TV

TV REPÓRTER

propaganda slides

PLAY DA RÁDIO CACAU FM

PLAY DA RADIO CACAU FM

Páginas

Obras da nova ponte do Pontal são iniciadas em Ilhéus


A execução dos serviços de cravação da primeira camisa metálica em tubo de aço marcou o início da construção da nova ponte do Pontal em Ilhéus, nesta  quinta-feira, 29. Segundo José Ubaldo de Brito, especialista em Obras Públicas do Derba – Departamento de Infraestrutura deTransportes da Bahia, autarquia do Governo do Estado vinculada à Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) – a estrutura é enterrada no solo para posterior instalação das armaduras de concreto.O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, considera a obra da nova ponte um investimento fundamental para o desenvolvimento urbano do município, além de atender uma reivindicação antiga dos ilheenses. “Junto com o Porto Sul, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste e o aeroporto internacional, estes investimentos serão capazes de produzir grandes transformações positivas em Ilhéus e em toda a região”, acrescentou o prefeito.As obras de montagem e fundação da nova ponte de Ilhéus – a primeira estaiada da Bahia – consolidam um importante avanço na infraestrutura urbana da cidade. Com investimentos previstos de R$ 165 milhões, o equipamento terá 497 metros de extensão, um vão central de 182 metros e dois vãos laterais de 42 metros cada, totalizando 308 metros. A estrutura contará com quatro vias para veículos, uma via para pedestres e uma via para ciclistas.Além da nova ponte de 26 metros de largura e 80 metros de altura, a obra prevê também a construção de 2,2 quilômetros de sistema viário no trecho da rodovia BA-001. A obra, que está sendo erguida pela Constran, ainda inclui a implantação de vias de acesso e outras intervenções urbanas.Este tipo de construção, segundo os engenheiros da, foi escolhido pela possibilidade do vão livre, sem pilares, que permite o livre tráfego de navios, além da beleza estética. A nova ponte atende reivindicação primordial da população de Ilhéus, que sofre os transtornos dos constantes congestionamentos na ponte Lomanto Júnior, atualmente a única ligação entre o bairro Pontal e o centro da cidade.
Obras da nova ponte do Pontal são iniciadas em Ilhéus 2

Filha mata mãe de 98 anos a pauladas no interior da Bahia


A comunidade Fazenda Tabua, no município de Presidente Jânio Quadros, no sudoeste baiano, está chocada com a morte da idosa Antônia Rosa de Souza, de 98 anos de idade, que ocorreu na manhã da última quarta-feira (28). A polícia informou ao site Brumado Notícias que a mulher foi morta pela própria filha, Idalci Batista, de 54 anos, que é deficiente metal. Ela teria esmagado a cabeça da mãe com um pedaço de pau. Mãe e filha moravam sozinhas ao lado da casa de um dos filhos de Antônia, que viu a mãe caída no chão da cozinha enquanto a irmã estava trancada no quarto. A polícia foi acionada e, ao chegar ao local, constatou a morte da idosa. A tragédia comoveu a comunidade rural, pois mãe e filha se relacionavam bem, segundo relatos de populares. O corpo da idosa foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado, onde foi necropsiado e encaminhado de volta à comunidade para ser sepultado. Idalci foi conduzida à delegacia de Presidente Jânio Quadros.(Brumado noticias)

IBICARAÍ- Prefeito Lenildo Santana consegue junto ao MDA caçamba e patrol para Ibicaraí


O prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana, esteve com o Deputado Federal Geraldo Simões em Salvador na última sexta-feira, 23, na sede da SUDIC (Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial), para receber uma patrol e um caminhão-caçamba. O Ministério do Desenvolvimento Agrário disponibilizou 228 equipamentos para 190 municípios da Bahia. O Governo Federal está disponibilizando essas máquinas via PAC 2.Lenildo assinou documento e recebeu do Delegado Federal do Desenvolvimento Agrário da Bahia, Welliton Rezende Wassegawa, as chaves simbólicas dos novos equipamentos. Os novos veículos chegam em Ibicaraí até meados de junho, depois de um treinamento que será dado pelo MDA para habilitar os novos motoristas. 

“São 228 equipamentos para 190 municípios baianos. O Governo Federal tem olhado muito para os pequenos municípios. Ibicaraí ganha um caminhão-caçamba e uma motoniveladora (patrol) para compor nossa patrulha mecânica. Esses novos equipamentos vão ajudar muito na manutenção de nossas estradas vicinais. Até o meio do mês Ibicaraí ganha mais esses dois veículos”, disse o prefeito.

Itabuna: jovens assassinados na quarta e na quinta-feira aparecem juntos em foto




Diversos internautas encaminharam para redação do Verdinho Itabuna uma foto que mostra Alexandre Carvalho de Melo e e Rafael Nascimento Rocha juntos. De acordo com conhecidos, os dois eram amigos. O que chama a atenção é que Alexandre, conhecido como Zoi, 19 anos, foi assassinado na noite de quarta-feira (28), no bairro de Fátima, e Rafael, mais conhecido como "Playboy", 17 anos, foi morto 24 horas após o amigo, na noite de quinta-feira (29), no bairro Pontalzinho. Denúncias apontam uma suposta relação dos amigos com crimes. As duas mortes continuam sendo investigadas pela polícia civil.

Bomba jogada em escola da Urbis IV deixa quatro feridos

Confusão e correria dentro de uma escola municipal na manhã de ontem (29), no bairro Urbis IV, em Itabuna. O tumulto, que resultou em quatro alunos feridos, foi causado por uma bomba jogada dentro de uma das salas, no momento de uma aula de história. O artefato foi lançado pela janela por dois menores, que estavam do lado de fora do Grupo Escolar Frederico Smith Lima. Um deles foi apreendido pela Polícia Militar. O adolescente mora no bairro Jorge Amado. O segundo envolvido conseguiu fugir. Segundo a PM, o fato aconteceu por volta das 10h40. Os estudantes feridos foram atendidos por uma equipe do Samu, dentro da própria escola e em seguida liberados. Para a polícia, a diretora relatou que o menor apreendido também estuda lá e que já havia jogado outra bomba na sala de aula, semana passada.

Viatura policial capota na Ilhéus-Itabuna

A viatura 07016 da 70ª CIPM capotou na BR 415, trecho Ilhéus–Itabuna, próximo a Ceplac, quando voltava da operação policial Talismã. Apesar da gravidade do acidente, felizmente nenhum ocupante da viatura se machucou gravemente. 

Bomba explode dentro de ônibus coletivo em Ilhéus

Por volta das 13h20 um grupo ainda não identificado, arremessou uma bomba Junina dentro de um micro-ônibus da Empresa São Miguel, que fazia linha Banco da Vitória. O veículo estava parado no Centro da cidade (próximo ao supermercado Delta). Com a explosão uma das passageiras desmaiou, sendo socorrida por pessoas que estavam no ponto de ônibus. O desespero foi geral. A polícia foi acionada e o veículo ainda se encontra parado. Nenhum outro passageiro ficou ferido. Mas informações em breve. A policia militar esteve no local e conseguiu identificar o autor do “atentado”, que era estudante do Colégio Modelo. Ele estava acompanhado de 4 colegas que foram encaminhados para Delegacia.

Suposto índio é espancado em Buerarema

O indígena Josevaldo de Jesus Souza, 26 anos, morador da Aldeia Maruim, zona rural de Buerrarema, foi espancado por quatro pessoas nesta sexta-feira (30) por volta das 13 horas. Ele estava acompanhado de sua mãe e seu irmão, que também é índio. Eles foram ameaçados, mas não sofreram agressões físicas. Segundo informações da delegacia do município, o trio estavam descendo de um ônibus quando foram abordados pelos agressores. Eles são suspeitos de participação no homicídio do agricultor Juraci Santana, em fevereiro deste ano. Os três se apresentaram à Delegacia de Ilhéus, mas foram liberados após prestar depoimento. Josevaldo foi encaminhado para o Hospital de Base de Itabuna, mas já recebeu alta e foi levado para a Delegacia de Buerarema. De lá, ele, sua mãe e seu irmão foram levados por policiais da Força Nacional até a aldeia onde vivem. (Foto: Plantão Itabuna)

Itabuna na rota de quadrilha que sonegou 90,5 milhões

Com mandados de prisão, buscas e apreensões, a Operação Vesúvio está em curso nos municípios de Ubatã, Caravelas, Itabuna, Ibirapitanga e Ipiaú, no sul e extremo sul da Bahia, desde as primeiras horas desta sexta-feira (30). O objetivo é desarticular organização que vem cometendo fraudes fiscais nos setores de distribuição de alimentos e postos de combustíveis, com prejuízos que já somam R$ 90,5 milhões para a Fazenda Estadual. Os mandados expedidos já resultaram em uma prisão. Outros sete participantes da organização estão foragidos e continuam sendo procurados, dentre eles um dos empresários mais ricos do sul da Bahia, Eugenildo Almeida Nunes, sua esposa, Jane Oliveira, e as filhas Rejane Oliveira Nunes e Aline Hussel Oliveira. A força-tarefa reúne agentes das secretarias da Fazenda (Sefaz-Ba), de Segurança Pública (SSP), por meio da Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap), a Procuradoria Geral do Estado, via Procuradoria Fiscal, e o Ministério Público Estadual (MPE), via Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e aos Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica, as Relações de Consumo, a Economia Popular (Gaesf). Após denúncias recebidas pela Sefaz-Ba, foram constatados indícios de sonegação fiscal e interposição fictícia de pessoas na constituição de empresas pela organização investigada. Já foram identificadas 41 empresas pertencentes ao grupo liderado por um empresário cujo patrimônio reúne 48 imóveis, entre fazendas, terrenos, casas e pontos comerciais, além das empresas. O empresário já foi denunciado pelo Ministério Público Federal e responde a processo de crime contra a ordem tributária na Vara Federal de Jequié. Ele mantinha em suas empresas, como sócios, familiares, entre os quais mãe, irmãos e filhos, e ainda empregados e terceiros. As práticas criminosas identificadas e tipificadas nas investigações foram as seguintes: constituição e/ou compra de empresas em nome de familiares e de empregados de empresas do grupo; simulações sucessivas de alterações nos contratos sociais das empresas, para modificar os quadros societários e confundir a fiscalização; administração de empresas do Grupo através de procurações; e indícios de blindagem patrimonial, através de doação de bens a familiares, com o propósito de evitar o alcance da execução de créditos tributários constituídos junto às esferas governamentais.

Preso homem que atirou em policial civil de Itabuna


A Polícia Civil prendeu na tarde desta sexta feira (30), Ítalo Cardoso da Silva, 18 anos, (à esquerda), que atirou no agente Rui Oliveira (Prefeito), na manhã de hoje. Ítalo, que foi preso no Morro do Macado, bairro Fonseca, disse que pegou a arma emprestada e teve um momento de loucura. O policial realizava uma caminhada com um amigo quando foi surpreendido pelo criminoso. A arma ainda não foi localizada. O homem da foto (à direita), cunhado de Ítalo, escondeu o revólver. Ítalo também confessou que assaltou os funcionários da Trifil que se deslocavam para o trabslho num ônibus terceirizado. Cerca de 20 celulares foram roubados.

Excesso de chuva prejudica a produção de cacau

Começou a colheita do cacau na Bahia e os agricultores não estão muito animados. É que choveu mais que o previsto e isso prejudicou a produção. A colheita nas lavouras de cacau no sul da Bahia deveria estar mais acelerada. O problema é que o fruto ainda não está pronto e a safra temporã, que vai de maio a setembro, começa bem abaixo do que vinha sendo esperada. Na fazenda de José Soares, em Uruçuca, a quebra na produção chega a 50% em relação ao ano passado. "Em 2013 eu fiz 400 arrobas e neste período ainda não cheguei a 200. Isso deixa a gente fragilizado porque são recursos que se emprega, temos as despesas e bastante dificuldade", diz. O tempo nublado e o desequilíbrio entre os períodos de umidade e de sol acabaram atrasando o amadurecimento do cacau. Frutos que já eram para estarem prontos para ser colhidos, ainda vão precisar de mais três ou quatro semanas. Segundo o agrônomo Milton Conceição, da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), o cacau precisa de 135 milímetros de chuva no período de frutificação, mas os índices em alguns pontos das áreas produtivas de Ilhéus e região chegaram aos 400 milímetros. "Houve um excesso de chuva e isso faz com que se tenha menos luminosidade, excesso de umidade e a planta fica com as atividades fisiológicas menores”, conta. Apesar da queda na produção, o preço da arroba permanece estável, na casa dos R$ 102. (Globo Rural)

Mosquito da dengue ataca estádio da Copa

Governo de Brasília mantinha infestação em sigilo. Inspeção nesta sexta-feira constatou que focos de larvas subsistem no estádio, inclusive no campo onde jogarão, entre outras, as seleções do Brasil e de Portugal.

Crianças morrem carbonizadas em lixão de Itabuna

Quatro crianças, três de uma mesma família, morreram carbonizadas em um barraco que fica localizado no lixão de Itabuna, na "volta da cobra". Foram meninos de 7, 9, 10 e 12 anos, que dormiam no barraco, quando uma vela caiu e pegou fogo. As crianças dormiam sozinhas, já que os pais estavam disputando lixo. Segundo familiares, as crianças são de Nova Ferradas e estavam acompanhando os pais no trabalho. A mãe de três crianças disse que saiu do barraco para pegar outra vela, já que a única que estava no local estava acabando, quando aconteceu a tragédia, O menino de 7 anos ainda conseguiu gritar que estava se queimando, mas nada pode ser feito. A situação no local é sub humana, sem iluminação, água potável e barracos dentro do lixo.