TV

TV REPÓRTER

propaganda slides

PLAY DA RÁDIO CACAU FM

PLAY DA RADIO CACAU FM

Páginas

Projeto “Caravana Para a Vida” chega em Floresta Azul

Exibindo agentes1.jpg

Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

Terá início no dia 19 de junho, no município de Floresta azul, o projeto “Caravana Para a Vida”, realizado pelo Núcleo de Hemoterapia da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, em parceria com a equipe de agentes municipal de saúde de Floresta Azul, com o objetivo de captar doadores para criar estoque de sangue que ficará a disposição de futuras emergências dos florestenses.
Exibindo técnico.jpg
As visitas para as coletas serão realizadas de três em três meses, e os doadores serão contatados e selecionados pelos agentes municipais, que ficarão na responsabilidade de conseguir cinco doadores por agente.

O Núcleo de Hemoterapia da Santa Casa de Itabuna desenvolve ações permanentes no intuito de conscientizar a sociedade acerca da importância da doação de sangue e, assim, conseguir formar um grupo constante de doadores voluntários, conscientes e corresponsáveis pela qualidade transfusional na região.

O técnico de enfermagem da Santa Casa, Rosildo Ribeiro, foi contundente e esclarecedor em sua palestra para os agentes de saúde de Floresta Azul: “É importante que as pessoas se conscientizem que doar sangue é um ato simples, mas que salva muitas vidas, e fazemos um bem sem olhar a quem, e, muitas vezes, pode servir para nós mesmos”, disse Rosildo.

Prefeito de Ibicaraí participa da 18ª Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios

Exibindo lenildo-brasilia.jpg
Centenas de prefeitos de todas as regiões do Brasil estão na capital do país participando da 18ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida anualmente pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), e que recebe o apoio de várias entidades municipalistas. A comitiva ibicaraiense é liderada pelo prefeito Lenildo Alves Santana (PT) e atual presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc).
O prefeito de Ibicaraí Lenildo Santana embarcou para Brasília no último domingo (24), acompanhado da primeira dama e secretária de Assistência Social do município, Ângela Santana, dos vereadores Valter da Farmácia (PT), Gilvá de Jesus (PT), Alam Rogério (PT) e Klaus Farias (PP). Lenildo informou que aproveitará sua estadia na capital do país para realizar tratativas em alguns ministérios em relação a liberação dos recursos federais para que Ibicaraí possa dar continuidade a conclusão de obras conveniadas com o Governo Federal.
“O maior objetivo é buscar soluções para o desequilíbrio das relações federativas com a maior parte da demanda de execução das políticas nos municípios e a concentração de recursos na união. Esperamos que resultados práticos em prol dos municípios sejam conquistados com a mobilização junto ao Governo Federal, afinal, tudo acontece nos municípios e hoje somos a parte mais fraca da corda, que a qualquer momento pode arrebentar”, disse o prefeito.

MARCHA ATÉ BRASÍLIA
A Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios é uma mobilização democrática, realizada anualmente desde 1998, e tornou-se o maior evento político do Brasil. Participam prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores, senadores, governadores, parlamentares estaduais e federais, ministros e o presidente da República.

NOVA DIRETORIA da CNM
A nova diretoria da Confederação Nacional de Municípios (CNM) para o triênio 2015-2018 foi empossada durante cerimônia ocorrida na XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, no final da tarde desta terça-feira, 26 de maio. O presidente da entidade foi reeleito durante processo ocorrido em março deste ano. Em seu discurso de posse, o líder municipalista se emocionou ao lembrar da história de fortalecimento do movimento municipalista construída depois de uma longa jornada.  “É muito difícil. Se hoje os prefeitos são tratados dessa forma, imagina na época”, disse Ziulkoski após lágrima de emoção.

Os impactos da crise dos recursos hídricos foram debatidos com gestores municipais
Os impactos da crise dos Recursos Hídricos nos Municípios brasileiros foram abordados na tarde de terça-feira, 26 de maio. Prefeitos e demais gestores municipais participaram de Arena Técnica, atividade prevista na programação da XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. “A seca é um problema antigo da região Nordeste, mas agora começa a impactar também o Sudeste”, destacou a apresentação. Além disso, a equipe técnica da Confederação esclareceu que a crise ocorre tanto pela falta de chuva, quanto pelo excesso dela.

Texto: Blog Bahia Extra e Site CNM – Foto: Ascom Ibicaraí

Agentes penitenciários da Bahia entram em greve nesta quarta

Os agentes penitenciários da Bahia iniciaram, nesta quarta-feira (27), uma greve por tempo indeterminado. Segundo o coordenador do Sindicato dos Servidores Penitenciários da Bahia (Sinspeb), Geonias Santos, a paralisação foi definida no último dia 13, durante assembleia, e representantes do movimento estão concentrados em frente ao Complexo Penitenciário de Mata Escura, em Salvador. Ainda assim, Geonias garante que ao menos metade dos 900 agentes do estado continuará atuando. “Garantimos a alimentação dos presos, a assistência àqueles que precisam de medicamentos, dentre outras atividades. Temos a noção de que não podemos parar por completo”, afirmou ao G1. A categoria reivindica a efetivação de concurso público, criação da lei orgânica, aposentadoria especial, porte de armas e adicional de insalubridade, entre outros. (Bahia Notícias)

Ibicaraí: Três bandidos tombam em confronto com a polícia


Três criminosos foram mortos no final da tarde desta terça-feira (26) durante confronto com a policia em Ibicaraí. De acordo com informações, os três elementos que ainda não tiveram as identidades reveladas haviam praticado assalto em Camacan, roubando um carro, em seguida fugiram para Ibicaraí, onde praticaram outro assalto, desta vez, a um mercado. 
A polícia de Ibicaraí, alertada pela de Camacan, entrou em ação. Em tentativa de fuga houve troca de tiros com a polícia e os três criminosos tombaram, com eles foram apreendidos três armas. Os corpos serão encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica de Itabuna.

Ex jogador do Itabuna é preso novamente, com drogas

Gabriel Cairo, 22 anos, ex jogador, (meia) do Itabuna Esportge Clube, foi preso novamente no final de linha do bairro Califórnia, na tarde desta terça feira (26). Policiais da Base de Segurança do bairro Monte Cristo flagraram Cairo com 8 papelotes de cocaína, 10 pedras de crack, 16 buchas de maconha, 3 tabletes pequenos de maconha, dinheiro, balança de precisão e 4 facas. É a quarta vez que Gabriel é detido por tráfico de drogas e porte ilegal de arma. No dia 20 de janeiro deste ano foi flagrado com um revólver calibre 38 (veja aqui). Em 29 de setembro do ano passado, a segunda prisão (veja aqui) e dia 11 do mesmo mês, no ano passado, ele foi preso pela primeira vez, com arma e drogas. Gabriel Cairo tinha tudo para se tornar um grande jogador a nível nacional, mas preferiu o mundo do crime. Veja a matéria que o Rede Brasil de Notícias publicou no dia 22 de outubro de 2009.

Caminhoneiro embriagado é preso na BR-415

O caminhoneiro João Carlos David do Santos, natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, foi preso na tarde desta terça-feira (26) perto do entroncamento de Itapé, na BR 415, após ser denunciado por diversos carreteiros que ele estaria fazendo ziguezague pela estrada com um caminhão. A suspeita era de embriaguez, posteriormente confirmada pela Polícia Rodoviária Estadual, depois do teste do bafômetro com resultado de 1,34 mg de álcool no sangue, quatro vezes mais do que o permitido. Na delegacia dava claros sinais de embriaguez com conversas sem sentido e o andar cambaleante. Seria crime afiançável, mas após consulta ao Infoseg descobriu-se que João Carlos tinha mandado de prisão em aberto no Rio Grande do Sul. O motivo não foi divulgado. Ele ficou preso e será recambiado para Porto Alegre.

Italiano é encontrado morto em Ilhéus

O Italiano Berardo Spinelli Benincasa, 66 anos, foi encontrado morto nesta segunda-feira (26), por vizinhos e sua ex- companheira, em sua residência no Bairro São Domingos, praia do norte de Ilhéus. Segundo informações policiais, nenhum pertence da vítima foi levado e a suspeita é que Berardo tenha cometido suicídio por envenenamento, ingerindo o produto conhecido como chumbinho. Bastante conhecido na comunidade, Berardo morava sozinho e recentemente fechou um bar, que mantinha no bairro. A delegada Andreia Oliveira, da 1ª DT, juntamente com o Departamento Técnico, estiveram no local realizando o levantamento cadavérico. (Agravo)

Operação Áquila prende 27 e transfere 8 do presídio de Teixeira

Os resultados da Operação Áquila foram apresentados durante uma coletiva de imprensa realizada no final da manhã desta terça-feira, 26 de maio, na sede da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (8ª Coorpin), em Teixeira de Freitas. A coletiva contou com a participação do delegado chefe da Coorpin, Marcus Vinicius, do delegado titular da Delegacia de Tóxico e Entorpecentes, Marco Antônio Neves, da promotora titular da 3º Promotoria Criminal do Ministério Público Estadual na Comarca de Teixeira de Freitas, Graziela Junqueira, do diretor geral do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, Tenente Coronel Osíris Cardoso e do comandante da 87ª Companhia Independente da Polícia Militar, Major Magalhães Dantas. De acordo com o que foi repassado para a imprensa durante a coletiva, as investigações que resultaram na Operação foram iniciadas em 30 de janeiro, após o motim realizado no Conjunto Penal. O trabalho de investigação detectou uma organização criminosa liderada pelos presos Flávio Oliveira Santana, o "Flavão", e Rodrigo de Jesus Melo, o "Japão", custodiados no Pátio "A" da unidade prisional. A organização investigada atuava no tráfico de drogas, homicídios e roubos. Diante dos desdobramentos foi possível coletar indícios de autoria em 12 homicídios consumados e um tentado, praticados em Teixeira de Freitas, além de um homicídio consumado e outro tentado, praticado em Belmonte, e também, autoria de roubos. O resultado final foi a prisão de 27 pessoas, apreensão de quatro adolescentes, além de: armas calibres, 380, 9 milímetros, 357, calibre 38 e 32; 2,300 gramas de cocaína; 1,225 gramas de maconha; 150 gramas de crack; R$ 6.840,00 em espécie; balanças de precisão; anotações do tráfico; uma moto roubada e cinco veículos usados no tráfico. Na última sexta-feira, 22 de maio, oito presos com maior capacidade de liderança e articulação foram transferidos para o presídio de segurança máxima em Serrinha, BA, sendo eles: Flávio Oliveira Santana, o “Flavão”; Rodrigo de Jesus Melo, o “Japão”; Regigrei Souza Santos, o “Iô”; Valdo Bentinho da Silva, o “Bujão”; João Marcos Silva Oliveira da Silva, o “Tchucky”; Geovane Nascimento da Silva, o “Bob”; João Moreira Santos, o “Zé” e Marinaldo Constância de Jesus, o “Manau”. Participaram dos trabalhos, 67 policiais Civis (Cati-Depin/8a Coorpin/Draco) e militares (87a. CIPM e Cipe MA), além de servidores da SI/SSP, do Conjunto Penal, do Judiciário e do MP, sendo cumpridos 19 mandados de Prisão Preventiva e 10 mandados de busca domiciliar. Dos 19 mandados de prisão decretados o único não cumprido foi o de Isnaldo Gonçalves dos Santos, 42 anos, que está foragido. Isnaldo é o taxista preso após uma perseguição cinematográfica envolvendo policiais da DTE no dia 6 de dezembro de 2014. Na época ele foi identificado como integrante de um esquema de tráfico e era responsável por depositar os valores coletados nas bocas de fumo da cidade na conta de um traficante de nome não divulgado pela Polícia. Os valores eram recolhidos por Alcione Silva dos Santos, popularmente conhecida pelos apelidos de “Loira”, “Índia” ou “Cigana”, que também chegou a ser detida no dia da ação policial. Ela foi assassinada no dia 26 de abril, enquanto pilotava uma moto na Avenida Presidente Getúlio Vargas, no centro da cidade. De acordo com informações, a vítima morava na Rua Afonso Pena, no Centro, e estava em uma moto Honda Fan, preta, placa OUV 2035, com a filha indo visitar o marido, que cumpre pena no Conjunto Penal, quando foi surpreendida pelos criminosos que também estavam em uma moto. Alcione não foi a primeira pessoa de sua família vítima fatal do tráfico de drogas, o filho dela, Caíque Santos de Oliveira, foi assassinado aos 18 anos, em 6 de dezembro de 2013, na rua Laranjeiras, no bairro Tancredo Neves. Caíque tinha várias passagens pela Polícia Civil por acusações de tráfico, tentativas de homicídio e assassinatos consumados. A Polícia anunciou que as investigações sobre a organização criminosa vão continuar para obtenção de novos resultados que possam desarticular o esquema de tráfico, responsável por motivar assassinatos e ações de roubo em Teixeira de Freitas.