TV

TV REPÓRTER

propaganda slides

PLAY DA RÁDIO CACAU FM

PLAY DA RADIO CACAU FM

Páginas

MPT interdita Malwee em Camacan por falhas na segurança

O descumprimento de uma série de normas legais de segurança do trabalho fez com que o Ministério Público do Trabalho (MPT) interditasse na tarde da última quinta-feira (28/05) máquinas e equipamentos na fábrica da Confecções Camacan Ltda., responsável pela fabricação de produtos Malwee, localizada na Avenida dos Pinheiros, no centro da cidade. Com a interdição, realizada através de notificação recomendatória logo após ação de fiscalização, as atividades na planta ficam suspensas, sem prejuízo para a remuneração dos cerca de 750 funcionários da empresa no município. A Malwee já foi inspecionada quatro vezes pelo MPT e outra vez pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MPT). Em todas essas vezes, foram encontradas inúmeros irregularidades, mas a empresa, apesar de ter sido notificada, não se mobilizou para corrigi-las. Um inquérito civil apura estas e outras irregularidades, como a cronometragem do tempo de acesso aos sanitários, a recusa em receber atestados médicos, a cobrança excessiva de metas, a subnotificação dos acidentes de trabalho e diversos casos de doenças ocupacionais osteomusculares decorrentes de esforços repetitivos. Agora, o procurador estuda a possibilidade de ingressar com ação civil pública na Justiça do Trabalho com pedido de indenização por danos morais coletivos. 

Peto de Itamaraju registra 2º homicídio a facadas em 24 horas

Por volta das 21 horas desta sexta-feira, dia 29 de maio, a vítima foi João Silva de Jesus, de 33 anos, atacado e morto com várias facadas em uma rua próxima ao centro do povoado de Nova Alegria, no interior de Itamaraju. Já na noite desta sábado (30), no bairro Fátima, na sede, Fagner Lucas Rocha Guimarães, de 26 anos, morreu após ser esfaqueado por um desafeto. Segundo policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), da 43ª Companhia Independente da Polícia Militar de Itamaraju (Cipm), que atenderam a ocorrência, socorristas do Samu 192 ainda foram à rua Pernambuco, no bairro Fátima, onde aconteceu o crime, mas como a vítima já estava em óbito, não restou outra medida a não ser aguardar a remoção do corpo por parte do Departamento de Polícia Técnica (Dpt). Informações de populares dão conta que Fagner, após ser esfaqueado, gritou muito e ainda conseguiu caminhar por alguns metros, mas caiu e veio a óbito logo depois. O crime está sendo investigado pelo delegado Willian Telles, que está respondendo pela Polícia Civil no município de Itamaraju, durante o período de férias da titular Dilma Maria França.

Homicídio em Santa Luzia

Na tarde deste sábado (30), Eronildes Vieira dos Santos, 52 anos, foi morto com três golpes de faca, na rua lapão, na cidade de Santa Luzia. Segundo informações de poplares, a vitima estava em um bar bebendo com amigos,quando houve desentendimento com um homem ainda não identificado. Este saiu e quando retornou golpeou Eronildes pelas costas. A vitima morreu no local. A policia Militar foi acionada e preservou a cena do crime até a chegada do Departamento de Policia Técnica de Itabuna (DPT). (Xilindró)

Acidente com vítimas fatais perto de São José da Vitória

Duas crianças de 4 anos (gêmeos), morreram em acidente na manhã deste domingo (31), perto de São José da Vitória. Um caminhão baú e um veículo Nissan, de Ipiaú se envolveram em uma colisão. Segundo as primeiras informações, mais quatro pessoas que estavam no automóvel, ficaram feridas, e foram conduzidas ao Hospital de Base. Ainda não se tem as identificações dos mortos e feridos nem informações concretas sobre como aconteceu a tragédia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, eles seguiam de Ipiaú para Pau Brasil onde seria realizado um evento religioso. Os corpos foram encaminhados para o DPT de Itabuna para necrópsia.

Grapiúna despacha o Jequié: 3 a 0, e agora é terceiro

O Grapiúna conseguiu um grande resultado neste domingo (31), no Itabunão, ao vencer o Jequié por 3 a 0. Os gols foram marcados por Gugu, Zé Beré e Pedrinho, de cabeça, no minuto final do jogo. O resultado reacende a esperança de o GAC se classificar para a 1ª divisão baiana. Com 10 pontos, e em 3º lugar, o Grapiúna vai encerrar sua participação diante do Ypiranga no próximo domingo (7), às 16 horas, no estádio Roberto Santos. A equipe busca mais três pontos, torcendo por derrotas de Fluminense e Flamengo, líderes do Acesso. Mas a decisão só sairá mesmo na última rodada, dia 14. A renda no Itabunão foi de R$ 2.875,00.
Sábado, 30 de Maio
  • Itabuna
    2X1
    Atlético

    Luiz Viana Filho
  • Juazeiro
    2X1
    Botafogo

    Adauto Moraes
Domingo, 31 de Maio
  • Grapiúna
    3X0
    Jequié - gols de Gugu , Zé Beré e Pedrinho  - 2º tempo

    Luiz Viana Filho
  • Fluminense
    X
    Ypiranga
    16:00Alberto Oliveira

Classificação Grupo 1

  PJVEDGPGCSG%
1Fluminense125401126680.00
2Flamengo de Guanambi11632185361.11
3Grapiúna107313107347.62
4Ypiranga8522174353.33
5Itabuna8622298144.44
6Juazeiro86222810-244.44
7Botafogo77214812-433.33
8Atlético5612348-427.78
9Jequié56123713-627.78

Prorrogada campanha de combate a gripe Influenza em Ibicaraí


Texto: Arnold Coelho – Foto: Antonio Lima
 A Prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica avisa que a campanha nacional de vacinação no combate a gripe Influenza foi prorrogada até o dia 5 de junho. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Ibicaraí, Priscilla Araújo, a vacinação já ocorreu em toda zona rural e até o momento já foram vacinadas 2.835 pessoas, o que equivale a algo em torno de 50% da meta.
 Fazem parte do grupo vulnerável as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da Saúde, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto. A meta deste ano para o Brasil é imunizar cerca de 49 milhões de pessoas. Em 2014, 44,3 milhões receberam a vacina, o equivalente a 86,7% do total previsto pelo Ministério da Saúde.
A dose via injeção protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B.De acordo com Pinheiro Farias, secretário de Saúde do município, a vacina encontra-se disponível em todas as unidades básicas de saúde do município, de segunda a sexta-feira. “Ibicaraí já recebeu 100% das vacinas. A vacinação está sendo realizada em todas as unidades básicas de saúde (UBS) do município. Estamos fazendo também atividades extra muro, vacinação domiciliar para os acamados e busca ativa. É muito importante que as pessoas procurem sua unidade de referência para se vacinar, pois precisamos atingir a meta, que é de vacinar 80% da população alvo”, disse Pinheiro. 

Cras de Floresta Azul realiza palestra de combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes

Exibindo atividade.jpg
Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

Ainda como parte do Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Floresta Azul, em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realizou na última quinta-feira, 28, uma palestra proferida pela assistente social do Creas, Elisângela Andrade, para as crianças, adolescentes e idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) com o objetivo de chamar  atenção para a importância de prevenir e denunciar possíveis casos de violação de direitos da população infanto-juvenil.
Exibindo lanche1.jpg
O evento foi realizado em dois períodos do dia, na sede do Cras, localizado na AvenidaRaimundo Silva Cardoso, próximo ao estádio, e teve início às 08:30h com encerramento às 11:00h com a participação de crianças, adolescentes e idosos vinculados ao SCFV. No período da tarde, entre as 13:30h e 16:00h aconteceu uma palestra direcionada para os jovens de 7 a 17 anos, vinculados ao programa. Alem da palestra preventiva, foram realizados momentos de descontração com o monitor Daniel Silva; mostra de vídeos educativos, orações e intervalos para lanches servidos pelo Cras.
Exibindo lanche3.jpg
Estiveram presentes ao evento a Coordenadora do Cras, Natiele Oliveira; a Coordenadora Pedagógica, Roselis Barros; a Técnica de Referencia do SCFV de 7 a 17 anos, Julysabel Nunes; a Técnica de Referência do SCFV para pessoas acima de 60 anos, Nilsa Bispo; os monitores Luciano Campos e Daniel Silva; a Assistente Social do Creas, Elisângela Andrade; a Coordenadora do Creas, Eralda Xavier e a equipe de apoio composta de Maria Lúcia, Elisete, Luciene, Nilsete e Maria Eleusa.
Exibindo scfv.jpg

A Assistente Social do Creas, Elisângela Andrade, frisou a importância do dia 18 de maio para a conscientização das pessoas quanto à denúncia em casos de abuso infantil. "Nós fazemos aqui um alerta para que toda população de Floresta Azul se mobilize na defesa dos nossos meninos e meninas”, disse Elisângela.

Túnel feito para fuga é descoberto no presídio de Ilhéus

Uma revista de surpresa feita pela diretoria do Presídio Advogado Ariston Cardoso, em Ilhéus, revelou um túnel para fuga na manhã desta sexta (29). Segundo informações da Seap - Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, o túnel foi encontrado após investigações internas feitos pelos agentes penitenciários. A vistoria começou por volta das 6h e foi feita pelo diretor do presídio, major Gustavo Henrique Dantas Rebouças, e pelo tenente Gilvan Barbosa da Silva. A passagem subterrânea foi aberta dentro de uma das celas e daria acesso à área externa da penitenciária, que fica na Avenida Governador Roberto Santos, no bairro Fundão. A Seap não soube informar a extensão do túnel, mas ponderou que o buraco era longo. Nenhum detento conseguiu fugir. Os presos que estavam dentro da cela foram relocados. Uma sindicância foi aberta para investigar como os presos conseguiram os equipamentos para fazer a escavação. Em setembro de 2012, a polícia conseguiu frustrar uma fuga por túnel no mesmo presídio. Na época, cerca de 100 detentos que ocupavam o módulo 1 conseguiram fazer a escavação com iluminação e ferramentas artesanais. Ele já estava próxima ao muro que dá acesso à parte externa da carceragem. (Correio)

Iguaí tem Distrito Integrado de Segurança

O governo inaugurou nesta sexta-feira, em Iguaí, o quarto Distrito Integrado de Segurança Pública na Bahia. O Disep abrigará os serviços das polícias civil e militar, a 8ª Companhia Independente da PM e a delegacia de polícia. De acordo com o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, foram investidos R$ 1,6 milhão no Disep de Iguaí, no centro-sul do estado. A estrutura facilita a integração de trabalho das duas polícias mantidas pelo estado. Iguaí tem 30 mil habitantes e conta com 11 policiais militares, além de delegado de polícia civil, dois investigadores, um escrivão e quatro auxiliares administrativos.

TRE cancelou 10 mil títulos no sul da Bahia

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia cancelou cerca de 5 mil títulos de pessoas de Itabuna e Ilhéus que não votaram nas três últimas eleições nem justificaram a ausência. Só em Itabuna foram invalidados 2.464. Nos mais de 40 municípios do sul da Bahia foram cancelados cerca de 10 mil títulos de pessoas que não atenderam a convocação para regularizar o documento no prazo de 60 dias. Na Bahia, 136.137 eleitores tiveram os títulos cancelados. O estado possui 10.185.417 eleitores. Para regularizar o título, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral de sua inscrição. Ele precisa levar um documento de identidade, exceto o novo o passaporte, por não conter dados de filiação. O eleitor deve ainda apresentar o título eleitoral e os comprovantes de justificativa de ausência em cada turno das eleições. (A Região)

Confessou como matou e queimou corpo de massoterapeuta

O homem acusado de matar a massoterapeuta Sara da Silva Fontes, de 44 anos, foi preso nesta sexta-feira (29), em Porto Seguro. O comerciante David Cardoso Santana, 26 anos, detido em sua casa, na Rua das Pitangueiras, bairro Campinho, confessou o crime, segundo informou o delegado Delmar Bittencourt. Conforme o delegado, David declarou no depoimento que matou a massoterapeuta a socos, chutes e pauladas na noite de 7 de maio. 24 horas após o crime, ele enrolou o corpo em um colchão e em roupas velhas e o levou em uma carroça até um local deserto, no Campinho, onde tocou fogo. O cadáver só foi encontrado no dia 11. David falou que tem um pequeno bar e restaurante no Campinho. A massoterapeuta costumava frequentar o local. Na noite do dia 7 de maio, após o fechamento do estabelecimento, os dois foram até a casa de David, que fica nos fundos, onde passaram várias horas bebendo e usando drogas. No fim da noite, os dois começaram a discutir e Sara teria mordido David no braço e no ombro. Ele revidou e matou a mulher. David deixou o corpo no mesmo lugar e se deslocou em seguida para a casa de sua mãe, em Coroa Vermelha, município de Santa Cruz Cabrália. 24 horas apos o assassinato, ele voltou a Porto Seguro já com um plano para ocultar o corpo. O acusado disse que foi junto com o carroceiro levar o corpo para desova e que comprou a gasolina no caminho. O carroceiro - que ainda não foi localizado, não sabia que se tratava de um corpo. David já estava com mandado de prisão preventiva decretada pela justiça de Porto Seguro. Ele foi autuado em flagrante por homicídio qualificado e vai ser transferido para o presídio de Eunápolis. Sara era natural de Monte Pascoal, distrito de Itabela, mas morava em Búzios, no Rio de Janeiro. Regularmente ela vinha a Porto Seguro, onde pretendia abrir uma clínica de massoterapia.

Foragido morre em confronto com policiais de Teixeira

Na noite desta sexta-feira, 29 de maio, policiais militares do Peto, lotados na 87ª Cipm de Teixeira de Freitas, entraram em confronto com um homem logo após um assalto cometido no Distrito de Canta Galo, pertencente ao município de Alcobaça. O confronto aconteceu na Rua Agnaldo Medeiros, no Bairro São Lourenço. Segundo informações da polícia, foi recebido o comunicado sobre um assalto ocorrido no Canta Galo, e que um indivíduo a bordo de um veículo Fiat Siena, de cor preta, teria subtraído o celular de dois jovens em uma lanchonete no referido distrito. Ainda segundo informações, o criminoso teria seguido sentido a Teixeira. A guarnição aguardou o veiculo suspeito no Trevo e o condutor não obedeceu à ordem de parada. Foi iniciada uma perseguição e quando chegou nas imediações da referida rua, o suspeito bateu o carro, desceu atirando contra a guarnição e invadiu uma residência, saiu pulando muros. Várias guarnições fizeram o cerco. Quando encontraram o suspeito, ele atirou contra a guarnição, que revidou. O suspeito chegou a ser socorrido, mas morreu assim que deu entrada no Hospital Municipal. Trata-se do fugitivo da Justiça, José Carlos Brandão Aragão, vulgo “Boré”. 

O “Bore” fugiu recentemente da carceragem da 8ª Coorpin, juntamente com outros três menores. Considerado de alta periculosidade, o criminoso tinha uma extensa ficha criminal [tráfico, roubos e homicídios]. As duas vítimas, que foram assaltadas pelo “Boré” no Canta Galo, compareceram à delegacia e reconheceram o veiculo usado por ele no assalto. Com o “Boré” foi apreendido um revolver calibre 32, com três munições deflagradas e uma intacta, o celular roubado no Canta Galo e outros três aparelhos de celular. As vítimas disseram que o “Boré” chegou na lanchonete, e estava com duas armas, sendo uma na cintura e outra em punho. Anunciou o assalto e depois fugiu. O corpo do José Carlos foi removido ao IML de Teixeira de Freitas, onde passará por exames de praxe. Na manhã deste sábado (30), será liberado aos familiares para velório e sepulto. O caso foi registrado na 8ª Coorpin, onde será devidamente investigado, mediante instauração do devido inquérito policial. 

Homem é assassinado a facadas no interior de Itamaraju

O homicídio aconteceu por volta das 21h desta sexta-feira, dia 29 de maio, em uma rua próxima ao centro do povoado de Nova Alegria, no interior do município de Itamaraju, onde João Silva de Jesus, de 33 anos, acabou atacado com diversas facadas, principalmente nas costas. Na madrugada deste sábado (30) o policial civil Mazuk Ribeiro e o auxiliar de necropsia Anderson Barbosa, deslocaram-se ao povoado, onde efetuaram o levantamento cadavérico e logo depois removeram o corpo ao Instituto Médico Legal Nina Rodrigues de Itamaraju (IML), para exames de necropsia. Segundo testemunhas do crime, o autor das facadas fatais seria um homem conhecido em Nova Alegria e a motivação do assassinato teria sido vingança, já que João havia matado o pai do homicida anos atrás. O crime segue sendo investigado pelo delegado Willian Teles, que está respondendo pela Policia Civil em Itamaraju durante as férias da titular Dilma França.

Executado a tiros em Teixeira de Freitas

O homicídio aconteceu por volta das 21h30 desta sexta-feira, dia 29 de maio, na rua Isaías Araújo, no bairro João Mendonça, em Teixeira de Freitas e a vítima foi identificada como Elizeu Oliveira Ribeiro, de 27 anos, executado com vários disparos de arma de fogo distante poucos metros de sua residência, localizada à rua Astrogildo Reis. Segundo familiares do rapaz morto, ele tinha saído de casa para comprar um suco numa mercearia próxima, quando fora abordado pelos pistoleiros que chegaram ao bairro em um Volkswagen Gol, de cor preta e placa não anotada. Testemunhas disseram à delegada Maria Luíza, de plantão na noite desta sexta-feira (29) no Serviço de Investigação em Local de Crime (SILC), que o motorista do Gol parou perto da vítima e o carona perguntou seu nome. Quando o rapaz disse chamar-se Elizeu, o criminoso sacou a arma e efetuou os disparos em série. Em seguida aos trabalhos de perícia de local a cargo dos peritos Bruno Mello e Sandro de Abreu, foi autorizada a remoção do corpo ao IML de Teixeira de Freitas para exames de necropsia. Como Elizeu foi atingido por diversos tiros o número preciso de perfurações de entrada e saída só será definido após concluídos todos os exames de medicina legal. Motivação e autoria do assassinato continuam desconhecidas e o inquérito policial instaurado pela delegada Maria Luiza para investigar o crime, será repassado às mãos do delegado Kleber Gonçalves, titular da Polícia Civil no município de Teixeira de Freiras.

Helicóptero com cinco pessoas desaparece no interior do AM

Um helicóptero da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) com cinco pessoas a bordo desapareceu, por volta das 17h desta sexta-feira (29), no quilômetro 14 da BR-307, próximo à cidade de Atalaia do Norte, distante 1.130 km de Manaus. Segundo o Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidente Aeronáuticos (Seripa 7), os destroços ainda não foram localizados e não se sabe se há sobreviventes. Segundo informações da enfermeira da Sesai em Atalaia do Norte, Rose Almeida, o helicóptero transportava dois indígenas da tribo Pentenquinho para uma unidade hospitalar na cidade de Tabatinga. Uma enfermeira, um piloto e uma acompanhante também estavam na aeronave. Os trabalhos de resgate tiveram início ainda no fim da tarde de sexta-feira, de acordo com o soldado da Polícia Militar de Atalaia do Norte, Iran Barros. "Pelo helicóptero ter desaparecido em uma região de mata fechada, a operação acabou ficando perigosa assim que começou a escurecer. As buscas já foram retomadas na região com o apoio da Defesa Civil. Uma equipe do Exército, vinda de Tabatinga, também é esperada para dar auxílio no caso", informou. (D24AM)