TV

TV REPÓRTER

propaganda slides

PLAY DA RÁDIO CACAU FM

PLAY DA RADIO CACAU FM

Páginas

Ex-governador Lomanto Júnior internado em estado grave

O ex-governador Antônio Lomanto Júnior, 90 anos, está internado, em estado grave, na Unidade Semi-Intensiva do Hospital Português, em Salvador. Ele deu entrada no hospital no início do mês, com infecção respiratória. Lomanto Júnior é pai de Leur Lomanto, ex-deputado federal, e avô do deputado estadual Leur Lomanto Júnior (PMDB). (A Tarde)

Quadrilha de policiais é presa em Salvador

Quatro soldados, sendo três policiais militares na ativa e um da reserva, foram presos nesta quarta-feira (28), em Salvador, acusados de integrar uma quadrilha envolvida em extorsões. Além dos soldados, um comerciante e um mototaxista também atuavam na quadrilha como informante. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (29) pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia. Na ocasião, foram presos os soldados Lúcio Ferreira de Jesus, de 35 anos, Maurício Santos Santana, 34, Clovis de Miranda Silva, 33, e o soldado reserva Danilo Pereira Silva, 30. Eles foram presos em pontos diferentes da cidade e encaminhados à sede da Polícia Civil, onde prestaram depoimento e foram transferidos para o Batalhão de Choque, em Lauro de Freitas. Também envolvidos na quadrilha, o comerciante Clemílson Meira Santos, 25, e o mototaxista José Vitor Pires de Novaes, 29, estão recolhidos nas carceragens das delegacias de Repressão e Furtos e Roubos (DRFR), na Baixa do Fiscal, e Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), nas dependências do Detran. De acordo com o delegado Moisés Damasceno, responsável pelas prisões, os policiais escolhiam os alvos acreditando que, por serem pessoas com atividades ilícitas ou processadas no passado por algum tipo de crime, jamais fariam alguma denúncia junto a polícia. Ainda conforme o delegado, a quadrilha agia com muita violência e, apesar de formada em parte por policiais militares, se apresentava sempre como integrantes da Polícia Civil, inclusive os informantes. Com a quadrilha, foram apreendidos cinco armas - sendo dois revólveres 38, duas pistolas 380 e uma pistola ponto 40, de uso da PM -, munições para diversos calibres, R$ 4 mil, uma motocicleta, dois automóveis Gol, placas, registros do Detran, coletes antibalísticos, balaclavas, fardas das Forças Armadas, bonés, facas, celulares, algemas e roupas. (Correio)

Itabuna: Traficante preso no Corbiniano Freire

Uma Guarnição da PM Ceto (Companhia Especial Tático Operacional) prendeu na noite desta quarta (28), William Ramos de Jesus, 23 anos,, acusado de ser o chefe do tráfico no bairro Corbiniano Freire (Pau Caído), em Itabuna. Com William foram encontrados  uma pistola 380, dois carregadores, 20 munições, 2 papelotes de cocaína e 8 buchas de maconha. William foi encaminhado a DP para efetuar o flagrante e já se encontra à disposição da Justiça, dentro do Conjunto Penal de Itabuna.

Prefeito critica redução do traçado da Fiol e promete protesto

A notícia da recomendação do Tribunal de Contas da União- TCU, propondo a avaliação de redução do traçado original da FIOL causou estranheza e indignação ao Prefeito Antonio Henrique. O governador do estado da Bahia, Rui Costa, esteve em Brasília no início da semana, para tratar pessoalmente sobre esse assunto na Casa Civil. O TCU sugere a conclusão apenas do trecho entre Ilhéus e Caetité finalizando o trecho 1 a 4, deixando o trecho Barreiras, São Desidério e Luis Eduardo fora do traçado da ferrovia, prejudicando diretamente todo escoamento da produção de algodão e grãos do cerrado baiano para o porto de Ilhéus e para o mundo. Pelo cronograma original, o trecho entre Ilhéus e Caetité estaria em operação até janeiro de 2013. Em janeiro de 2014, estava prevista as obras até a região de Barreiras e, finalmente, até Figueirópolis (TO) em janeiro de 2015. O chefe da Casa Civil do governo do Estado, Bruno Dauster, afirmou que a recomendação do tribunal foi baseada em um “equívoco de interpretação”. “Claro que existe um atraso significativo, mas nada indica que o projeto da FIOL e do Porto Sul não tenha a sua plena viabilidade garantida”, disse o secretário. O prefeito Antonio Henrique disse que estará empenhado na manutenção do traçado original e continuidade das obras da ferrovia, afirmou ainda que conclamará toda sociedade civil organizada, a esfera política, empresários, produtores, entidades representativas e população dos municípios prejudicados, para cobrar um posicionamento do Governo Federal e da Valec sobre a obra. 

Traficante flagrado na ´Baixada´ em Coaraci

Emerson Silva dos Santos, 23 anos, natural de Ilhéus, residente no Bairro Iguape, foi preso em flagrante pela Guarnição da PM da 5ª Cia acusado de tráfico de drogas no local conhecido como Baixada, em Coaraci A detenção aconteceu por volta das 15 horas de ontem (28). Ele estava com 57 pedras de crack, 1 saquinho de pó de pedra e mais embalagens para empacotar a droga. Emerson foi conduzido para a delegacia de Coaraci onde foi autuado em flagrante e está à disposição da Justiça. O traficante já tem outras passagens pela polícia pelo mesmo delito.

Peto prende suspeitos de duplo homicídio em Comandatuba

A guarnição operacional da 69ª CIPM zona sul de Ilhéus agiu rápido e prenderam em flagrante dois homens apontados de participarem da morte de Antônia Duarte Chaves, de 53 anos, e Jeferson Santos Couto, de 30 anos,em Comandatuba, distrito de Una, às 22 horas, desta quarta-feira (28). O crime chocou toda a comunidade. Gedeon Barbosa de Souza, vulgo “geo”, 24 anos, e Everton Benvindo Rosembauer, 25 anos, natural de Porto seguro, foram presos quando tentavam fugir no ônibus da Viação Cidade Sol, na altura de Olivença. Segundo a polícia, as investigações continuam por toda a região, na tentativa de prender a qualquer momento, mais dois integrantes que estão escondidos provavelmente na mata. Os acusados estão sendo apresentados no plantão da 7a Coorpin pelo policial militar, Fábio Metralha.

Atirou na mulher e foi encontrado morto na delegacia

O caso do homem que atirou na mulher, na tarde de quarta-feira (28), em Eunápolis, teve um desfecho trágico. Ele foi encontrado morto, nesta quinta (28), dentro de uma cela da delegacia de Eunápolis, onde estava detido de forma provisória. Segundo a polícia, o vigilante Leônio Araújo da Costa, de 34 anos, se enforcou. A polícia suspeita que o suicídio tenha ocorrido durante a madrugada. Até por volta das 05h da madrugada, os agentes dizem ter visto o homem vivo na cela. Mas, as 09h da manhã, ele já apareceu enforcado com uma corda de nylon. Os agentes acreditam que o suicídio tenha ocorrido neste intervalo. O homem foi preso pela Polícia Militar, no bairro Gusmão, logo após atirar três vezes nas pernas da esposa, a estudante universitária Cláudia Vanessa Gomes de Moura, de 29 anos, que teve duas fraturas de fêmur. De acordo com a polícia, o vigilante já tinha tentado se matar quando foi detido após ter atirado na mulher. Ele foi encontrado com um revólver apontado para a cabeça. Testemunhas contaram que Leôncio ainda chegou a disparar, mas a arma teria falhado. A estudante permanece internada no Hospital Regional de Eunápolis e precisou passar por cirurgia. Segundo a polícia, o vigilante atirou em Cláudia Vanessa após uma discussão na casa da mãe dela. O corpo do vigilante já foi removido para o Instituto Médico Legal, depois que o Departamento de Polícia Técnica periciou a cela. Leôncio, que trabalhava na 22ª Ciretran, em Eunápolis, havia sido autuado em flagrante por tentativa de homicídio. Ele aguardava transferência para o presídio. Um inquérito vai ser aberto para apurar a morte.

Homem tinha plantação de maconha dentro de casa em Jequié

A polícia militar de Jequié prendeu na tarde desta quarta-feira (28) um homem suspeito de tráfico de drogas na Rua Eliezer Souza Santos, no Jequiezinho. Segundo a PM, Joabe Barbosa de Souza, foi abordado na porta de sua residência, portando drogas como êxtase, cristal e ácido. No interior da residência do envolvido, foram encontrados ainda 24 pés de maconha, plantadas em vasos, 29 pacotes de cigarros Gudang, 180g de maconha seca e a quantia de R$ 3.470,00, além de uma caderneta, contendo anotações de dívidas do tráfico. Segundo a PM, o envolvido foi devidamente conduzido para a Delegacia de Polícia, juntamente com toda a droga apreendida. O Major Motta Lima, comandante do 19° BPM, comentou a ação policial, informando que faz parte de um conjunto de medidas operacionais que vem sendo tomadas com o objetivo de trazer maior tranquilidade para a população de Jequié. 

Polícia encontra moto recheada de drogas em desmanche

No final da manhã desta quarta-feira, dia 28 de outubro, policiais da Cipe/Mata Atlântica, após denúncia anônima, saíram em diligência até uma casa à rua dos Coqueiros, nº 307, no bairro Caminho do Mar, na região norte de Teixeira de Freitas, onde supostamente estaria funcionando um desmanche de motos. Chegando ao endereço os policiais logo viram nos fundos do imóvel, uma motocicleta Honda, placa OLE-4747, licenciada de Teixeira de Freitas e quando checaram o compartimento de cargas do veículo, descobriram 07 papelotes de cocaína, 10 pedras de crack, 01 bucha de maconha, sementes acondicionadas numa sacola plástica, além de 185 em espécie e notas fracionadas. O proprietário da casa já foi identificado pela polícia e no momento da “batida” policial não se encontrava no endereço. Ele está sendo procurado para que possa prestar depoimento e esclarecer se a motocicleta é de sua propriedade. A moto, bem como o dinheiro e a droga foram apreendidos e estão à disposição das investigações que sequem a cargo da Polícia Civil. 

Genildo Lawinscky se pronuncia sobre saída da Rede Bahia

(Bahia Notícias) - Na última quarta-feira (28), o mundo jornalístico baiano foi abalado com a notícia de que dois dos grandes figurões da Rede Bahia, Genildo Lawinscky e Wanda Chase, foram demitidos da emissora. Além da dupla, outros 13 funcionários foram dispensados de suas atividades na empresa. Após se recuperar da notícia, Genildo compartilhou em seu facebook uma mensagem se despedindo do público da TV Bahia. “Ontem, dia 28, infelizmente, minha alegria por estar de pé todos os dias, foi interrompida de forma violenta, agressiva e creio, injusta. Cheguei ao meu trabalho, assinalei o meu ponto, peguei a minha pauta de trabalho e, ao sair, fui chamado de volta pelo chefe, que disparou o que chamo de "tiro de misericórdia" no projeto de vida de um profissional. Em outras palavras, ele disse: - Você está demitido!”, contou ele. Mostrando completo descontentamento com a situação, o ex-âncora Jornal da Manhã questionou o motivo da sua dispensa. “O pior dessa notícia é não ter como contestar, usar a defesa, ter o direito da resposta, enfim, exercer aquilo que mais exigem do profissional: respeito! Justificativa para a demissão? A crise financeira da empresa, por conta dos problemas da economia do Brasil. Kkk Foram 18 anos na Tv Bahia, uma das melhores empresas de comunicação do Brasil. Só lamento que muitos que deixam lá parte das suas vidas, acabam sendo penalizados pela ação de outros que não têm o menor escrúpulo e respeito e acabam fazendo de um trabalho sério, apenas um grande poço de vaidades, sem a menor noção do que é jornalismo de verdade”, critica. Confira a mensagem completa clicando aquiNOTA DA RBN - Genildo começou sua carreira na rádio Jornal de Itabuna. Foi contratado pela Clube e depois Excelsior de Salvador. Dirigiu o jornalismo da TV Itapoan e, em seguida, o da Rede Bahia. Estagiei com Genildo na Itapoan. Antes era ouvinte dele na Jornal. Repórter esportivo de mão cheia, à época.

Cras de Ibicaraí realiza encontro com idosos

Exibindo estagiarias-f.jpg
Texto e fotos: Ascom Ibicaraí | CRAS

Aconteceu na tarde da última terça-feira, 27, no Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, de Ibicaraí, situado na Vila Felicidade, bairro Sempre Viva (ao lado da Fábrica de Chocolate), uma tarde de encontro com o grupo Felicidade Não Tem Idade. Participaram do encontro dezenas de idosos do distrito da Saloméa e dos bairros Bela Vista, Delfino Guedes (Mutirão) e Luxo.
Exibindo estagiarias-d.jpg

O encontro foi comandado pelas estagiárias Gildes Lisboa e Nara Berbert, do curso de Serviço Social da Faculdade Unopar. Na ocasião foi abordado a temática ‘Violência contra o idoso’, com a orientação de Evaniela Dias e a orientadora acadêmica Tatiana Góis Oliveira. A apresentação contou com a exposição e explicação de leis e direitos que as pessoas da terceira idade adquiriram após a publicação do mesmo.
Exibindo cras-c.jpg
“Foi uma tarde muito prazerosa e de grandes esclarecimentos e aprendizado. Além da troca de experiências, brincadeiras, exercícios e palestra, foi servido uma deliciosa salada de frutas. Os idosos receberam das estagiárias, como prova do carinho, as lembrancinhas para que elas estejam sempre na presente na vida de cada um. Sem falar no momento da despedida, onde todos não tiveram como conter as lágrimas pela emoção de ter a certeza que o papel foi cumprido com grande êxito e o que fica é a saudade de estar juntos nessa caminhada. O estágio de Gildes Lisboa e Nara Bebert foi muito importante, elas só vieram para somar e agregar mais conhecimentos à família CRAS”, disse Edcarla Reis, Coordenadora do Cras.

A Assistente Social Evaniela Dias relatou que foi um prazer ser orientadora de duas futuras colegas de profissão, e que estão preparadas para o mercado de trabalho.

A representante da Unopar, Tatiana Góis, agradeceu ao prefeito Lenildo Santana e a secretaria de Assistência Social Ângela Rodrigues Santana e aos funcionários do Cras por receberem tão bem as estagiárias, e que sem dúvida elas tiveram grandes experiências e aprendizados inesquecíveis.

Estiveram presentes à ação a coordenadora do , Edcarla Reis; a representante da Unopar, Tatiana Góis; as estagiárias Gildes Lisboa e Nara Bebert; as psicólogas Juliana Henrique e Genilda Neta; a Assistente Social Evaniela Dias; a coordenadora pedagógica Eva Santos; a auxiliar administrativa Clícia Leite e o pessoal de apoio Rosana Santos e Zélia Souza.

UBS de Floresta Azul realiza palestra sobre violência contra mulheres

Exibindo palestra-i.jpg
Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Saúde

A equipe da UBS Eduardo Bizarria Mamede de Floresta Azul realizou na manhã de quarta-feira, 28, uma palestra sobre “Violência Contra as Mulheres” para as pacientes atendidas pela unidade. A palestra lembrou também da importância do Outubro Rosa, que acontece durante todo o mês de outubro, bem como os cuidados com a sua saúde, dando ênfase na prevenção do câncer de mama.
Exibindo palestra-g.jpg
O psicólogo Fernando Berbert e a enfermeira Maria das Graças Mota realizaram a palestra com a participação da Dra. Nidia Barreta Escalona, que falaram sobre os direitos atribuídos às mulheres vítimas de violência; a violência envolvendo crianças e adolescentes; os abusos sexuais pelos quais elas passam. Na oportunidade houve questionamentos e orientação de como agir diante de situações de agressões por parte do parceiro.

Durante a palestra foi levantada discussões sobre o medo que ainda existe nas mulheres na hora de denunciar. Mesmo com esse questionamento, a orientação foi para que houvesse a denúncia, pois é a melhor maneira de impedir novas agressões e punir os agressores. "Se omitir o ato da agressão e proteger o agressor só motiva a prática de novas agressões. Tem que haver a denúncia. Só assim será possível punir e coibir a violência contra a mulher que ainda é grande em nosso país", disse o psicólogo.

Homicídios em Comandatuba

Elementos, supostamente, num veículo Prima prata, invadiram a casa do fazendeiro Itamar Chaves, em Comandatuba, distrito de Una, e assassinaram a esposa dele, Antonia Duarte Chaves e o seu genro conhecido por Jeffinho. A dupla foi vítima de disparos de arma de fogo, o Samu 192 foi acionado, mas quando chegou ao local, Antonia e Jeffinho já estavam mortos. O duplo homicídio aconteceu por volta das 22 horas, desta quarta-feira (28), no centro do distrito. Segundo as primeiras informações, os indivíduos estavam encapuzados e já estavam há umas duas semanas rodando no distrito. Policiais militares do Terceiro Pelotão encontraram com os indivíduos no bairro da Urbis, em Una, mas eles trocaram tiros e fugiram sentido Ilhéus. Diversas guarnições da PM foram acionadas, mas os indivíduos conseguiram fugir, e ainda não foram presos pela polícia. (Una na Mídia)

Polícia faz ´limpeza´em Itacaré

Prepostos do Peto 72 de Itacaré, com o apoio da Cipe-Cacaueira e do Tático Ostensivo Rodoviário, deram sequência nesta terça feira (27), a várias abordagens a veículos e transeuntes na cidade. Durante a revista foram conduzidas quatro pessoas para delegacia, sendo que um portava drogas e outras três comercializavam. Um dos quatro elementos possuía uma grande quantidade de maconha em sua mochila e estava adentrando a cidade num transporte público, outros dois conduzidos foram abordados nas proximidades da Praia da Tiririca e portavam uma quantidade de maconha e crack. Já o quarto foi encontrado num terreno baldio, no bairro Santo Antônio, com uma determinada quantidade de maconha. Todos foram apresentados ao titular da delegacia de Itacaré, o delegado Emanoel. As ações são coordenadas pelo comandante da 72ª CIPM, major PM Rocha.

Apresentador descontrolado quebra o cenário do programa



O pessoal da cenografia da afiliada do SBT da Paraíba não deve gostar nada do apresentador Fábio Araújo, do noticiário "Caso de Polícia". A atração, exibida diariamente na emissora, trouxe na segunda-feira (26) um caso triste e que causou muita indignação na região. Fábio Araújo ficou descontrolado ao noticiar um caso de uma criança de quatro anos que foi baleada durante sua própria festa de aniversário. O pai e o tio da menina também foram atingidos pelo tiros disparados por dois assaltantes, que invadiram a casa no momento da comemoração. Foi aí que o âncora do noticiário do SBT resolveu mostrar toda a sua revolta com a situação destruindo parte do cenário do programa. "Eu não sei qual vai ser o final da linha", disse o apresentador, quebrando um pedaço da cenografia. Segundo a jornalista Keila Jimenez, essa não foi a primeira vez que Fábio Araújo quebrou tudo no programa. Há dois anos, o apresentador detonou parte do cenário ao ficar indignado com a morte de uma jovem em um hospital, por falta de atendimento. Ah, se essa moda pega... Eis a primeira vez que Fábio Araújo quebrou o cenário do programa:

Operação Finados nas estradas sulbaianas começa amanhã

A Companhia Independente de Polícia Rodoviária - CIPRv/Itabuna deflagra nesta sexta-feira (30), a partir das 16h, a “Operação Finados”, em toda sua área de jurisdição. O intuito é intensificar o policiamento nos trechos que dão acesso às praias, devido ao aumento de aproximadamente 40% do fluxo de veículos neste período. Para tanto, serão realizadas blitz e abordagens a pessoas nos municípios de Ilhéus, Itacaré, Canavieiras, Porto Seguro, Mucuri e Alcobaça, com fiscalização de documentos de porte obrigatório (CRLV E CNH), utilização do cinto de segurança, excesso de velocidade, uso de cadeirinhas para crianças e uso de bebidas alcoólicas, pois são as maiores causas de acidentes. O Tático Ostensivo Rodoviário - TOR fará rondas nos locais onde possui registro de maior incidência de acidentes de trânsito. A Operação tem previsão de término para próxima terça-feira (03), as 08h00 da manhã. (JBO)

Índio Tupinambá é assassinado no Acuípe

Wilson Conceição dos Santos, 42 anos, foi assassinado a tiros por volta das 21 horas na aldeia Patema, no distrito do Acuípe, em Ilhéus. Ele foi surpreendido por dois homens que estavam em uma motocicleta. Wilson era tupinambá. As circunstâncias do crime indicam relação com o conflito pela demarcação do território reconhecido como indígena pela Funai. De acordo com a Polícia Militar, a vítima já havia sido presa por porte ilegal de arma e invasão de propriedades privadas. 

Habilitação continua obrigatória para cinquentinhas na Bahia

O diretor-geral do Departamento de Trânsito na Bahia (Detran-BA), Maurício Bacelar, afirmou ao G1 na tarde desta quarta-feira (28), em Salvador, que os condutores de veículos ciclomotores de cinquenta cilindradas, as chamadas “cinquentinhas”, continuam tendo que apresentar o documentação de habilitação para circular no estado. Há 16 dias, uma decisão preliminar da juíza Nilcéa Maggy, da 5ª Vara Federal em Pernambuco, definiu que o documento não seria mais obrigatório em todo o território nacional para condutores específicos deste tipo de veículo. Conforme Bacelar, o Detran na Bahia ainda não recebeu nenhuma norma do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), órgão que normatiza os departamentos estaduais, como não foi notificado da decisão judicial. “Por isso, continuamos exigindo que condutores de ciclomotores sejam habilitados na categoria A e portem equipamentos de segurança”, afirmou. Para Bacelar, o estado enfrentaria retrocesso caso a decisão seja realmente normatizada. “Se por acaso essa decisão se confirmar, é admitir que menores pilote ela [a cinquentinha]. É um decisão contra a vida. Seria um retrocesso nas políticas de educação no trânsito”, ressaltou. Conforme Bacelar, mais de 75% do acidentes ocorridos na Bahia envolvem veículos ciclomotores. “É uma decisão que vai de encontro à proteção da vida”, afirmou. O G1 procurou o Denatran, a fim de obter um posicionamento sobre a aplicabilidade da decisão judicial, e não obteve resposta até a publicação desta reportagem. (EBC)