TV

TV REPÓRTER

propaganda slides

PLAY DA RÁDIO CACAU FM

PLAY DA RADIO CACAU FM

Páginas

Dois mil turistas chegam a Ilhéus no navio MSC Lirica

Na cidade pela quarta vez durante a temporada de cruzeiros 2014-2015, o navio MSC Lirica atracou no Porto Internacional do Malhado na manhã desta quarta-feira, 28, com cerca de dois mil passageiros a bordo. A embarcação traz a Ilhéus em torno de 300 tripulantes. Segundo Jackson Rodrigues, responsável pelo receptivo aos visitantes feito pela Secretaria de Turismo de Ilhéus (Setur), o MSC Lirica já esteve na cidade há duas semanas, além de ter vindo em dezembro e novembro de 2014. O gigante dos mares fica no porto até às 18h de hoje, quando parte para Búzios, no litoral do Rio de Janeiro. A ambientação com o clima da cidade começa logo quando os turistas desembarcam. Ao descer do navio, o visitante é recebido por atores que dão vida a personagens da obra do escritor Jorge Amado, como Gabriela, Nacib e coronéis da época áurea do cacau. Ainda no porto, os turistas recebem material informativo sobre pontos turísticos e mapas da cidade. A brasiliense Camila Braga, que vem à cidade pela primeira vez, afirma que, além das belíssimas praias sobre as quais já havia pesquisado, se surpreendeu com o centro histórico, que traz revela o passado e guarda o clima dos romances de Jorge Amado: “ver de perto personagens da obra de Jorge, coisas que só via na TV ou lia nos livros, é encantador”, comenta. O MSC Lirica ainda retorna a Ilhéus nesta temporada. A embarcação, que tem saída sempre da capital baiana, volta à cidade nos dias 18 e 24 de fevereiro e, novamente, no dia 10 de março. A temporada de navios no porto do Malhado foi iniciada em outubro de 2014 e segue até março. A Secretaria de Turismo do Município estima que, até lá, 80 mil visitantes tenham vindo à cidade em cruzeiros marítimos. Cada um desses turistas, também de acordo com estimativas da Setur, deixa na cidade o equivalente a 70 dólares com consumo de alimentos, artesanatos e roupas.

Itabuna: Três feridos em tombamento de caminhão no Fátima

José Lito Rodrigues, Iranildo de Jesus Santos e Adelson Pereira da Silva ficaram feridas após um caminhão tombar, nesta quarta-feira (28), na rua São João, Bairro de Fátima, em Itabuna. Segundo informações, o motorista Adelson Pereira perdeu o controle do caminhão que estava carregado de areia. As vitimas, com escoriações, foram encaminhadas para o Hospital de Base de Itabuna.

Aposentado é morto a facada em Eunápolis; assassino é preso

O aposentado Itamar Santos da Silva, de 48 anos, foi morto com uma facada no peito, por volta do meio dia desta terça-feira (27), nas proximidades da Feira do Bueiro, no centro de Eunápolis. O autor do golpe, segundo testemunhas, foi um homem identificado até agora como Cleiton Sena (foto), idade desconhecida. Ele foi preso pouco tempo depois pela Polícia Militar na Praça da Bandeira, também no centro. Os policiais apreenderam uma peixeira suja de sangue. Cleiton, que estava alucinado pelo efeito de substância entorpecente, foi encaminhado para a delegacia. Comerciantes e pessoas que trabalham no local contaram que poucos minutos antes do homicídio Cleiton entrou em um açougue e ameaçou as pessoas com uma faca. Ele foi expulso e seguiu pela Avenida Dom Pedro II em direção ao centro comercial. No meio do caminho, Cleiton se deparou com o aposentado em frente a uma loja de reforma de estofados, lhe deu um empurrão e tomou seus óculos. Mesmo sem reagir, Itamar da Silva foi esfaqueado no peito. Uma equipe do Samu ficou quase uma hora tentando manter a vítima viva dentro da ambulância. Itamar não resistiu e morreu antes de ser levado para o hospital. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Eunápolis. Cleiton está detido na delegacia de Eunápolis. O delegado Robson Andrade vai ouvir as testemunhas. O criminoso vai ser autuado em flagrante por homicídio. O aposentado, que tinha uma demência, morava no bairro Ivan Moura e tinha ido à feira comprar maracujás.

Equipamentos da rádio Nova Cidade são devolvidos danificados

O diretor da Nova Rádio Cidade FM, de Itapebi, radialista Fábio Loureiro, recebeu na tarde de terça-feira (27) os equipamentos que foram apreendidos da emissora, no ano passado, por prepostos da prefeitura local, por ordem do secretário municipal de Administração Florisvaldo Nunes. Segundo Loureiro, dois equipamentos estariam danificados – a mesa de som e o transmissor. Ele disse que a emissora tomou providências jurídicas contra a ação da prefeitura de Itapebi e contra o secretário de Administração, que ainda teria descumprido ordem judicial ao retardar a devolução dos equipamentos. A emissora - que é comunitária, continua fora do ar, mas apenas por questões técnicas. “Não há qualquer decisão na esfera legal impedindo a emissora de funcionar”, disse Fábio Loureiro, que prevê o retorno ao ar para a semana que vem, no mesmo local embargado pela prefeitura.

Governador garante novo hospital de Ilhéus no PPA da Bahia

A obra de construção do novo hospital regional de Ilhéus foi garantida no Plano Plurianual (PPA) do governo da Bahia. A informação é do prefeito Jabes Ribeiro e secretário geral do PP (Partido Progressista), que participou de uma reunião realizada nesta terça-feira, dia 27, na secretaria de Planejamento da Bahia, em Salvador. A reunião contou com a participação do governador Rui Costa e do vice-governador e secretário de Planejamento do Estado, João Leão. O prefeito destacou o compromisso do governador Rui Costa e do vice João Leão com as necessidades de Ilhéus, considerando que a decisão foi garantindo mesmo com a expectativa de que teremos um ano com forte ajuste fiscal e econômico no País. O novo hospital será construído no bairro de Banco da Vitória, à margem da BA-415, a rodovia Ilhéus-Itabuna. O início da obra deve ocorrer ainda este ano. O Hospital Costa do Cacau terá capacidade de atendimento médico-hospitalar de média e alta complexidade em urgência, emergência e internamento, e servirá como centro de referência em saúde no Litoral Sul baiano. O investimento será de R$ 77 milhões e deve beneficiar uma população de cerca de 780 mil habitantes, incluindo outras cidade do entorno de Ilhéus. A previsão é de que o equipamento tenha suporte, na sua primeira etapa, para 150 leitos. Quando concluída a segunda etapa, este número deve chegar a cerca de 330, entre Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), observação, internamento, além de salas de cirurgia.

Costa do Cacau quer Turismo Rural como negócio rentável


O casal de empresários Gerson Marques e Dadá Galdino transformou a Fazenda Yrerê em um ponto de visitação na rodovia Jorge Amado, que liga Ilhéus a Itabuna, no sul da Bahia. Nos últimos quatro anos o local recebeu mais de três mil turistas para conhecer uma típica fazenda de cacau, saborear o chocolate gourmet da região e registrar, em fotos, o cenário rural sulbaiano.

Apesar do sucesso do negócio, com as paisagens preservadas da Mata Atlântica, a tradicional culinária e a saga da lavoura contada nos livros, ainda não é possível competir com as belas praias da região, cenário que é o principal atrativo para os turistas. “A principal marca da nossa economia é o cacau, mas, menos de 2% dos turistas que ocupam a rede hoteleira de Ilhéus fazem turismo rural”, revela Gerson, com base em uma pesquisa de campo que realizou.

O assunto foi tema de um encontro realizado no dia 26 de janeiro com empresários do setor e técnicos do Sebrae, além de representantes dos governos municipais de Ilhéus, Canavieiras, Una e Ibirataia, no ponto de atendimento da entidade em Ilhéus. O objetivo é discutir as ações de uma estratégia que já está sendo montada pelo Sebrae para revitalizar o setor.

“Desenvolver equipamentos turísticos vinculados ao Turismo Rural pode ser o grande salto qualitativo que permitirá a ampliação da competitividade da Costa do Cacau”, assegura a gerente regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo. Ela explica que a meta é transformar o que hoje é apenas um grande potencial em um negócio rentável de fato.

As ações estão previstas para acontecer durante três anos e incluem consultoria para elaboração de diagnóstico sobre o setor e a realização de um seminário motivacional, apresentando casos de sucesso do turismo rural em outras regiões do Brasil, ainda no primeiro semestre deste ano. “A ideia desses encontros é mostrar o que é possível fazer para ser ainda muito lucrativo, agregando novos valores às fazendas de cacau”, comemora Gerson Marques.

Preso na Lapa líder de quadrilha nordestina de assalto a banco

Vangivaldo dos Santos Correia, de 49 anos, apontado como o maior assaltante de bancos e carros-fortes do Nordeste, foi preso nesta quarta-feira, 28, em Bom Jesus da Lapa, distante 779 km de Salvador.

Ele também é conhecido como “.50″, por ser um exímio atirador dessa metralhadora, foi encontrado no lava jato que mantinha na cidade.

“50″ é acusado de liderar a quadrilha conhecida como Novo Cangaço e era procurado pelas polícias da Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí, Mato Grosso e Goiás. Vangivaldo vivia em Bom Jesus da Lapa e utilizava o nome falso de Ivan Santos Araújo. Frequentava cultos religiosos e era conhecido como irmão Ivan.

Na delegacia da cidade, Vangivaldo informou que “parou há quatros anos”. Ele já foi transferido para o presídio de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. A prisão aconteceu durante a Operação Varredura III que contou a Polícia Civil de Guanambi, do Grupo Avançado de Repressão a Crimes contra Instituições Financeiras e apoio da polícia de Bom Jesus da Lapa.

PM assassinado em Alagoinhas

O policial militar da Companhia Independente de Policiamento Especializado / Litoral Norte – (CIPE/LN), identificado como Soldado Pinheiro morreu após ser atingido por disparos de arma de fogo em plena Praça Santa Isabel, na Rua Ladislau Cavalcanti, no município de Alagoinhas. Segundo informações da polícia, dois homens a bordo de uma motocicleta de cor branca, dispararam contra o PM e fugiram em seguida. Ainda de acordo com as informações, os assassinos foram descritos por testemunhas como um homem loiro e outro magro. A polícia está em busca dos autores do homicídio. (Bocão)

Traficante acusado de matar PM morre em troca de tiros

Um traficante conhecido como “Cassinho”, envolvido na morte do Cabo Olímpio, foi morto nesta madrugada em uma troca de tiros na cidade de Valença. Ele estava na estrada de Valença sentido Nazaré das Farinhas, com um veículo modelo Prisma de cor prata e placa AOO-9275, acompanhado de mais dois comparsas, que conseguiram fugir, tomando de assalto uma Ranger Preta de placa não informada e seguiram sentido Santo Antônio de Jesus.

Itabuna: Homicida é baleado no Califórnia

Lucas Nascimento Santa Rosa (Miau), 19 anos, foi baleado na noite desta quarta-feira (28), no Alto do Cuscuz, bairro Califórnia, em Itabuna. Cerca de cinco disparos foram deflagrados contra ele, e pelo menos um teria acertado as nádegas dele. Miau tem diversas passagens pela polícia; algumas delas de quando era menor de idade. Ele é investigado por assaltos, tentativas de homicídios e assassinatos. Ele foi preso em 31 de novembro de 2013 após ser acusado de, junto com um menor, assaltar e atirar contra comerciantes na feira do bairro Califórnia. O acusado voltou a ser preso em 9 de dezembro de 2013, mais uma vez acusado de tentativa de assalto.

Rivais há 20 anos, Xuxa e Galisteu causam racha na Record

Rivais desde os anos 1990, quando namoraram o piloto Ayrton Senna, as apresentadoras Xuxa Meneghel e Adriane Galisteu causaram um racha na cúpula da Record. O vice-presidente artístico, Marcelo Silva, quer a contratação de Xuxa. Já o vice-presidente comercial, Walter Zagari, defende a aquisição do passe de Galisteu. Zagari fez uma prospecção no mercado publicitário e descobriu algo que a Globo já sabia: o nome de Xuxa não é garantia de venda de espaços publicitários. Sua marca está muito associada a produtos infantis e de beleza, mercados já saturados. O executivo tem defendido na Record que será difícil "fechar a conta" caso a Record contrate Xuxa por um alto salário mensal, como ocorreu com Gugu Liberato. Os executivos da área de programação não acreditam nisso e apostam no potencial de audiência de Xuxa -que ironicamente, há pouco mais de dois anos, perdeu no Ibope para Picapau, da Record. Discretamente, boicotam a contratação de Galisteu. Defendem que Xuxa é muito mais nome.

Traficante, assaltante e estelionatário presos em Itabuna

Jonathan Silva da Cruz, 21 anos, residente no bairro Odilon, foi preso pela Cipe Cacaueira, com sete buchas de maconha e duas de cocaína. O flagrante foi lavrado pela delegada Divanice Dias. Enquanto isso, Érick Santos Ferreira, morador do bairro São Roque, foi detido quando tentava assaltar Valdomira Peixoto Silva, 70 anos, na rua Barão do Rio Branco. A idosa chegava em casa, quando foi abordada por Érick e um adolescente que conseguiu fugir. A vítima reagiu e acionou a polícia. Na delegacia, a mãe de Érick, tentou impedir a prisão do filho. Os policiais, então, deram voz de prisão a mulher por tentar obstruir o trabalho da polícia e desacato. Antes, no local da prisão, o irmão de Érick deu um salto mortal, na tentativa de intimidar os PMs. Já Jobson Santos da Silva foi preso pela Policia Rodoviária Federal, dirigindo embriagado na BR-101. No Complexo Policial de Itabuna, ficou constatado que o motorista estava usando uma CNH (carteira de motorista) falsa. A habilitação estava em nome de Bartolomeu Pereira dos Santos. O homem vai responder por dois crimes: dirigir embriagado e falsificação de documentos. Não cabe fiança e ele será levado, hoje (29) de manhã, para o Presídio de Itabuna.

Ivan estava traficando na rua da Jega em Pau Brasil

Ivan dos Santos Leal, 20 anos, foi detido na rua da Jega, em Pau Brasil, com 10 buchas de maconha, um revólver calibre 38 e R$ 122 reais em especie, procedentes da venda dos entorpecentes. A equipe do delegado Francesco Denis da Silva Santana, já vinha monitorando o traficante e agora ele acaba de ser preso com a mão na massa. Já se encontra atrás das grandes onde cumprirá pena por tráfico e porte ilegal de arma de fogo.

Fiscalização eletrônica por radares começa segunda em Itabuna

Os cinco radares e dois sensores para controle da velocidade, instalados pela Prefeitura de Itabuna nas avenidas com maior fluxo de veículos, entram em operação na segunda-feira, 2 de fevereiro. Os radares fixos estão nas avenidas Amélia Amado, José Soares Pinheiro, Aziz Maron e Princesa Isabel. Já os sensores foram instalados nos cruzamentos da Avenida do Cinquentenário com as ruas Adolfo Maron e Professor Alício de Queiroz. A velocidade permitida será de 50 quilômetros por hora. Antes dos radares entrarem em operação, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Settran) realizou blitzes educativas no período de 8 a 23 de janeiro e orientou mais de 1.000 motoristas e motociclistas. Nesse período foram aplicadas 200 notificações a condutores flagrados sem o cinto de segurança, capacetes sem viseira, com calçados inadequados e sem óculos de proteção. As blitzes culminaram em curso de reciclagem que acontece hoje e amanhã na Escola Municipal de Trânsito – EMTRAN. Os aparelhos foram aferidos pelo IBAMETRO e serão operados pela empresa Gerenciamento de Controle de Trânsito – GCT, vencedora da licitação, sob a coordenação e monitoramento da Settran. Os principais objetivos da fiscalização eletrônica são: disciplinar o trânsito e ajudar a evitar acidentes. A partir de segunda-feira, o motorista que exceder a velocidade de 50 km por hora, nas avenidas com fiscalização eletrônica, será enquadrado no artigo 218, do Código Brasileiro de Trânsito. Segundo o Código, quando a velocidade for superior à máxima em até 20% será considerada infração média e será penalizada com multa de R$ 85,13. Já quando a velocidade for superior a máxima entre 20% e 50% será uma infração grave e terá multa de R$ 127,69. Por sua vez, quando a velocidade for superior à máxima em mais de 50%, a infração será gravíssima e a penalidade será suspensão imediata do direito de dirigir, apreensão do documento de habilitação e multa de R$ 574,62.