TV

TV REPÓRTER

propaganda slides

PLAY DA RÁDIO CACAU FM

PLAY DA RADIO CACAU FM

Páginas

Presidente da UNCME palestrou para mais de 150 professores no C40, em Ibicaraí

Exibindo palestra.JPG
Texto: Arnold Coelho – Fotos: Antonio Lima

A Secretaria Municipal de Educação promoveu nesta sexta-feira, 17, durante todo o dia, um encontro com cerca de 150 professores e diretores municipais, presidentes de sindicatos, conselheiros de Ibicaraí e representantes dos municípios de Almadina, Itapé, Barro Preto e Floresta Azul. A ação aconteceu no Clube dos 40. Na oportunidade a Presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Gilvânia Nascimento (baiana e radicada em llhéus), palestrou sobre o novo Plano Nacional de Educação (PNE) e suas conquistas e os desafios dos municípios com os Conselhos Municipais de Educação.
Exibindo palestra-d.JPG
A Coordenadora Geral de Educação do Município e oradora do evento, Dionei Dias Cavalcante, conduziu a cerimônia. A formação da mesa foi composta por Gilvânia Nascimento, Presidente do UNCME; Uildo Batista, Secretário Municipal de Educação; Rosália Reis, Presidente do Conselho Municipal de Educação; e representantes dos municípios de Itapé, Barro Preto e Floresta Azul. Em seguida foi cantado o hino nacional e na sequência foi mostrado um vídeo motivacional para todos os presentes.

Exibindo pales.JPG
A segunda parte do encontro foi marcada pelos discursos do secretário municipal de Educaçao Uildo Batista e da presidente do Conselho Municipal de Educação Rosália Reis, que foram categóricos em enaltecer a presença da presidente do UNCME Gilvânia Nascimento e toda a sua luta junto a Educação baiana e nacional e a importância dos Conselhos Municipais na adequação do novo Plano Nacional de Educação (PNE).

A presidente do UNCME Gilvânia Nascimento deu início à sua palestra elogiando o município de Ibicaraí e a Secretaria Municipal de Educação. Gilvânia fez questão de agradecer a presença dos mais de 150 professores presentes e lembrou que as Conferências Municipais de Ibicaraí sempre ajudam muito na elaboração do Plano Estadual e em consequência no Plano Nacional de Educação. Em seguida a presidente colocou na pauta o novo Plano Nacional de Educação (PNE) e suas conquistas e os desafios dos municípios com os Conselhos Municipais de Educação.

No período da tarde os professores presentes foram divididos em três grupos, os quais discutiram e planejaram o rumo da Educação local para o segundo semestre de 2015. Vale lembrar que no período da manhã foi servido um delicioso café da manhã para todos os presentes. 

Secretário de Educação participou de reunião na Unime sobre o Plano de Carreira do Magistério

Exibindo uildo-unime.jpg
Texto e fotos: Ascom Ibicaraí

Na última segunda-feira, 13, O secretário de Educação Municipal de Ibicaraí, Uildo Batista, participou da primeira reunião promovida pela Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (AMURC), Undime Bahia, Instituto Natura e a Empresa Constat, sobre a construção do Plano de Carreira do Magistério. O encontro aconteceu na UNIME - campusItabuna - e ratificou a portaria já consolidada entre o Instituto Natura, Amurc e a Empresa Constat do Doutor Eduardo Sanches, que, junto com todos municípios associados da AMURC, estarão construindo o Plano de Carreira do Magistério Municipal.
Esta reunião teve como foco a apresentação de todos os direcionamentos que serão tomados pela empresa Constat e as secretarias de Educação municipais. O prefeito de Ibicaraí, presidente da Amurc e anfitrião do encontro, Lenildo Santana, falou da importância desta parceria e do grande salto educacional para o fortalecimento da carreira do magistério. 
Além do professor Uildo Batista, secretário de Educação de Ibicaraí, participaram do encontro a professora Silvana Gomes, membro do Conselho de Educação Municipal e secretária do Sindicato dos Professores, e a professora Karina Rocha, como membro da Comissão de Formulação do Plano de Carreira do Magistério.

“Acabamos de validar nosso Plano de Educação Municipal. Estamos agora começando mais uma nova empreitada, que é a formulação do Plano de Carreira do Magistério. Isso é uma demonstração que a gestão municipal não mede esforços para o objetivo central, que é a melhoria e qualidade na Educação do município”, finalizou Uildo Batista.

Colo Colo tenta primeira vitória em casa

O Colo Colo busca neste fim de semana a primeira vitória na série “D” do Campeonato Brasileiro. No domingo o time de Ilhéus recebe o atual campeão paraibano. A partida contra o Campinense está marcada para às 16 horas. O Colo Colo estreou na série “D” no interior de Pernambuco e perdeu de 0x2 para o Serra Talhada. Neste domingo o tigre ilheense tem a chance de se reabilitar diante de sua torcida, no estádio Mário Pessoa. Além da difícil missão de vencer o Campinense, os jogadores vão ter que superar as mudanças feitas pela diretoria, que demitiu toda a comissão técnica após erro na escalação de um jogador na estreia do Campeonato Brasileiro. O outro representante baiano na competição é o Serrano, que no domingo enfrentará o Treze na Paraíba. A partida está prevista para começar às 16 horas.

Ex-prefeito é acusado de roubar verbas

O Ministério Público Federal denunciou o ex-prefeito de Arataca, Agenor Birschner; a atual vice-prefeita Juliana Fraga e Sidiomar da Silva Santos. O trio é acusado de desviar dinheiro repassado ao município pelo governo federal. Segundo representação à Justiça Federal, Agenor, Juliana e Sidiomar roubaram verbas do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental, do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e do Nacional de Alimentação Escolar. As investigações indicam que os crimes ocorreram em 2007 e 2008. As falcatruas foram descobertas a partir das fiscalizações da Controladoria Geral da União, que resultaram na instauração de inquérito policial. De acordo com o Ministério Público, Agenor, Sidiomar e Juliana Chagas cometeram os crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, fraude em licitações e crime de responsabilidade. Leia matéria completa na edição online do jornal A Regiãodeste domingo.

Quatro praias estão impróprias para banho

Das praias avaliadas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) na Costa do Cacau, Litoral Sul da Bahia, quatro estão impróprias para o banho neste fim de semana. O Inema chama atenção para que os banhistas evitem as praias de Malhado (próximo à escultura da sereia), Marciano (próximo ao Bar Litrão), Avenida (próximo à lanchonete Subway) e Cristo (próximo a Barraca Point Conde Badaró). Nas demais praias de Ilhéus, as condições são normais, lembrando que deve-se evitar o banho de mar em tempo chuvoso. O diagnóstico das condições de balneabilidade é obtido mediante o recolhimento de amostras, durante cinco semanas, nas praias da Barra de São Miguel, Marciano, Malhado, Avenida, Cristo, Opaba, Milionários, Olivença e Cururupe, 100m antes lançamento da Ceplus e 100m depois lançamento da Ceplus. (Agravo)

Canavieiras: idoso morre carbonizado; ladrões são presos

Antônio Coelho Gomes de 96 anos, morreu carbonizado após um incêndio que atingiu sua residência, por volta das 7 horas da manhã da última quinta-feira (16), na Rua São Francisco próximo ao cais do porto, zona norte de Canavieiras. Segundo a Polícia Técnica que esteve no local, Antônio dormiu com um cigarro aceso, o que, provavelmente, tenha causado o incêndio.

A Polícia Militar de Belmonte prendeu na manhã desta sexta-feira (17), dois homens pelo envolvimento em furtos de motores de popa nas cidades de Canavieiras e Belmonte. Após as investigações Gidevaldo Rodrigues Santos e Iran Geraldo Santos, foram presos quando ainda estavam no cais do porto na cidade de Belmonte. Os dois foram encaminhados para cidade de Canavieiras onde responderão pelos crimes de furto. A policial pede a todos que foram vítimas desse tipo de delito, que procurem imediatamente a Delegacia mais próxima para denunciar, pois foi reunindo diversos depoimentos que a PC chegou até o autor do crime. (Isto é Notícia)

Homem é morto a tiros e golpes de facão em Maraú

Um crime bárbaro ocorreu por volta das 16 horas desta sexta-feira (17), na Fazenda Boa Esperança, localizada próximo ao povoado de Piabanha, município de Maraú. Um homem de prenome Leandro, entre 25 e 30 anos, foi assassinado com um tiro no peito e outro na perna e golpes de facão em várias partes do corpo. Segundo moradores do local, um homem, de prenome Erivaldo, após discutir com Leandro teria efetuado um tiro de espingarda calibre 12 contra ele, além de desferir vários golpes de facão. Policiais Militares da cidade de Ibirapitanga foram atender a diligência, porém não encontraram o suposto autor. Abordagens foram realizadas juntamente com outra guarnição policial da cidade de Ubaitaba, sem sucesso. O facão usado para matar a vítima foi encontrado próximo do corpo. 

Jovem tenta desenterrar amigo em cemitério de Itagimirim

Um adolescente de 17 anos foi apreendido por atos de vandalismo no cemitério público de Itagimirim, na manhã de sexta-feira (17). De acordo com a Polícia Militar, o rapaz teve um surto e arrancou cruzes de túmulos e ainda tentou abrir a cova onde um amigo foi enterrado recentemente. Segundo um funcionário do cemitério, o jovem parecia estar muito transtornado e tentava “ressuscitar” o amigo enterrado. Além disso, o menor colocou as cruzes em vários pontos da cidade. O funcionário se assustou com a atitude do adolescente e chamou a polícia. Após ser apreendido por policiais e encaminhado à delegacia, o jovem esclareceu que queria trazer de volta o amigo Tiziu – encontrado morto num buraco nos fundos de um terreno no município de Itapebi, no início deste mês e que o avô também morto conversava com ele, “dizendo estar com saudade”. O adolescente já foi apreendido pela polícia duas vezes pelo mesmo motivo. Após ser ouvido na delegacia, o menor foi liberado. 

Morto encontrado com sinais de enforcamento em Jequié

O corpo de um homem com sinais de enforcamento foi encontrado nesta sexta-feira (17) no bairro Curral Novo, em Jequié. O homem, sem identificação, estava dependurado por uma corda amarrada ao seu pescoço e na cumeeira da casa, em avançado estado de decomposição. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica de Jequié esteve no local e encaminhou o corpo ao IML de Jequié. 

Avanço do mar destrói barracas em Prado

Barraqueiros, pescadores e moradores da Praia do Coqueiral, em Prado, estão preocupados com o avanço do mar que nos últimos dias chegou a danificar e destruir barracas. A praia tem sofrido com as fortes ressacas do mar nos últimos meses. Donos de casas de praia e pousadas já se preocupam também, pois a cada maré cheia a água vai se aproximando cada vez mais da orla. A barraca que foi destruída pelo mar foi a da Pousada Ponta de Areia. Segundo informações, o governo municipal deverá enviar técnicos para analisar a situação das mesmas, e caso seja necessário, deverá interditá-las.

Tia e sobrinho presos com drogas em Itabuna

A Cipe Cacaueira realizou no início da manhã deste sábado (18), duas prisões por tráfico de drogas em Itabuna. Uma mulher de prenome Shirley foi flagrada após denúncia anônima, no bairro João Soares, portando 37 pedras de crack e R$ 98 em dinheiro. Shirley tem passagem pela polícia e havia saído do presídio recentemente. Ainda em diligência, desta vez em um local conhecido como Pantanal, no bairro Parque Boa Vista, a Cipe prendeu também, Geovane, o Jó que, ao avistar a guarnição, tentou fugir, sendo alcançado. Com ele foram encontradas 20 pedras de crack e 10 buchas de maconha. Shirley e Jó, são tia e sobrinho, e os dois foram conduzidos ao Complexo Policial de Itabuna.

Homicida tenta matar agente penitenciário em Itabuna

Nego Wallace, o terror do bairro Fonseca, atualmente preso no Conjunto Penal de Itabuna, foi apresentado na tarde desta sexta feira (17), no Complexo Policial. Ele é acusado de tentar contra a vida do agente penitenciário Ian Souza Queiroz, 48 anos, residente no bairro Pedro Jerônimo. Muito ferido no rosto, Ian fez exame de corpo de delito e Wallace Oliveira Santos, oNego Wallace, acusado de vários assassinatos, assaltos, tráfico de drogas e tentativas de homicídio, foi autuado em flagrante por mais um. No dia 27 de maio de 2013, o homicida foi preso e confessou ao titular da Delegacia de Homicídios, Marlos Macedo, 11 assassinatos. Os crimes foram cometidos em Itabuna. O bandido foi preso no bairro Maria Pinheiro quando bebia com comparsas. Na ocasião, Nego Wallace se disse inocente e atribuiu a rivais a fama de matador. “O povo mata e diz que fui eu. Não tenho nada a ver com isso”, afirmou. No dia da prisão, mães de cinco jovens assassinados em Itabuna o reconheceram como autor dos homicídios.

Jornal da Record cresce; Jornal Nacional despenca

Em São Paulo e Rio de Janeiro a situação do “Jornal Nacional” não está das melhores. Com a queda registrada por “I Love Paraisópolis” e o fracasso de “Babilônia”, o principal telejornal da emissora carioca tem visto os índices de suas concorrentes crescerem e os seus caírem. Mas no Espirito Santo e em Goiânia e situação é mais critica ainda. Por lá, o Jornal Nacional chega a ficar em terceiro lugar, atrás do SBT e Record. No último dia 03/07, o telejornal comandado por Renata Vasconcelos e William Bonner, marcou, segundo dados consolidados do Ibope 10,9 pontos de média e chegou a picos de 14,7 pontos na Grande Goiânia. Obteve ainda 19,6% de participação total em share. No confronto direto, o SBT ficou com 16,8 pontos de média, a Record teve 14,3 pontos e a Band ficou com 4,4 pontos de média. No mesmo dia, agora no Espirito Santo, o “Jornal Nacional”, marcou segundo dados consolidados do Ibope, 13,7 pontos de média e chegou a picos de 21,5 pontos na Grande Vitória. No confronto direto, a Record liderou na média com 14,7 pontos, o SBT ficou em segundo lugar com 14,1 pontos. (CTV)

Ilheús: Barco vira na boca da barra do Pontal em Ilhéus

Segundo informações, um barco virou na boca da barra do pontal na tarde desta sexta-feira(17), nas proximidades do morro de Pernambuco. Apesar do mar revolto, o resgate dos tripulantes foi realizado por Salva Vidas, que se encontravam entre a Av. Soares Lopes e a praia do Cristo. Além dos Salva Vidas, o Corpo de Bombeiro também participou do resgate. Os tripulantes foram levados ao hospital e passam bem. 

Assaltante estuprador é rendido por populares no Fátima

Foi preso por assalto e tentativa de estupro, na noite desta sexta feira (17), no Alto Mirante, em Itabuna, Hamilton Santana dos Santos, 31 anos. Após ser dominado por populares, a policia foi acionada, e Hamilton conduzido para o Complexo Policial de Itabuna. O fato aconteceu nas imediações do hospital Manoel Novais. De acordo com informações da polícia, o homem já foi preso por estupro em 2003.

Família de Cristiano Araújo processa Zeca Camargo

A família do cantor sertanejo Cristiano Araújo entrou com uma ação de danos morais contra o jornalista e apresentador da Globo, Zeca Camargo. A ação foi protocolada nesta última quinta-feira (16). Ao jornal goiano O Hoje, a advogada Lorena Mendonça, que presta serviços à empresa Cristiano Araújo Produções, disse que a intenção do processo é ter caráter pedagógico: “Caso a família ganhe a ação, o valor será revertido para alguma instituição”. No fim do mês passado, Zeca Camargo criticou a música sertaneja, a cobertura da TV e a comoção pelo acidente que vitimou o cantor em uma crônica exibida no “Jornal das 10″, da Globo News. O apresentador disse, entre outras coisas, que ídolos como Cristiano são como a “modinha” dos livros de colorir para adultos que destacam a pobreza da atual alma cultural brasileira. Sugeriu também que o público deve adorar os “ídolos de verdade”. No dia seguinte, o jornalista se desculpou no “Vídeo Show”. Durante a explicação, ele trocou o nome do cantor pelo do jogador português Cristiano Ronaldo, mas logo foi corrigido pelo colega Otaviano Costa. A ação ainda não tem data para ser julgada. O site Na Telinha, procurou Zeca Camargo através da Central Globo de Comunicação, mas não houve resposta.