TV

TV REPÓRTER

propaganda slides

PLAY DA RÁDIO CACAU FM

PLAY DA RADIO CACAU FM

Páginas

Âncora de TV dos EUA diz que mentiu sobre caso no Iraque

Um dos mais famosos apresentadores de telejornais dos EUA, Brian Williams passou por uma saia justa por conta de uma falsa história de quase morte no Iraque, há 12 anos. Após ser desmascarado, o jornalista da NBC, de 55 anos, pediu desculpas pelas afirmações de que um helicóptero em que estava teria sido alvo de rajadas de AK-47 e lança-foguetes no Norte do país, em 2003. No último dia 30, o “Nightly News”, programa que Williams apresenta, publicou no Facebook um vídeo que mostrava o jornalista relembrando o ataque no Iraque. Ele já havia falado outras vezes sobe o incidente, a última em em 2013, quando contou ao apresentador David Letterman em detalhes como aconteceu a emboscada: segundo ele, a aeronave teria sido atingida e o piloto quase não teria conseguido aterrissar. O discurso se mantinha firme até que Lance Reynolds, engenheiro de voo do helicóptero atingido, comentou a postagem. Outros veteranos de guerra responderam enfurecidos, garantindo que a história não passava de uma farsa. “Não lembro de você estar na minha aeronave. Você apareceu uma hora depois de conseguirmos aterrissar e me perguntou o que tinha acontecido. Então voltou em outro voo para o Kuwait, para gravar a ‘reportagem de guerra’”. O comentário ficou em destaque na página do programa e Williams se retratou, dias depois, em seu perfil pessoal: “Vocês estão absolutamente certos e eu estou errado. Passei o fim de semana pensando que tinha ficado louco. Me sinto terrível com este erro, ainda mais sabendo que escrevi sobre o tema em 2008 já com a afirmação de que não fui atingido, e que realmente estava num helicóptero logo atrás do que sofreu o ataque do lança-foguetes.
Brian Williams no Iraque, em 2003

Como não pretendo ficcionalizar minha experiência e não preciso dramatizar acontecimentos, porque eles realmente aconteceram, acredito que ver meu vídeo inspecionando a área atingida — e a confusão da memória por 12 anos passados — me fez misturar as coisas. Peço desculpas”, disse ele, explicando com mais detalhes o que aconteceu no dia. “Ninguém que roubar valor dos outros. Pelo contrário: continuo sendo um jornalista civil.” O apresentador também se pronunciou no ar pelo “Nightly News”, reiterando que cometeu um erro ao homenagear um veterano de guerra, Tim Terpak, que cuidou da segurança da equipe da NBC no Iraque.