TV

TV REPÓRTER

propaganda slides

PLAY DA RÁDIO CACAU FM

PLAY DA RADIO CACAU FM

Páginas

Manifestantes bloqueiam a Ilhéus-Itabuna na tarde desta quinta

Uma manifestação de populares bloqueou a BR415 Ilhéus-Itabuna, na entrada do bairro Teotônio Vilela. Os manifestantes protestam contra uma liminar judicial que obriga famílias a desocuparem as casas do programa PAT – Prosanear (Habitar Brasil), construídos no bairro Teotônio Vilela. Neste momento a situação é tensa no local. O pedido de liminar foi feito pela prefeitura de Ilhéus, por intermédio da Procuradoria do Município, em novembro de 2014, e acatado pela juíza Carine Nassiri da Silva, da 2ª Vara Cível de Ilhéus, em janeiro 2015. A desocupação das 272 residências, segundo o prefeito Jabes Ribeiro, será fundamental para a conclusão das obras das casas (faltam cerca de 30 por cento), assim como da infraestrutura do local (calçamento, iluminação e saneamento básico).

Floresta Azul recebeu equipes técnicas da Uesc e Amurc para discutir a elaboração do PMSB

Exibindo foto-c.JPG
Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

Depois de Barro Preto e Itapé, Floresta Azul foi a terceira cidade (que faz parte do CDS-LS) a receber uma equipe composta por quatro professores da Uesc e representantes do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – Litoral Sul (CDS-LS) para uma audiência pública junto ao Poder Público Municipal, entidades de classes e representantes da sociedade civil organizada para a primeira de uma série de reuniões que discutirão a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e Resíduos Sólidos.
A reunião aconteceu na manhã de ontem, quarta-feira, 13, e foi promovida pela Amurc, em parceria com a Uesc, e teve o apoio local da Prefeitura de Floresta Azul, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. O encontro aconteceu na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Av. Raimundo Silva Cardoso, próximo ao Estádio de Futebol Macedão (cedido pela secretaria de Assistência Social).

Exibindo foto-e.JPG
Estiveram presentes ao evento a prefeita Dra. Sandra Cardoso; o vice-prefeito Jaconias Gusmão; os secretários de Agricultura, Educação, Saúde e Assistência Social, Valter Rubens, Sayonara Leão, Domilene Borges e Eliana Alcântara; os gerentes de Infraestrutura e Esportes Plínio Oliveira e Valdemar Sodré; os vereadores Guga, Jorginho, Gerônimo e Pedro da Sulba; o administrador do distrito de Coquinhos Pedro Alberto e o presidente do CMDS local, Milton Carvalho, além de representantes da Ceplac, Amurc e Uesc.

A prefeita de Floresta Azul, Dra. Sandra Cardoso, falou da sua luta para tentar solucionar o problema do lixão local. Agradeceu a iniciativa da Amurc e Uesc e dos técnicos presentes e falou da importância da união desses quatro municípios: Floresta Azul, Ibicaraí, Itapé e Barro Preto na busca por soluções com a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos. “A criação do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul (CDS) foi o primeiro passo para encontrarmos uma solução para esse problema que atinge grande parte dos mais de 5500 municípios brasileiros. São mais de 3 mil lixões em todo o Brasil, e nós fazemos parte dessas estatísticas. Esses técnicos estão aqui para começar o processo de elaboração de um projeto que precisa da ajuda de todos nós”, disse a prefeita.

Exibindo foto-a.JPG
A equipe técnica, composta de quatro professores da Uesc, mediaram o evento por aproximadamente duas horas. De acordo com o engenheiro ambiental Jorge Zumaêta Costa, esse primeiro estágio será para expor todos os aspectos jurídicos legais e técnicos, além do cronograma de execução, as vantagens, a obediência a Legislação Federal. Zumaêta deixou claro que, independente dos poderes públicos (municipal, estadual e federal), o cidadão comum é peça fundamental nesse processo. “Eu, como cidadão, quero deixar esse legado para os meus filhos e netos. Quero que eles possam desfrutar dessas riquezas naturais que ainda existem em nosso planeta. Sei que estou fazendo a minha parte e sei que vocês também podem fazer um pouco mais pelo nosso planeta”, disse o engenheiro.
Exibindo foto-h.JPG
Na próxima segunda-feira, 18, essa mesma equipe estará em Ibicaraí, no prédio da Câmara de Vereadores, onde fechará esse primeiro ciclo de audiência pública, que será a quarta e última cidade a receber essa equipe no processo de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico Participativo, através do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul.

Condenado outra vez, Beira-Mar pega mais 120 anos de prisão

O traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, foi condenado a 120 anos de prisão na madrugada desta quinta-feira (14) no Rio. Ele era acusado de ter liderado uma guerra de facções, em 2002, dentro do presídio de segurança máxima Bangu I, no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio, e respondia pelo assassinato de quatro pessoas. Beira-Mar acumula agora penas que somam quase 320 anos de prisão – condenações anteriores de quase 200 anos de prisão, mais os 120 anos da sentença desta madrugada. Após mais de 10 horas de julgamento, a sentença foi lida na madrugada desta quinta pelo juiz Fábio Uchoa. O traficante foi condenado por quatro homicídios duplamente qualificados, por motivo torpe e sem dar chance de defesa às vítimas, que são os detentos Ernaldo Pinto Medeiros (Uê), Carlos Alberto da Costa (Robertinho do Adeus), Wanderlei Soares (Orelha) e Elpídio Rodrigues Sabino (Pidi). Para cada crime pegou 30 anos de cadeia. Ao ser interrogado, Beira-Mar declarou inocência. “Eu cometi vários crimes. Nesse, eu sou inocente”, afirmou. Segundo a acusação, Beira-Mar teria conseguido abrir caminho dentro do presídio para invadir a ala. O réu negou e disse que ouviu a confusão de longe e foi chamado depois pelos agentes penitenciários para "negociar" a paz dentro da cadeia, por ser considerado "tranquilo". Ainda segundo o réu, ele ficava na ala A, junto com uma facção que também era distribuída pela ala C, de onde teria partido o ataque executado por 20 criminosos. Os quatro mortos, incluindo o traficante Ernaldo Pinto de Medeiros, o Uê, eram da segunda quadrilha, situada na ala D. "O problema era entre as galerias C e D. Ouvimos tiros e pensamos que era fuga. Sabíamos que tinham tomado a cadeia. Nisso, todos correram. Só entrei na galeria depois do fato. Os inspetores chegaram a me pedir ajuda porque sabiam que eu era um cara tranquilo. Nem cheguei a entrar e o Celsinho [da Vila Vintém] já estava saindo [da galeria]", contou. (G1)

Xuxa estreia no dia 3 de agosto, com programa às segundas

O programa "Xuxa Meneghel" teve a sua estreia confirmada para o dia 3 de agosto, uma segunda-feira, na faixa das 22h30. Ao vivo, conforme o acertado, direto dos estúdios do RecNov, Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira, um caminhão-cegonha levou de São Paulo para o Rio uma Lamborghini branca, conversível, modelo Gallardo, igual a do Roberto Carlos. O carro, que pertence ao vice-comercial Walter Zagari, será usado pela Xuxa, durante toda esta quinta-feira, para gravar as primeiras chamadas do seu programa. (Flávio Ricco)

Desconhecido é assassinado em Coaraci, após sequestro

Um desconhecido foi encontrado morto nesta manhã de quarta feira (13), no bairro da Baixada em Coaraci. A policia acredita que o homem foi sequestrado e levado para ser morto neste local, já que ele estava amordaçado e amarrado. No local, ninguém conhece a vítima.

Ao vivo, polícia interrompe link e expulsa equipe da Globo



A polícia americana expulsou uma equipe da Globo, que estava em um local não permitido, para fazer a cobertura do acidente de trem na Filadélfia, que matou ao menos seis pessoas na noite desta terça-feira (12). O correspondente Alan Severiano falava ao vivo durante o "Jornal Hoje", quando foi interrompido por um policial, que solicitava a equipe para sair imediatamente da região. Constrangido, Severiano atendeu o pedido do policial, saiu do local e, mesmo no ao vivo, continuou com as informações sobre o ocorrido. "A gente veio de carro porque de trem é impossível. Essa linha está interditada desde ontem à noite", dizia o repórter, ao ser interrompido pelo policial americano. "Aqui, do nosso lado, tem um policial que está pedindo para se retirar nesse momento, que estamos ao lado da rodovia", explicou Severiano. Segundo a agência Reuters, um trem de passageiros da Amtrak, empresa federal norte-americana de transporte ferroviário, com mais de 200 passageiros a bordo descarrilou no norte da Filadélfia na noite de terça-feira, matando pelo menos seis pessoas e deixando outras feridas, muitas em estado grave, de acordo com as autoridades. As causas do acidente que fez com que alguns vagões ficassem destruídos, abertos e jogados de ponta cabeça ou de lado no bairro de Port Richmond, ainda eram desconhecidas. Sobreviventes descreveram cenas de horror e caos, à medida que passageiros e bagagens foram jogados pelo trem. (Uol)

Jogador perde gol e é agredido com um tapa por companheiro



A relação entre os jogadores do Torpedo Moscou, da segunda divisão da Rússia, não anda nada boa. Durante o clássico contra o Dínamo de Moscou, o atacante português Hugo Vieira e o companheiro de posição Anton Putsila trocaram empurrões depois que Vieira perdeu um gol. Putsila não gostou da atitude de Vieira que preferiu chutar ao tocar a bola e após a conclusão do lance foi tirar satisfações. Hugo foi agredido com tapa, mas não revidou. A partida terminou empatada em 0 a 0 e os dirigentes do Torpedo preferiram não punir os brigões. 

Prevista para 2015, Fiol conclui em 2017; Porto Sul em 2019

O secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, garantiu nesta quarta-feira (13), durante audiência pública na Comissão Especial da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e Porto Sul, a conclusão das duas obras tema do colegiado, mas em prazo superior ao estimado inicialmente. “Temos certeza que as obras da Fiol serão concluídas em 2017 e as do Porto Sul em 2019”, disse o titular da Casa Civil. Com conclusão prevista para 2015 e funcionamento esperado já em 2016, a ferrovia – que funcionará como via de acesso ao porto – só terá, segundo o secretário, as obras terminadas dois anos depois do prazo. A mesma diferença existirá em relação ao Porto Sul, que só deve ficar pronto, de acordo com Dauster, em 2019. Em entrevista ao site Bahia Econômica concedida em março deste ano, publicada no site da Casa Civil, ele afirmara que se as obras do Porto Sul encerrassem em 2018, a data já seria “longínqua”. “Não, em verdade o que nós estamos discutindo com a Bamin é que o ano de 2018 nos parece uma data um pouco longínqua e que seria importante acelerar os processos construtivos, acelerando técnicas que permitissem reduzir prazos, para que no máximo em 2017, nós já tivéssemos operações portuárias no Porto-Sul”, afirmou o secretário à época. Durante a audiência pública, Dauster apontou que, apesar do novo prazo, o esforço será para conseguir iniciar as obras ainda em 2015 e concluir em 2018. Após a liberação da licença de instalação ocorrer em dezembro de 2014, a licença de supressão vegetal está prevista para ser liberada dentro de 60 dias. O secretário informou ainda, durante a reunião, que o Estado encomendou um estudo para uma nova tecnologia de quebra-mar, produzido com caixões pré-moldados, já utilizado por diversos países, que reduzirá pela metade o tempo de implantação e diminuirá o custo da obra de R$ 3 bilhões para R$ 1,4 bilhão. Dauster afirmou ainda que a Bahia Mineração continuará responsável pelas obras do porto, e que a empresa está comprometida em cumprir as cláusulas do contrato. Em relação a Fiol, o chefe da Casa Civil foi questionado sobre a mudança de traçado da ferrovia, que passará a fazer a conexão final com a ferrovia Norte-Sul em Campinorte, em Goiás, em vez de Figueropólis, no Tocantins, e afirmou que a alteração se dá para aumentar a atração econômica e transformar a região Nordeste em um dos maiores pólos de exportação do país, o que aumentaria a viabilidade do Porto Sul. Sobre os atrasos nos pagamentos dos funcionários da Valec, estatal que executa as obras, foi informado que a situação já foi regularizada até o mês de março, “faltando verificar os resultados das atividades do mês de abril para a realização dos pagamentos”.

Número de casos notificados da dengue cai em Ilhéus

O trabalho sistemático de combate à dengue realizado em Ilhéus já começa a apresentar resultados positivos. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Luiza Maron, os 572 casos notificados da doença na 11ª semana deste ano (15 a 21 de março) caíram para 57 na 17ª semana (26 de abril a 2 de maio). Já o índice de infestação do Aedes aegypti que, em 2013, foi de 15,9 (ou seja, de cada 100 domicílios visitados, quase 16 possuíam larvas do mosquito transmissor) já se situa na casa dos 8,2, ainda muito acima da taxa de 1%, considerada aceitável pelo Ministério da Saúde. Sessenta e três agentes de endemias da Secretaria de Saúde (Sesau) iniciaram, há cerca de 30 dias, mais um ciclo de visitas de rotina aos 78 mil domicílios da zona urbana de Ilhéus. O trabalho, que integra as ações de combate à dengue no município, tem duração de dois meses e conta com o apoio de 25 agentes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). 

Assaltantes trocam tiros com a policia de Itororó; um morre

Dois homens em uma moto, portando um revólver, de calibre desconhecido assaltaram a Farmácia Dois Irmãos no distrito de Rio do Meio, pertencente ao município de Itororó. Munidos da informação, agentes do 4º Pelotão de Polícia Militar de Itororó, se dirigiram para o local para averiguar o fato. Já na BA-263 próximo ao Clube de Campo do Gameleira em Itororó, os policiais se depararam com uma moto suspeita, que seguia sentido Itapetinga e iniciar a abordagem, foram surpreendidos com tiros, disparado pelo o garupa, contra a viatura da PM. Na troca de tiros, um dos bandidos identificado como Vilian Cerqueira, de 26 anos, foi atingido por 3 disparos. Ele foi socorrido pela equipe do Samu e encaminhado a Fundação José Silveira. Por volta de 01:30hs desta quarta acabou entrando em óbito. O corpo de Vilian foi removido pelo DPT de Itapetinga e encaminhado ao IMl de Vitória da Conquista. 

Procurado pela PF, estelionatário é preso em Ibicaraí

Joélcio Rodrigues dos Santos (Jó), 32 anos, foi preso pelo Serviço de Inteligência da Policia Militar, da 63ª Companhia Independente de Ibicarai. Ele, também, tinha documentos de identidade em nome de Jenilson Rodrigues dos Santos e Carlos Alberto Rodrigues dos Santos.  tem mandato de prisão por parte da Policia Federal. Ele foi preso em Ibicarai, portando diversos cheques e um veículo Fiesta de placas DWK-6459. Segundo informações, ele vinha aplicando golpes em toda a região cacaueira.

Veja o vídeo do acidente do piloto Helio Castroneves



Helio Castroneves viu nesta quarta-feira o mundo virar de cabeça para baixo após sofrer um acidente impressionante na tarde durante treino livre para as 500 Milhas de Indianápolis. O piloto brasileiro perdeu o controle na curva 1 do circuito oval e bateu o carro no muro. Na sequência, alçou voo e capotou no ar. Curiosamente o piloto paulista de Ribeirão Preto saiu andando e ileso de qualquer ferimento decorrente do acidente.

Assaltante, acusado de homicídio, é preso em Canavieiras

Policiais do Peto, prenderam no km 18, o assaltante Thiago Silva, em operação comandada pelo sargento Joel Martins e com apoio dos policiais Bonfim, Santana e Coutinho. Thiago é acusado, também, de enterrar vivo um mototaxista identificado como Neguinho. Quando Joel praticou este crime, ele ainda era menor. O criminoso foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Canavieiras, de onde deverá ser transferido para Ilhéus.

Vaca tem bezerro com duas cabeças e seis patas em Jitaúna

Um fato inédito ocorreu na fazenda Baixa do Riacho região do Hilário, zona rural de Jitaúna. O caso atraiu os olhares dos curiosos para a pacata comunidade rural. Uma vaca deu a luz a um bezerro com duas cabeças e seis patas, no final da tarde de terça-feira (12). O gerente Antônio Zuada, disse ao Jitaúna em Dia ter percebido um comportamento estranho da vaca. “Quando percebi o bezerro estava nascendo e fim de mundo". “Foi sofrido para passar a cabeça”, conta ele. O animal morreu momentos depois.

PM baiana prende 25 bandidos que atacavam bancos

O Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco), implantado em abril deste ano pela Governo do Estado, já realizou a prisão de 25 criminosos ligados a atentados contra instituições financeiras, especialmente a caixas eletrônicos, na Região Metropolitana de Salvador e no interior. O dado foi apresentado pelo subsecretário da Segurança Pública, Ari Pereira, durante reunião entre o governador Rui Costa e o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Sérgio de Oliveira. Durante a reunião, que teve como objetivo discutir ações de combate a ocorrências envolvendo bancos, Rui informou que foi solicitado pelo Governo, e já está sendo analisado pelo Tribunal de Justiça da Bahia, a criação de uma vara de execuções específica para processos envolvendo os crimes contra as instituições financeiras no estado. De acordo com balanço da SSP, 90 tentativas de assalto a bancos foram registradas desde o início de 2015, sendo 35 delas frustradas. No encontro, realizado na noite desta quarta-feira (13), o governador destacou a criação de um grupo de trabalho que envolve representantes da Secretaria da Segurança Pública e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que está estabelecendo mecanismos de segurança para combater os crimes contra caixas eletrônicos, com foco, por exemplo, na ampliação do monitoramento por meios de câmeras. Rui deu início ao processo de entendimento para envolver a Febraban nas ações de combate a crimes contra banco e criou, na estrutura da SSP, as condições favoráveis a ampliação da ação policial nesta área. (JBO)

Homicida preso em Jequié

Com a prisão na última terça-feira (12/5), do indivíduo Felipe Andrade de Matos, durante diligência realizada pela equipe da Delegacia Territorial de Jequié, coordenada pelo delegado Cristiano Mangueira, foi elucidada a autoria do homicídio ocorrido no final da tarde de sábado (9), na Rua da Linha, bairro Joaquim Romão, tendo como vítima Evandro Silva de Souza, 33 anos, apelidado de “Vando”, alvejado por disparos de arma de fogo. Os policiais civis prenderam Felipe Matos, em poder do qual foi encontrado 37 pedras de crack, tendo sido o mesmo flagranteado por tráfico de drogas. Durante as investigações na manhã desta quarta (13), o elemento foi reconhecido por testemunhas como autor dos disparos que resultaram na morte de “Vando”. O delegado Cristiano Mangueira revelou que investigações continuam para identificação de um segundo elemento que participou do crime e o esclarecimento sobre sua motivação. Felipe Andrade Matos, foi representado pelo pedido de prisão preventiva.

Nova fuga de presos é registrada na cadeia Porto Seguro

Uma nova fuga foi registrada na delegacia de Porto Seguro na madrugada desta quinta-feira (14). Segundo a polícia, dois presos serraram as grades de uma cela, tiveram acesso a um corredor lateral e pularam um alambrado. Logo que perceberam a fuga, agentes da Polícia Civil, com apoio da PM, começaram as buscas por um matagal ao lado do prédio da delegacia. A procura se estendeu por todas as áreas da cidade, mas nenhum detento foi recapturado.Segundo informações do delegado Delmar Bittencourt, estão foragidos o traficante Michael Rocha dos Santos e o assaltante Genilson Santos Oliveira. A carceragem da delegacia de Porto Seguro está interditada pela justiça desde novembro do ano passado por causa das condições precárias de sua estrutura, mesmo assim, diz o delegado, os agentes não podem deixar de receber outros presos. Os detentos ficam aguardando vaga no presídio de Eunápolis, que está superlotado. Na semana passada, houve cinco transferências para o conjunto penal. Depois da fuga desta madrugada, ficaram 29 pessoas custodiadas na cadeia de Porto Seguro, dentre elas duas mulheres. No começo do mês, 10 detentos já haviam escapado da cadeia local. Em 25 de abril houve outras duas fugas. Nenhum desses foi recapturado.

Audiência debate retomada das obras do Centro de Convenções de Itabuna

A Câmara de Itabuna será palco, nesta quinta-feira (14), a partir das 14 horas, da segunda audiência pública que busca reacender a mobilização em prol da retomada das obras do Centro de Convenções da cidade. A construção foi interrompida em 2006, após demandar cerca de R$ 17 milhões (R$ 4 milhões do Poder Executivo local e R$ 13 milhões do Executivo estadual) em recursos públicos.A reunião, para a qual são convidados cidadãos dos mais diversos segmentos, representantes da sociedade organizada e autoridades políticas, é promovida pela Acate (Associação Cultural Amigos do Teatro) e pela OAB-Itabuna. "Essa obra não foi concluída por questão política. Enquanto isso, aumenta a violência da nossa cidade. Convidamos a todos para que compareçam, pois se trata de interesse coletivo", frisou dr. Andirlei Nascimento, presidente da OAB local.

Filho do vice prefeito de Itacaré é preso com drogas em Ilhéus

Policiais da Rotam da 69ª CIPM de Ilhéus, prenderam nesta quarta-feira (13), o itacareense Tárcio Fabiano Alvarenga Barros, filho do vice-prefeito de Itacaré, Kal Barros. Com Tárcio foram encontradas uma pequena quantidade de maconha e crack já prontos para venda. Tárcio Alvarenga, estava em companhia de dois menores de idade, que foram conduzidos para o plantão da 7ª Coorpin de Ilhéus, e serão indiciados pelo delegado Fábio Vieira Simões. (Correio do Estado da Bahia)