TV

TV REPÓRTER

propaganda slides

PLAY DA RÁDIO CACAU FM

PLAY DA RADIO CACAU FM

Páginas

'Meu último herói', diz Tatau sobre Mandela; artistas baianos comentam

“Era o meu último herói". Foi assim que o cantor Tatau, autor de "Protesto do Olodum", lamentou amorte de Nelson Mandela nesta noite de quinta-feira (5). "Se existia um herói no planeta, ele era o único. Quando a gente pensa em líder, a primeira imagem é a de Nelson Mandela. Não só para a África do Sul, mas para o mundo inteiro. Ele batalhou muito pela igualdade. Estou digerindo a notícia, mesmo que ele já estivesse doente. Obrigado por tudo", afirma.
Em julho de 2007 Nelson Mandela comemorou 89 anos ao lado de crianças em Joanesburgo.  (Foto: Denis Farrell/AP)Em julho de 2007 Nelson Mandela comemorou
89 anos. (Foto: Denis Farrell/AP)
O ex-presidente da África do Sul morreu aos 95 anos em Pretória. O anúncio foi realizado pelo atual presidente, Jacob Zuma. Mandela ficou internado de junho a setembro devido a uma infecção pulmonar. Ele deixou o hospital e estava em casa.

Para João Jorge, presidente do Olodum, a morte de Mandela é uma perda para a humanidade. "Lamentamos profundamente a perda de um símbolo poderoso que lutava a favor da igualdade. Nós temos orgulho muito grande de colocar a luta do apartheid nas nossas músicas. Em 1991, quando ele veio aqui [em Salvador], ouviu nossas músicas. Em 2010, o Olodum visitou a casa dele em Sweto", conta.
João ainda afirma que na Casa do Olodum, localizada no Centro Histórico, tem um auditório com o nome de Nelson Mandela. “Fizemos essa homenagem quando ele ainda estava em vida. Em 1989, gravamos a música N' Kosi Sikeleli Africa, o Hino do Congresso Nacional Africano, uma música que Mandela gosta muito e em 1991 quando ele esteve na Bahia, cantamos para ele.Ele ainda afirma que na Casa do Olodum, localizada no Centro Histórico, tem um auditório com o nome de Nelson Mandela. “Fizemos essa homenagem quando ele ainda estava em vida. Em 1989 gravamos a música N' Kosi Sikeleli Africa o Hino do Congresso Nacional Africano, uma música que Mandela gosta muito e em 1991 quando ele esteve na Bahia, cantamos para ele.