TV

TV REPÓRTER

propaganda slides

PLAY DA RÁDIO CACAU FM

PLAY DA RADIO CACAU FM

Páginas

Secretária de Potiraguá recebia Bolsa Família

Stela Neide Barreto Amaral foi exonerada do cargo de secretária de Ação Social de Potiraguá, após comprovação de que ela recebia Bolsa Família. O decreto de exoneração foi publicado no Jornal Oficial eletrônico do município. O prefeito Luiz Soares alegou em sua decisão que a queda da secretária estava relacionada à denúncia do site Sudoeste Hoje, comprovada por meio de pagamento de R$ 1.552,00. De acordo com o Portal da Transparência, do Governo Federal, a ex-secretária recebia R$ 134,00 por mês de benefício, mesmo sendo servidora pública. Stela Neide já havia sido gestora do Bolsa Família do município, antes de assumir a pasta. O prefeito Luiz Soares também determinou abertura de sindicância. O cargo será ocupado, interinamente, por Agda Lúcia, que responderá por mais uma secretaria. Ela é esposa do prefeito.

Aplicativo detecta dengue e febre chikungunya em 20 minutos

Aliando ciência à tecnologia, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) lançou, na ontem, terça-feira (10), um teste rápido gratuito e um aplicativo que permitem diagnosticar em apenas 20 minutos pacientes infectados por dengue e pela febre chikungunya, além de mapear e localizar pontos de foco de doença. O exame desenvolvido na Bahia é inédito no País e tem a eficácia de 99,8%. A novidade foi apresentada no Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen), no bairro de Brotas, em Salvador, durante o lançamento da campanha de combate aos mosquitos transmissores das doenças, que este ano tem o tema ‘Dengue ou Chikungunya – Não vacile, vá à unidade de saúde’. O teste e o aplicativo foram desenvolvidos pelo médico infectologista e subsecretário da Saúde, Roberto Badaró, em parceria com uma empresa nacional. Juntas, as duas ferramentas permitem não só diagnosticar, mas coletar dados sobre o paciente, como sintomas, e ainda mapear, por meio do GPS do smartphone, os locais onde há maior ou menor incidência de casos, possibilitando um controle maior dos focos das doenças.

Ex-mulher de Luciano afirma que o cantor é gay

Cleo Loyola, ex-mulher de Luciano, da dupla com Zezé Di Camargo, colocou o sertanejo em uma situação delicada. Revoltada, ela desabafou nas redes sociais. "Quando ele era casado comigo, tinha casos com vários homens. Goiânia inteira sabia disso", postou. O cantor não se pronunciou e sua assessora não atendeu às ligações. 

Globo estuda processar Record por imagens de Xuxa

 
A Globo escalou um time de advogados para estudar um possível processo judicial contra a Record pela apropriação de imagens de arquivo de Xuxa Meneghel em reportagem exibida no último Domingo Espetacular. No material de 48 minutos, a Record usou, sem autorização da Globo, imagens do Xou da Xuxa (1986-1992), do Planeta Xuxa (1997-2002), do TV Xuxa (2005-2014), do Domingão do Faustão e até da cobertura do funeral do piloto Ayrton Senna, em 1994, de quem a apresentadora foi namorada. A Record mostrou imagens do acervo da Globo em vários momentos. Já no primeiro minuto apareceram alguns segundos do Xou da Xuxa. 
Na metade do "documentário" sobre o "momento histórico da televisão brasileira", como a Record classificou a contratação da apresentadora, o Domingo Espetacular exibiu quase três minutos ininterruptos de material produzido pela Globo. As imagens não apenas pontuaram momentos importantes da carreira de Xuxa, mas também da vida pessoal. O anúncio da gravidez da apresentadora, em 1997, feito no Domingão do Faustão, integrou a longa reportagem. Até para ilustrar o namoro de Xuxa com o cantor e ator Junno Andrade a Record recorreu ao arquivo da Globo, em edição do TV Xuxa de 2013. A marca d'água da Globo e o logotipo do canal Viva (com Xuxa no Globo de Ouro) surgiram em várias ocasiões. 
Em algumas delas, com a logomarca da Record em primeiro plano. Em nenhum momento, no entanto, foi dado crédito à rede adversária. A seus telespectadores, a Record "informou" que as imagens eram de "acervo pessoal". Os advogados da Globo avaliam se vale a pena processar a Record. Consideram a força de possíveis estratégias de defesa da rede de Edir Macedo nos tribunais, como o argumento de que o material foi cedido por Xuxa, e não copiado ilegalmente na internet. Outro eventual argumento, que está sendo levado em consideração, é o de uso jornalístico das imagens. Embora a queixa de que a Record se apropria de suas imagens não seja nova, a Globo só irá processar a concorrente se avaliar que tem chances reais de vitória. 

Procurada, a Globo não se manifestou oficialmente. O departamento de comunicação da Record não fala com o Notícias da TV. Apesar do longo material sobre Xuxa, a audiência do Domingo Espetacular não cresceu expressivamente. O programa marcou média de 12,1 pontos na Grande São Paulo, menos do que os 12,8 da edição anterior. Foi o segundo melhor ibope do ano. No próximo final de semana, Xuxa voltará ao cartaz no Domingo Espetacular. (Daniel Castro)

Polícia encontra drogas em ônibus da linha SP-Canavieiras

Com o apoio da CIPRV Itabuna, a CIPE Cacaueira apreendeu dez quilos de crack e 7,6 kg de cocaína, nesta terça-feira, 10, durante operação na BR-415, no local conhecido como Ponto do Astério. A droga estava na mala de Alexandre Santana dos Santos (foto abaixo), que viajava no ônibus da linha São Paulo-Canavieiras. Alexandre foi preso em flagrante e vai responder pelo crime de tráfico de entorpecentes. A cadela labradora Vênus ajudou a polícia a encontrar a bagagem com as drogas. Na semana passada, ela já havia encontrado 35 quilos de maconha em uma abordagem como a de ontem.

Prefeitos de Camacan e Ubaitaba serão julgados pelo TCM

O TCM, Tribunal de Contas dos Municípios, julga nesta semana processos contra dois prefeitos do sul da Bahia. A prefeita Ângela Castro, de Camacan, é acusada de diversas irregularidades durante o exercício de 2013. Outro prefeito do sul da Bahia que terá processo julgado na quarta-feira é Asclepíades de Almeida Queiroz, o “Bêda”, de Ubaitaba. Também estão na pauta processos contra políticos de Itabuna, Ubaitaba e Itapé. Na quarta-feira o TCM julgará um processo contra o ex-presidente da Câmara de Itabuna, Ruy Machado. De acordo com processo 68006/11, Machado foi denunciado por irregularidades no exercício de 2011. Já o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Paulo Roberto Batista dos Santos, conhecido como “Paulo Atto”, terá pedido de reconsideração das contas de 2013. A Fundaci foi extinta no mesmo ano, virando secretaria. (A Região)

Una importa secretária de Educação de Coaraci

Considerada secretária linha dura na cidade de Coaraci, devido à técnica aplicada frente à pasta de Educação daquela cidade, a professora Rosilene Vilanova Cavalcanti deve assumir a pasta no município de Una, nas próximas horas, segundo as informações de bastidores. Em vasta experiência, ela é professora da Uesc e já foi chefe de gabinete da extinta 7ª Direc/Itabuna. A professoraLeninha esteve frente da secretaria de Coaraci de 2012 até fevereiro deste ano, quando foi obrigada a pedir exoneração devido à falta de relacionamento entre ela e alguns professores da rede municipal daquela cidade. Noticias importadas de Coaraci são de que a nova secretária de Una não estava a falar o mesmo "português clássico" da prefeita Josefina Castro, daquela cidade. A arte de importar profissionais para os cargos públicos municipais de Una é uma praxe das lideranças políticas do município. Já tivemos secretária de saúde, de desenvolvimento social, engenheiro, chefe de gabinete, procurador jurídico. Isso é histórico. Tanto o ex-presidente da Câmara, vereador Davi Cerqueira, quando o atual, Ailton Nunes Dias, são naturais de Pau Brasil e Una jamais teve um prefeito filho da terra. 

Itabuna: Policia resgata duas motos abandonadas no Novo Horizonte

Na tarde desta terça feira (10), a Polícia Civil recebeu uma denúncia de que duas motos estavam abandonadas no bairro Novo Horizonte. Chegando ao local, foi constatado o fato e as motocicletas Honda JQI-2952 e uma cinquentinha, foram apreendidas, sendo levadas para o pátio do Complexo Policial. A polícia investigará a origem dos veículos.

Itabunão aprovado !

A Secretaria de Esportes e Recreação recebeu nesta terça-feira os laudos do Estádio Municipal Luis Viana Filho (Itabunão). Após avaliações e pequenas obras solicitadas após vistorias do  Corpo de Bombeiros, Policia Militar, Vigilância Sanitária e Engenharia o Estádio está aprovado e autorizado a realizar jogos do campeonato Baiano de Futebol - 2ª Divisão com as equipes do Itabuna Esporte Clube e Grapiúna Atlético Clube, além de outras atividades culturais e religiosas. Segundo o Secretário de Esportes e Recreação Evans Maxwel, "todos os esforços foram realizados para que uma das principais praças esportivas recebesse o aval das entidades que primam pela segurança dos atletas, torcedores e visitantes"

Estado Islâmico: menino executa 'espião' árabe-israelense

O grupo Estado Islâmico (EI) postou nesta terça-feira um vídeo em que um árabe-israelense, acusado de ser espião do serviço secreto de Israel, o Mossad, é morto com um tiro disparado por um menino de cerca de 12 anos. No vídeo, de mais de 10 minutos, é possível ver um homem se apresentar como Muhammad Said Ismail Musallam, vestido com um uniforme laranja, que mostra seu passaporte israelense. Em seguida, ele é morto com um tiro na cabeça. O executor grita "Alá é grande", antes de disparar contra a cabeça da vítima, que recebe outros quatro tiros quando já está caído ao chão. Após a execução, um jihadista, falando em francês, ameaça atacar israelenses, após se referir ao recente ataque contra judeus na França, e conquistar Jerusalém. O vídeo continua com uma lista de nomes acompanhados por fotos de homens apresentados como espiões de Israel. Em fevereiro, o pai de Muhammad Said Ismail Musallam negou o envolvimento do filho com o Mossad, após a publicação na Dabiq, a revista em inglês do EI, de um artigo apresentado como a entrevista de um jovem de 19 anos enviado à Síria pela agência de inteligência israelense. Segundo a revista, Muhammad foi recrutado em Neve Yaakov por um vizinho judeu. "Meu filho é inocente. O ISIS (Estado Islâmico) o acusa porque ele tentou fugir", declarou à AFP, sem contestar o fato de o filho ter interrompido seu serviço civil israelense para partir e se juntar aos jihadistas na Síria. O pai informou que em seu último contato Muhammad estava em Raqa, capital autoproclamada do "califado" jihadista no norte da Síria. Um porta-voz do Shin Beth, o serviço de segurança israelense, afirmou na ocasião que o jovem havia partido em 24 de outubro para a Turquia, e depois para a Síria, e que, segundo as informações israelenses, ele teria se juntado ao EI. "Mas por sua própria iniciativa e sem o conhecimento de seus pais", segundo o porta-voz. (EM)

Desaparecida

Fátima de Souza Gonçalves, 15 anos, moradora do distrito de Itamarati, município de Ibirapitanga, está desaparecida. A família informa que a jovem foi vista pela última vez no dia 4 de março comprando uma passagem com destino a Santo Antônio de Jesus. Uma irmã da adolescente conta que ela saiu de casa dizendo que iria encontrar um rapaz que conheceu pela internet. O suposto namorado de Fátima já entrou em contato com a família, pelo Facebook, informando que a garota está bem “e que em breve vai aparecer com ela aqui, pois o desejo dele é casar com a garota". O rapaz é morador de Valença e tem 19 anos. A família já prestou queixa na delegacia local e espera que o caso seja resolvido o mais breve possível. Informações sobre o paradeiro de Fátima através dos telefones (73) 9972-6648 ou (73) 9904-9613.

Homicidio em Itabuna

Paulo Roberto Freitas de Vasconcelos Filho, 18 anos, foi baleado duas vezes, durante tentativa de assalto no centro de Itabuna, na manhã desta quarta feira (11). Paulo foi atingido na perna e no tórax, ao tentar fugir de dois bandidos, de moto, entre a avenida Juracy Magalhães e avenida Ilhéus. Ele foi socorrido por um homem identificado como Alexandre, funcionário da Auto Escola Regional, mas deu o último suspiro, ao dar entrada no Hospital de Base. A vítima completaria 19 anos no próximo dia 18 e estava fazendo aulas práticas para tirar a CNH. Paulo, que morava na rua Floresta no São Caetano, tentou fugir dos assaltantes, para não entregar o celular, levou um tiro na perna e, em seguida, no tórax. Foi o 14º homicídio em 2015 -o 3º de março.