TV

TV REPÓRTER

propaganda slides

PLAY DA RÁDIO CACAU FM

PLAY DA RADIO CACAU FM

Páginas

Secretaria de Agricultura de Ibicaraí faz reunião com proprietários rurais para falar do CEFIR

Exibindo agr.JPG
Texto: Arnold Coelho - Fotos: Antonio Lima

Aconteceu na manhã da última sexta-feira, 31 de julho, uma reunião na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Ibicaraí com agricultores, donos de propriedades rurais e técnicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA). A reunião foi para falar sobre o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR), que substitui o Cadastro Ambiental Rural (CAR). O Governo do Estado vai cadastrar, gratuitamente, nessa etapa, cerca de 300 propriedades rurais com até 80 hectares em cinco municípios que estão ligados a Bacia do Rio Cachoeira: Ibicaraí, Floresta Azul, Jussari, Itaju do Colônia e Itororó. As cidades tiveram cotas iguais e Ibicaraí recebeu para essa etapa 60 cadastros, o que corresponde a cerca de 10% das mais de 580 propriedades rurais existentes no município.
Estiveram presentes na reunião o prefeito Lenildo Santana; o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Alves de Souza (Louro); o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Lula Sampaio; o Diretor de Meio Ambiente, Álvaro Caldas; a Procuradora do município de Ibicaraí, Dra. Adenildes Santos; os vereadores Osaná Crisóstomo, Valtaire Moreira e Gilvá de Jesus; além do diretor de Esportes, Josevan Dias; o presidente do Sindicato Rural de Ibicaraí, Sócrates Esteves; o vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, Weldon Santana Pereira e o diretor da Nossa Consultoria, Romilso Ferreira.
A reunião contou também com a presença dos técnicos Luciana Santa Rita, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) e o Biólogo e Coordenador da Estrutural Estudos e Projetos, Rafael R. Freire, que tiraram dúvidas e explicaram sobre a importância desse cadastro. Segundo Luciana, o agricultor que ficar de fora desse cadastro não poderá participar de uma série de financiamentos, entre eles o Pronaf, Banco do Nordeste e CDA.
Segundo o Biólogo Rafael Freire, o cadastro será feito em três etapas: O pré-cadastro, seguido de medição e georeferenciamento e por último o diagnóstico da propriedade, que deverá ser entregue até janeiro de 2016.
O prefeito Lenildo Santana falou da importância do CEFIR e do cadastro gratuito para os pequenos proprietários e a presença dos técnicos do SEMA e da empresa Estrutural. "A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente dará toda a sustentação e orientação possível aos 60 proprietários contemplados com esse cadastro. Ter o auxílio técnico vindo do Governo Estadual facilita muito. Espero em breve que mais cotas saiam para nosso município e que em um futuro próximo possamos ter todas as propriedades do nosso município cadastradas", disse o prefeito.
O diretor da Nossa Consultoria, Romilso Ferreira, aproveitou a oportunidade para falar aos agricultores rurais presentes sobre o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). Romilso lembrou que entre os meses de setembro e outubro haverá uma reunião (ainda com local e data para definir) para discutir sobre as 38 casas populares que serão construídas em algumas regiões rurais do município de Ibicaraí. Segundo Romilso, em setembro a presidente Dilma irá rever o PNHR, e, se tudo correr bem, ainda esse ano sairá o tão sonhado recurso para a construção dessas moradias rurais.
O vereador Osaná Crisóstomo (ligado diretamente ao meio rural) lembrou que esse cadastro só atende a 10% das mais de 580 propriedades rurais do município. Osaná lembrou que esse cadastro valerá por 20 anos e que os pequenos proprietários precisam se organizar, pois quem ficar de fora sofrerá as consequências na hora de buscar ajuda junto aos órgãos responsáveis.
Exibindo agricultura.JPG
 

PRAZO PARA CADASTRO
O prazo para o agricultor baiano regularizar ambientalmente sua propriedade rural termina em maio de 2016. O Cadastro é obrigatório e, caso não seja realizado, outros serviços ambientais solicitados ao Estado não serão atendidos. O cadastramento é feito apenas pela internet através do site www.sistema.seia.ba.gov.br. Entretanto, antes de dar início ao processo, é preciso ter em mãos o documento de posse ou propriedade; dados de reserva legal, Área Produtiva e Passivos (APP); dados do responsável técnico; localização geográfica do imóvel e informações gerais como ITR/ Receita Federal. Todos os documentos devem estar autenticados e digitalizados.

CAR x CEFIR
Exibindo agricultura-b.JPG
A criação do novo Cadastro atende a um dispositivo na Lei Federal no 12.651/12 e representa um registro público eletrônico de âmbito estadual, que serve de auxílio para o controle e fiscalização das atividades rurais e no desenvolvimento de Políticas Públicas de gestão. Em âmbito estadual o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR) substitui o Cadastro Ambiental Rural (CAR). 

Portiolli fará 'Viva a Noite'

No ar no "Domingo Legal", Celso Portiolli passará a ser visto também aos sábados no SBT. O canal lança no dia 15 um novo programa comandado pelo apresentador. Apesar de ainda não ter nome oficializado, no SBT é dado como certo que a atração será um novo "Viva a Noite", que foi comandado por Gugu nos anos 80 e 90, e será exibida todo sábado entre 22h30 e 0h30. Já o dominical perderá espaço na grade de programação para produções da Disney por causa de um acordo firmado por Silvio Santos. Séries já exibidas na TV a cabo passarão também no SBT. Assim, o "Domingo Legal" irá ao ar a partir das 13h e não mais das 11h. (Fefito)

Marone renova com Record e poderá fazer "O Melhor do Brasil"

A Record tem planos ambiciosos para Sergio Marone (Ramsés de "Os Dez Mandamentos"). A emissora pretende transformar o ator em apresentador e dar uma nova atração para ele no ano que vem. A aposta é que ele assuma o horário do antigo "O Melhor do Brasil". Para segurar o ator, a Record tratou de renovar seu contrato por mais três anos, indo na contramão das recentes dispensas de seu elenco. (Keila Jimenez)

Turista norte-americana sofre abuso sexual em Porto Seguro

Uma adolescente norte-americana, de apenas 16 anos, foi assaltada e abusada sexualmente na madrugada deste sábado (1°), em Porto Seguro, extremo-sul da Bahia, segundo informou a delegacia da cidade. Ela estava com o namorado na praia, um morador da cidade, também de 16 anos, quando um homem se aproximou e anunciou o assalto. De acordo com a polícia, o criminoso levou a menina para um local afastado e ameaçou o seu namorado. A polícia informou que o namorado correu para chamar os amigos, que conseguiram pegar o agressor e chamar a polícia. O abuso sexual não chegou a ser consumado. O homem de 24 anos, que já tem passagens na polícia por roubo, foi preso em flagrante. (G1)

Colisão entre veículos em LEM deixa um morto e outro ferido

O acidente foi por volta das 04h50 da madrugada deste domingo, 02, no trecho duplicado da BR 242, na altura da Galvani, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, e envolveu um GM Astra e um Fiat Strada, deixando uma pessoa morta e outra ferida. O acidente – O cristopolense Edmar da Cruz, de 31 anos, conduzia seu veículo Astra, sentido centro da cidade, acompanhado de Claro Tavares dos Santos, quando foi surpreendido pelo Fiat Strada que, desgovernado atravessou o canteiro central da pista, colidindo frontalmente. No Fiat Strada estava o condutor Rogério Pereira da Silveira, acompanhado de um amigo que não se feriu. Rogério ficou preso nas ferragens do veículo fraturando a perna esquerda. Edmar da Cruz, que estava em viagem rumo ao Tocantins, ainda recebeu o atendimento medico do SAMU, mas não resistiu e veio a óbito. Seu amigo teve apenas ferimentos leves. As polícias militar e rodoviária federal registraram o acidente. O corpo de bombeiros de Barreiras chegou a ir ao local, mas todos os ocupantes dos veículos já haviam sido retirados das ferragens. 

Presos fogem da cadeia da DP de Luiz Eduardo Magalhães

A fuga ocorreu pouco depois das 3h da madrugada na cela 1 da cadeia da delegacia de polícia de Luís Eduardo Magalhães. A fuga só não foi maior pelo fato dos agentes efetuarem diversos disparos de arma de fogo, fazendo com que a maioria dos presos recuasse. Os detentos fizeram um buraco no teto, na área de banho, por onde conseguiram escapar. Foram sete detentos que ganharam as ruas da cidade. Um já foi preso. Policiais Militares da 85ª CIPM e da CIPE/Cerrado estão em rondas pela cidade. A polícia civil realizou mais uma vistoria nas celas da cadeia e nada foi encontrado. (SV)

Helicóptero militar cai durante festival aéreo



O helicóptero de ataque Mi-28N da força aérea russa participava nesta exibição no âmbito de um concurso organizado pelo ministério da Defesa da Rússia, segundo os meios de comunicação social russos. Milhares de pessoas estavam a assistir. O piloto morreu.

Príncipe Harry está namorando socialite brasileira, diz jornal

Uma brasileira pode se tornar a mais nova integrante da família real inglesa. Filho da princesa Diana (1961-1997) com o príncipe Charles, Harry, de 30 anos, estaria se relacionando com a socialite Antonia Packard, de 29, de acordo com o jornal britânico Daily Mail. A moça teria sido apresentada a ele pela Princesa Eugenie, 25 anos, que, inclusive, já o "desencalhou" no passado. Foi ela quem mostrou ao príncipe a aspirante a atriz Cressida Bonas, 26 anos, com quem ele teve um romance que durou cerca de dois anos. Segundo a publicação, um amigo do casal contou que "os dois estavam bem próximos antes de Harry viajar para África". "Os dois estão bem próximos. Eles têm alguns amigos em comum", disse. Antonia é filha de Fred Packard, um falecido investidor inglês, com Dulce Maria de Barros Marchi. Ela vive em Belgravia, na esquina do Palácio de Buckingham, a residência do príncipe. Seu bisavô era o produtor de cinema J Arthur Rank, que cofundou a Pinewood Studios e mais tarde a Organização Rank. A socialite também estudou na Universidade de Edimburgo, na Escócia.

Maior pit bull do mundo gera ninhada que vale R$ 13 milhões

O pit bull Hulk – uma celebridade nos Estados Unidos por ser considerado o maior cão do mundo dessa raça e pesar 79 quilos – acaba de se tornar pai de oito filhotes, no estado de New Hampshire. Seus filhotes estão à venda pela bagatela de US$ 500 mil (R$ 1,7 milhão), ou R$ 13,6 milhões, a ninhada. Os donos do cachorro, o casal Marlon e Lisa Grennan, fizeram da história do cão um grande negócio dentro do canil Dark Dynasty K9 (DDK9), de propriedade familiar, gerida e administrada pelos Grennan. "Somos conhecidos por reprodução e treinar os melhores Pitbull. Nós orgulhosamente promovemos o bem-estar e a reputação dessa raça de trabalho com cada filhote", diz o texto de abertura do site que comercializa os filhotes e oferece o serviço de adestramento. Hulk, segundo o pedigree divulgado no site do canil, é filho do macho Ghostface e da fêmea Gianna, todos originados de linhagem pura e com todas as características detalhadas e desenvolvimento mostrado em fotos. (O Dia)

Radialista é encontrado morto em Feira de Santana

O radialista Antônio Batista de Oliveira, 65 anos, foi encontrado morto na noite de sábado (1) no bairro Pedra do Descanso em Feira de Santana. A polícia não encontrou nenhum sinal de violência no corpo e acredita que o radialista tenha sofrido um infarto. Segundo informações, ele foi encontrado por moradores na calçada de um bar na Rua dos Expedicionários. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). 

Encontro de Edir e Silvio bate recorde de audiência

O aguardado encontro entre o bispo Edir Macedo e Silvio Santos alcançou uma das maiores audiências das noites de domingo na Record. O registro da reunião de dois dos maiores líderes da TV aberta brasileira rendeu prévia de 17 pontos , um dos maiores índices da Record na faixa horária. O encontro, que durou cerca de 35 minutos dentro do "Domingo Espetacular", teve pico de 19 pontos. No horário, a Globo marcou 18 pontos, o SBT, 8 e a Band, 4 pontos. Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande SP. A Record chegou a ficar 15 minutos na liderança no horário. Silvio visitou o Templo de Salomão na semana passada. No encontro, acompanhado por Edir Macedo, o dono do SBT conheceu o local e mostrou sua admiração pela construção e pelo líder da Igreja Universal. O passeio foi registrado por uma equipe de reportagem do "Domingo Espetacular" , com a âncora Adriana Araújo. A reportagem começa contando a trajetoria de sucesso de Silvio e Edir. O apresentador do SBT chega e o bispo Macedo o cumprimenta. Os dois conversam em uma sala do templo, Silvio elogia a ideia de Edir de construir o Templo e diz que "foi genial". O apresentador não faz questão de esconder o quanto gostou do local. Ao longo da conversa, Silvio relembra quando Edir Macedo comprou a Record, há 17 anos. Mas na maior parte da reportagem Silvio fala mesmo é da grandiosidade do Templo de Salomão e do sucesso da Igreja Universal do Reino de Deus, que celebra 38 anos em 2015. O apresentador do SBT revela ainda que assistia com frequência as pregações de Edir Macedo, na TV. Os dois também conversam sobre televisão e dizem que devem se unir e deixar as divergências de lado. Silvio também registra sua passagem pelo Templo com uma câmera mais simples, o que logo vira hit nas redes sociais. A hasthag #SilvioesuaTecpix toma conta das redes sociais, assim também como o encontro de Silvio com Edir. (Keila Jimenez) - PORTIOLLI E ELIANA EM 3º - O Domingo Legal (SBT), na tarde deste domingo (2), não conseguiu se manter com uma boa audiência e acabou amargando a segunda derrota seguida para o Domingo Show (Record). O programa comandado por Celso Portiolli, marcou segundo dados preliminares do ibope 5.6 pontos de média e chegou a picos de 7.2 pontos na Grande São Paulo. No confronto direto, a Rede Globo liderou na média com 8.6 pontos. Já a Rede Record ficou em segundo lugar com 6.1 pontos de média. Enquanto isso, o Programa Eliana, marcou segundo dados preliminares do ibope, uma média de 6.6 pontos e chegou a picos de 9.7 pontos na Grande São Paulo. A Rede Globo liderou na média com 12.2 pontos, a Rede Record ficou na vice liderança com 8.4 pontos de média e a Band em quarto lugar com 3.6 pontos de média.

Bradesco compra HSBC por valor muito maior que o previsto

O Bradesco confirmou o favoritismo: no início da madrugada desta segunda-feira, anunciará a compra da operação brasileira do HSBC, o sétimo maior banco do país. O Banco Central foi avisado hoje à noite do desfecho da transação. Se o êxito do Bradesco não é exatamente uma surpresa, o valor pago é: 5,2 bilhões de dólares – ou 17,6 bilhões de reais. Nas últimas semanas, as estimativas para o negócio variavam para algo entre dez e doze bilhões de reais. Com a compra o banco presidido por Luiz Trabuco não recupera a posição de banco privado número 1 do Brasil, que está nas mãos do Itaú desde a incorporação do Unibanco em 2008, mas se aproximou bastante do líder. Por Lauro Jardim

Corpo de homem assassinado foi localizado em roça de Arataca

O corpo de Anilton Bomfim dos Santos (Coxa de Frango), 62 anos, que estava desaparecido desde a ultima sexta feira (31), foi encontrado neste domingo (2) em uma roça de cacau. De acordo com informações policiais, o corpo foi reconhecido pelo próprio filho dele. Anilton, provavelmente, morreu após ser atingido por golpes de pau, já que o corpo estava muito machucado. O criminosos, Alexandre dos Santos Mendes (Negão de Maduro), 19 anos, que tinha um mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas e estava sendo investigado por este homicídio e ocultação de cadáver e Júlio Nascimento Santos, 18 anos, residente em Gandu, já estão presos.

Inscrições para o Fies começam nesta segunda-feira (3)

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começam amanhã (3). Nesta edição, os candidatos não precisam correr para acessar o sistema, uma vez que o financiamento não será concedido por ordem de chegada, mas por concorrência. Ao todo serão ofertadas 61,5 mil vagas. O período de inscrição vai até o dia 6, pela internet. Para concorrer, os estudantes precisam ter tirado pelo menos 450 pontos na média das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São aceitas todas as edições do Enem a partir de 2010. O candidato também tem que ter tirado nota maior que 0 na redação. Além disso, precisa ter renda familiar por pessoa de até 2,5 salários mínimos por mês, ou seja, R$ 1.970. Pelas novas regras do Fies, os juros passarão dos atuais 3,4% para 6,5%. Além disso, os estudantes pagarão parte da mensalidade, de acordo com a renda. Como contrapartida, os estudantes do Fies terão um desconto de 5% nas mensalidades. A oferta de vagas vai priorizar cursos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, excluído o Distrito Federal. Os cursos das áreas de engenharia e saúde e a formação de professores também serão priorizados, assim como aqueles com conceitos 4 e 5 na avaliação do MEC, que são os mais altos. O Fies é um programa do governo que oferece financiamento em instituições privadas de ensino superior com juros mais baixos. Atualmente, cerca de 2,1 milhões de contratos estão ativos. (Agência Brasil)

Bandido armado é flagrado e tirado das ruas de Ilhéus

Luciano de Jesus Santos foi preso na manhã deste domingo (2), por policiais da 68ª Companhia Independente, por intermédio da Peto 68 e apoio da Peto 70, ao realizarem abordagens no Alto dos Carilos, bairro da Conquista, em Ilhéus. Com Luciano, foi apreendido um revólver calibre 38 de marca Taurus de nº 684268. O detido e a arma foram apresentados na DP, onde foi registrado o BO nº 15-02117. Ele foi autuado em flagrante, pelo delegado plantonista.

José Dirceu é preso novamente

A Polícia Federal prendeu nessa manhã em Brasília o ex-ministro José Dirceu. O juiz Sérgio Moro, responsável pelas ações penais da Operação Lava Jato, decretou a prisão preventiva. Dirceu é suspeito de receber propinas de empreiteiras disfarçadas na forma de consultoria, por meio da sua empresa JD Assessoria (já desativada). Condenado na Ação Penal 470 (mensalão), Dirceu já cumpria prisão domiciliar. (Estadão)

HOMICÍDIO EM IBICARAÍ




Espancado a pauladas na zona rural de Ibicaraí, na tarde deste domingo (2), Everaldo Jesus Valença, 62 anos, deu entrada no Hospital de Base, por volta das 18 horas. Com traumatismo craniano o homem não resistiu aos ferimentos, morrendo na madrugada desta segunda feira (3). Segundo testemunhas, o autor do homicídio é o ex marido da atual companheira de Everaldo, que não aceitava a separação e morria de ciúmes da vítima. A polícia está no encalço do homicida.