TV

TV REPÓRTER

propaganda slides

PLAY DA RÁDIO CACAU FM

PLAY DA RADIO CACAU FM

Páginas

Clone de Bonner vira modelo de repórter para o Jornal Nacional

Há apenas três semanas no Jornal Nacional, o repórter Phelipe Siani, 30 anos, já virou modelo para a nova fase do telejornal, que passará a ser mais coloquial nos 50 anos da Globo. Editores têm orientado repórteres e produtores de toda a rede a se inspirarem no texto de Siani, jornalista que nos bastidores é chamado de "clone de William Bonner", por causa do topete, comparação que ele recusa. Uma reportagem de Siani exibida pelo Jornal Nacional da última quinta-feira (16) recebeu elogios em reuniões na Globo. O repórter, avaliou-se internamente, foi capaz de transformar uma pauta sobre queda nos preços de aluguéis, um assunto potencialmente chato, em algo interessante. "Piso com madeira de verdade, sabe? Suítes espaçosas, com camas, armário embutido e banheira chique, daquelas com hidromassagem. Assim, o apartamento de cozinha com dois ambientes e 127 metros quadrados segue... juntando poeira", iniciava a reportagem. Bons textos não são novidade na Globo, uma emissora que tem jornalistas do nível de Pedro Bial, Jorge Pontual, Renato Machado e Sonia Bridi, só para citar alguns dos veteranos. O que chama a atenção em Siani é que suas reportagens conversam com o telespectador, uma marca que a Globo procura, e são bem cobertas por imagens. Tudo é ilustrado e detalhado, e as passagens (quando o repórter aparece) fogem do padrão estático, engessado. Formado em jornalismo pela UniSantos, com curso de cinema na New York Film Academy, Siani entrou na Globo em 2005. No último ano de faculdade, acumulou os estudos com um programa de estágio que selecionou 11 entre 2.500 candidatos. Passou por afiliadas e pelo SBT e voltou para a Globo em 2011, como repórter local em São Paulo. Não demorou muito e virou repórter de rede, produzindo para o Bom Dia Brasil, Jornal Hoje, Jornal da Globo e Fantástico. Em abril, virou exclusivo do JN. No começo de 2011, quando ainda trabalhava no SBT de Brasília, o topete de Siani chamou a atenção da revista VIP, que colocou sua foto ao lado da de William Bonner em uma sessão chamada "Separados no Nascimento". Siani nunca curtiu a comparação. "Eu não acho [parecido com Bonner]. Minha mãe também não acha", vive repetindo aos amigos. Para evitar o apelido indesejado, Siani está agora cultivando barba e bigode.

Comerciante é acusado de incendiar Iate em Nova Viçosa

"Barrão", como é conhecido, também é acusado de colocar em risco a vida da população portuária. O barco se encontrava ancorado no Porto do rio Peruípe, na avenida Petrobrás. O fato inédito na costa do descobrimento deixou portuários e pescadores preocupados com o sinistro nunca antes registrado em nenhum dos seus dois portos.

Homicídios em Santa Luzia e Mascote

Somente ontem (20), foi liberado pelo DPT de Itabuna, o corpo de Gideon dos Santos, 45 anos, que foi assassinado na última sexta feira (17), na zona rural de Santa Luzia. Gideon teve morte de extrema violência com dezenas de golpes de faca. Os familiares da vítima não quiseram comentar o crime e apenas agilizaram a liberação d corpo para sepultamento. Por outro lado, um jovem identificado pelo prenome Maicon (foto), foi assassinado na madrugada desta segunda feira (20), no distrito de Paraiso, município de Mascote. Segundo informações, há uma briga entre facções no local, o que vem culminando com tentativas e mortes, deixando a população assustada. Com um policiamento pacato e sem nenhum apoio do município, o distrito vem se tornando o Paraíso dos marginais, sendo que muitos moradores já deixaram o local, abandonando suas residências. A policia ainda não sabe quem matou Maicon, mas acredita que o jovem esteja envolvido no mundo do crime.

Peto e Caerc prendem traficante em Ubaitaba

Policiais Militares da Cipe Cacaueira (Caerc), Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) e Setor de Missões Especiais da 61ª Cipm/Ubaitaba, na madrugada desta terça-feira (21), após receberam denúncia de tráfico de drogas na Travessa do Céu, bairro da Ruinha, realizaram diligência afim de averiguar tal situação. Ao chegarem no local um indivíduo identificado como Welington da Silva Moura (Hu), tentou evadir-se do local ao avistar os policiais, sendo interceptado. Com ele os policiais encontraram certa quantidade de entorpecentes e DINHEIRO. Na casa deHu os policiais encontraram, maconha, crack, duas balanças de precisão, carregador de pistola Glock calibre 9mm, 22 cartuchos do mesmo calibre, R$ 561,00 e diversos materiais de furtos. Todo material, bem como o acusado foram apresentados na 7ª Coorpin/Ilhéus. (Ocorrência Policial)

MST ocupa 22 propriedades na Bahia, inclusive área da Ceplac

São 22 propriedades, consideradas pelo movimento como latifúndios improdutivos, ocupados pelos trabalhadores e trabalhadoras sem terra na Bahia. A informação foi confirmada pela direção nacional dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), nesta segunda-feira (20). De acordo com um dos líderes do movimento, o baiano Márcio Matos, a jornada de luta do ‘Abril Vermelho’ segue com as ocupações e mostra unidade e compromisso com a luta pela reforma agrária e contra a violência no campo. “Grande parte das ocupações aconteceram no sábado [18] e no domingo [19], onde demos seguimento à jornada ocupando vários latifúndios somando um total, nessa jornada, de 22 fazendas ocupadas e acampadas por aproximadamente 3.500 famílias”, aponta Matos, que também é membro da direção nacional do MST. Ligado ao movimento dos sem terra, o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), declara que o MST seguirá lutando por políticas públicas e por justiça social. Para o parlamentar petista, a ocupação é o método de protesto dos sem terras e, de acordo com ele, “mais de 80% das terras que viraram assentamento, antes foram alvo de alguma ocupação ou mobilização popular”. Entre as fazendas ocupadas pelo MST, estão áreas em municípios como Alcobaça, Nova Ibiá, Eunápolis, Jequié, Casa Nova, Santa Brígida, São Desidério e Boa Vista do Tupim. O movimento divulga e denúncia a existência de latifúndios no país, alguns deles na Bahia, como essas áreas que foram ocupadas. (JBO)

Homens invadem delegacia, resgatam e matam preso na Bahia

Quatro homens fortemente armados invadiram a delegacia do município de João Dourado e resgataram um preso identificado como José Vânio Pereira Neto, o "Cabeleira", na madrugada desta segunda-feira (20). Pouco depois, ele foi encontrado morto com diversos tiros nas imediações da comunidade de Macedônia, zona rural do município. De acordo com o Blog Braga, José Vânio foi preso na última sexta-feira (17) após invadir a delegacia de Lapão e tentar serrar os cadeados de uma das celas. Segundo a polícia, ele conseguiu adentrar à delegacia depois que arrombou o teto, e sua intenção seria de ajudar alguns detentos a fugirem. José Vânio era acusado de ter matado o segurança Cícero Pereira Neto, em Irecê, e confessou que havia recebido a quantia de R$ 2.500 de um desconhecido para o serviço. Outros dois detentos de identidades não reveladas aproveitaram a oportunidade e fugiram.

Detento foge vestido de mulher do Presídio de Jequié

O detento Wilson Santos Soledade conseguiu fugir do Conjunto Penal de Jequié durante as visitas realizadas na unidade prisional neste domingo (19). O preso teria se vestido de mulher e saído pelas portas da frente da Penitenciária. A polícia realiza buscas pelo homem que cumpre pena de 15 anos, em regime fechado, pelo crime de latrocínio (roubo seguido de morte). O fugitivo é natural de Planaltino. 

Ele pode voltar à Record e ao comando do "Melhor do Brasil"

Existem comentários de que Márcio Garcia, agora sem contrato com a Globo, poderá acertar com a Record o seu retorno. É um nome que a alta direção da Record vê com simpatia, só que até o momento não existe nada além disso. E nem mesmo sobre a volta de "O Melhor do Brasil" à grade de programação. Está tudo na base da vontade. 

Ministro da Saúde antecipa testes da vacina contra a dengue

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, pedirá à Anvisa prioridade máxima na análise de pedido para que o Instituto Butantan antecipe os testes clínicos da vacina contra a dengue. O instituto diz poder disponibilizar 13 mil doses para a terceira fase de testes clínicos da vacina, que confirmariam a sua eficiência, eficácia e segurança. Ainda que o resultado seja positivo, no entanto, ela dificilmente seria aplicada neste ano, em meio à epidemia que atinge algumas regiões do país. Já a vacina fabricada pela multinacional francesa Sanofi não deve ser incorporada ao SUS (Sistema Único de Saúde). Seu pedido de registro também está sob análise da Anvisa, mas técnicos consideram que o fato de a eficácia, admitida pela empresa, ser de 60,8% inviabiliza a incorporação do produto ao sistema público de saúde. Haveria o temor de que a adoção da vacina no SUS poderia ter até efeito contrário, relaxando os cuidados com a prevenção da doença. 

Agricultores revoltados com Gilka, fecham lixão da cidade

Desde a instalação do lixão na fazenda Golfo, os agricultores, trabalhadores e moradores da zona rural vem reclamando da qualidade de vida prejudicada pela fumaça gerada no local, lixo espalhado por toda parte além de agredir o meio ambiente. Varias manifestações foram feitas e nenhuma procidência foi tomada pela Prefeitura. Revoltados com o descaso, os agricultores fecharam na manhã desta segunda (20) a principal estrada de acesso ao lixão, impedindo que os carros coletores do lixo na cidade entrassem no local. Os manifestantes cobraram mais ação por parte da prefeitura e lembraram que a solução para o problema foi tema de campanha eleitoral da atual prefeita Gilka Badaró, mas que parece ter ficado somente na promessa. Uma moradora declarou que a população não suporta mais os malefícios causados pelo lixão. “São muitas pessoas passando mal por causa disso, não é possível que a omissão da prefeitura valerá mais que o da população”, protestou uma moradora do local. Bodinho proprietário da Fazenda Golgo, um dos mais prejudicados, relatou os transtornos causados pela atividade. “A fumaça tem sido um veneno para minha saúde, dos vizinhos, trabalhadores e dos próprios catadores, piorei muito depois dessa espécie de lixão ao lado da minha propriedade. Caiu demais minha qualidade de vida, minha falta de ar aumentou. É um absurdo a Justiça permitir que tudo isso aconteça. Estou pedindo SOCORRO”. “Abaixo a poluição fecha o Lixão” disse. 

Bahia: Itabuna lidera casos de dengue; Feira, de chikungunya Ibicaraí entre as dez cidades mais afetadas

Itabuna tem maior número de notificações de dengue, mas em Salvador casos caem pela metade. Já Feira lidera ocorrências de chikungunya. No interior Bahia, os casos de dengue continuam aumentando. Já são 17.973 (3.837 deles somente em Itabuna), até a semana passada, de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Esse número representa um aumento de 144,6% em relação aos 7.346 registros do mesmo período de 2014. Ou seja, o número de notificações é quase um dobro e meio maior do que no ano passado. Para a coordenadora do Grupo Técnico Ampliado da Dengue da Sesab, Elisabeth França, o aumento não foi bem uma surpresa — eles só não sabiam de quanto seria. “A dengue já é esperada, por ser uma doença endêmica. O que acontece é que a maior parte dos criadouros está nas casas e, por mais que exista o trabalho realizado pelas equipes municipais, onde há água limpa ou suja poderá ter o mosquito. Tendo o vírus no ambiente, é possível ter o surto”, explica Elisabeth. Segundo a representante da Sesab, entre os fatores que poderiam ter contribuído para o aumento da incidência da doença estão os hábitos da população, a falta de saneamento básico em alguns locais e ao fato de que o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, já está adaptado ao nosso clima. “Não adianta não ter água parada em casa, se meu vizinho pode ter”, pontua a turismóloga Roméria de Oliveira, 37, que mora na Avenida Paralela e apresentou os sintomas da doença até meados da última semana. Os casos de dengue estão espalhados em 255 municípios. O primeiro lugar do ranking é de Itabuna, com 3.837 casos até o início do mês de abril. Em seguida vem Ilhéus (3.198 casos), Jequié (1.316), Salvador (832) e Jeremoabo (528). Mesmo assim, de acordo com ela, não existe epidemia de dengue no estado. No mês passado, o Ministério da Saúde divulgou os índices do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), que analisou os meses de janeiro e fevereiro de 2015. Calculado a partir da porcentagem de casas visitadas onde há larvas do mosquito transmissor da dengue, o LIRAa indicou que 11 cidades da Bahia tinham risco de epidemia de dengue. Outros 32 municípios foram classificados como em estado de alerta. Estão em situação de risco as cidades que têm mais do que 3,9% dos imóveis pesquisados com larvas de Aedes aegypti. Já os que estão em situação de alerta têm resultados que vão de 1% até 3,9%. A pior situação foi justamente de Itabuna, com índice de 17,8%.Chikungunya: Feira e Riachão lideram casos; 119 cidades têm registro - Identificada na Bahia, pela primeira vez, em setembro do ano passado, quando houve 200 notificações, com cinco confirmações em Feira de Santana, a febre chikungunya continua a avançar na Bahia. De setembro até a primeira semana de abril, foram 5.005 casos notificados em 119 municípios. Desses, 38 notificaram mais de cinco casos suspeitos. Em primeiro lugar, continua Feira de Santana, com 1.878 notificações. Logo em seguida, e com maior incidência em 2015, vem Riachão do Jacuípe, Nordeste do estado, com 1.631 casos, e Valente, na mesma região, com 409 ocorrências. Com 180 registros, Salvador aparece em quarto lugar. Segundo a infectologista Ceuci Nunes, diretora do Hospital Couto Maia, a situação deve piorar, já que o sorotipo da chikungunya é diferente dos quatro da dengue, os quais, normalmente, só causam uma infecção nas pessoas. (Correio)

Morte de Tancredo Neves completa hoje 30 anos

Há exatos 30 anos, o Brasil ouvia o anúncio da morte do primeiro presidente civil eleito pelo Colégio Eleitoral, Tancredo Neves. Em 15 de janeiro de 1985, o ex-governador de Minas Gerais Tancredo Neves venceu o candidato Paulo Maluf, do PDS, na disputa pela Presidência da República na última eleição indireta do Brasil. Tancredo conquistou 480 votos e Maluf, 180. Houve 26 abstenções. Para vencer a disputa, O PMDB de Tancredo Neves, de Ulysses Guimarães e de tantas outras personalidades que lutaram contra o regime militar teve de se unir à chamada Frente Liberal, formada por dissidentes do PDS – partido de sustentação do governo militar. No inicio de janeiro, o então deputado Ulysses Guimarães entregou a Tancredo o programa do partido, denominado de “Nova República”, que previa eleições diretas em todos os níveis, educação GRATUITA, congelamento de preços da cesta básica e dos transportes, entre outros.

Tancredo firmou com os brasileiros, que foram às ruas lutar pelas eleições diretas, o compromisso de virar a página da história do Brasil, colocando fim ao ciclo comandado pelos militares. Tancredo Neves conquistou os brasileiros de Norte a Sul e deu ao país perspectivas de uma pátria livre. Com a convocação da Assembleia Nacional Constituinte, prometeu banir o chamado “entulho autoritário”. Com esperança e ânimos redobrados, os brasileiros esperavam ansiosos a chegada do dia 15 de março de 1985, quando Tancredo Neves assumiria os destinos do Brasil e os militares voltariam para as casernas. No dia 12 de março, a maioria da população ficou decepcionada com o anúncio do ministério, integrado por lideranças da antiga Arena e que haviam migrado para a Frente Liberal.As esperanças começaram a diminuir com a doença de Tancredo Neves, internado 12 horas antes da posse em um hospital de Brasília, onde se submeteu a uma cirurgia.

O problema de saúde do presidente eleito foi comunicado na véspera de sua posse. No dia 15 de março, no lugar de Tancredo assume interinamente a Presidência da República o vice-presidente eleito, José Sarney. Da noite de 14 de março até a noite de 21 de abril, brasileiros de todas as regiões, raças e credos oraram pela recuperação de Tancredo. As esperanças de tê-lo no comando do país acabaram na noite de 21 de abril, quando oficialmente foi anunciada sua morte. A tristeza e desesperança tomam conta do Brasil. Até o sepultamento, em 24 de abril, Tancredo recebeu homenagens de multidões de pessoas país afora. Para o professor da Universidade de Brasília e cientista político Flávio Britto, Tancredo era a esperança. Segundo ele, sua morte acabou com o sonho de milhões de brasileiros que aguardavam as mudanças prometidas em campanha.

“Tancredo representava a efetiva esperança da redemocratização. Sua morte foi um momento de muita frustação e dor para o povo. A simbologia que ele passava era da verdadeira redemocratização. Todos acreditavam que o país iria entrar novamente nos trilhos.” “Além de representar a esperança, Tancredo Neves tinha a aparência de uma pessoa muito próxima e simpática. Ele estava sempre sorridente, disposto a se aproximar das crianças. Era uma figura que passava confiança”, disse o professor Flávio Britto. “A notícia da morte dele foi muito impactante. Havia uma união de solidariedade pela recuperação do presidente eleito. Todos torciam pela recuperação dele. Tancredo Neves foi transformado em uma espécie de herói nacional”, acrescentou Flávio Britto. (JB)

Dois mortos, 300 feridos e 10 mil afetados por tornado em SC

Um tornado atingiu nesta segunda-feira a cidade de Xanxerê, oeste de Santa Catarina. Pelo menos duas pessoas morreram e 300 ficaram feridas - destas, 120 tiveram de ser hospitalizadas, segundo a Defesa Civil do Estado. Muitos dos feridos sofreram amputações de membros, segundo os bombeiros. Ao menos 2.600 casas foram atingidas em seis bairros e 1.000 pessoas estão desabrigadas. Ao todo, 10.000 pessoas foram afetadas. Ainda segundo a Defesa Civil, cinco torres de energia foram arrancadas do solo devido à força do vento - 200.000 unidades consumidoras estão sem luz. De acordo com os bombeiros, a quantidade de destroços e a falta de luz dificultam o atendimento às vítimas. A cidade ainda sofre com problemas no abastecimento de água, energia e sinal de telefonia. Sessenta homens divididos em oito equipes trabalham na região nesta terça-feira. Os bombeiros contam com ajuda da força-tarefa do 6º Batalhão (Chapecó). O fenômeno aconteceu por volta das 15h30 de segunda-feira e afetou principalmente a parte central de Xanxerê, que tem cerca de 47.000 habitantes, segundo o IBGE. Os mortos foram identificados como o casal Deomir e Alcimar Sutir, que morreram quando tentavam socorrer os filhos. 

Sobrinho de vereador conquistense é assassinado a pedradas

Mais um homicídio foi registrado em Vitória da Conquista. Desta vez, o jovem Jaimilton Ferraz Neto, de 23 anos, foi morto com requintes de crueldade, durante a madrugada. A vítima era sobrinho do vereador Edijaime Rosa (PSDB), mais conhecido como Bibia. O corpo foi encontrado na manhã desta terça-feira, 21, na Rua São Paulo, bairro Nossa Senhora Aparecida. A polícia suspeita de que o jovem foi morto a pedradas. O motivo do homicídio ainda não foi divulgado pela Delegacia de Homicídios. 

Lutador de jiu-jitsu não sabe que matou hóspede em hotel

Advogados e familiares do lutador de jiu-jitsu Rafael Martinelli Queiroz, de 27 anos, acreditam que o rapaz estava sob efeito de medicamentos de uso controlado quando surtou em um hotel de Campo Grande, matando o engenheiro eletricista Paulo César de Oliveira, 49 anos. Depois de discutir com a namorada, Carla Dias, Queiroz teria quebrado móveis e instalações do estabelecimento, arrombado a porta do quarto de Oliveira e espancado o engenheiro até a morte. Queiroz está detido em uma cela da Garras, delegacia especializada em sequestros e crime organizado de Campo Grande, mas, segundo seus advogados, Fábia Velinda Fávaro e Darguin Vilhalba Júnior, ele não sabe o que ocorreu e nem porque está detido. Para eles, o rapaz está em transe, possivelmente causado por medicamentos de uso controlado que tomava para depressão, PARA EMAGRECER e para obter energia para as lutas. Segundo os advogados, um psiquiatra deverá atender Queiroz na manhã desta quarta-feira. A intenção dos advogados é saber qual o estado de sanidade do rapaz, para que possam armar a estratégia de defesa do lutador. Os advogados devem pedir à realização de exames toxicológicos para saber se o lutador estava mesmo sob efeitos de medicamentos quando praticou o homicídio e danificou as instalações e móveis do hotel Vila Verde. A irmã do lutador, Glauce Martinelli Queiroz Bonatto, disse que o rapaz tomava medicamentos para depressão, para emagrecer e suplementos energéticos e outros que a família desconhecia. “Para mim, não era Rafael que estava lá, era outra pessoa, ele estava tendo surto”, disse. Os familiares ficaram surpresos com os fatos porque Rafael é considerado uma pessoa calma. No entanto, segundo ela, o rapaz estava apresentado há dias comportamento estranho e dizendo frases desconexas. O engenheiro eletricista Paulo César de Oliveira foi enterrado na tarde desta segunda-feira, em Batatais, no interior de São Paulo. Segundo amigos, ele estava em Campo Grande a trabalho, quando foi surpreendido em seu quarto no hotel por Queiroz. (JB)

Homicídio no bairro Odilon em Itabuna

Adailton Silva Vieira (Dadá), 22 anos, foi assassinado na noite desta terça-feira (21), no bairro Odilon, em Itabuna. A informação é de que ele morava no Ceará e trabalhava como ajudante em um caminhão carregado de tapetes, que circulava em diferentes estados vendendo o produto. O motorista do caminhão informa que hoje foi o primeiro dia dos dois em Itabuna e que dormiriam nas imediações do Flecha e seguiriam viagem no dia seguinte. Ainda com base no motorista, Adailton atravessou a rodovia e adentrou ao bairro Odilon. Minutos depois ele voltou correndo, sendo perseguido pelos assassinos (cerca de 9 homens), tendo sido morto a pauladas e pedradas. A informação é de que ela era usuário de drogas. Segundo populares, mais cedo, Adailton bebia com uma garota e insistia em levá-la ao motel. A moça recusou o convite e teria procurado um homem, relatando o caso. A investigação da polícia começa por aí. Foi o 35º homicídio de 2015 em Itabuna - o 4º de abril em um intervalo de oito dias.