TV

TV REPÓRTER

propaganda slides

PLAY DA RÁDIO CACAU FM

PLAY DA RADIO CACAU FM

Páginas

SAC deixa povo na rua da amargura em Itabuna

Inaugurado na manhã de ontem em Itabuna, o SAC foi alvo de reclamações no seu primeiro dia de atendimento. Hoje cedo o povo teve de aguardar na fila do lado de fora e na chuva até que fosse aberto o posto de atendimento. Pessoas que buscavam serviços como retirada de RG ( carteira de Identidade ) e Seguro desemprego chegaram a esperar mais de uma hora para ser atendido. Carteira profissional não está sendo emitida na unidade. Os cidadãos ainda reclamam da falta de estrutura no local que não tem banheiros. ” A gente é obrigado a descer para usar o banheiro do shopping”, disse um cidadão revoltado. Apesar de o Governo do estado anunciar mais de 12 mil atendimentos por mês foram distribuídas apenas 160 fichas no primeiro dia após reabertura. A coordenação confirmou a falta de banheiros na unidade. Outra reclamação é a de que não existe uma logística para atendimento e muitas pessoas madrugam ao relento na tentativa de conquistar uma senha no dia seguinte. 

Núcleos Regionais de Saúde já têm diretores

O governo estadual definiu os nomes dos diretores dos Núcleos Regionais de Saúde (ex-Dires). Marisa Eduane Pinheiro comandará o núcleo da região sul, que terá sede em Itabuna. As nomeações foram publicadas na edição de hoje do Diário Oficial do Estado. A regional do nordeste (Alagoinhas) será comandada por Rogério Ribeiro Ramos, enquanto a do oeste (Barreiras) terá à frente Maria Raquel da Aurora e a norte (Juazeiro) ficará sob o comando de Lisandra Cunha Amin. A lista de diretores é completada por Edy Gomes Santos, do centro-leste (Feira de Santana), Kátia Cristina Alves de Souza na centro-norte (Jacobina), Hadson Namoum Rocha de Mattos na leste (Salvador), Vivian Ferreira Viana Glória na extremo-sul (Eunápolis) e Karoline da Silva na sudoeste (Vitória da Conquista). Os núcleos regionais substituirão as extintas Diretorias Regionais de Saúde (Dires). O estado economizará também em estrutura. Em vez das 31 Dires, serão nove núcleos regionais. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), a mudança vai permitir reconfigurar a atuação regional. (Pimenta)

Aplicativo rastreia smartphone roubado e tira selfie do ladrão

Um aplicativo gratuito promete ser a salvação das pessoas que tiveram seus smartphones roubados. Ele permite que o dono do aparelho possa localizar, tirar foto do ladrão, bloquear, e ainda disparar alarme. O Avast Anti-Theft, que foi liberado pelo Avast!, tem como principais funções localizar e rastrear o aparelho via GPS e o controlar remotamente através da internet. O aplicativo também permite tirar foto e ouvir o áudio do ambiente onde o telefone está localizado. Se o bandido trocar o cartão SIM do smartphone, o novo número e a localização do aparelho serão enviadas para um amigo. O aplicativo está disponível em versões gratuita e paga (premium). A versão premium ainda oferece mais recursos, como a Geoproteção, que executa ações específicas, incluindo bloqueio, sinal sonoro, e enviar localização. O Avast Anti-Theft está disponível no Google Play. (R7)

Adolescente assassinado dentro de Lan House em Itabela

Um adolescente de 17 anos foi assassinado a tiros de revólver na cabeça na manhã de terça-feira (20), dentro de uma lan house, e na fuga, o acusado do crime trocou tiros com a polícia e morreu a caminho do Hospital. De acordo com a polícia, Leilton Dias dos Santos de 17 anos, ’Juninho’ foi surpreendido e morto quando acessava a internet em uma lan house no centro de Itabela. O suspeito de cometer o crime é outro adolescente de 14 anos, ‘Wesley Oliveira Pereira’ que segundo informações chegou a Lan House a pé, e fugiu após efetuar os disparos. Uma viatura com policiais militares, foi acionada e nas mediações da Rua João Pereira, cerca de 700 mts do crime, os policiais se depararam com o acusado entrando em um quintal de uma casa, ainda empunhando o revólver. O suspeito atirou em direção da viatura para afugentar os policiais, que ao revidarem atingiu o acusado. Ele foi socorrido e morreu a caminho do hospital Frei Ricardo em Itabela. A polícia apreendeu com ele, o revólver calibre .38 usado no crime com seis cápsulas deflagradas e duas intactas. A polícia investiga o crime e suspeita que esteja relacionado ao tráfico ou acertos de contas. 

Filho do cantor Leonardo participa de novela do SBT

João Guilherme, 12 anos, um dos seis filhos do cantor sertanejo Leonardo, está escalado para a novela infantil do SBT, que segue apostando no nicho. O garoto vai viver o personagem Joaquim Vaz em Cúmplices de um Resgate, folhetim que substituirá Chiquititas. Cúmplices de um Resgate é uma novela original da rede mexicana Televisa, onde foi produzida em 2002. No Brasil, essa mesma produção foi exibida duas vezes pelo SBT, em 2002 e em 2006. A versão brasileira, ainda sem data de estreia, tem adaptação de Iris Abravanel, que assina também a adaptação de Chiquititas, e direção-geral de Reynaldo Boury. João Guilherme não é o único artista entre os herdeiros do cantor. Pedro Leonardo, 28 anos, seguiu os passos do pai e também formou uma dupla sertaneja com seu primo Thiago. O jovem sofreu um grave acidente em 2002 que interrompeu sua carreira na época. (Veja)

Repórter da Globo foi deportado da Indonésia

Márcio Gomes e um cinegrafista da Rede Globo foram deportados da Indonésia na última segunda-feira (19), após tentativa de cobertura do caso de Marco Archer Cardoso Moreira, brasileiro executado no país no último final de semana. O jornalista teve sua entrada autorizada no território com um visto de turista. A dupla chegou a ser presa no último sábado (17) e acabou tendo os passaportes retidos, segundo confirmou a emissora carioca. Sem o documento oficial, os profissionais foram escoltados por policiais até a capital Jacarta, onde aguardariam em um hotel o voo para Tóquio, no Japão – onde Gomes atua como correspondente internacional da Globo. Até o momento, o Itamaraty não comentou o assunto. Vale lembrar que o jornal “Folha de S.Paulo” também revelou que sua equipe foi ameaçada de deportação pelas autoridades da Indonésia. (Folha)

Falso médico é preso dentro de Hospital no interior da Bahia

Um falso médico que atuava no Sudoeste Baiano foi preso em flagrante no Hospital Santo Antônio, em Mortugaba, nesta segunda-feira (19). De acordo com o prefeito Heráclito Luiz Paixão Matos (PT), o homem foi contratado por uma cooperativa médica e dizia ser de Montes Claros, cidade do Norte de Minas Gerais. Pelo menos preliminarmente, o que eu sei, é que ele estava usando um CRM de um médico lá de São Paulo, mas tudo muito bem feito: CRM, identidade, CPF. “A Polícia Federal você sabe que tem que pegar no exercício e estava acompanhado ele já há alguns dias. Sabe que ele atua em diversos municípios aqui da região e me parece que tem outro e logo-logo devem estar pegando também”, disse o prefeito por telefone com o Blog do Anderson na manhã desta terça-feira (20). “A informação que ele deu é que ele é médico e fez o curso na Bolívia e que ele está sem o REVALIDA [Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira]”, complementa. Ainda de acordo com o gestor petista, o falso profissional da saúde estaria atuando em Mortugaba por três meses em plantões esporádicos, cobrindo faltas ou folgas de médicos titulares. A Delegacia da Polícia Federal de Vitória da Conquista ainda não se pronunicou sobre o assunto. (G1)

Detento é morto por enforcamento no presídio de Serrinha

Uma informação chegou a redação do Calila Noticias no inicio da tarde desta terça-feira,20, que um detento foi encontrado morto por enforcamento durante a madrugada de hoje. A informação é que os presos estão revoltados porque ainda não foram transferidos para outros presídios, conforme estava previsto para acontecer até dezembro do ano passado e resolveram protestar de forma violenta. Segundo fontes, a vítima atendia pelo vulgo de “Parmalat”, e que estão fazendo greve de fome para terem suas reivindicações atendidas. A Segurança está reforçada, a situação neste momento está sob controle, mas o clima é de tensão.

Jornalista é preso durante transmissão ao vivo em Curitiba




Um jornalista foi preso durante transmissão ao vivo para o Programa 190, da emissora CNT, na terça-feira (20), em Curitiba, no Paraná. Iverson Vaz estava mostrando o local onde ocorreu uma explosão de um caixa eletrônico, que foi seguida de tiroteio, quando os policiais militares encaminharam a equipe do programa televisivo para fora da área de isolamento, que era permitida para os jornalistas. Depois de sair da faixa o jornalista comentou o tratamento da PM. “É o tratamento da polícia com a imprensa. É impressionante o que acontece”, diz Vaz. Logo em seguida os policiais deram voz de prisão ao repórter, que foi encaminhado ao 6° Distrito Policial de Curitiba por desacato. (Correio da Bahia)

Campeonato Baiano 2015 terá rodada dupla

Nesta terça-feira (20), a Federação Bahiana de Futebol (FBF) pouco mais de dez dias para o início da competição, divulgou a relação dos estádios aprovados e a tabela detalhada do campeonato. Com o parecer final das vistorias, a entidade máxima do futebol baiano definiu locais de jogos que anteriormente apareciam na tabela com estádios "A Definir". Logo na primeira rodada, uma novidade. O Estádio Alberto Oliveira, também conhecido como Joia da Princesa, em Feira de Santana terá rodada dupla logo na abertura do Baianão. No dia 1º de fevereiro, nos horários das 16h e 18h, jogarão no local Feirense x Serrano e Jacobina x Galícia. Já os duelos entre ambos os clubes pela categoria Sub-20 foram transferidos para a Vila Olímpica dos Amadores, às 13h30 e 15h30, respectivamente. (Futebol Bahiano)

Blitz da Settran em Itabuna apreende 25 veículos por documentação irregular

Fiscais de trânsito e de transportes apreenderam 25 veículos, sendo 19 motocicletas usadas no transporte clandestino, quatro por falta de documentação e um táxi, durante blitz realizada na manhã de hoje na Avenida Mário Padre, Góes Calmon. A fiscalização de rotina continuará sendo realizada no centro e bairros de Itabuna para tornar o trânsito mais seguro, retirar das ruas veículos com documentação irregular e os motociclistas que insistirem no transporte irregular de passageiros e encomendas sem que tenham licença da Secretaria de Transportes e Trânsito – Settran. Segundo o diretor de Transportes, Thomaz Fernandes Souza, as motos apreendidas foram levadas ao pátio de Settran de onde só poderão ser retiradas pelos proprietários depois de cumpridas as exigências da notificação, o que inclui documentação atualizada, recolhimento de impostos e pagamento de taxa do guincho. “Apesar das reiterados avisos de que a Settran vai coibir a ação de mototaxistas clandestinos, algumas pessoas tem insistido na prática. Estamos atentos e vamos fazer cumprir a legislação”, observou. Desde o dia 8 de janeiro que a Secretaria de Transporte e Trânsito tem realizado blitzen para a orientação do trânsito e ordenamento da prestação do serviço de mototáxis em Itabuna em uma ação educativa sobre o limite de velocidade nas vias urbanas e sobre o funcionamento da fiscalização eletrônica por meio de radares instalados nas avenidas de maior fluxo da cidade, cuja velocidade permitida é de 50 km. A outra ação é de fiscalização do serviço de mototáxis para retirar das ruas motociclistas clandestinos. O táxis apreendido na ação desta quarta-feira estava com licenciamento vencido desde 2012, não tendo passado por vistorias nos anos subsequentes. O veículo foi removido para o pátio e para ser retirado seu proprietário terá que pagar multa e atualizar o licenciamento. Na blitz atuaram 18 agentes de trânsito e de transporte, com o suporte da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal.

Delegado especial vai investigar crimes dos conflitos de terras

Por solicitação da deputada estadual Ângela Sousa (PSD), o secretário da Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa, recebeu nesta terça-feira (20) o presidente da Associação dos Pequenos Agricultores de Ilhéus, Una e Buerarema, Abiel Silva, e representantes indígenas para discutir sobre os conflitos da demarcação de terras na região, em especial sobre os crimes registrados nos últimos meses, provocando a insegurança e o medo. Após ouvir os apelos dos dois segmentos, Maurício Teles Barbosa decidiu designar um delegado especial para investigar os crimes derivados dos conflitos pela posse de terra na região. De acordo com a deputada Ângela Sousa, os constantes conflitos são provenientes da briga pela demarcação de terras, que depende de decisão judicial, em municípios como Ilhéus, Una e Buerarema, O objetivo do encontro foi pedir celeridade nas investigações de crimes relacionados à disputa. Para isso,segundo o secretário de Segurança Pública, é preciso contar com a colaboração de todos. Ângela Sousa voltou a cobrar dos governos estadual e federal medidas concretas para resolver os conflitos de demarcação de terras nos municípios e Ilhéus, Una, Buerarema e São José da Vitória. Segundo a parlamentar, o conflito gerado pelo processo de demarcação, retirando mais de 47 mil hectares de terras produtivas dos pequenos agricultores para entregar a supostos índios, é um problema de toda a região, daí a necessidade também do envolvimento de toda a comunidade regional, incluindo prefeituras desses municípios, câmaras de vereadores, órgãos, associações, entidades e clubes de serviços. Outro assunto debatido na reunião, a ação de bandidos que se apresentam como supostos indígenas, alvo de críticas de caciques Tupinambás, também terá uma atenção maior da SSP. Sobre este assunto, Barbosa solicitou que tanto os indígenas quanto os pequenos agricultores ajudem a polícia na identificação destas pessoas, através dos canais de denúncia.

Itabuna: Dois mortos em troca de tiros com a polícia no Santa Clara

Na manhã desta quarta feira (21), dois traficantes morreram em troca de tiros com a polícia no bairro Santa Clara. Os dois homens, um de prenome Murilo, e outro, ainda desconhecido, foram levados para o Hospital de Base, mas já chegaram sem vida. Os corpos dos bandidos, que tinham envolvimento com o mundo crime, foram encaminhados para o DPT. Murilo, inclusive, sofreu tentativa de homicídio, recentemente. Ele também é acusado de participação no homicídio de Wallace na rodovia Itabuna-Itajuípe. Duas armas foram apreendidas e apresentadas no Complexo Policial de Itabuna.

Empresário teria cometido suicídio em Ilhéus

De acordo com informação do site Vetor News, um homem identificado como Gilde foi encontrado morto hoje (21) numa casa no bairro Jardim Pontal, na Zona Sul de Ilhéus. Há suspeita de suicídio. Um frasco de Clipatic, veneno usado contra parasitas que atacam cães e outros animais, foi encontrado ao lado de uma seringa em uma mesa próxima ao corpo de Gilde. Conforme o Vetor News, o ex-empresário e ex-atleta tinha 46 anos e se separou há pouco tempo da esposa. Gilde deixou um filho e a interrogação dos parentes e amigos sobre a sua atitude.

Indonésia nega clemência a outro brasileiro condenado à morte

O Ministério das Relações Exteriores confirmou nesta terça-feira que o pedido de clemência que havia sido feito em nome do brasileiro Rodrigo Gularte foi negado pelo governo da Indonésia. O brasileiro foi detido em 2004 e condenado por tráfico de drogas a pena de morte. No último fim de semana, outro brasileiro, Marco Archer, foi executado pelo mesmo crime. O Itamaraty esclareceu que continuará acompanhando o caso de Gularte até esgotar todas as alternativas para tentar livrar o brasileiro da morte. A porta-voz do Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas (ONU) para Direitos Humanos, Ravina Shamdasani, pediu nesta terça-feira a suspensão da aplicação da pena de morte para punir o tráfico de drogas na Indonésia, que executou seis prisioneiros por fuzilamento no último fim de semana ignorando apelos internacionais. Em comunicado divulgado nesta terça-feira, o escritório da ONU para Direitos Humanos se diz “preocupado com o uso contínuo da pena de morte para o tráfico de drogas” na Indonésia e em outros países do sudeste asiático, como Vietnã, Malásia e Cingapura. A jurisprudência internacional para direitos humanos só a prevê para crimes contra a vida. A ONU pede que a Indonésia interrompa as execuções e faça uma revisão de todos os requisitos que possam permitir a conversão das penas. (G1)