TV

TV REPÓRTER

propaganda slides

PLAY DA RÁDIO CACAU FM

PLAY DA RADIO CACAU FM

Páginas

Fogo atinge áreas de Mata Atlântica em Porto Seguro há 8 dias


Incêndios atingem há oito dias diversas áreas de Mata Atlântica do município de Porto Seguro, na região sul da Bahia. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, passada ao G1 nesta quinta-feira (10), as chamas são provocadas pela ação humana, e a situação é agravada pela seca que atinge a região nos últimos meses.
Segundo o Coronel Joelson Resende, do 6º Grupamento de Bombeiros Militar (Porto Seguro), o fogo teve início no dia 2 de março e, além da destruição da flora, provoca a morte de animais silvestres. A situação ocorre meses após o Parque Nacional do Monte Pascoal, unidade de conservação criada em 1961 no município, também ter sido atingido por um incêndio.
Nesta quinta, um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) foi enviado para Porto Seguro para ajudar a combater as chamas nas áreas de difícil acesso. Os bombeiros também contam com apoio de equipes do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O foco que mais preocupa os brigadistas fica no Vale do Rio Buranhém, por causa dos transtornos causados à população, devido à fumaça que chega até às residências. Os bombeiros garantem que não há risco de o fogo atingir os imóveis.

"Esse foco do Vale do Rio Buranhém está causado muito transtorno por causa da fumaça, sobretudo à noite, quando é levada para perto das casas pelos ventos, mas estamos trabalhando nessa área e vamos conseguir extinguir. As chamas não chegam até a cidade porque estamos controlando e o fogo não vai se estender. Só não se pode dizer quando vamos debelar por completo", afirmou.
Também há focos de incêndio nas localidades de Mundaí, Outeiro da Glória, na estrada que dá acesso ao distrito de Arraial D'Ajuda, na Fazenda Tabatinga, localizada na entrada do município, e no bairro Xurupita, onde um jovem de 23 anos foi preso em flagrante, no início desta semana, no momento em que colocava fogo numa área florestal. Há fogo  também numa área do município vizinho de Santa Cruz Cabrália, a cerca de 20 quilômetros de Porto Seguro. Todos os locais possuem áreas de proteção permanente.
"As chamas são provocadas pela ação humana. É criminoso. Temos acompanhado o uso indevido do fogo por muitas pessoas no município, sobretudo em áreas de ocupação desordenada, mas isso cabe aos órgãos ambientais fiscalizar. A seca é um grande problema e favorece as queimadas. O fenômeno El Niño é o mais forte dos últimos três meses na região e isso traz consequências ruins. A Chapada [Diamantina] sofreu recentemente com queimadas, mas em janeiro choveu e agora está toda verde novamente. Aqui, no entanto, a região está toda seca e isso é condicionante para essa situação de incêndios florestais. O que a gente deve deixar claro é que o fogo não começa sozinho", destacou o coronel.
Segundo o Corpo de Bombeiros, ainda não foi feito um levantamento para dimensionar a área atingida pelas chamas. "O tamanho da área atingida a gente vai ver com o Inema, que é responsável por verificar as causa e a dimensão da área afetadas. Apesar de as condições serem adversas, pelo fato de muitos focos serem em locais de difícil acesso, estamos reaslizando um trabalho diário em parceria com o Prevfogo, do Inema, e agora com o helicóptero do Graer para tentar debelar as chamas e evitar que o fogo se alastre", destacou.
Segundo a polícia, incêndio é provocado por ação humana (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

Chuvas deixam pelo menos 17 mortos em todo Estado de SP

Pelo menos 17 pessoas morreram no Estado de São Paulo em decorrência das chuvas que atingiram a região entre a noite de quinta-feira (10) e a manhã desta sexta-feira (11). Dessas, 15 mortes ocorreram na Grande São Paulo e duas em Itatiba, no interior do Estado. Segundo o Corpo de Bombeiros, 13 pessoas morreram por deslizamentos de terra — sendo nove em Francisco Morato e quatro em Mairiporã — e duas por afogamento, uma em Guarulhos e outra em Cajamar. Segundo a Defesa Civil do Estado, 12 pessoas ficaram feridas e outras 17 estão desabrigadas. Francisco Morato, Mairiporã, Franco da Rocha, Cajamar, Caieiras, Guarulhos e São Paulo foram os municípios mais atingidos. No interior, o temporal também deixou estragos. Em Várzea Paulista e Jundiaí, 11 mil domicílios ficaram sem energia, segundo a concessionária CPFL Piratininga. O temporal em Sorocaba causou o transbordamento do Rio Sorocaba e deixou sob as águas parte de um bairro e da principal avenida da cidade. Deslizamentos interditaram casas Cabreúva e Alumínio. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin(PMDB), cancelou todos os compromissos de sua agenda, nesta sexta-feira (11), e está em contato com os prefeitos das cidades atingidas pelas chuvas. À tarde, Alckmin sobrevoará os municípios afetados, informa sua assessoria de imprensa. (Agência Estado)

Corpo é encontrado com mãos e pés amarrados em Itamaraju

O corpo de Wesley Santos de Jesus de 20 anos, foi encontrado na noite desta quinta-feira, 10 de março, com mãos e pés amarrados em um matagal na Rua Vale do Amanhecer em Itamaraju. Segundo informações da Polícia Militar, o corpo apresentava perfurações na cabeça, possivelmente de arma de fogo. A suspeita é que ele tenha sido levado para o matagal e depois morto. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju para exames de necropsia. A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigação do crime. Outro homicídio foi registrado ontem à noite em Itamaraju. Marcos Santos de Jesus (Véi), 31 anos, foi atingido por, pelo menos, três tiros na altura da cabeça. O crime ocorreu na rua Itapebi, no bairro Cristo Redentor. O corpo foi removido e encaminhado para o IML local de Itamaraju. Uma guarnição da PM esteve na localidade realizando rondas, mais nenhum suspeito foi preso. 

Homicídio na estrada de Jacareci

Um trabalhador rural identificado pelo prenome Lino, de aproximadamente 50 anos, foi morto na madrugada desta sexta-feira (11), na região do Pau D’arco, na estrada que liga Camacan a Jacareci. A vítima foi encontrada com sinais de disparos de arma de fogo desferidos na cabeça. Pelas condições que o corpo foi encontrado, tudo indica que os disparos foram feitos à queima-roupa. Um homem que trabalhava com a vítima na Fazenda Sempre Viva, disse que ele chegou na propriedade rural havia três meses e era considerada uma pessoa tranquila. Segundo ainda o colega de trabalho da vítima, seu único defeito era gostar de tomar cachaça. A última vez que foi visto, estava ingerindo bebida alcoólica. Junto ao corpo, nem na residência da fazenda onde morava, não foram encontrados documentos que identificassem a vítima. Uma equipe da polícia civil, juntamente com o Departamento de polícia Técnica de Itabuna, (DPT), foram ao local onde constataram o óbito e fizeram o levantamento cadavérico. Na sequência trasladaram o corpo para necropsia. O delegado Francesco Denis da Silva Santana, já entrou no caso para investigar o que levou os criminosos matarem o trabalhador. 

Itabuna: Homicídios no Lomanto e Nova Califórnia

Wenderson Pereira de Jesus, 19 anos, foi assassinado na manhã deste sábado (12), na avenida J.S. Pinheiro, no bairro Lomanto. O jovem vinha pilotando uma motocicleta com outro rapaz na garupa, quando homens dentro de um carro deflagraram vários tiros. Ainda não se sabe a motivação do crime. O carona, Danilo Nascimento da Silva, 20 anos, foi baleado duas vezes (braço e tórax) caiu da moto e foi socorrido pelo Samu 192 ao Hospital de Base. A polícia militar esteva no local fazendo isolamento da área até a chegada do Departamento de Polícia técnica (DPT). Outro assassinato foi registrado horas depois na rua H, nº 37, apartamento 202, no Condomínio Jardim América I, no bairro Nova Califórnia. Maria de Fátima Silva dos Santos, 38 anos, foi morta pelo marido, Mário Silva dos Santos, que está foragido. A mulher foi estrangulada depois de uma briga que durou quase toda a noite. O filho de 2 anos do casal foi levado pelo criminoso. Já são quatro homicídios em Itabuna no mês de março -o 37º de 2016.

Homicídio em Anurí

José Francisco Dias Galvão, foi assassinado na noite desta sexta feira (11), na cidade de Anuri. De acordo com informações da esposa da vítima, ela estava com o marido no bar da família, quando um elemento, identificado como Juliano Santos (foto), chegou portando arma de fogo. No momento dos disparos, José estava pegando bebidas no freezer. Ao ouvir os tiros, a esposa dele correu com o filho e o neto, deixando o homem caído no chão, já sem vida. O assassino fugiu da cena do crime, mas horas mais tarde foi capturado pela polícia. Ainda não se sabe o que levou o criminoso a matar o comerciante de Anuri.

Casal rouba carro em Ilhéus e, na fuga, bate o veículo

Por volta das 05h30 deste sábado (12), Mauricio Alves Gomes, vitima de roubo na Praia do Cristo, em Ilhéus, reconheceu seu veiculo branco, roubado horas antes. Ele começou uma busca atrás dos assaltantes com o apoio da viatura 6812, no comando do Sargento Couto, juntamente com coordenador de área Sub-Tenente Pinheiro. O carro foi interceptado nas proximidades da Praça do Tamarineiro, no bairro do Malhado. Na fuga, o casal que encontrava-se no veiculo perdeu a direção acabou batendo em frente ao Bar de Raimundo. O casal, que não se feriu, foi preso e conduzido para delegacia da 7ª Coorpin.

Dupla rouba caminhonete e morre em troca de tiros com polícia

Dois homens ainda não identificados morreram em uma troca de tiros com a Polícia Militar de Itabela, no fim da tarde de sexta-feira (11). A dupla havia roubado a caminhonete de produtor rural minutos antes. A polícia apurou que a vítima estava a bordo do seu veículo trafegando pela rodovia BA-283, próximo ao bairro Jaqueira, quando foi abordada por dois homens armados que estavam a pé. Um dos criminosos assumiu a direção do automóvel e o outro amarrou a vítima, que foi feita de refém por algum tempo e libertada em um cafezal da cidade. Conforme as informações, após conseguir se soltar, o produtor rural entrou em contato com a PM, que localizou os bandidos em uma estrada de chão que dá acesso ao povoado do Queimado. A dupla começou a efetuar disparos contra os policiais, mas só acertaram a viatura. A polícia revidou os tiros e acabou baleando os homens, que morreram no local. Com os bandidos, a polícia apreendeu um revólver calibre 38 e outro calibre 32, sendo que cada um estava com seis munições e três delas deflagradas. A polícia acredita que os homens faziam parte de um grupo criminoso, pois objetos e dinheiro roubados da vítima não foram encontrados dentro do veículo, o que levanta a suspeita que eles tenham deixado os pertences com outros integrantes do bando. Até a última atualização dessa notícia, os corpos estavam no IML de Eunápolis sem identificação. A caminhonete já foi entregue ao proprietário.

Pai e filha morrem em acidente com barco em Porto Seguro

Um homem de 44 anos e a filha dele, de apenas um ano e oito meses, morreram após acidente envolvendo uma embarcação de pequeno porte onde eles estavam com mais cinco familiares e um amigo na foz do Rio dos Frades, ao sul de Trancoso, pertencente ao município de Porto Seguro, região turística da Bahia. Segundo a Marinha, a embarcação levava oito pessoas em área de foz do rio, que fica próxima ao mar, quando uma onda atingiu o barco, que afundou de proa (parte dianteira) com as pessoas a bordo. Os três ocupantes - um adulto e duas crianças - desapareceram.Um bebê de aproximadamente oito meses estava desaparecido até por volta das 18h deste sábado (12). De acordo com comunicado emitido pela Capitania dos Portos, o acidente com a embarcação ocorreu por volta das 18h30 de sexta-feira (11), e o horário com pouca luz dificultou a localização imediata das vítimas. A identidade delas não foi revelada. Os corpos de pai e filha foram localizados por volta das 10h deste sábado. Ainda conforme apuração da Marinha, estavam no barco um casal e mais três filhos - entre eles, o pai e a garota, que foram resgatados sem vida. Também a bordo estava a cunhada da vítima de 44 anos e o filho dela, o bebê de oito meses que está desaparecido. Um amigo da família também estava a bordo. Um inquérito administrativo foi instaurado para apurar as causas do acidente. (G1)