O Sistema
Ferry-Boat deve funcionar de forma integrada com a ponte Salvador-Ilha
de Itaparica. É o que prevê o atual contrato de concessão dos ferries,
informou ontem a Secretaria de Comunicação Social do estado (Secom). A
exemplo do que já acontece na cidade do Rio de Janeiro, após a
construção da ponte, as embarcações passarão a atuar como barcas para
transporte de pedestres.
A previsão é da
Secretaria de Planejamento da Bahia (Seplan), responsável pela
estruturação do projeto do sistema viário, que contempla a ponte que
unirá a capital baiana à Ilha. Na última segunda-feira, dois novos
ferries chegaram à Bahia e a previsão é que comecem a operar dentro de
20 dias. Segundo a Seplan, a ampliação do Sistema Ferry-Boat não elimina a necessidade da ponte.
Com 12,2 km, a ponte é parte de um projeto que visa permitir um novo vetor de desenvolvimento regional, ao englobar também o fechamento do anel viário do Recôncavo.
O projeto
inclui ainda a duplicação da BA-001, na Ilha, e da Ponte do Funil,
requalificação da ligação entre Nazaré, Santo Antônio de Jesus e Castro
Alves, e qualificação da infraestrutura viária regional.