TV

TV REPÓRTER

propaganda slides

PLAY DA RÁDIO CACAU FM

PLAY DA RADIO CACAU FM

Páginas

Integrantes do MLT passaram a manhã na prefeitura de Ibicaraí reivindicando melhorias



Texto: Arnold Coelho – Fotos: Raimundo Gomes e Antonio Lima
Cerca de 80 integrantes do Movimento de Luta pela Terra (MLT) ocuparam, de forma pacífica, na manhã de quinta-feira, 13, a sede da Prefeitura de Ibicaraí. A coordenadora do movimento, Marinês Souza, e o grupo do MLT, queriam uma reunião com o prefeito Lenildo Santana para que o prefeito priorizasse algumas reivindicadas dos moradores dos assentamentos Santana, Vila Isabel, Madre de Deus e Loreta Valadares, que ficam entre os distritos dos Cajueiros Novo e Velho. O movimento pede a mudança das peruas (Kombi) por um ônibus escolar; recuperação das estradas vicinais e iluminação nos postes de cada comunidade rural.

Os manifestantes entraram de forma pacífica na prefeitura e passaram a manhã cantando, enquanto esperavam a presença do prefeito. A Polícia Militar foi acionada e o Major PM Waldilson Cerqueira, responsável pela 63ª Cia. Independente de Polícia Militar de Ibicaraí, passou a manhã dialogando com os responsáveis pelo movimento. O Major, juntamente com o secretário de Administração, Osvaldo Martins e o funcionário Henrique Pimentel, foram até o assentamento e fizeram um levantamento das reivindicações pedidas pelos manifestantes.
REUNIÃO Integrantes do MLT se reuniram na sala da Assessoria de Comunicação da Prefeitura a pedido do Major Waldilson, do primeiro tenente Carlisson Brito e o sub-comandante Capitão Brito Júnior, além do secretário de Administração Osvaldo Martins, do assessor de imprensa Riédson Trindade e o funcionário Henrique Pimentel. Na reunião foi firmado um compromisso entre a prefeitura e os manifestantes de que as revindicações sejam atendidas a partir da próxima segunda-feira. Na oportunidade o secretário de Administração Osvaldo Martins ligou para o prefeito Lenildo Santana, que se encontrava no Seminário Nacional Assistência Social, em Ilhéus, e ordenou que Osvaldo e equipe fizesse o possível para resolver a situação dos assentados. A reunião transcorreu de forma pacífica e ficou definido uma programação para os serviços reivindicados. Na reunião foi formulado um documento mencionando o termo de acordo entre a Prefeitura Municipal e os Assentados, nesse documento ficou definido que:
01 - TRANSPORTE ESCOLAR
Acontecerá na manhã de sexta-feira, 14 de março de 2014, uma reunião na escola do Assentamento Vila Isabel às 09h30min, com o secretário de Educação do município e o chefe da Unidade de Transportes de Ibicaraí, para definir a questão do transporte escolar.
02 - ESTRADAS VICINAIS
Ficou definido que os assentados José Menezes e Gilberto Gomes representarão o assentamento para a fiscalização da recuperação das estradas vicinais que serão recuperadas ainda esse mês. Foi pedido pela prefeitura um prazo de 10 dias de carência, pois a retroescavadeira está em manutenção e o prazo pode mudar, a depender das condições climáticas. 03 - ILUMINAÇÃO Marinês Souza e Carlos Ferreira ficaram responsáveis pela fiscalização da iluminação reivindicada pelos integrantes do movimento. A solicitação é de 79 braços completos de poste para iluminação das comunidades. São 79 lotes de 01 hectare cada, com posto e sem iluminação. “Pago todo o mês a taxa de iluminação e a estrada precisa ser iluminada”, disse Marinês.