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Série B renova contrato com a Globo até 2022

As negociações chegaram ao fim e os clubes da Série B do Campeonato Brasileiro decidiram, após reunião na CBF, renovar o contrato com a Globo. A informação é do Lancenet!, por Igor Siqueira. O investimento no pacotão da Segundona será de R$ 900 milhões referentes a cinco temporadas (de 2018 a 2022). Como o contrato atual ainda expira ao fim de 2017, ficou acordado entre as partes a realização de um adiantamento de R$ 57 milhões, sem juros e correção monetária. Com isso, os clubes vão receber e dividir entre si, até o final de novembro, R$ 17 milhões (R$ 1 milhão para cada um, já que Botafogo, Bahia e Vitória não entram na conta por terem contratos de Série A). Nos dois anos seguintes (2016 e 2016), o adiantamento será de R$ 20 milhões cada. Com os adiantamentos, a projeção é que cada clube receba por volta de R$ 5 milhões por temporada, um aumento percentual significativo, já que o embolso atual é de R$ 2,7 milhões líquidos por ano. É importante entender que os clubes não embolsarão diretamente o montante todo de R$ 900 milhões do contrato novo. Como a Globo pagou pelo pacotão, ela incluiu na conta a projeção de gastos com arbitragem e premiação, por exemplo, além dos direitos de transmissão, obviamente. O acordo prevê um crescimento de investimento com o passar do tempo e ficou desenhado da seguinte forma – sem levar em conta o desconto do adiantamento: 2018 – 170 milhões; 2019 – 170 milhões; 2020 – 180 milhões; 2021 – 190 milhões; 2022 – 190 milhões. Os clubes da Série B toparam, apesar de terem sonhado com pacote de R$ 200 milhões por ano. O Esporte Interativo também chegou a fazer uma proposta oficial pela Série B, mas não conseguiu fisgar os dirigentes. A emissora ofereceu R$ 85 milhões/temporada somente pelos direitos de transmissão para TV fechada. Foi levado em conta pelos dirigentes o quanto os clubes têm atualmente de exposição na Globo e o efeito que isso tem junto aos patrocinadores. Para eles, haveria queda de visibilidade e o reflexo poderia ser a queda de patrocínios. Os clubes aproveitaram a reunião na CBF para fazer uma lista de pedidos a entidade e emissora. Uma solicitação, por exemplo, é o fim do horário das 21h30 às sextas-feiras, tendo 21h00 como limite máximo para jogos. Os clubes querem ainda mais matérias no Premiere FC e, por exemplo, um evento de lançamento do campeonato, como meio de valorização. (EM)

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Cruzeiros iniciam temporada com 1.800 turistas em Ilhéus

Com a chegada do MSC Lirica, navio de turismo operado pela empresa italiana MSC Crociere, começa nesta sexta-feira, dia 20, a temporada 2015/2016 de transatlânticos no Porto Internacional de Ilhéus. A nova temporada, que deverá trazer ao município cerca de 95 mil turistas, terá 27 paradas e se estenderá até 17 de março de 2016. A Secretaria de Turismo e Esporte (Setur) reitera que, a exemplo dos anos anteriores, uma das propostas das paradas de navios é aquecer a economia local. “E isso será possível por meio da dinamização do comércio varejista e do setor de prestação de serviços, como as cabanas de praias e as empresas de vans e táxis”, diz o titular da pasta, Josenaldo Cerqueira. Jackson Rodrigues, servidor da Setur, informa que, na sexta-feira, 20 de novembro, por ser o Dia da Consciência Negra, um receptivo especial incluirá diversas apresentações culturais. “Entre elas, teremos mostras de capoeira, samba de roda e aulas de zumba, exercício que mistura movimentos aeróbicos com ritmos e coreografias latinas, como a salsa e o merengue”, explica, acrescentando que duas apresentações acontecerão no próprio porto e outras duas na Praça Dom Eduardo, em frente a Catedral de São Sebastião, na Avenida Soares Lopes.