o benefício é depositado direto na conta.O calendário de pagamento do PIS/Pasep deste ano vai até março de 2016. 

Estelionatária que se passava por sub-tenente é presa em Ubatã

Uma guarnição do 4º Pelotão da Polícia Militar de Ubatã, em operação conjunta com o Serviço de Missões Especiais (SME) da 61ª CIPM/Ubaitaba, prendeu, por volta das 19h desta quarta-feira (22), em Ubatã, Lilian Santos Moutinho, de 23 anos, natural de Ilhéus, acusada de estelionato. Segundo informações da PM, Lilian se deslocava a estabelecimento comerciais, preferencialmente do segmento de móveis e eletrodomésticos, e se apresentava como sub-tenente da Polícia Militar. A estelionatária apresentava documentos falsos e contra-cheques em nome de uma Policial Militar e realizou compras parceladas e sem entrada em alguns estabelecimentos. A ação despertou suspeitas e a PM prendeu a mulher quando chegava a Ubatã na garupa de uma motocicleta. A suspeita é de que Lilian tenha praticado estelionato em algumas cidades da região. A estelionatária, encontrada com documentos de identidades em nomes de terceiros, foi conduzida à Delegacia Territorial de Ubatã. 

Grupo tenta roubar carro-forte e incendeia veículos na fuga

Um grupo fortemente armado tentou assaltar um carro-forte, no início da noite desta quarta-feira (22), na BR-242, em Barreiras, cidade do oeste da Bahia. Durante a fuga, os bandidos incediaram uma carreta e um carro de passeio. De acordo com um policial da cidade que não quis se identificar, o caso ocorreu por volta das 18h. "Os suspeitos estavam em três carros. Um deles trafegava na frente do carro-forte, quando freios de repente, obrigando o carro-forte a parar. Depois, parte dos bandidos desceu dos carros e abriu fogo", conta o policial. Segundo o policial, os seguranças do carro-forte reagiram e um tiroteio foi iniciado. "Enquanto isso, outra parte do grupo criminoso parou uma carreta e obrigou o motorista a descer do veículo. Depois eles atravessaram a carreta na pista e a incendiaram", acrescenta. Quando o reforço policial chegou ao local, o grupo já havia fugido em direção ao município de Luís Eduardo Magalhães. Ainda de acordo com o policial, os seguranças só tiveram escoriações leves, por conta dos estilhaços dos vidros. nenhum foi baleado. "Quando nós conversamos com os seguranças, eles nos informaram que conseguiram balear um dos suspeitos", conta. Durante a fuga, o grupo ainda incendidou na rodovia um dos carros de passeio que estavam com eles. A polícia montou barreiras na rodovia para tentar abordar os bandidos, mas até por volta das 23h30 ninguém havia sido preso. (G1)

Apicultor e cientista desenvolve combustível do mel de abelha

Um apicultor e cientista, de Vitória da Conquista, está desenvolvendo em sua fábrica um combustível veicular produzido através do mel de abelha. De acordo com o site Resenha Geral, o cientista Luiz Jordans Ramalho disse que o álcool combustível que vem sendo desenvolvido já está sendo testado em veículos e tem apresentado resultados positivos. Luiz Jordans, que é proprietário do Apis Josrdan, conta que o etanol foi descoberto meio por acaso. ”Ao realizar o processo de garantia de qualidade do mel produzido, acabamos acumulando uma alta quantidade de produto para descarte. E, como outra meta da nossa fábrica é a sustentabilidade, realizamos um aproveitamento dos lotes descartados para iniciar outro processo que otimizasse os custos com exploração deste recurso. Daí, começamos a produzir o álcool para consumo humano e acabamos descobrindo também o etanol”. O álcool combustível está sendo utilizado, em fase de teste, em um veículo da fábrica de Luiz Jordans e, segundo ele, os resultados estão sendo satisfatórios. ”O veículo está apresentando funcionamento perfeito sem a necessidade de nenhum ajuste. Ele realiza serviços de manutenção de apiários, entrega de mercadoria e provisões para o entreposto”, revela o apicultor. 

STF suspende retirada de índios Tupinambá de Belmonte

O ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu sentença da Justiça Federal de Eunápolis, no sul da Bahia, que determinou a retirada de índios Tupinambá da Fazenda Timiquim, em Belmonte. A Fundação Nacional do Índio (Funai) ingressou na Corte com um pedido de suspensão de segurança. Em primeira instância, o juízo federal deferiu a reintegração de posse da propriedade, determinando a retirada imediata dos índios que ocupavam a fazenda. A sentença é de 2012, mas o cumprimento provisório foi instaurado no final de 2014. O procurador da Funai diz que a Fundação foi intimada da decisão em junho de 2015, determinando a retirada dos índios em até dez dias, sob pena de multa diária no valor de R$ 10 mil. Segundo o procurador, foi autorizado o uso de força policial para auxiliar a retirada da comunidade indígena, caso a decisão não fosse respeitada. A Funai sustenta que a área foi reconhecida como terra indígena tradicionalmente ocupada, e que aguarda análise técnica das impugnações apresentadas pelos interessados, para seguir o rito legal do processo de demarcação para análise do Ministro da Justiça. No local, já foram construídas uma escola municipal, uma igreja e um posto de saúde. 

Cansado de ser assaltado, comerciante promove velório do SSP

Insatisfeito com a escalada da violência na cidade, o empresário Renê Willians, proprietário de um supermercado no bairro Curral Novo, em Jequié, decidiu convocar outros comerciantes e moradores da localidade para promover, nesta quarta-feira (22/7) um ato público inusitado: o velório e sepultamento da ”segurança pública”. ”Contratamos esse velório e vamos fazer o sepultado simbólico no Cemitério São Sebastião, aqui no bairro, porque já não suportamos mais conviver com essa situação de insegurança”, desabafou. Ele faz questão de salientar que a iniciativa visa unir forças de todos em defesa de direitos assegurados. ”Não se trata de um protesto para confrontar com ninguém e sim com a finalidade de buscar apoio para a resolução dos problemas que enfrentamos”, destacou. Renê foi vítima de assalto à mão armada na segunda-feira, 20, nas proximidades do seu estabelecimento comercial quando se dirigia a uma agência bancária com R$ 28 mil (vinte e oito mil reais). Dois marginais, a bordo em uma motocicleta, levaram toda a quantia. ”Colocaram o revólver na minha cabeça, me retiraram do carro e levaram todo o dinheiro que eu ia depositar no centro da cidade”, relatou. Revoltado com a situação, o comerciante anunciou o fim das atividades do Correspondente Bancário, o único do bairro, que funcionava no seu supermercado. O comerciante, que já foi vítima de vários outros assaltos em Jequié, afirmou que o mais revoltante foi o fato de ele ter acionado a polícia militar e o socorro ter chegando somente uma hora e 50 minutos depois. ”Todas as pessoas que presenciaram o meu sofrimento e a minha angústia também ficaram revoltadas com a falta de assistência em um momento de extrema necessidade”, concluiu. 

INSS: homem mais velho do Brasil mora em Itamaraju

Moacir Gonçalves de Jesus, morador de Rio das Ostras, no interior do Rio, é um exemplo de lucidez, especialmente para quem já viveu mais de um século. Com 114 anos, ele é considerado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o homem mais velho do Brasil. Ele tem 54 anos de aposentadoria, serviu a Marinha e, por muitos anos, tirou da terra o sustento da família formada por 12 filhos, sendo apenas quatro vivos, 14 netos e 30 bisnetos. Há dois anos ele saiu da cidade baiana de Itamaraju para morar com a neta no interior do Rio. A descoberta do homem mais velho em território nacional foi feita durante uma visita de técnicos do INSS para confirmar a identidade do aposentado. A vitalidade é o que mais impressiona. Moacir é brincalhão, mas fala sério quando o assunto são os anos de vida. "Deus me deu o reino, a responsabilidade, e me botou no mundo para ter grande felicidade", diz ele, que faz questão de ensinar para os jovens da família o segredo para uma vida plena. "Saber conversar com educação e civilidade. Proteção, mentalidade, alegria, satisfação e caridade", resume Moacir. “Meu avô merece o que há de melhor para uma pessoa que passou dos 100 anos e lá em Itamaraju, tem poucos recursos na área da saúde, a família não podia proporcionar mais conforto. Preferimos trazer ele pra cá para que tenha acompanhamento de saúde e mais assistência”, comenta o neto Elton da Silva Reis. (Sul Bahia News)

“Vovó do tráfico” presa com 240 gramas de cocaína em Teixeira

Na noite desta quarta-feira, 22 de julho, policiais da CIPE/MA (antiga CAEMA), foram atender a uma denúncia de que na Rua Cruz de Malta, no Bairro Alto do Tancredo, estaria funcionando um ponto de comercialização de drogas. Os militares da CAEMA foram até o referido endereço citado e, na residência, uma mulher foi encontrada. Ao ser abordado e questionado sobre a existência de drogas a mulher autorizou que os militares realizassem buscas no local. Durante a varredura padrão da CAEMA foi encontrado uma porção de substância esbranquiçada, semelhante ao entorpecente conhecido como “cocaína”, pesando aproximadamente 240g (duzentos e quarenta gramas) e a quantia de R$ 151,00 (cento e cinquenta e um) reais. A mulher foi identificada como sendo Eny Antunes da Luz, 65 anos de idade, moradora do referido endereço. Segundo informações, a idosa é conhecida como a “vovó do tráfico”. Foi dada voz de prisão à senhora, que foi conduzida para a sede da 8ªCOORPIN, onde o caso foi registrado e apresentado à delegada plantonista, Waldiza Fernandes, para as devidas providências. A delegada, após ouvir os militares e a acusada, acabou flagranteando a idosa por crime de tráfico de drogas, com base no artigo 33 da Lei de Drogas. Eny foi recolhida à carceragem da 8ª COORIN, onde nos próximos dias deverá ser conduzida ao Conjunto Penal de Teixeira de Freitas. Em entrevista à nossa reportagem, a “Vovó do tráfico” assumiu que a droga foi encontrada na sua residência, mas, segunda ela, a droga foi deixada por um homem, que ela não soube dizer quem era, o qual chegou à sua residência de moto, e pediu para ela guardar o material para ele, que lhe daria R$ 200,00 (duzentos) reais. Ainda segundo a acusada, foi a segunda vez que o homem lhe pediu para guardar o material e que o dinheiro encontrado foi do cloro que ela vendeu. (Teixeira News)