TV

TV REPÓRTER

propaganda slides

PLAY DA RÁDIO CACAU FM

PLAY DA RADIO CACAU FM

Páginas

Diretor da Direc 09 agredido por índio Pataxó em Teixeira

No início da tarde desta quarta-feira (21), representantes de aldeias da etnia Pataxó, ocuparam a Drec 09 de Teixeira de Freitas. Segundo eles, esta ação é para reivindicar a publicação do transporte escolar da região no Diário Oficial; a regularização de merenda escolar, já que há seis meses não recebem, e ainda, exigem a exoneração de Sadraque Francisco dos Santos, que há sete anos está na coordenação de educação indígena e, que segundo os índios, nunca fez nada por eles. Segundo o diretor interino da Direc 9, Erisvaldo Rodrigues Souza (à direita), o índio chamado Edinaldo, da aldeia Craveiro, o agrediu. “Os Pataxós alegam que a manifestação é pacifica. Isso não é verdade, já que quebraram um portão e me agrediram, mesmo eu falando que iria recebê-los para negociar, o que me fez sair pela porta do fundo”, disse o diretor interino. Ainda, de acordo Erisvaldo, houve uma reunião na terça-feira (20/05), a qual foi mediada pela Secretaria de Relações Institucionais do Governo do Estado, a Secretaria de Justiça e Cidadania e Direitos Humanos, e Secretaria de Educação com as comunidades indígenas do Município do Prado, que é atendida pela DIREC 09. A reunião foi realizada na Funai em Itamaraju para tratar da solicitação de exoneração do coordenador de educação indígena, mas que não tem como atender esse pedido, já que o grupo que deseja a saída do coordenador, é a minoria. Nota de Esclarecimento:Quanto à ocupação da Diretoria Regional de Educação de Teixeira de Freitas (DIREC 9) pelos índios Pataxós, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia esclarece que: 1 – Tem mantido o diálogo permanente com os Pataxós. Nos últimos dias 27, 28 e 29 de abril, inclusive, o superintendente de Organização e Atendimento da Rede Escolar visitou aldeias em Prado para viabilizar o atendimento às demandas apresentadas. 2 – O transporte escolar aos estudantes Pataxós é feito pela empresa Vgabinanda, credenciada pelo Estado. 3 – Será publicada nesta quinta-feira (22/05), no Diário Oficial do Estado, uma convocação de novas empresas que ampliarão o fornecimento da alimentação às escolas indígenas. 4 - Quanto ao pedido de saída do coordenador indígena, a Secretaria está avaliando a situação. Assessoria de Comunicação - Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Jovem é presa com drogas e coquetéis molotovs em Itabuna




Lucicleide Pereira dos Santos, conhecida como Galega, 23 anos foi presa no final da noite de terça-feira (20) por guarnições da CETO e da ROTAM da polícia militar de Itabuna. Ela foi flagrada, no loteamento Gegeu Rocha, bairro Fonseca, com drogas, cinco litros de gasolina e seis garrafas de coquetéis molotovs prontos. Além disso, foram apreendidos 14 celulares, seis munições calibre 38, três relógios, uma balança de precisão e embalagens para drogas. A polícia investiga Lucicleide e já recebeu denúncias de onde e quando os coquetéis seriam utilizados. O caso continua sendo investigado.

Mulher demora de fazer café e é queimada com água fervente pelo patrão

Uma filipina de 23 anos que trabalha como empregada doméstica em Riyadh, na Arábia Saudita, teve o corpo queimado por água fervente na casa onde trabalhava. Segundo o site Daily News, a jovem foi punida pelo seu patrão por não fazer o café rápido o suficiente. A garota sofreu queimadura nas pernas e nas costas, mas só foi socorrida para um hospital horas após o ataque. Na unidade médica, a vítima pediu que avisassem a uma prima, que tirou fotos e divulgou no Facebook. Além das fotos, a prima da mulher, que não teve o nome verdadeiro divulgado, contou que ela também era espancada e privada de alimentos pelos patrões. "Esta é a minha prima que trabalha como empregada doméstica em Riyadh, Arábia Saudita. Ela só foi levada ao hospital seis horas após ter sido queimada com água fervente", disse em sua página na rede social. Ainda de acordo com a prima da vítima, após receber alta do hospital ela foi levada novamente para a casa dos patrões, onde foi obrigada a trabalhar, mesmo com grandes lesões. A pedido da Embaixada das Filipinas, a garota foi resgatada pelo Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social, onde recebe assistência médica e hospedagem.

Motorista morre e médica cubana fica ferida em acidente em Correntina

Na última segunda (19), por volta das 13h40, ocorreu um grave acidente envolvendo uma ambulância do Hospital Municipal de Correntina e um caminhão. 
Segundo testemunhas, o motorista do caminhão invadiu a contramão de direção e colidiu frontalmente com a ambulância que seguia destino Correntina. O motorista da ambulância identificado como Jairo Magalhães Barbosa faleceu na hora e a passageira, a médica cubana Lázara Mayara fraturou a clavícula e teve diversos edemas na cabeça e está sob cuidados médicos. Já o motorista do caminhão evadiu do local abandonando o veículo.

Ipiaú: Caminhão-baú tomba na BR-330 após desviar de sacola na pista

Um caminhão-baú, placa FBC-6386, licença de São Paulo, tombou, por volta das 15h desta quarta-feira(21), na BR-330, próximo a “Curva do Engenho”. O veículo que seguia no sentido Jitaúna-Ipiaú, tombou na altura do Km7, próximo a “Curva do Engenho”. Segundo relatos do motorista, ele perdeu a direção do veículo após desviar de uma sacola na pista. "Eu imaginei que tivesse uma pedra dentro da sacola", disse. O caminhão da empresa Atlas Transportadora era ocupado pelo condutor e um ajudante. Ninguém ficou ferido.

Foragido da cadeia de Ibirapitanga se entrega à polícia

Um dos foragidos da Delegacia de Ibirapitanga se entregou na manhã desta quarta-feira (21). O homem foi identificado como JoãoLuiz Santos da Silva (24), vulgo Lacraia, morador de Camamuzinho, distrito de Ibirapitanga, preso sob a acusação de tráfico de drogas. Lacraia alegou que foi obrigado a deixar a unidade prisional no momento da fuga, que ocorreu na noite desta terça-feira (20) quando seis detentos serraram as grades da cela, dominaram o carceireiro e fugiram num Uno, cor vermelha, placa ignorada, que esperava em frente à Delegacia. Policiais da 61ª CIPM\Ubaitaba realiza buscas na região para tentar prender os demais foragidos. A Polícia Civil de Ibirapitanga investiga o caso.

Detran inicia leilão de veículos apreendidos na Bahia

Para reduzir o número de veículos apreendidos e que estão lotados em Salvador e nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) iniciou de forma regionalizada, nesta quarta-feira (21), o 1º Leilão de Veículos e Sucatas de 2014. A primeira ação foi às 9h, na 4ª Ciretran, em Vitória da Conquista. O próximo será nesta sexta-feira (23), em Salvador, às 9h, no auditório do Edifício Salvador Trade Center, na Avenida Tancredo Neves. Em seguida (26), em Lauro de Freitas, no Prédio da Guarda Municipal. Dia 28, na cidade de Irecê, no auditório do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães e dia 30, em Feira de Santana, no Sest/Senat. O último acontece no dia 2 de junho, em Alagoinhas, na Câmara de Vereadores. A cópia do edital pode ser retirada, gratuitamente, no Balcão de Informações das Circunscrições Regionais de Trânsito envolvidas no processo, das 8h30 às 12h e das 14 às 17h, no Balcão do Protocolo Geral do Detran, na Avenida ACM, 7744, Pernambués, ou na internet, onde estão disponíveis mais informações.

Nesta Copa no Brasil, faça um gol pela infância brasileira

A Legião da Boa Vontade (LBV) promove em todo o Brasil a edição de 2014 da campanha Fiz um gol pela infância brasileira!, realizada a cada quatro anos, na torcida pela Seleção Brasileira nas Copas do Mundo da FIFA. A iniciativa recebeu a adesão de diversos craques que atuam no futebol brasileiro e no exterior, os quais cederam assinaturas para a camisa da campanha. Engajaram-se nesta ação solidária os jogadores Alexandre Pato, atacante do São Paulo; André Santos, lateral do Flamengo; Arouca, volante do Santos; Cássio, goleiro do Corinthians; Chicão, zagueiro do Flamengo; Cicinho, lateral do Sivasspor Kulubu/TUR; Daniel Alves, lateral do Barcelona/ESP; Dante, zagueiro do Bayern de Munique/ALE; David Luiz, zagueiro do Chelsea/ING; Dedé, zagueiro do Cruzeiro; Denílson, volante do São Paulo; Dida, goleiro do Internacional; Edenílson, lateral da Udinese/ITA; Emerson Sheik, atacante do Corinthians; Everton Ribeiro, atacante do Cruzeiro; Fabrício, volante do São Paulo; Felipe, goleiro do Flamengo; Fernando Prass, goleiro do Palmeiras; Fred, atacante do Fluminense; Gil, zagueiro do Corinthians; Gilberto Silva, volante; Henrique, zagueiro do Napoli/ITA; Hulk, atacante do Zenit/RUS; Jadson, meia do Corinthians; Jô, atacante do Atlético Mineiro; Juan, zagueiro do Internacional; Juninho, lateral do Palmeiras; Leandro Damião, atacante do Santos; Léo Gago, volante do Grêmio; Leo Moura, lateral do Flamengo; Lucas Piazon, atacante do SBV Vitesse/HOL; Luis Fabiano, atacante do São Paulo; Marcos Aurélio, meia do Jeonbuk Hyundai Motors/COR; Marcos Rocha, lateral do Atlético Mineiro; Neymar, atacante do Barcelona/ESP; Osvaldo, atacante do São Paulo; Paulo Henrique Ganso, meia do São Paulo; Réver, zagueiro do Atlético Mineiro; Ricardo Goulart, meia do Cruzeiro; Robinho, atacante do Milan/ITA; Rodrigo Caio, zagueiro do São Paulo; Rogério Ceni, goleiro do São Paulo; Ronaldinho Gaúcho, atacante do Atlético Mineiro; Victor, goleiro do Atlético Mineiro; Walter, atacante do Fluminense; Wellington, volante do São Paulo; Wesley, volante do Palmeiras. A renda das camisas será revertida em favor da manutenção e do aprimoramento dos programas socioeducacionais desenvolvidos pela Instituição no país. Quem quiser colaborar para a iniciativa e garantir uma camisa autografada pode fazer sua doação pelo site www.lbv.org/doe.

Jovem é sepultada três vezes em 10 dias em MG

O corpo de uma jovem de 18 anos foi sepultado três vezes em apenas 10 dias de falecimento, em Santo Antônio do Monte, em Minas Gerais. Segundo os pais de Bianca Rodrigues Silva, ela queria permanecer para sempre ao lado da família, que conseguiu autorização na Prefeitura para enterrar a jovem em casa. Contudo, a Justiça determinou nesta terça-feira (20) a remoção imediata do corpo para o cemitério da cidade, alegando preocupação de risco com a saúde pública. A jovem morreu em um acidente de carro junto com o namorado, no dia 11 deste mês. No mesmo dia ela foi enterrada no cemitério da cidade e, quatro dias depois, foi desenterrada porque a família conseguiu uma autorização concedida pela Polícia Civil e pela Secretaria de Administração da Prefeitura, permitindo a exumação do corpo da garota. "Só fizemos porque era possível. Procuramos fazer tudo corretamente e da forma que fomos orientados a fazer, por um advogado. Tudo isso para realizar o sonho da minha filha, que era de permanecer para sempre ao lado da família. Seguindo esse desejo de realizar o sonho dela, eu mesmo construí o jazigo", contou o pai, Daniel Rodrigues. Como disse o pai, o advogado Bruno César Melo Couto foi procurado para verificar se seria possível enterrar a filha no quintal de casa e, na ocasião, informou não haver nenhuma proibição legal que impedisse o enterro domiciliar. "Quando fomos procurados e eu uma equipe de advogados fomos pegos de surpresa, afinal é uma situação completamente nova e, por isso, pesquisamos e vimos que não há uma legislação específica para sepultamentos em casa. Tem uma disposição que fala que é preciso seguir os critérios da Vigilância Sanitária, apenas. E tudo isso foi seguido, pois o pai da jovem, que é engenheiro, tem um laudo de impermeabilidade do solo", explicou. Ainda emocionada, a mãe de Bianca, Kênia Rodrigues, comentou que a intenção do enterro era de que ela, o marido e os dois irmãos de Bianca não perdessem o vínculo, pois todos eram muito unidos. Com a retirada do corpo de Bianca da casa dos pais, o advogado incluiu ao documento enviado à Justiça um pedido para cremação do corpo. Porém, a juíza disse que será preciso aguardar um laudo do Instituto Médico Legal (IML), informando a possibilidade do ato. "Considerando que já foi extrapolado o momento biológico adequado para a realização da cremação do corpo, é preciso ser feito um laudo, que deverá ser novamente apreciado", finalizou a juíza.

Ex-prefeito de A. Leal vai devolver mais de R$ 14 milhões

O Tribunal de Contas dos Municípios rejeitou as contas da Prefeitura de Aurelino Leal, na gestão de Domingos Marques dos Santos, referentes ao exercício de 2012, determinando que o gestor promova a devolução de R$ 14.314.047,04, com recursos próprios, em decorrência da não prestação de contas dos recursos ingressados no Executivo e formulou representação ao Ministério Público Estadual por ato de improbidade administrativa. Também foram aplicadas ao ex-prefeito multas de R$ 40.263,00, pelas irregularidades contidas no relatório, e de R$ 36.000,00, correspondente a 30% dos seus vencimentos anuais, em virtude da não comprovação da publicação dos relatórios de gestão fiscal. O TCM promoveu a tomada das contas, vez que o responsável não apresentou a prestação mensal e anual. Durante a diligência não foi encontrado qualquer documento, o que impediu a análise do montante dos recursos recebidos pelo município, de cumprimentos dos índices constitucionais e das pendências de pagamento de multas e ressarcimentos.

Polícia liberta mulher sequestrada há dez anos

Um novo caso de cárcere privado nos Estados Unidos foi descoberto nesta quarta-feira. Uma mulher de 25 anos desaparecida há dez anos na Califórnia foi localizada pela polícia. A vítima criou coragem de fazer a denúncia depois de descobrir o perfil da irmã no Facebook. Seu captor, Isdro Garcia, de 41 anos, foi preso na terça-feira por suspeita de sequestro e estupro. De acordo com os policiais, a mulher contou ter sido abusada sexualmente por Garcia, que o obrigou a casar com ele e, juntos, tiveram um filho. Em um comunicado, a polícia afirmou que o sequestrador namorava a mãe da vítima à época do desaparecimento, em 2004, e chegou a morar com a família na cidade de Santa Ana. O relatório policial diz que Garcia começou a abusar sexualmente da vítima quando ela tinha 15 anos. Dois meses depois, ele drogou a adolescente e a levou para outra casa, onde a deixou trancada em uma garagem. O sequestrador tinha o hábito de mudar de esconderijo para não aparentar suspeita e, com o objetivo de manter a vítima sob vigilância, conseguiu que os dois fossem contratados pela mesma empresa de limpeza. “Mesmo tendo a oportunidade de escapar, depois de anos sofrendo com a violência física e mental, a vítima não viu como sair dessa situação e permaneceu com Garcia”, afirmou a polícia. O caso ocorre pouco mais de um ano depois da libertação de três mulheres mantidas reféns por dez anos pelo sequestrador Ariel Castro, o "monstro de Cleveland", em uma casa em Ohio. Castro cometeu suicídio na prisão em setembro de 2013, pouco depois de começar a cumprir pena de prisão perpétua.